VOLTAR BLOCO 2

 
   

O EXORCISTA
JASON MILLER & LINDA BLAIR

Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador.

Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que é também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio.

Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Um filme baseado em fatos reais que prende a nossa atenção, com uma música maravilhosa que nos faz arrepiar.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: William Friedkin
Escritor: William Peter Blatty

Baseado no livro de William Peter Blatty

Site Oficial: www.theexorcist.net

Gênero: Terror

Warner Bros

Título Original: The Exorcist
Tempo: 120 minutos
Cor: Colorido

Ano de Lançamento: 1973 - USA
Recomendação: 18 anos

ELENCO

Ellen Burstyn .... Chris MacNeil
Max von Sydow .... Padre Merrin
Lee J. Cobb .... Tenente Kinderman
Kitty Winn .... Sharon Spencer
Jack MacGowran .... Burke Dennings
Jason Miller .... Padre Damien Karras
Linda Blair .... Regan MacNeil
Reverendo William O'Malley .... Padre Dyer
Barton Heyman .... Dr. Klein
Peter Masterson .... Barringer
Rudolf Schündler .... Karl
Gina Petrushka .... Willi
Robert Symonds .... Dr. Taney
Reverendo Thomas Birmingham .... Reitor da Universidade
Mercedes McCambridge .... Voz do demônio

FICHA TÉCNICA

Produção .... William Peter Blatty
Música .... Jack Nitzsche
Direção de Fotografia .... Owen Roizman
Direção de Fotografia .... Billy Williams
Desenho de Produção .... Bill Malley
Figurino .... Joseph Fretwell III
Edição .... Norman Gay
Edição .... Evan A. Lottman
Edição .... Bud S. Smith

PRODUTORAS

Warner Bros.
Hoya Productions

DISTRIBUIDORA

Warner Bros.

ERROS

1. Na cena onde Karras está no dormitório e senta na cama, ele fuma um cigarro. O amigo lhe diz que ele precisa dormir. Agora assista cuidadosamente: o amigo leva o cigarro de Karras e o deita na cama. Quando a cena muda para Karras, você pode ver que o cigarro ainda está na mão direita dele. Quando a cena muda novamente, você pode ver que o cigarro está de volta com o amigo.

2. No começo do filme o padre velho está no Iraque do Norte, e você pode ver a sombra de um microfone no chapéu dele.

3.  Há uma cena onde a mãe da criança possessa está dando um passeio com o padre Damien. Durante o passeio, Sharon está fumando um cigarro. Ela caminha, e fala, então lança o cigarro ao chão e o apaga. Na próxima cena ela aparece fumando o mesmo cigarro que havia apagado com o pé.

4.  Na cena onde Chris McNeil entra no sótão para investigar os barulhos, ela é vista com uma vela grande. Porém, algumas cenas depois quando algo faz com que a chama da vela fique grande, você pode perceber que o tamanho da vela é outro

5. Os padres estão fazendo o exorcismo em Reagan e ela flutua sobre a cama. Preste atenção nas cordas que estão amarrando suas mãos. Uma hora está de um jeito, depois está de outro. Depois que o padre vai ao banheiro já está de outro.

6. Na cena onde Karras vai visitar sua mãe, ele tira o colarinho branco da sua roupa de padre e o coloca na estante. Repare nas tomadas, as posições do colarinho. Em pé e deitado.

NOVO ERRO 7. Logo após a cena onde a menina flutua o padre Karras amarra as mãos dela. Na cena que segue, a casa treme e os dois padres caem no chão, então aparece a menina com os braços soltos junto com um demônio. Alguns segundos após mostra a menina de mãos atadas de novo. (Contribuição de Caroline Ramos - Florianópolis / SC - Fã de Carteirinha)

8. No começo do filme podemos perceber as grandes variações da luz do Sol. O Sol aparece vermelho como se estivesse se pondo, porém as sombras indicam perto do meio dia, principalmente quando ele vai beber algo e o relógio marca a hora do almoço.

9. Conte as batidas do relógio quando ele pára. (12:06 e 12:09)

10. Quando o padre vem andando pela rua, nós temos duas tomadas. Uma de cima e outra de perto. Perceba que existe diferença nas pessoas. Primeiro uma mulher que está andando na calçada desaparece.

11. Depois os meninos que estavam brincando, agora estão em cima do carro.

12. A porta do carro aparece aberta e depois fechada.

13. Quando a mãe está conversando com Reagan na garagem, ela aparece com a cabeça encostada na pilastra e na outra tomada não.

14. Preste atenção na raquete de ping-pong que Reagan coloca na mesa apoiada em cima da bolinha. Na próxima tomada não existe mais bolinha, e depois ela volta.

15. Quando a menina está possuída e agarra no "saco" do médico, ele está sentado na cadeira que está de frente para o lado da cama. Mas quando ele se levanta e cai no chão, ele já está de frente para o pé da cama.

16. Quando o Padre está fazendo exercícios e correndo, ele aparece nas duas tomadas, em duas posições diferentes, uma vez na curva, e na outra tomada na reta da pista. Você consegue perceber isto se olhar para a fumaça que está saindo de uma casa no fundo da pista de atletismo.

17. Quando o padre está conversando com o policial, ele não está segurando a toalha que está em volta do seu pescoço, mas na próxima tomada ele já aparece segurando-a.

18. Nesta mesma cena ele segura a toalha amassando-a, porém na próxima tomada a toalha não está amassada.

19. Quando o padre está conversando na porta antes de entrar junto com o policial, sua cabeça está abaixada, e depois aparece erguida olhando para a porta.

20. Quando a menina Regan desce as escadas da sua casa como uma aranha, podemos observar que nem seus pés nem suas mãos acompanham os degraus. Se você colocar em câmera lenta, de preferência no dvd, vai notar que ao invés de descer degrau por degrau, os pés vão saltitando, e as mãos escorregando. Além disso, quando Regan chega no ultimo degrau e seu rosto aparece em close, de cabeça para baixo, dá para ver que aquela não era Linda Blair que estava na cena, era uma outra mulher. Podemos concluir isso por causa do nariz: o nariz de linda blair é de "porquinho", isto é, narinas bem redondinhas, e a mulher que desceu as escadas tinha as narinas bem grandes e compridas. Este erro só aparece na versão do diretor. (Contribuição de Rafael Asturian Jacques - Viamão / RS - Fã de Carteirinha)

21. Na cena final, na qual o Padre Karras se atira pela janela e rola escadaria abaixo, é possível notar as camadas de borracha que revestiam os degraus quando a câmera mostra de perto. (Contribuição de Rafael Asturian Jacques - Viamão / RS - Fã de Carteirinha)

22. Na cena da masturbação quando Regan dá um tapa em Chris e ela é jogada na parede, se percebe um fio preto por trás dela (o fio que a puxa). (Contribuição de Daniel Peixoto de Moraes Pereira - Fã de Carteirinha)

23. Quando Chris fala para Karl que há ratos no sótão, ela está segurando a xícara de café com a mão esquerda. Quando ela se vira e olha para Karl, ela aparece segurando a xícara com a mão direita. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

24. Na cena onde Chris chama Burke para reclamar de uma cena do roteiro do filme que ela está fazendo, vemos, ao fundo, um homem de branco, que está de pé, mexendo em algo. Depois do corte, este homem aparece abaixado. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

25. Na mesma cena, no mesmo corte, outros figurantes que também vemos ao fundo também mudam de posição. Preste atenção na posição da mulher que conversa com o homem de blusa clara e na posição da mulher de blusa marrom que está conversando com um homem de chapéu. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

26. Na mesma cena, repare no corte que há quando Burke diz a Chris que o autor do roteiro está em Paris. Antes do corte, Chris segura o roteiro junto do peito; depois, ela está segurando o roteiro para baixo. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

27. Quando a mãe do padre Karras diz que não sairá da casa, ela olha para ele. Depois do corte, ela aparece olhando para baixo. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

28. Na mesma cena, quando Karras pega um cigarro, repare que ele segura o isqueiro na mão esquerda. Depois do corte, quando ele acende o cigarro, o isqueiro está em sua mão direita. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

29. A maneira como Regan segura a escultura da ave que ela fez muda no corte que há quando ela se levanta e vai mostrar a escultura à sua mãe: ela segura a escultura pelo corpo da ave e, depois, pela base da escultura. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

30. Quando Chris pergunta a Regan sobre a tábua ouija e puxa uma cadeira para ver a filha brincando com ela, repare que Chris pega a cadeira com a mão direita, enquanto que o braço esquerdo está na altura do peito. Depois do corte, Chris aparece com o braço esquerdo para baixo. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

31. Na mesma cena, repare que a posição das mãos de Regan sobre a tábua ouija muda no corte que há quando Chris pergunta se Regan não quer que ela brinque também. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

32. Na mesma cena, no mesmo corte, o cabelo de Regan também muda: havia várias mechas para frente antes do corte e, depois, Regan aparece com o cabelo todo para trás. E, quando ela se senta, volta a ter mechas para a frente. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

33. Na mesma cena, repare que, quando Chris pergunta a Regan quem é o capitão Howdy, Chris está com o braço direito para baixo da mesa. Depois do corte, para cima. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

34. Regan está deitada na cama e diz à sua mãe que quer conversar. Quando Chris se senta na cama, Regan está com o braço direito sobre o peito. Depois do corte, quando sua mãe lhe tira um cílio do rosto, Regan está deitada sobre o braço direito. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

35. Preste atenção: a maneira como Chris segura a vela muda num dos cortes, quando ela está no sótão. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

36. O braço esquerdo de Chris muda completamente de posição no corte que há quando o médico lhe diz que Regan tem todos os sintomas de um distúrbio nervoso. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

37. Na mesma cena, quando o médico diz a Chris tentar não se preocupar, Chris está com o braço direito no rosto. Depois do corte, ela aparece com o braço direito apoiado na cadeira. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

38. Quando o padre Karras e o tio vão visitar a mãe de Karras no hospital, repare que a enfermeira negra destrava a porta e a abre duas vezes. Preste atenção. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

39. Na festa, repare na hora em que Chris conversa sobre a ala de tijolos vermelhos atrás da igreja: a outra mulher está segurando um copo de bebida. Depois do corte, esta mulher já colocou o copo em cima da mesa. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

40. Na mesma cena, no mesmo corte, se você prestar muita atenção, verá que a posição da mão direita de Chris também muda. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

41. Ainda na festa, repare que a posição do homem que chama o outro de “alemão safado” e “nazista carniceiro” muda entre os cortes da cena. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

42. Depois que Chris deita Regan na cama e diz que, se ela tomar as pílulas, ficará boa, percebemos que o braço esquerdo de Regan está sob o travesseiro. Depois do corte, o braço esquerdo de Regan está em cima do travesseiro, e ela está deitada sobre ele. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

43. Quando o padre Karras está celebrando a missa pela alma da mãe, ele abre os braços durante a oração. Depois do corte, ele aparece rezando com as mãos juntas. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

44. Quando o médico diz a Chris que acha que o problema está no lobo temporal de Regan, vemos Chris de costas, e percebemos que ela leva a mão esquerda ao rosto. Quando a vemos de frente, é a sua mão direita que está em seu rosto. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

45. Na mesma cena, Chris está com as mãos no rosto quando pergunta ao médico como a personalidade de Regan pode mudar tanto e, a seguir, abaixa-as. Depois do corte, Chris volta a estar com as mãos no rosto. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

46. Quando o padre Karras está conversando com Kinderman e este começa a citar prováveis suspeitos do assassinato de Burke, vemos que Karras está de braços cruzados. Depois do corte, Karras aparece com os braços para trás, nas costas. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

47. Na mesma cena, quando Karras diz a Kinderman que já assistiu ao filme “Otelo”, vemos que Karras está com a boca aberta. Depois do corte, fechada. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

48. Quando Chris está tomando café e conversando com Kinderman, repare que, logo depois que ela dispensa Karl, Chris põe a mão direita sobre sua xícara. Depois do corte, sua mão está numa posição diferente, segurando a xícara pela asa. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

49. Na mesma cena, quando Chris diz a Kinderman que Karl é o encarregado de receber as entregas, ela leva a mão direita ao rosto. Depois do corte, a vemos de costas, mas podemos perceber que ela não está mais com a mão no rosto. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

50. Quando o padre Merrin começa o exorcismo, Regan cospe nele e, a seguir, podemos vê-la mostrando a língua repetidas vezes. Depois do corte, não mais. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

51. Na cena em que Karras e o outro padre estão tentando exorcizar o demônio de Reagan, a menina faz o teto rachar, daí quando passa para o rosto do padre o teto está normal, sem rachaduras (até aí tudo bem), só que quando volta a tomada do rosto do padre o teto já está rachado. (Contribuição de Raniéri Rodrigues Pascoal - Fortaleza / CE - Fã de Carteirinha)

52. Reagan flutua e os padres conseguem que ela volte para a cama. Karras amarra suas mãos, mas ela lhe dá uma pancada por trás. O outro padre então lhe joga água benta, fazendo com que ela caia na cama se contorcendo toda. Pois bem, nessa hora dá pra ver seus braços para frente, mas na outra tomada, mais de longe, ela já está com eles pra trás. (Seria muito rápido pra ela mudar de posição) (Contribuição de Raniéri Rodrigues Pascoal - Fortaleza / CE - Fã de Carteirinha)

53. O desenho na estola do Padre Merrin muda com o passar das cenas. Quando a menina vomita, nota-se que não é a mesma estola quando ele a lava no banheiro. (Contribuição de Jose Silva - Loanda / PR - Fã de Carteirinha)

54. A mãe de Regan e o padre Karras indagaram-se sobre se realmente Regan estava possuída ou se era um problema psicológico exclusivo da menina. Ao usar a água que o padre falou para Regan que era benta, a menina se debateu, mas depois o padre falou para a mãe dela que a água não era benta, e que então não seria indicado o exorcismo. Enfim, se ela estava realmente possuída o demônio não saberia se era ou não água benta. Por que então ela se debateu? (Contribuição de Fernando Martins dos Santos - Fã de Carteirinha)

55. Outro caso é quando a gaveta se abre sozinha, o padre pede para ela (ou ele) fazer de novo já que ela se dizia ser o demônio mas ela (ou ele) fala:"a seu tempo" e não obedece, o que leva a pensar que a gaveta se abriu por um caso de telecinésia fora do controle de Regan e não por possessão demoníaca (ou este demônio era meio incompetente). (Contribuição de Fernando Martins dos Santos - Fã de Carteirinha)

56. Em uma das cenas em que a menina está sentada na cama, quando a câmera fecha no rosto dela, percebe-se a máscara de cor diferente da pele no rosto dela, formando um risco bem visível. (Contribuição de Alessandro Antonio Gonçalves - Campo Largo / PR - Fã de Carteirinha)

57. No parque o Padre Karras se aproxima de Chris. Elça está de costas e ele fala com ela. Ela o manda embora, e ele diz que é o Padre Karras, então ela se vira e pede desculpas. Ele diz que deveria ter avisado que não ia de batina, como se ela tivesse visto que ele não estava de batina, e o tivesse dispensado por isso, mas ela só vê que ele está sem batina depois que se vira. (Contribuição de Carolina Souza - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

58. Na cena em que Regan vomita no Padre, podemos perceber que quandfo a câmera volta para ela, é uma outra pessoas com feições totalmente diferentes. (Contribuição de Carolina Souza - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

59. Depois da primeira parte do exorcismo, os padres cobrem Regan comum cobertor claro, amarelo claro, mas depois que els voltam ao quarto da menina, ela já está coberta com um cobertor azul. (Contribuição de Carolina Souza - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

60. Há o seguinte erro na cena em que Regan está sendo preparada para o exame cerebral: num certo momento, um enfermeiro está colando eletrodos nos ombros da menina, e no corte de cena seguinte, não só os eletrodos já estão colados, como também aparece do nada outro enfermeiro pondo um pano na cabeça de Regan. (Contribuição de Marcelo Rodrigues da Silva - Pinhais / PR - Fã de Carteirinha)

ERROS REMOVIDOS

ANTIGO ERRO 7 RETIRADO. Logo antes da cena de masturbação com o crucifixo, a mãe de Reagan remove o crucifixo e leva escada abaixo. Na cena que vem em seguida, o crucifixo está de volta no quarto da pequena menina! --> Quando a mãe removeu o crucifixo, ela saiu perguntando para o pessoal da casa quem o tinha posto no quarto dela. Só que ninguém colocou o crucifixo lá! Ou seja, o crucifixo chegou lá do mesmo jeito que da primeira vez: o demônio! (Contribuição de Rodrigo Marçal - Fã de Carteirinha) --> O crucifixo e outros objetos do quarto de Regan apareciam e desapareciam sem motivo algum. Talvez pelo poder demoníaco que estava naquele quarto, casa, enfim, o diretor no meu ponto de vista, apenas seguiu a cópia, o roteiro fiel ao livro. (Contribuição de Álvaro Decker - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 8 RETIRADO (REPETIDO COM O 16). A posição do padre correndo na pista de atletismo muda de um lado para o outro muito rapidamente. Observe as arquibancadas.

ANTIGO ERRO 9 RETIRADO (É UMA OBSERVAÇÃO). Existe uma cena onde aparece a sombra da menina na parede, que na realidade é a sombra do demônio que a estava possuindo e que estava próximo a ela.

ANTIGO ERRO 20 RETIRADO - Na cena da festa em que Reagan desce e urina na frente dos convidados, ela afirma para um padre que "você irá morrer lá em cima", só que a pessoa que é morta é o diretor Burke, que já havia saído da festa a muito tempo. (Contribuição de Flávio PG - ABC / SP - Fã de Carteirinha) --> Regan não diz isso a padre algum, mas sim ao astronauta que estava na festa (quando ela fala que ele vai morrer lá em cima, ela se referia ao espaço, e quando ela fala, aparece o rosto do astronauta). Tanto é que bem no inicio da seqüência da festa o padre Dyer está conversando a respeito das expedições ao espaço com este astronauta. Ela também não estava se referindo ao Burke. (Contribuição de Rafael Asturian Jacques - Viamão / RS - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Vencedor de 2 Oscars.