VOLTAR BLOCO 34

 
   

EXORCISTA: O INÍCIO
STELLAN SKARSGåRD & IZABELLA SCORUPCO

A produção, dirigida por Renny Harlin (Do fundo do mar), mostra o Padre Merrin tentando esquecer os horrores da Segunda Guerra Mundial ao liderar a escavação de uma igreja bizantina no Quênia.

O jovem Parde Merrin (Skarsgård) encontra o Demônio Pazuzu pela primeira vez quando ele ainda era missionário trabalhando num posto na África.

Entretanto, com a descoberta de uma cripta ainda mais antiga que a edificação, algo que estava adormecido é liberado e a loucura começa a tomar conta do vilarejo, criando um horror ainda pior do que o presenciado pelo padre no passado.

Cairo, Egito, 1949. O arqueólogo Lankester Merrin (Stellan Skarsgard), um ex-padre (pois perdeu a fé quando ainda era sacerdote durante a 2ª Guerra Mundial e teve de escolher 10 pessoas para serem executadas, senão todos seriam mortos, e estas lembranças o atormentam sempre), recebe de Semelier (Ben Cross), um colecionador de antigüidades, a missão de ir a uma escavação promovida pelo governo inglês na região de Turkana, Quênia, e recuperar um objeto que estaria soterrado junto a uma igreja cristã bizantina do século V. O local estava sendo escavado pelo questionamento do que uma igreja faria num lugar onde ainda não chegara o cristianismo. Chegando ao local Merrin é recebido por Francis (James D'Arcy), um padre, e Chuma (Andrew French), um nativo, e é apresentado a outros que também participam da escavação, como Jeffries (Alan Ford), que possui o rosto desfigurado mas almeja sem êxito amor de Sarah Novak (Izabella Scorupco), uma médica que cuida dos nativos. Merrin constata que a igreja está inexplicavelmente intacta, como se tivesse sido soterrada no dia em que foi concluída. Pela cúpula Merrin e Francis entram na igreja, se deparando com esculturas de soldados com as armas voltadas para baixo e um crucifixo com o Cristo também com a cabeça para baixo, o que é uma profanação. Durante a escavação fatos mórbidos surpreendentemente acontecem, como a dilaceração por hienas de James (James Bellamy), o filho de um nativo. Entretanto Joseph (Remy Sweeney), o irmão mais novo, saiu ileso, pois as hienas agiraram como se ele nem estivesse ali. Merrin fica sabendo que os nativos crêem que aquele lugar é amaldiçoado e pergunta a Sarah informações maiores sobre o que estava acontecendo. Ela diz que o chefe da escavação, Bession (Patrick O'Kane), enlouquecera e estava num sanatório em Nairobi. Merrin acha na tenda abandonada por Bession vários desenhos do que ele vira durante a escavação na igreja. Em Nairobi Merrin encontra Bession no hospício, porém este se mata na sua frente e diz "Deus não está mais aqui, padre", a mesma frase que ele já ouvira de um oficial nazista quando foi obrigado a fazer uma terrível escolha. Conversando com o padre Gionetti (David Bradley), o diretor do sanatório, Merrin descobre que onde a igreja fora erguida havia um templo de sacrifícios humanos e que houvera, há 1500 anos atrás, um massacre liderado por um padre, em que uma série de possessões aconteceram e diversos exorcistas tentaram suprimir o mal, mas este ainda permanecia no local. Gionetti pede a Merrin para fazer um exorcismo, mas ele nega dizendo não ser mais padre. Mesmo assim ele lhe dá um livro de exorcismo, sendo que Merrin não imaginaria como este presente lhe seria útil.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Renny Harlin & Paul Schrader
Escritores: William Wisher Jr., Caleb Carr & Alexi Hawley (Screenplay)

Baseado no filme O Exorcista de William Peter Blatty

Site Oficial: http://exorcistthebeginning.warnerbros.com/
Site Oficial: www.exorcistthebeginning.com

Gênero: Drama / Thriller / Terror

Warner Bros.

Título Original: Exorcist: The Beginning
Tempo: 114 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2004 - EUA - Lançamento Nacional dia 5 de novembro de 2004.
Recomendação:
18 anos

ELENCO

Stellan Skarsgård .... Padre Merrin
Izabella Scorupco .... Sarah
James D'Arcy .... Padre Francis
Remy Sweeney .... Joseph
Julian Wadham .... Major Granville
Andrew French .... Chuma
Ralph Brown .... Sargento Major
Ben Cross .... Semelier
David Bradley .... Padre Gionetti
Alan Ford .... Jeffries
Antonie Kamerling .... Tenente Kessel
Eddie Osei .... Emekwi
Israel Aduramo .... Jomo
Patrick O'Kane .... Bession
James Bellamy .... James
Matti Ristinen .... Padre Medieval
James Paparella .... Garoto no mercado
Roberto Purvis .... Cabo Finn

FICHA TÉCNICA

Produção .... James G. Robinson
Música .... Trevor Rabin
Fotografia .... Vittorio Storaro
Edição .... Mark Goldblatt
Desenho de Produção .... Stefano Maria Ortolani
Direção de Arte .... Eugenio Ulissi
Figurino .... Luke Reichle
Figurino .... Marco Scotti
Efeitos Especiais .... Proxima S.r.l.

PRODUTORAS

Dominion Productions
Morgan Creek Productions

DISTRIBUIDORAS

Warner Bros.
Morgan Creek International
Ascot Elite Entertainment Group
Eagle Pictures S.p.a.
Ekaterinburg Art
Moonlight Films

ERROS

1. Quando abrem a Igreja para o Padre Merrin entrar pelo telhado, já se encontra lá alguns corvos vivinhos, mesmo que soterrados por mais de 500 anos. (Contribuição de Henrique Beltrão - Fã de Carteirinha)

2. A lamparina utilizada no filme tende ser ou a querosene ou a vela, mas emite uma luz completamente branca e uniforme, e por mais que caia no chão, não dá uma única mexida. (Contribuição de Henrique Beltrão - Fã de Carteirinha)

3. No filme O Exorcista - II, O HEREGE, já aparecia em flash back a primeira vez que o padre Merrin exorcizou um homem, tanto que no primeiro filme já se dá clara notícia de que ele havia enfrentado o Pazuzu uma única vez. Nesse segundo filme, o jovem que foi exorcizado volta a aparecer outra vez mais lá na frente, já mais velho, quando recebe o jornalista em sua casa, na África. (Contribuição de Mauro Alvim - Fã de Carteirinha)

4. No final do filme quando Merrin sobe as escadas para afastar o menino da enfermeira, ela se vira para ele com o rosto normal sem a maquiagem. No momento do abraço ela está com o braço esquerdo maquiado, repare que o lance é rápido mas dá pra perceber. A equipe de filmagem esqueceu de tirar a maquiagem do braço. No fim do filme quando o padre vai embora depois de conversar, ele não está com as cicatrizes no rosto apenas um pouco acima do nariz. Na edição do filme deveriam colocar "6 meses depois". Está parecendo que aconteceu na noite passada. Os dois arranhões no seu rosto eram profundos.

5. No clássico, quando o demônio Pavuvu chama pelo nome do Padre Merrim, esse diz que seu contato é com o menino de 14 anos (aquele moleque tinha 14 anos? Aonde? Durou 4 meses, e depois disso ele ficou muito abatido. Agora compare com o prelúdio. (abatido só se for de dor de cotovelo) (Contribuição de Cecys Show - Fã de Carteirinha)

6. Na cena do banheiro, em que apaga a luz e ela vai andando até onde está o menino, de repente tudo liga novamente. Só que se prestarmos atenção, o rádio não estava nem ligado, nem com aquele som alto! (Contribuição de Cecys Show - Fã de Carteirinha)

7. Na parte que o padre Merrim encontra o garoto sentado na igreja, a enfermeira estava em cima da cruz, depois ela virou de ponta cabeça e ficou olhando para o garoto, e ela estava de vestido, como que o vestido ficou parado como se ela estivesse em pé? Será que o demônio está fazendo uma mágica para o vestido não cair? (Contribuição de Luis Henrique - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

8. Na escavação quando o moreno sofre um ataque ele começa a babar. Repare que da sua boca sai uma pastilha enorme que logo depois na próxima tomada desaparece. (Contribuição de Cardutn31 - Fã de Carteirinha)

9. Quando o padre Merril começa a descer pela primeira vez pelas escadas que levam à caverna, vemos rapidamente na tampa do caixão, um vulto, tipo um fantasma. E quando ele já resgata o menino de dentro da caverna, vemos numa escuridão atrás dele, um rosto de demônio. (Contribuição de Antônio Cláudio Silva Nunes - Fortaleza / CE - Fã de Carteirinha)

10. As hienas são totalmente irreais, só dá mesmo pra rir delas. (Contribuição de Antônio Cláudio Silva Nunes - Fortaleza / CE - Fã de Carteirinha)

11. Um pouco antes da cena da médica entrar no chuveiro, o Padre Merrin chega de jipe ao vilarejo, ele chega num gás danado, é uma seqüência bem curta, mas se prestarmos atenção, ele atropela uma das galinhas que estavam onde ele ia estacionar. Na hora em que ele desce do jipe com aquela cara de velório, ele fica olhando para o ponto onde ficaria o cadáver do galináceo, seria mais um fato misterioso das gravações como as mortes no primeiro filme, ou a galinha (que nem mesmo foi mencionada nos creditos finais) foi tocada pelo demônio e enlouqueceu até se matar? (Contribuição de Wagner Campos - Panambi / RS - Fã de Carteirinha)

12. Na cena em que Merrin se despede de Sarah, ele agradece ao fato dela ter posto um curativo no local da ferida. Se repararmos, vamos ver que o corte foi dado na vertical, e o curativo está na horizontal. Contribuição de Daniela Ribeiro Monteiro - Fã de Carteirinha)

13. Na cena que o Major Granville mata o lider nativo, começando a revolta, a câmera oscila entre ele o Padre Merrin no meio da confusão. Reparem que quando focalizam o Padre, chove ao fundo, mas quando vira-se para o Major, nada de chuva. Acontece duas vezes isso. Mais ou menos quando o filme completa 1 hora e 16 minutos no DVD. (Contribuição de Renan A da Silva - Fã de Carteirinha)

14. O Primeiro filme o padre Merrin desenterra a igreja no norte do Iraque, sendo que neste ele a descobre na Africa! (Contribuição de Paulo Frodo - Fã de Carteirinha)

ABSURDO: 15. 0:18:35h - Na primeira vez em que o Padre Merri entra na igreja junto com Chuma, o nativo está segurando um lampião em que certo momento é passado para o padre. 0:19:00h - Quando a câmera filme o local por onde eles entraram "parte de cima da igreja " percebe se que Chuma ainda esta com o lampião na mão. (Contribuição de Roberson Rosalin de Freitas - Campo Grande / MS - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES


Clique nas imagens para ampliar.

(10/06/2004) - SITE E IMAGENS DO NOVO "EXORCISTA: O INÍCIO"

A Warner Bros. lançou o website de Exorcist: The beginning. Para entrar no site é necessário assistir a cinco "experiências", nas quais são reveladas fotos e comentários sobre a história. Cada cena revela um símbolo, que depois deve ser clicado na ordem na página de entrada para permitir o acesso ao site, que tem uma galeria de imagens, downloads, sinopse e informações de elenco e equipe. Por enquanto, a introdução é muito mais elaborada que o site em si, mas novos conteúdos - inclusive o trailer - deverão ser disponibilizados em breve por lá.

A produção, dirigida por Renny Harlin (Do fundo do mar), mostra o Padre Merrin tentando esquecer os horrores da Segunda Guerra Mundial ao liderar a escavação de uma igreja bizantina no Quênia. Entretanto, com a descoberta de uma cripta ainda mais antiga que a edificação, algo que estava adormecido é liberado e a loucura começa a tomar conta do vilarejo, criando um horror ainda pior do que o presenciado pelo padre no passado.

No elenco estão Stellan Skarsgård, Isabella Scorupco, Alessandra Martines, James D'Arcy e Ilario Bisi-Pedro.

O novo Exorcista será lançado nos Estados Unidos em 20 de agosto e em 05 de novembro no Brasil.

Para acessar o site clique aqui: Ver o site

(10/06/2004) - CONFIRA EM PRIMEIRA MÃO O TRAILER DE "EXORCISTA: O INÍCIO"

A MTV colocou em seu site o trailer do filme Exorcista: O Início que estréia nos cinemas americanos em 20 de agosto. A seqüência conta a história do primeiro encontro do Padre Merrin com o demônio, na África, durante a segunda guerra. Para ver o trailer de Exorcista: o começo clique no link abaixo e depois clique em "View the trailer"

Para ver o trailer clique aqui: Ver o trailer

(04/06/2004) - "EXORCISTA: O INÍCIO" JÁ TEM SITE, E O TRAILER SAI NA PRÓXIMA SEMANA.

A Warner Bros. já lançou o site do filme Exorcista: O Início na internet. Espera-se para a próxima semana o teaser trailer do filme. Não se sabe muito ao certo sobre a história do filme que foi refeito sobre a direção de Renny Harlin (Do fundo do mar), já que o antigo diretor, Paul Schraeder, foi demitido porque a Warner não gostou do que viu. No elenco estão Stellan Skarsgård, Isabella Scorupco, Alessandra Martines, James D'Arcy e Ilario Bisi-Pedro. O novo Exorcista será lançado nos Estados Unidos em 20 de agosto e no Brasil em 05 de novembro.

Para acessar ao site clique aqui:
http://exorcistthebeginning.warnerbros.com/