VOLTAR BLOCO 5

 

 
 

FALCÃO NEGRO EM PERIGO
TOM SIZEMORE, EWAN MCGREGOR, JOSH HARTNETT & ORLANDO BLOOM

Em outubro de 1993, os Estados Unidos enviaram um grande contingente de soldados para a Somália, que estava passando por uma guerra civil na época.

O plano do exército americano era enviar tropas para o local a fim de desestabilizar o governo da Somália para poder levar comida e ajuda humanitária para a população faminta.

Em uma de suas missões, cerca de 100 soldados são enviados para capturar dois generais somalianos mas a operação, que deveria durar em torno de uma hora, passa por complicações quando dois helicópteros Black Hawk são abatidos por atiradores do exército local.

A partir de então tem início um grande conflito entre os soldados americanos e o exército local, que resulta em uma batalha de 15 horas e centenas de mortes.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Ridley Scott
Escritor: Ken Nolan

Baseado no livro de Mark Bowden

Gênero: Ação / Guerra / Drama

Site Oficial: www.spe.sony.com/movies/blackhawkdown

Columbia Pictures

Título Original: Black Hawk Down
Tempo: 144 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2001 - USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Josh Hartnett .... Sargento Matt Eversmann
Eric Bana .... Sargento Norm "Hoot" Hooten
Ewan McGregor .... John Grimes
Tom Sizemore .... Tenente-coronel Danny McKnight
William Fichtner .... Sargento Paul Howe
Jason Isaacs .... Capitão Mike Steele
Jeremy Piven .... Cliff Wolcott
Sam Shepard .... General William Garrison
Johnny Strong .... Sargento Randy Shughart
Ron Eldard .... Mike Durant
Hugh Dancy .... Sargento Kurt Schmid
Ian Virgo .... John Waddell
Ewen Bremner .... Shawn Nelson
Tom Hardy .... Lance Twombly
Tom Guiry .... Ed Yurek
Gabriel Casseus .... Mike Kurth

FICHA TÉCNICA

Produção .... Jerry Bruckheimer
Produção .... Ridley Scott
Música .... Hans Zimmer
Fotografia .... Slavomir Idziak
Desenho de Produção .... Arthur Max
Direção de Arte .... Pier Luigi Basile
Direção de Arte .... Marco Trentini
Figurino .... Sammy Howarth
Figurino .... David Murphy
Edição .... Pietro Scalia

PRODUTORAS

Columbia Pictures Corporation
Revolution Studios
Jerry Bruckheimer Films

DISTRIBUIDORAS

Columbia Pictures
Sony Pictures Entertainment

ERROS

1. O sargento Matt Eversmann (Josh Hartnett) é o único que não tem joelheiras, mas na hora que ele está descendo do helicóptero para ver se o BLACKBURN está bem, ele aparece de joelheiras, e quando chega no solo ele está novamente sem joelheiras. (Contribuição de Rodrigo Freitas - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)

2. Quando Blackbird cai do helicóptero, Josh Hartnett abaixa a corda. Você vê outro soldado agarrar a corda e também começar a descer. Porém quando Hartnett está no chão, o soldado não é mais visto em nenhum lugar. Erros do site www.falhanossa.com

3. Antes do segundo Blackhawk ser atingindo, outro Blackhawk é visto com fumaça saindo do motor principal. Porém, quando ele sai da área, o motor não tem fumaça.

4. Depois da tentativa frustrada de salvar a artéria na perna do soldado, eles tentam uma ressuscitação, mas os atores fazem isto incorretamente. Eles não inclinam a cabeça do soldado para trás para abrir o caminho do ar pela traquéia, assim o ar nunca chegaria aos pulmões.

5. Quando o segundo helicóptero cai, muitas pessoas vem na direção da aeronave para roubá-los e matá-los. Os soldados atiram e matam vários que caem perto do helicóptero, ao redor dele. Mais tarde no filme quando aparece o helicóptero novamente estes corpos desapareceram.

6. Na última cena quando o sargento está falando com o soldado morto, e eles cortam para o defunto, você pode ver os olhos dele se movendo.Erros do site www.falhanossa.com

7. Quando o líder se senta na frente da tv na base para assistir o filme de Steve Martin, ele tem um controle remoto na mão direita. Depois este controle some, e volta a aparecer depois.

8. Na cena onde o Ranger que dirige o Humvee é atingindo, podemos perceber claramente que a carga de pólvora usada é dos efeitos especiais.

9. Na cena que mostra uma tomada dos 8 helicópteros voando em cima da praia e o oceano, podemos ver a parte de trás do helicóptero que está filmando a cena.

10. Depois que o soldado morre, o que estava com a artéria aberta, podemos ver que ele morre de olhos abertos, mas depois ele aparece com os olhos fechados.

11. Quando um dos soldados está defendendo o segundo helicóptero derrubado, nós vemos uma cena se repetir duas vezes de ângulos diferentes depois que ele morre.

12. Em uma das cenas dos helicópteros, todos estão dentro da aeronave, depois eles aparecem com as pernas para fora e balançando. --> No filme temos dois tipos de helicópteros basicamente, nos menores os chamados MH-6 "LITTLE BIRDS" iam 4 membros do DELTA FORCE sentados dos lado de fora com as pernas balançando mesmo ,tudo isso para um rápido desembarque e mesmo porque aquele modelo de helicóptero não comportaria tantos homens dentro e nos UH-60 BLACK HAWKS todos vão do lado de dentro, no caso os Rangers. (Contribuição de Nilton Ueda - Fã de Carteirinha)

13. Quando os soldados entram pela primeira vez na cidade nos helicópteros, um deles pousa num telhado. Depois do corte, por um segundo, podemos ver que suas hélices estão paradas.Erros do site www.falhanossa.com

14. Perto do fim do filme quando a escolta está indo atrás dos outros, um Humvee pára para permitir que um homem ande para o outro lado da rua com uma criança nos braços. Depois do corte podemos ver os membros da equipe de filmagem dentro do Humvee, onde ele usa uma camisa branca. Todos os homens que entraram no Humvee estavam de uniformes de serviço.

15. Na cena onde a coluna de 3 Humvee está andando na cidade, Dominick Pilla ainda está operando a arma calibre 50. Logo depois, Eric Bana assume a arma e começa a atirar. Nas primeiras tomadas ele está de luva, depois não.

16. Nas primeiras cenas do filme, os muçulmanos são mostrados rezando virados para o leste. Mas a cidade santa de Mecca seria ao norte, noroeste da Somália, não para o leste como é no Norte da América.

17. Quando Dan Busch, está se defendendo ele não tem nenhum óculos de proteção em cima do capacete dele. Então depois os óculos aparecem, e depois somem novamente.

18. Quando Sr. Atto oferece para o General um cigarro, o cigarro no caixa muda de lugar.

19. Na cena onde os jipes de escolta blindados atiram nos telhados e dirigem rua abaixo, eles mostram crianças, olhe para a direita para a pilha de pedras que explode, e você pode ver o arame que os puxa para fora.Erros do site www.falhanossa.com

20. Nos primeiros 10 minutos do filme, você vê um sujeito em uma bicicleta. Depois você o vê entrar em um Falcão Preto, apanhando a M4 dele, e levantando o rifle. Então, depois aparece o rebanho de javalis selvagem. O mesmo sujeito arma o rifle novamente e pergunta quem está com fome. Ele levanta o rifle dele duas vezes.

21. Logo no comecinho do filme, depois do Sgt. Eversman receber as ordens do combate, ele aparece sentado em uma mesa com o Ranger Smith atrás jogando basquete, os dois começam a conversar, e Smith coloca a bola por debaixo da blusa quando ele tira a bola com um tapinha, podemos ver o que seria o fio do microfone. (Contribuição de Laura - Fã de Carteirinha)

22. A bandeira americana mostrada nos uniformes (ombro) está invertida, ou seja, as estrelas aparecem do lado direito, quando na verdade são do lado esquerdo. (Contribuição de Cristina Jund - Fã de Carteirinha)

23. O helicóptero que serve de ponte de comunicação entre o carro que irá indicar o prédio alvo e o QG é um UH-60 Blackhawk. Porém todas as vezes que ele é mostrado de cima (visão de satélite) vemos um UH-1 Huey. (Contribuição de Roberto de A. Guimarães - Vitória / ES - Fã de Carteirinha)

24. O mesmo ocorre quando um dos Little Bird atira no carro onde uma metralhadora está barrando o avanço do grupo do Sgt. Eversman. (Contribuição de Roberto de A. Guimarães - Vitória / ES - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Sugestão deste filme: Rodrigo Freitas - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha.

Ganhou o Oscar de melhor som e montagem.