VOLTAR FILMES 32

 
   

FALE COM ELA
GERALDINE CHAPLIN & PAZ VEGA

Em Madri vive Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro cujo apartamento fica diante de uma academia de balé, comandada por Katerina Bilova (Geraldine Chaplin). Ele fica freqüentemente na janela da sua casa, vendo com especial atenção uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero (Leonor Watling), por quem está apaixonado. Benigno chega ao ponto de marcar uma consulta com o pai dela, uma psiquiatra que tem um consultório na própria casa, só para ter uma chance de falar com Alicia, mas agora só consegue lhe dar um susto. Antes, porém, Benigno entrou no quarto dela e olhou o recinto com admiração, tendo roubado um prendedor de cabelos dela.

Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, que a deixa em um coma, é internada no hospital onde Benigno trabalha. Ele passa a cuidar dela, mas a atenção que dispensa com Alicia é totalmente acima do normal. Além disto Benigno fala com ela o tempo todo, movido por um misto de fé e amor, pois crê que de alguma forma ela possa ouvir. Após quatro anos, o quadro dela está inalterado e a dedicação que Benigno sente por ela também. Marco Zuluaga (Darío Grandinetti), um jornalista, é designado para entrevistar Lydia Gonzalez Rosario Flores), uma conhecida toureira que teve o nome nos tablóides ao ter um tempestuoso romance com "El Nino de Valência" , um toureiro.

Inicialmente ela foi ríspida, mas após ele ter matado uma cobra que estava na casa dela se tornou mais amável. Logo os dois iniciam uma relação, que estava destinada a ser curta, pois Lydia é atingida por um touro e considerada clinicamente morta. Por coincidência ela é internada no mesmo hospital onde está Alicia e logo Benigno e Marco ficam amigos, pois no início Marco nem conseguia tocar em Lydia, mas recebeu de Benigno um simples conselho: fale com ela.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Pedro Almodóvar
Escritor: Pedro Almodóvar

Gênero: Drama

Site Oficial: www.sonyclassics.com/talktoher

20th Century Fox & Warner Bros.

Título Original: Hable con Ella - Talk to Her
Tempo: 116 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2002 - Espanha
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Javier Cámara .... Benigno Martin
Darío Grandinetti .... Marco Zulonga
Rosario Flores .... Lydia Gonzalez
Leonor Watling .... Alicia Roncero
Geraldine Chaplin .... Katerina Bilova
Mariola Fuentes .... Rosa
Fele Martínez .... Alfredo
Paz Vega .... Amparo
Chus Lampreave .... Concierge
Elena Anaya .... Angela
Caetano Veloso .... Caetano Veloso
Marisa Paredes
Cecilia Roth

FICHA TÉCNICA

Produção .... Agustín Almodóvar
Música .... Alberto Iglesias
Fotografia .... Javier Aguirresarobe
Desenho de Produção .... Antxón Gómez
Direção de Arte .... Antxón Gómez
Figurino .... Sonia Grande
Edição .... José Salcedo

PRODUTORA

El Deseo S.A.

DISTRIBUIDORAS

20th Century Fox
Sony Pictures Classics
Warner Bros.

ERROS

1. Quando Marco oferece uma carona a Lydia, repare que, quando eles chegam à casa dela, Marco está com o braço esquerdo na porta do carro, e ele está olhando Lydia entrar. Depois do corte, além dele não estar mais com o braço na porta, Marco aparece olhando para o outro lado. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

2. Se você prestar muita atenção, verá que a mão direita de Benigno muda de posição no corte que há quando ele diz ao psiquiatra que fez por correspondência cursos para esteticista, maquiador e cabeleireiro. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

3. No casamento de Benjamin e Ângela, repare que, quando Ângela chega, ela dá a mão a Benjamin e fica do lado dele. Note que ela chega a encostar nele. Na tomada onde os vemos de frente, eles não estão mais encostados. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

4. Quando o diretor da clínica pergunta quem foi o filho da p... que engravidou Alicia, vemos, sentado à mesa, um enfermeiro de barba e bigode, de azul. Depois do corte, este enfermeiro aparece bebendo água, o que não acontecia antes. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

5. Na mesma cena, no mesmo corte, repare na enfermeira que está no canto esquerdo da tela, do lado da enfermeira de branco: ela leva a mão direita ao rosto. Depois do corte, ela está com as duas mãos sobre a mesa, e as leva novamente ao rosto. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

6. Na mesma cena, no mesmo corte, a posição de outro enfermeiro, que está de braços cruzados sobre a mesa (e que está sentado ao lado de Benigno) também muda: preste atenção em seus braços. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

7. Quando Marco entrega sua identidade à recepcionista da penitenciária, esta fica de cabeça baixa, para conferir o documento. Depois do corte, a recepcionista aparece olhando para Marco. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

8. Na mesma cena, quando a recepcionista diz a Marco que ali não há prisioneiros, mas sim internos, ela leva a mão esquerda ao rosto, para afastar o cabelo que estava caindo sobre seus olhos. Depois do corte, a recepcionista está com a mão abaixada. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Diretor. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Recebeu 7 indicações ao Goya, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Javier Cámara), Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Original, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais. Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original. Ganhou o Cesar de Melhor Filme da União Européia. Ganhou o Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro. Recebeu 2 indicações ao Prêmio Adoro Cinema 2002, nas seguintes categorias: Melhor Atriz Coadjuvante (Leonor Watling) e Melhor Roteiro Original.