VOLTAR BLOCO 42

 
   

FARGO
WILLIAM H. MACY & FRANCES McDORMAND

Em 1987 em Fargo, no Dakota do Norte, o gerente (William H. Macy) de uma revendedora de automóveis, ao se ver em uma delicada situação financeira, elabora o seqüestro da própria esposa (Kristin Rudrud) e faz um acordo com dois marginais, que ganhariam um carro novo e metade dos 80 mil dólares que seriam pagos pelo seu sogro, um homem muito rico.

Mas uma série de acontecimentos não previstos cria logo de início um triplo assassinato e uma chefe de polícia grávida (Frances McDormand) tenta elucidar o caso, que continua provocando mais mortes.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Joel Coen
Escritores: Joel Coen & Ethan Coen

Baseado em fatos reais

Gênero: Drama / Policial / Crime

Top Tape

Título Original: Fargo
Tempo: 98 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1996 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

William H. Macy .... Jerry Lundegaard
Frances McDormand .... Marge Gunderson
Steve Buscemi .... Carl Showalter
Peter Stormare .... Gaear Grimsrud
Kristin Rudrüd .... Jean Lundegaard
Harve Presnell .... Wade Gustafson
Tony Denman .... Scotty Lundegaard
Larry Brandenburg .... Stan Grossman
John Carroll Lynch .... Norm Gunderson
Bruce Bohne .... Lou
Steve Park .... Mike Yanagita

FICHA TÉCNICA

Produção .... Ethan Coen
Música .... Carter Burwell
Fotografia .... Roger Deakins
Desenho de Produção .... Rick Heinrichs
Direção de Arte .... Thomas P. Wilkins
Figurino .... Mary Zophres
Edição .... Ethan Coen
Edição .... Joel Coen
Efeitos Especiais .... Sturm's Special Effects International
Efeitos Especiais .... The Computer Film Company

PRODUTORAS

Gramercy Pictures
PolyGram Filmed Entertainment
Working Title Films

DISTRIBUIDORAS

Gramercy Pictures
Top Tape

ERROS

1. A jaqueta de Gaear e os frascos de cerveja no começo do filme mudam entre os cortes.

2. A sombra da equipe de filmagem pode ser vista no canto inferior no close da cama de Marge.

3. O hambúrguer de Marge no seu escritório muda entre as tomadas.

4. Quando Jerry e Jean dizem que não querem que Scotty saia, o relógio do microondas está marcando 10:44h quando Jeane atende ao telefone, depois quando o telefone é entregue para Jerry o relógio marca 7:43h, e depois aparece marcando 11:05h.

5. Quando os dois bandidos entram na casa de Jean, ela corre para o banheiro levando um telefone cor de rosa. Na primeira tomada ela o segura com as duas mãos, mas depois do corte ela está segurando apenas com uma.

6. Jean disca para 911 e depois o telefone é desligado, mas o sistema da polícia pode identificar a origem da chamada, o que seria possível encontrar o local da ligação, mas nada disto acontece no filme.

7. Jerry leva um projeto para o sogro que lhe daria 75 mil dólares de comissão. Se ele ia ganhar isto então não precisaria seqüestrar sua mulher por 80 mil dólares. Na realidade ele queria os 750 mil dólares para pagar suas dívidas, então porque ele comenta com os bandidos que o valor do seqüestro era de 80 mil dólares? Para ficar com o resto? Será que ele não imaginou os bandidos pegando este dinheiro e vendo que era mais?

8. Quando são parados pelo policial, o bandido loiro termina dando um tiro em sua cabeça, o problema é que pela distância a cabeça dele deveria explodir ali mesmo, e não apenas fazer um furo por onde sai o sangue depois.

9. Depois de matar o guarda, o cigarro que o assassino tem na boca muda de tamanho, aumentando.

10. Quando Gaerd atira no garoto e ele cai de rosto no chão, depois o vemos com o rosto para cima mas não existe nenhuma neve na parte da frente da sua roupa.

11. Quando Marge está no restaurante conversando com seu amigo de escola Mike, ela segura sua bebida bem junto a boca na tomada de frente, mas na tomada de costas a bebida não aparece próxima a sua boca.

12. Na cena da transação entre Carl e Wade, podemos perceber que a neve muda entre as tomadas no estacionamento.

13. O chapéu de Marge muda na primeira visita que ela faz no  escritório de Jerry.

14. Um membro da equipe de filmagem pode ser visto no vidro traseiro do carro de Jerry quando ele dirige na garagem.

15. Quando Jerry foge, Marge olha para frente para ver o retrato de Jean, mas depois a foto está atrás dela.

16. Quando o índio que trabalha na oficina, o que deu as informações para Jerry vai até o local onde está escondido o seqüestrador baixinho, ele retira o cinto da calça do outro e tenta estrangular o rapaz. Observe que a posição das mãos deste tentando se proteger mudam entre as tomadas.

17. A cerca onde Carl enterra o dinheiro muda entre as tomadas de um lado e do outro.

18. O sangue no rosto de Carl muda entre as tomadas.

19. No final do filme quando o bandido mais alto leva o tiro da policial na perna, e cai no gelo, a sua perna ferida está esticada na tomada de costas, mas na sua tomada de frente a perna está dobrada sobre a outra.

20. A mulher grávida que é xerife, numa determinada cena, aponta um revolver de cano longo (ou médio talvez), na "virada" da câmera o revolver é um cano curto. Parece de propósito para ver se estamos atentos. (Contribuição de Nelson - S. José / SC - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou 2 Oscars, nas categorias de Melhor Atriz (Frances McDormand) e Melhor Roteiro Original. Recebeu ainda 5 outras indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (William H. Macy), Melhor Edição e Melhor Fotografia. Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Diretor, Melhor Atriz - Comédia/Musical (Frances McDormand) e Melhor Roteiro. Ganhou 6 prêmios no Independent Spirit Awards, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Frances McDormand), Melhor Ator (William H. Macy), Melhor Fotografia e Melhor Roteiro. Ganhou o BAFTA de Melhor Diretor, sendo ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz (Frances McDormand), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Ganhou o prêmio de Melhor Diretor, no Festival de Cannes. Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Americano. Recebeu uma indicação ao César, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.