VOLTAR BLOCO 12

 

 
 

FORÇA AÉREA UM
HARRISON FORD

Ao visitar a Rússia, o presidente americano (Harrison Ford) faz um pronunciamento de nunca ceder às exigências de terroristas.

No discurso, ele criticou o comportamento de seu país que, em virtude da burocracia e da diplomacia, assistiu passivamente um ditador do Cazaquistão explorar e matar o próprio povo, tendo posteriormente este mesmo ditador sendo preso com a ajuda dos Estados Unidos.

Quando o presidente volta para casa em companhia de sua família, alguns partidários do ditador assumem o controle do avião presidencial e exigem a libertação do líder deles.

Caso contrário, matarão a mulher e a filha do presidente, que fica em um terrível dilema, pois se ceder e negociar com os terroristas negará aquilo que pregou, enquanto se decidir não negociar poderá ver sua família ser assassinada.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Wolfgang Petersen
Escritor: Andrew W. Marlowe

Gênero: Ação / Aventura

Site Oficial: www.spe.sony.com/movies/airforceone/index.html

Disney Vídeo

Título Original: Air Force One
Tempo: 124 minutos
Cor: Colorido

Ano de Lançamento: 1997 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Harrison Ford .... Presidente James "Jim" Marshall
Gary Oldman .... Egor Korshunov
Glenn Close .... Vice-Presidente Kathryn Bennett
Wendy Crewson .... Grace Marshall
Liesel Matthews .... Alice Marshall
Paul Guilfoyle .... Lloyd "Shep" Sheperd
Xander Berkeley .... Agente Gibbs
William H. Macy .... Major Caldwell
Dean Stockwell .... Secretário de Defesa Walter Dean
Tom Everett .... Jack Doherty
Jürgen Prochnow .... General Ivan Radek
Donna Bullock .... Secretária de Imprensa Melanie Mitchel
Elya Baskin .... Andrei Kolchak
Levani Outchaneichvili .... Sergei Lenski
David Vadim .... Igor Nevsky
Andrew Divoff .... Boris Bazylev
Bill Smitrovich .... General Northwood
Philip Baker Hall .... General Ward

FICHA TÉCNICA

Produção .... Armyan Bernstein
Produção .... Gail Katz
Produção .... Wolfgang Petersen
Música .... Jerry Goldsmith
Fotografia .... Michael Ballhaus
Desenho de Produção .... William Sandell
Direção de Arte .... Carl Aldana
Direção de Arte .... Carl J. Stensel
Figurino .... Erica Edell Phillips
Edição .... Richard Francis-Bruce
Efeitos Especiais .... Boss Film Studios
Efeitos Especiais .... Cinesite Hollywood

PRODUTORAS

Columbia Pictures Corporation
Beacon Pictures
Radiant Productions

DISTRIBUIDORAS

Columbia Pictures
Sony Pictures Entertainment
Buena Vista International

ERROS

1. O piloto do Air Force One diz ao presidente que o avião não pode pousar no piloto automático (autoland). O pouso por piloto automático está disponível em todos os 747 (modelo do Air Force One) construídos após 1976.

2. Antes dos terroristas invadirem a cabine, existiam três tripulantes na cabine. Quando os terroristas entram, apenas dois estão lá. Onde foi parar o terceiro ?

3. Quando Gibbs pergunta ao Agente do Serviço Secreto se ele está dormindo no trabalho, ele responde que não, mas sua boca não se move.

4. O explosivo usado na porta da cabine é C-4, porém esse tipo de explosivo não explode como foi mostrado.

5. Os membros do Exército Russo são proibidos por regulamento de terem barba, ao contrário do que aparece no filme.

6. O Major Caldwell diz não saber pilotar um avião, porém ele usa um distintivo no uniforme que indica que ele possui experiência de vôo.

7. Quando o presidente Marshall luta com o terrorista na sala de tv, um banco é derrubado, depois aparece de pé e depois é derrubado de novo. erros do site www.falhanossa.com

8. Os aviões F-15 que decolaram de Ramstein na Alemanha, tinham a marca "EG" no bico, o que significa que eram de Eglin Air Force Base, na Flórida, e não de Ramstein, porque os aviões dessa base devem ter a marca "RS". Ainda assim, Ramstein não possui aviões de combate. As bases americanas mais próximas que contêm aviões de combate são em Spangdahlem, Alemanha; Aviano, Itália; ou Incirlik, Turquia.

9. O Presidente Marshall diz em russo "Ele está morto, me ajude", para enganar um dos seqüestradores russos. Seu sotaque é horrível e jamais enganaria um terrorista russo.

10. A base que os pilotos tentaram pousar após o seqüestro é identificada como "Ramstein Air Force Base", porém o nome correto é "Ramstein Air Base".

11. No começo quando os sujeitos estão se infiltrando naquele edifício, eles estão vestidos de preto para ninguém vê-los, só que os pára-quedas é branco. Grande disfarce.

12. Quando Harrison Ford tenta entrar na sala de conferência, ele luta com o guarda da porta. O guarda atira e faz dois buracos na porta. Depois essas marcas de bala desaparecem.

13. Na cena do fax no avião, você consegue ver os trilhos da câmera no chão.

14. No começo temos cinco sujeito de pára-quedas brancos, depois só quatro com pára-quedas pretos, e depois cinco novamente com pára-quedas brancos.erros do site www.falhanossa.com

15. Quando Harrison Ford estiver lutando com um dos terroristas, eles entram em um quarto com duas cadeiras. Observe a posição delas durante a briga.

16. Na cena do F-15, do Força Aérea um e do míssil, muita coisa parece errada, as manobras, os danos no avião do presidente. Muita fantasia e pouca realidade.

17. Quando o traidor começa a atirar nas 3 pessoas, observe a mobília que já está suja de sangue antes mesmo dele atirar.

18. Na cena que o russo está atirando nas 3 portas, observe a segunda porta. Se você olhar em câmara lenta, você vai ver dois flash da arma antes mesmo de aparecer o primeiro buraco na porta.

19. Quando o russo atira na terceira porta, ele dá cinco tiros, mas na parede tem seis furos.

20. Os pilotos são mostrados com as mãos no regulador de pressão quando estão saindo de Moscou, mas logo depois eles estão colocando as mãos no reguladores. Eles já não estavam com as mãos lá ?erros do site www.falhanossa.com

21. No começo, quando o avião do presidente está no chão, e um sujeito russo assume. O avião do presidente anda ao redor do aeroporto. Observe um avião que está no chão. Ele desaparece entre uma cena e outra.

22. Pular de um avião na velocidade que ele estava e abrir o pára-quedas imediatamente depois do salto, rasgaria o tecido com toda certeza, eles deveriam esperar um pouco mais para abri-lo. Porém no filme é mostrado exatamente o contrário.

23. A cena onde o Força Aérea Um está sendo reabastecido no ar está errada. A prática comum é que o avião-tanque voe na frente da outra aeronave. Eles não colocam o avião na parte de trás, e nunca abaixo.

24. O avião Força Aérea Um sempre é escoltado por jatos das Forças Aéreas Americanas, e mesmo quando os países oferecem escolta, os Estados Unidos recusam.

25. Quando Harrison Ford é trazido até o quarto de comunicações pelos terroristas, a esposa dele o chama de Jack, embora o nome do presidente seja James Marshall. erros do site www.falhanossa.com

26. Um dos conselheiros do presidente fala que o avião poderia resistir há uma explosão nuclear. Provavelmente isto é impossível. Os pulsos magnéticos causados pela detonação nuclear danificariam completamente os circuitos do avião.  Mas isso ninguém pode afirmar ao certo, já que este avião é tão sigiloso quanto os segredos da Casa Branca.

27. Na reunião do presidente dentro do Força Aérea Um, há uma cena que mostra o presidente por trás, e nessa hora a caneta que ele está segurando está em uma posição, mas na tomada seguinte, agora de frente para o presidente, a caneta está com uma inclinação um pouco. (Contribuição de Rildo Fausto Kops Neto - Curitiba - PR - Fã de Carteirinha)

28. São mortos 3 pessoas na sala de comando do Força Aérea Um, mas nas cenas seguintes eles somem e não são mais vistos pelo avião. (Contribuição de Rildo Fausto Kops Neto - Curitiba - PR - Fã de Carteirinha)

29. O terrorista atirou na cabeça da Melaine, mas a cadeira na qual ela estava não aparentou estar com sangue. (Contribuição de Rildo Fausto Kops Neto - Curitiba - PR - Fã de Carteirinha)

30. Um dos terroristas, enquanto dava cobertura ao "terrorista piloto" que ia verificar o vazamento de gasolina, levou um tiro no ombro, mas segundos depois ele move-se normalmente como se não tivesse levado o tiro. (Contribuição de Rildo Fausto Kops Neto - Curitiba - PR - Fã de Carteirinha)

31. Erro tecnológico: próximo do fim do filme, o CV-25, ex-Air Force One se parte ao cair no mar com uma facilidade muito maior do que a real, considerando-se que as asas de um Boeing 747 podem se dobrar até suas pontas moverem-se cerca de 30 pés (aproximadamente dez metros) para cima ou para baixo. (Contribuição de Solange Galante - Caixa Preta do site www.pioneirosdoar.com.br - Fã de Carteirinha)

32. Erro tecnológico: cerca de dez minutos do fim, quando as aeronaves inimigas estão atrás do Air Force One, são chamadasde Mig (29???) quando, na verdade, são Sukhoi SU-27. (Contribuição de Solange Galante - Caixa Preta do site www.pioneirosdoar.com.br - Fã de Carteirinha)

33. Quando o presidente entra na cápsula para sair do avião, ele na verdade se esconde no local, mas fora da cápsula, que é jogada. Se o local fica fechado, porque se abre no alto, como o presidente não foi sugado para fora? (Contribuição de Rubens Neto - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 2 indicações ao Oscar: Melhor Som e Melhor Edição.