VOLTAR BLOCO 15

 

 
 

A FORTALEZA VOADORA
MATTHEW MODINE, ERIC STOLTZ, TATE DONOVAN, D.B. SWEENEY & BILLY ZANE

Memphis Belle é um bombardeiro da Segunda Guerra Mundial. Ele vai realizar sua 25ª missão. Se conseguir voltar será a primeira aeronave a realizar 25 missões sem ser abatida.

Sua missão é de vital importância para aumentar o ânimo das tropas que estão em combate, e é também uma passagem de volta para casa.

Estes jovens soldados americanos terão que enfrentar seu maior e pior pesadelo, sobreviver.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Michael Caton-Jones
Escritor: Monte Merrick

Gênero: Guerra / Drama / Ação

Warner Bros.

Título Original: Memphis Belle
Tempo: 107 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1990 - Inglaterra / USA / Japão
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Matthew Modine .... Capitão Dennis Dearborn, Pilot
Eric Stoltz .... Sargento Danny Daly, Radioman
Tate Donovan .... Primeiro Tenente Luke Sinclair, Copilot
D.B. Sweeney .... Tenente Phil Lowenthal, Navigator
Billy Zane .... Tenente Val Kozlowski, Bombardier
Sean Astin .... Sargento Richard 'Rascal' Moore, Ball turret
Harry Connick Jr. .... Sargento Clay Busby, Tailgunner
Reed Diamond .... Sargento Virgil 'Virge the Virgin' Hoogesteger, Top turret
Courtney Gains .... Sargento Eugene McVey, Left waist gunner
Neil Giuntoli .... Sargento Jack Bocci, Right waist gunner
David Strathairn .... Coronel Craig Harriman
John Lithgow .... Tenente Coronel Bruce Derringer
Jane Horrocks .... Faith - dançarina
Mac McDonald .... Leo
Jodie Wilson .... Cantora

FICHA TÉCNICA

Produção .... David Puttnam
Produção .... Catherine Wyler
Música .... George Fenton
Fotografia .... David Watkin
Edição .... Jim Clark
Elenco .... Marion Dougherty
Elenco .... Juliet Taylor
Desenho de Produção .... Stuart Craig
Direção de Arte .... John King
Direção de Arte .... Alan Tomkins
Cenário .... Ian Giladjian
Figurino .... Jane Robinson
Efeitos Especiais .... Peerless Camera Co. Ltd.
Efeitos Especiais .... The Computer Film Company

PRODUTORAS

BSB
County Natwest Ventures
Enigma Film
Fujisankei
Warner Bros.

DISTRIBUIDORAS

Warner Bros.
Warner Home Video

ERROS

1. No começo do filme quando o coronel está conversando com Danny, um dos membros da tripulação do avião, ele está fumando um cigarro que muda de tamanho entre uma tomada e outra.

2. A explosão do avião logo no começo do filme é meio improvável. Primeiro porque o avião não tem mais combustível, pois está retornando de sua missão, e segundo que eles pousam em cima da grama e com certeza não deve ter feito nenhuma faísca, e por último que ele já estava parado quando acontece a explosão. Erros do site www.falhanossa.com

3. Do lado da fábrica que eles tem que bombardear existe uma escola e residências de civis como mostrado na explanação aos pilotos. Mas quando eles soltam as bombas, a distância entre os aviões é de 50 a 100 metros. Isto em terra deveria atingir com certeza as residências e até mesmo a escola. Sendo assim não justifica aquele medo todo do piloto em fazer um novo sobrevôo para lançar as bombas já que na primeira tentativa não dava para ver o alvo. Como todos tinham que atingir o mesmo alvo, eles deveriam estar voando um atrás do outro.

4. No começo quando o B-17 explode a câmera passa por debaixo dele e não ha à torre de baixo (de bola). (Contribuição de Orlando Guarnieri - Fã de Carteirinha)

5. No começo do filme, a data mostrada no filme é maio. Durante o filme, um membro da tripulação está falando com um fazendeiro que está colhendo trigo. Só que ele teria que fazer isto três meses depois.

6. No fim do filme quando o avião está tentando chegar no aeroporto, você pode ver alguns campos de milho com tratores e pulverizadores que não existiam na segunda guerra mundial.

7. A 25ª missão do Memphis Belle real não foi aquela mostrada no filme, pois se isto tivesse acontecido eles poderiam ter morrido. Então para a Força Aérea Americana era uma propaganda moral que impulsionaria todos os outros e eles não podiam correr o risco dela fracassar, na realidade ela foi uma missão monótona e sem perigo. Erros do site www.falhanossa.com

8. No começo quando os aviões estão voltando, e o último sofre o acidente, observe com atenção e você poderá perceber que os motores perderam suas hélices, mas logo depois todos os motores estão completos. Observe também antes da explosão que o avião que se choca no solo é um modelo de brinquedo.  Erros do site www.falhanossa.com

OBSERVAÇÕES

ANTIGO ERRO 4 RETIRADO - Quando eles estão voltando, o motor de número 4 pega fogo e o co-piloto desliga. Só que a hélice fica girando até o fogo ser apagado na descida. A hélice deveria ter parado imediatamente.--> Na verdade, quando um motor a hélice se desliga, ou é desligado (não importa) ele não pára mesmo. A massa de ar que vem de encontro ao avião (afinal de contas, ele está se movendo, e a grandes velocidades...) mantêm a hélice girando o tempo todo. (Contribuição de Diogo Varela - Fã de Carteirinha) --> Quando o motor pega fogo era procedimento padrão, além de desligá-lo e cortar o combustível, embandeirar as hélices, ou seja, regular o passo das mesmas de modo que fiquem paralelas ao fluxo de ar, diminuindo assim o arrasto aerodinâmico e a turbulência. Desse modo elas ficam praticamente paradas podendo eventualmente girar um pouco. (Contribuição de Nilton Ueda - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES