VOLTAR BLOCO 6

 
   

GLADIADOR
JOAQUIN PHOENIX, OLIVER REED, RUSSELL CROWE & RICHARD HARRIS

Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris) na Roma de 180 d.C., o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano.

Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.

Filme épico que contou com primorosa reconstituição histórica, por meio de imagens geradas em computador.

Mas não deixe de ver os erros também.

Direção: Ridley Scott
Escritores: David H. Franzoni, John Logan & William Nicholson

Site Oficial: www.gladiator-thefilm.com

Gênero: Aventura / Ação / Épico

Columbia TriStar Pictures & Universal

Título Original: Gladiator
Tempo: 149 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2000 - EUA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Russell Crowe .... General Maximus Decimus Meridus
Joaquin Phoenix .... Imperador Commodus
Connie Nielsen .... Lucilla
Oliver Reed .... Antonius Proximo
Richard Harris .... Imperador Marcus Aurelius
Derek Jacobi .... Senador Gracchus
Djimon Hounsou .... Juba
David Schofield .... Falco
John Shrapnel .... Gaius
Tomas Arana .... Quintus
David Hemmings .... Cassius
Ralph Moeller .... Hagen
Spencer Treat Clark .... Lucius Verus
Tommy Flanagan .... Cicero
Sven-Ole Thorsen .... Tigris(Titus) de Gaul

FICHA TÉCNICA

Produção .... David H. Franzoni
Produção .... Steven Spielberg
Produção .... Douglas Wick
Música .... Hans Zimmer
Direção de Fotografia .... John Mathieson
Desenho de Produção .... Arthur Max
Direção de Arte .... David Allday
Direção de Arte .... Benjamín Fernández
Direção de Arte .... John King
Figurino .... Janty Yates
Edição .... Pietro Scalia
Efeitos Especiais .... Mill Film

PRODUTORAS

Universal Pictures
DreamWorks SKG

DISTRIBUIDORAS

DreamWorks Distribution L.L.C.
Universal Pictures
Columbia Tristar Pictures

ERROS

1. Na primeira batalha no Coliseu, quando Maximus vira seu cavalo, há sangue em sua espada. Na tomada seguinte o sangue desaparece, mas na próxima a espada está manchada novamente.Erros do site www.falhanossa.com

2. ABSURDO: Em determinado momento na luta que envolve bigas no Coliseu, podemos ver um cilindro de gás azul, que foi utilizado para dar propulsão a uma das bigas e fazê-la virar de lado.

3. Na primeira vez que Maximus encontra Commodus depois de retornar à Roma, ele se curva para pegar uma ponta de flecha – nesta cena podemos ver uma sola de borracha no sapato de Russell Crowe.

4. Na cena de abertura, a batalha da Germânia, pode-se ver uma insígnia atrás de Marcus Aurelius que diz “Pratoria XIV”. Este formato de número romano não era utilizado no ano 180. Nesta época, o correto seria “Pratoria XIIII”.

5. O filme sugere que Marcus Aurelius terminou com as lutas entre gladiadores por razões éticas. Na verdade, tais lutas eram consideradas eventos religiosos e beneficentes para a moral dos mais jovens.

6. Cavalos eram considerados animais de luxo naquela época. Certamente, eles não eram utilizados como animais de tração ou de carga. Para estes fins, mulas, burros e bois eram melhor aproveitados. Eram usados em ocasiões especiais como as corridas.

7. Quando Maximus retorna para sua casa, podemos ver marcas de trator nos campos de trigo perto da estrada.

8. Muitos dos capacetes utilizados pelos gladiadores do filme são modelos que só foram feitos 700 anos depois da época retratada.

9. Quando Maximus entra no Coliseu para enfrentar Tigre de Gália, ele está segurando a espada com a mão direita e o escudo com a esquerda. Na última tomada desta seqüência, você o vê andando em direção ao inimigo: perceba que a espada e o escudo trocaram de mãos. Já na tomada seguinte, as armas de Maximus voltam a sua posição inicial.Erros do site www.falhanossa.com

10. ABSURDO: Na manhã após a batalha inicial do filme, podemos ver um membro da equipe andando de calça jeans - repare, quando Marcus Aurelius dá um tapa em seu cavalo, no espaço entre a cabeça e a nuca do animal.

11. Alguns dos cavalos são vistos usando estribos (local onde o cavaleiro apóia o pé quando monta). O problema é que estribos nunca foram utilizados na época em que o filme se passa.

12. Em uma das cenas de luta dos gladiadores, o gladiador negro, amigo de Maximus derruba seu oponente e vai bater nele com seu capacete que tem um ponta. Observe em câmera lenta e você verá a ponta entortar, porque ela é feita de borracha. (Contribuição de Adriano Morais Lemos - Paraguassú / MG - Fã de Carteirinha)

13. Na primeira batalha no Coliseu, Maximus (Russel Crowe) mata um oponente e toma seu cavalo, partindo em direção a outro oponente. Ao passar por Juba (Djimon Hounsou) joga-lhe uma espada e grita seu nome: " Maximus ". Porém, até aquele momento, Maximus era conhecido apenas pelo nome de " Espanhol " e só revela seu verdadeiro nome ao tirar o elmo a mando  do imperador  Commodus (Joaquin Phoenix).(Contribuição de Ricardo Vaghetti - Fã de Carteirinha) --> Nesta cena é importante observar que Juba já havia lutado no exército de Maximus no passado e, por isso, o conhecia antes dele revelar-se à todos. (Contribuição de Paolo Bicca da Silva - Fã de Carteirinha)

14. No começo do filme na luta entre os romanos e os bárbaros, Maximus cai e dá para ver a bermuda de cotton preta por baixo daquela "armadura". Será que já existia bermuda de cotton naquele tempo? (Contribuição de Tatiana Pimenta - Fã de Carteirinha)

15. No filme os gladiadores comiam suas refeições com colheres. As refeições, naquela época, eram feitas somente com as mãos. Os talheres só seriam usados após a revolução francesa. Ressalta-se também nesta cena, as colheres de aço inoxidável, bem como, as correntes que prendiam os braços. (Contribuição de Marcos Carvalho - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

16. Maximus apesar de viver em Roma antiga, e bota antiga nisso, tem no seu braço direito uma marquinha de Vacina BCG. Já se tomava injeção naquela época? Isto aparece na cena em que Maximus estava conversando com dois amigos e o amigo negro levava comida. (Contribuição de Sanna Rodrigues - Fã de Carteirinha)

17. Na cena de briga com as carruagens, Maximus pula em um dos cavalos das carruagens, só que o cavalo que ele pula já tem um sela completa com estribos, apesar de estar puxando uma carruagem e não estava com isto antes.

18. No começo do filme na briga principal, quando você vê os romanos se protegerem com as proteções retangulares contra as setas dos bárbaros, olhe com atenção e você poderá ver dois soldados romanos que estão de pé, rindo. Um que está com uma espada, e o outro que olha para o chão.

19. Quando Lucilla leva a mão dela e fecha os olhos de Maximus, depois que ele morre, você pode vê-lo piscando claramente. Erros do site www.falhanossa.com

20. Depois que Maximus e Titus batalham, Titus cai ao chão e nós vemos a máscara dele que já está para cima. Maximus puxa a máscara então para cima, mas como ela voltou para o rosto dele ?

21. Depois de um das cenas de briga do Coliseu, as câmeras descem dos postos até a arena. Se você olhar para baixo de perto, no começo desta tomada, você pode ver uma equipe se levantando entre a multidão perto da câmera com roupas de hoje e fones de ouvido.

22. Quando um grupo de soldados vai para a vila de Maximus queimar e matar a família dele, o filho dele os mostra, enquanto diz: Mama! Soldati!. Isto é italiano. Não sabia que eles falavam italiano, achei que era latim. Mas em um filme falado em inglês, eles deveriam falar em inglês pelo menos.

23. Depois da cena da briga final onde Maximus está morto, na parte de trás dele na areia, você pode perceber um travesseiro que fizeram de areia para levantar a cabeça dele alguns centímetros.

24. Na cena onde Maximus mata todos seus oponentes depressa, o terceiro dos últimos homens que ele mata, ele o apunhala no estômago, você pode vê-lo fazendo isto do lado do estômago dele claramente. Até mesmo mais visível quando você observa em câmera lenta.

25. Commodus e Maximus estão a caminho do Coliseu, o chão está coberto com pétalas de rosa vermelhas. Uma vez que os guardas formaram um quadrado para a briga, não há mais nenhuma rosa dentro do quadrado.

26. Quando Maximus chega em Roma não há nenhuma cicatriz no ombro dele. Deveria haver depois que a  espada dele cortou e removeu a tatuagem. --> Na verdade, não é com uma espada que ele retira a tatuagem para não ser reconhecido, mas sim com uma espécie de pedra afiada.(Contribuição de Franco Garibaldi - Fã de Carteirinha)

27. Durante a primeira briga de Gladiadores em Marrocos, são presos Maximus e Juba juntos. Uma vez eles mataram o último homem, a câmera nos leva ao redor da arena. Você pode ver a sombra da câmera claramente no tórax de Maximus. Acontece duas vezes.

28. Russell Crowe está no cavalo com a espada dele na mão esquerda, durante a apresentação da Batalha de Zama. Quando corta para o close-up, a espada está na mão direita. Se você olhar com atenção vai perceber que este frame do filme foi invertido, provavelmente por alguma razão de continuidade. Observe o protetor no ombro dele que também muda de posição entre as cenas.

29. Se você tem o DVD do filme, pode observar em uma das cenas cortadas de um fuzilamento, onde Quintus diz " fogo ". Claro que isto está incorreto, já que não se atiram flechas como armas. Este termo só foi usado com a invenção das armas de fogo, por isso o termo “fogo”. Ele deveria ter digo outra coisa, como: soltem, lancem, etc. Erros do site www.falhanossa.com

30. Na primeira batalha em Roma os gladiadores estão passando da câmara à arena. Maximus está na parte de trás do grupo, entretanto quando eles aparecem no túnel, Maximus está à frente do grupo. O que aconteceu?

31. No fim da primeira batalha, há uma vitória breve, onde o exército romano celebra. No fundo da tela você pode ver um guerreiro bárbaro obviamente vestido com seus trajes e que está alegre ao lado de alguns soldados romanos. O que ele está comemorando ? Talvez o fato de estar vivo no meio daqueles inimigos.

32. Na cena onde a legião romana ataca os quartos dos gladiadores e eles são forçados a lutar para esconder a fuga de Maximus, o gladiador alemão grande é atingido por várias flechas. Note a silhueta maciça da área de torso dele? Você pode perceber claramente um acolchoado em baixo da roupa dele.

33. Em um das cenas depois da primeira grande batalha, há um cavalo no fundo. Você o vê se levantar. Se você olhar de perto, há uma corrente presa ao tornozelo dele segurando-o em uma árvore.

34. Perto do fim do filme, quando Commodus e Maximus estiverem em close, lutando por uma faca, dê uma olhada na faca. É bem visível que ela é de borracha, pois ela aparece curvada.

35. Em uma das cenas do Coliseu e suas bandeiras, todas as bandeiras estão viradas para o meio, isto é estranho, pois o vento vem de uma direção diferente.

36. Nos restaurantes fora do Coliseu você vê garrafas e copos de vidro na mesa e os senadores bebendo dos vidros. Mas o vidro era muito caro naquela época para ser usado em restaurantes ordinários.

37. Em vários momentos do filme, você verá as falas que são feitas para uma grande multidão. Isto acontece na Piazza di San Marco. Este lugar, porém, é do renascimento. Conectado com isto existem colunas que foram projetadas por Bernini! E eles nem ao menos tiraram as estátuas de todos os papas!

38. Em um das cenas em Roma que nos conduz até uma briga, estão sendo entregues folhetos. Estes folhetos não existiam, as notificações de eventos eram escritas em cima em tábuas.

39. Quando Maximus fala com Lucious sobre os dois cavalos dele, na armadura estão escritos os nomes Argento e Scouto que do latim quer dizer Prata e Espia, que eram os nomes dos cavalos de Tonto amigo do Zorro e de Lone Ranger, de seriados americanos. --> Os cavalos de Máximus eram Skartum e Argentum, do latim gatilho e prata ou, em inglês, trigger e silver. Skartum, é uma homenagem a Trigger, nome do cavalo do lendário Roy Rogers. Argentum é homenagem a Silver, cavalo do Lone Ranger, que no Brasil apareceu com o nome de Zorro, acompanhado do índio Tonto e seu cavalo Escoteiro. Mesmo assim, não considero um erro de produção e sim, uma gentileza trocada entre produtores. (Contribuição de Prof. Wanderlei Fraiha Paré - Fã de Carteirinha)

40. Os elementos arquitetônicos do filme foram criados vários séculos depois. Note os corrimões, torres de sino e cúpulas na cidade de Roma, e mais um monte de outras coisas. A casa de Maximus era tipicamente do século 15 da vila de Chianti. Erros do site www.falhanossa.com

41. Antigamente os bustos de filósofos ou imperadores eram coloridos para parecerem naturais. Os bustos que você acha na barraca de Marcus Aurelius são todos brancos.

42. Durante a cena onde Maximus lança a espada na multidão e grita, observe a multidão, há um operador cinematográfico com calças jeans e camisa que se levanta próximo à câmera. Isto é visível no cinema ou em DVD com zoom.

43. Durante a cena na qual Maximus luta com o guerreiro no Coliseu, Maximus recebe a ordem de matar o guerreiro. Quando ele se recusa e joga no chão o machado, o lado esquerdo do pescoço dele está completamente coberto de sangue. Quando Commodus entra para falar com ele, há só um rastro leve de sangue no pescoço dele, que agora também parece estar completamente seco.

44. Quando Maximus corta a cabeça do seu oponente, e fala, a espada dele está na mão esquerda, mas depois do corte ela está na mão direita, depois do outro corte para mais perto, a espada volta para a mão esquerda.

45. No fim, quando Maximus foi para o Elysium e tinha encontrado a esposa e o filho, ambos colocam suas mãos para cima para proteger os olhos do Sol. Você pode ver claramente que as mãos não estão impedindo o sol de passar, porque as sombras não estão em cima dos olhos.

46. Quando Commodus conta para o sobrinho Lucius sobre a história romana, o penteado de Lucius muda algumas vezes durante a cena.

47. Na cena onde Maximus está lutando com Titus e tem o tigre, você observa que o tigre avança na mão dele, mas olhe com calma e você verá um pedaço de comida na mão dele, fazendo com o tigre avance.

48. Durante a briga com os gladiadores nas carruagens, Maximus salta em um cavalo e arranca a cabeça de um gladiador. Agora você pode ver o sangue claramente na lâmina. Mas quando ele vira o cavalo para atacar outro gladiador, a lâmina está brilhando sem sangue.

49. Na batalha de Cartago, nós vemos um dos amigos de Maximus que corre para um dos cavaleiros das carruagens caídas. Você pode ver que a espada que ele usa para matar o inimigo é feita de algum material mole, pois ela balança de um lado para o outro quando ele corre.

50. Quando Maximus pega um pouco de terra antes da briga final, você já pode ver sangue gotejando da ferida dele pela camisa, mas quando ele apanha a espada, isto desaparece.

51. Quando Maximus está entrando na arena em Roma e o amigo dele usa a menina de cabelo preto para passar a mensagem para ele, a mulher agarra a chapa no tórax dele e quase arranca isto, mas um segundo depois isto está em seu devido lugar como se nem tivesse sido tocado.

52. Perto do fim do filme, um dos gladiadores de Maximus, o musculoso e bem grande, leva uma flechada nas costas. Você pode ver claramente que ele ou tem uma lista telefônica ou um pedaço de madeira colocado por baixo do colete dele.

53. Em um certo ponto durante o primeiro ataque dos Bárbaros, você vê os soldados romanos que fazem uma linha com escudos, em seguida são atacados. Você consegue ver claramente que alguns Bárbaros deixaram de lutar por um momento e ficam olhando ao redor, como se não soubessem o que fazer. Erros do site www.falhanossa.com

54. Depois que os Gladiadores forem vitoriosos na Batalha de Cartago, Maximus revela a identidade dele a Commodus. O tempo parece mudar de pôr do sol para o meio dia várias vezes. As cenas da multidão são ao meio dia, e as cenas íntimas são feitas com o sol em um lado das faces deles.

55. Quando Commodus e a irmã dele estiverem se levantando próximo a Marcus Aurelius morto na cama, o Imperador ainda está respirando.

56. Na segunda cena de batalha onde Maximus luta com 6 sujeitos, Maximus o apunhala no tórax. O sangue espirra pelo braço direito dele por toda parte. Logo depois o braço dele está milagrosamente limpo.

57. Depois da batalha com Titus, o pescoço de Maximus foi coberto com o sangue do tigre. Mas quando ele enfrenta Commodus, não tem mais nenhum sangue no pescoço dele.

58. Durante as cenas finais, quando Maximus foi morto e o cadáver dele está na areia, nós podemos ver os escravos formando um semicírculo ao redor de Maximus. Um segundo depois, os escravos se moveram e os guardas estão fazendo um corredor para passarem o cadáver de Maximus.

59. Na cena de batalha com Titus, não só o capacete dele se move, mas o sangue no seu rosto também muda, antes e depois que Maximus tirá-lo.

60. Depois da luta de Maximus com o imperador, você pode ver claramente Russell Crowe se lembrar que a mulher tem que ajoelhar no lado esquerdo dele, e mais do que depressa põe o braço esquerdo dele para isso acontecer.

61. No começo do filme, quando os romanos estiverem a ponto de lutar com os Bárbaros, uma tomada de alguns soldados que se levantam ao lado de uma máquina de guerra é mostrada. No fundo, você pode ver que estão acesos os fogos para os arqueiros. Então eles mostram outra cena com os fogos sendo acesos onde já estavam antes.

62. Na batalha final, existem aproximadamente 20 pretorianos na plataforma, mas depois quando organizam o círculo ao redor de Commodus e Maximus já tem aproximadamente 45 pretorianos.

63. Na primeira batalha, depois que os Romanos armam seus arcos, você pode perceber que os soldados não são reais. Alguns deles são obviamente manequins.

64. Na cena de briga final entre Commodus e Maximus quando Commodus perde a espada, nós vemos Lucilla se levantar, mas quando volta para Maximus, ela está se sentando, e isto acontece muitas vezes nesta cena.

65. Varias vezes durante o filme podemos ver no braço de Russel Crowe uma pequena marca de vacina.  (Contribuição de Bruno Miquelino Anderson - Fã de Carteirinha )

66. Na cena onde o Imperador está junto ao seu sobrinho tocando o seu rosto enquanto ele dorme, a irmã dele entra no quarto e você ouve só os seus passos, mas ele está no fim da cama, e não teria tempo para se movimentar. Erros do site www.falhanossa.com

67. ABSURDO: Na primeira batalha no Coliseu, logo antes da gladiadora feminina ser cortada pela metade pela carruagem, você pode ver alguém com um equipamento preto como um segurança com seu sapato de sola de borracha. (Contribuição também de David Bertelli - Fã de Carteirinha) [CONFERIR O ERRO]

68. O trono no qual Commodus se senta parece ser do século 18, uma cadeira do estilo do período de Napoleão. Na época eram usados tronos com mármores e almofadas. Também na frente tem uma abertura que seria facilmente usada para assassiná-lo.

69. Na primeira briga de gladiadores no coliseu, quando Maximus apanha a flecha do chão, a mão dele está coberta de sangue, mas logo depois não há mais sangue e quando volta para a mão dele novamente, o sangue aparece novamente.

70. Não era permitido para as mulheres se misturarem aos homens. Só Vestales poderia ficar onde os homens estavam. As mulheres só poderiam ver os jogos do último anel do Coliseu.

71. Nas cenas do Coliseu a sombra da arena está errada. Havia dois tipos de ingressos: sombra ou sol. Uma metade do coliseu seria sombra e a outra sol. Eles ainda fazem isto na Espanha nas touradas. Os ingressos de sombra são muito mais caros. No filme parece igual.

72. Depois da cena da briga final, quando Maximus está no chão, Lucilla está debruçada sobre ele. Quando a face dela é mostrada, está bloqueando o sol. Mas, quando eles mostram a face de Maximus, não há nenhuma sombra.

73. Durante a primeira batalha dos romanos com os alemães, eles mostram uma cena em câmara lenta com música muito emotiva do massacre na floresta. Olhe de perto para todos os romanos e você vai ver um cair no chão, então, logo depois ele cai novamente.

74. Em um das primeiras brigas de gladiador, quando Maximus corta a cabeça do inimigo dele com duas espadas, pode ser visto claramente que a cabeça, ou objeto que possa ser uma cabeça, já está solta ou separada.

75. A cobra com pele vermelha, amarela e marrom que você vê uma noite em Roma só existia nos desertos da América do Norte.

76. Nunca foi permitido que as gladiadoras mulheres lutassem com os gladiadores homens porque os romanos achavam um luta injusta. Erros do site www.falhanossa.com

77. No fim da batalha com o Tigris de Gaul, Maximus mata o tigre que salta em cima dele e se livra para o lado. Na próxima tomada o tigre está de volta em cima dele e ele tem que lutar com ele se deitando no estômago dele. Depois o tigre está mais uma vez para o lado.

78. Antes de um das brigas, há carruagens com homens que lançam pão à multidão. O ângulo da câmera muda e eles já estão bastante longe da multidão.

79. Durante a cena de morte de Maximus no fim, você pode ver a entrada por onde Commodus e Maximus entraram na arena pelo chão da arena. Depois que o amigo do gladiador de Maximus é enterrado, você não pode mais ver a entrada quando ele estiver caminhando para fora.

80. Quando Lucilla e o irmão do imperador estão entrando na cidade, ela está usando um véu laranja. Véus laranja eram freqüentemente usados por noivas nos casamentos durante aquele tempo. Ela não estava se casando com o próprio irmão, considerando que a cena se assemelha a uma procissão de matrimônio real, e a multidão gritando poderia ser as pessoas que vaiavam uma relação incestuosa.

81. Durante a batalha de Cartago, Hagen estava com uma flecha, mas depois a flecha desaparece e em uma outra cena, a flecha o atinge novamente.

82. Logo antes da batalha com os alemães começar, há muitas flechas nas árvores e no chão. Duas vezes nós vemos isto. O problema é que os romanos disciplinados não tinham lançado nenhuma flecha ainda sem autorização. --> A área da batalha estava desmatada e aquela era a última de uma série de batalhas, o que justifica as flechas no chão. (Contribuição de Marcello Eduardo - Fã de Carteirinha) --> Ainda creio que foi um erro de montagem da cena. Esta cena deveria ter entrado DEPOIS, e não antes do início da batalha. Eram MUITAS flechas... MUITAS MESMO... algumas caídas no solo, fáceis de pegar... os romanos poderiam ter recuperado aquelas flechas, para usarem numa nova batalha, antes dos Germanos voltarem para o "segundo tempo". Outro detalhe interessante... se aquele foi um campo de batalhas, como sugerido pelo Marcello, onde estariam todos os corpos das primeiras lutas? Tiveram tempo de retirar os corpos mas de pegar as flechas não? (Contribuição de Boni Sergio - Brasília / DF - Fã de Carteirinha)

83. Há um quadro-negro em um das cenas quando estão a ponto de iniciar uma competição de gladiadores. Eles podem até ter tido quadro-negro, mas a escrita está errada. As escritas nas pichações são diferentes.

84. Depois da batalha de abertura contra os bárbaros alemães, há uma celebração na barraca e Maximus abraça Quintus, e fala: Ainda vivo? Os deuses devem ter um senso de humor. Mas ele já tinha falado com Quintus logo depois da batalha, quando ele ajudou o imperador a se levantar, então ele não podia estar surpreso.

85. Alguns dos Legionários e Gladiadores têm espadas bastante longas, para aquele período de tempo, eram usadas apenas espadas curtas porque elas eram mais fáceis de usar com um escudo na outra mão.

86. Os dedos polegares para cima ou abaixo, indicando vida e morte é um mito. Nós sabemos que havia um símbolo de mão usado, mas nós não estamos seguros o que era realmente usado. É mais provável que dedos polegares para cima teria sido usado para indicar morte. Erros do site www.falhanossa.com

87. Quando Maximus caminha pelo campo de trigo, é óbvio para um botânico que o trigo mostrado é uma variedade que foi desenvolvida nos anos 50. O tipo de trigo que crescia naquela época, ainda é encontrado em várias regiões, então para uma superprodução, eles poderiam ter filmado no lugar certo.

88. No fim do filme, quando Maximus está no chão do Coliseu, você pode ver uma veia do seu pescoço jorrando sangue, mas depois ele está cheio de vida lutando. Ele deveria ter morrido.

89. Na arena Maximus diz a Commodus que ele é o chefe de Legião Felix. Na cena da batalha há uma bandeira com FELIX III escrito. De acordo com Graham Webster (O Exército Imperial romano, GB 1996, páginas 109-113) não havia nenhuma legião chamada Felix. Naquele tempo havia uma legião III chamada Italica Concors criada por Marcus Aurelius no ano 165.

90. Na batalha contra os Bárbaros, Maximus e os outros oficiais romanos usam capacetes que tinham cristas vindo da frente para trás. As cristas de capacetes gregos eram da frente para trás, mas as cristas dos romanos eram da direita para a esquerda.

91. Na cena onde os quatro soldados estão tirando Maximus do bosque para matá-lo, as espadas não estão preparadas. Máximo agarra a espada do primeiro sujeito e o mata com isto. Então o outro tenta tirar a própria espada, mas ele é morto. Maximus grita para o terceiro, e quando ele está mais próximo, Maximus lança a espada nele, assim ele morre. Ele grita para o quarto e último soldado, e de repente ele tem uma espada na mão dele. De onde ela veio? A única espada disponível estava presa na bainha.

92. Quando Maximus está morrendo e está entrando no Elysium, você pode ver que não é Russell Crowe que caminha pelos campos à esposa dele e filho. O físico é totalmente diferente.

93. O tempo durante a batalha contra os alemães muda quase todo instante: neve dura, neve macia, quase sol, neve macia, e assim por diante. --> Depois daquela 1ªguerra, começa a nevar, mas nenhuma neve cai sobre os atores, figurantes, cavalos e etc. (Contribuição de Pedro Henrique Vianna Gaiguer - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

94. Na cena onde Maximus está sendo transportado pelos sujeitos de negócio de escravos, ele tem várias visões de retrospecto, só que algumas são do futuro e não do passado.

95. Maximus declara o número das tropas dele incorretamente algumas vezes. Na briga dos alemães, ele diz que têm 4000 mais outras 2000 totalizando 6000. No fim da batalha, ele diz que 2000 morreram, mas ao falar depois com Gracchus, ele diz que ele tem 5000 homens que o esperam.

96. Quando Commodus chega aos campos de batalha, os soldados lhe falam que o imperador está à frente. Eles lutaram por 19 dias. Os feridos ainda estão chegando. O que significa isso? A batalha levou 19 dias? O imperador ajudou a cuidar dos feridos?

97. Como todos os gladiadores entendiam um ao outro? Eles não teriam sido trazidos de vários locais diferentes? A não ser que o idioma daquele local fosse tão conhecido no mundo para que todos entendessem.

98. Durante a primeira batalha, Maximus tem um cachorro com ele. O que acontece ao cachorro? Se não era importante, então por que eles colocaram o cachorro na cena ? Será que os cachorros eram usados para algo especial durante as lutas ?

99. Quando Maximus pergunta a quanto tempo os mensageiros tinham ido, o sujeito responde em horas. O conceito de 24 horas do relógio só tinha sido pensado por um grupo de monges que precisavam saber quando começar as preces matinais deles lá por volta de 1330. Os romanos dividiam o tempo em amanhecer até o crepúsculo em 12 horas. E a noite em 4 vigias.

100. Ao longo do filme, Maximus vai a casa dele na Espanha, e é chamado de "O espanhol" em competições gladiatórias. Espanha como uma nação, ou até mesmo como um conceito, não exista até muito tempo depois.

101. Quando Commodus está falando com Lucius sobre Cleopatra e Lucilla entra, ele diz que ele contará para Lucius outra história a noite seguinte. Então, ele continua a contar a história sobre Claudius e insinua da traição de Lucilla. Mas no retrospecto, ele já havia contado a história.

102. Quando Maximus revela a identidade dele no Coliseu, por que só Commodus se lembra dele? Ele era o Chefe dos Exércitos romanos do Norte, ele que conversou com dois dos senadores nas cenas de abertura, então porque todos os senadores e todas as pessoas o consideraram como um desconhecido? --> Quintus reconhece Maximus e o cumprimenta à moda romana. Agora, como Lucila poderia ter ouvido Maximus se estava distante do local da conversa e ele e o imperador não estavam gritando? (Contribuição de Marcello Eduardo - Fã de Carteirinha)

103. No começo, antes da batalha, está no meio do inverno e Maximus diz: "Em três semanas, eu estarei colhendo minhas plantações". Ele também fala da colheita futura depois da batalha. Eu nunca ouvi falar de uma colheita três semanas depois de inverno!

104. Na primeira batalha, eu não sabia que os romanos usavam máquinas nas batalhas arborizadas.

105. Quando Maximus chega em Roma como um gladiador, e está vendo o Coliseu pela primeira vez, ele admira seu tamanho. Ele como chefe das tropas já não sabia o tamanho que tinha? Porque ele fica tão admirado ? Ele está fingindo? --> Os generais não iam a Roma, única tropa que podia adentrar em Roma, eram os pretorianos. (Contribuição de Roberto Surguino - Fã de Carteirinha)

106. Normalmente os romanos não lutavam no inverno. Era muito difícil lutar nestas épocas, a não ser que existisse uma grande, muito grande mesmo, uma chance de ganharem a batalha.

107. Os tigres só eram usados normalmente para matarem escravos, pois eram muito caros e em épocas especiais, mas eles usaram com Maximus. Seria esta uma ocasião tão especial assim?  --> Aquela era "uma histórica batalha final" entre Maximus e o único campeão invicto da história de Roma, segundo o apresentador. (Contribuição de Marcello Eduardo - Fã de Carteirinha)

108. As lutas só aconteciam à noite, e não de dia como mostra o filme. (Contribuição de Gabriel Navarro Cintra - Fã de Carteirinha)

109. Em cima do Coliseu haviam arqueiros que atiravam se um animal que estivesse na arena atacasse os patrícios. Isto não é mostrado no filme. (Contribuição de Gabriel Navarro Cintra - Fã de Carteirinha)

110. Quando o Gen. Maximus passa correndo com seu cavalo entre os soldados na batalha do início do filme, um romano é focalizado mastigando um chiclete. O chiclete foi descoberto pelos espanhóis na América Central no século XVI.  (Contribuição de Wagner L. D. de França - Campinas / SP) --> Será que era chiclete mesmo? Não poderia ser uma erva da época? Você decide! (Contribuição de Rodrigo Oliveira - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

111. Na batalha do começo, Maximus vem em seu cavalo e corta a cabeça do bárbaro que está encostado numa árvore, olhando bem no close do bárbaro antes dele ter a cabeça cortada não existe nenhum fogo, e depois que Maximus corta a cabeça dele e a câmera filma por trás da árvore, aparece a espada e a árvore pegando fogo. (Contribuição de Raphael Braga de Oliveira - Fã de Carteirinha)

112. Quando Maximus está quase desmaiado em cima do cavalo indo para sua casa, e sai correndo quando tem uma visão da morte de seu filho e de sua mulher. De repente o cavalo cai, quando Maximus se levanta, dá para ver que ele cortou o cabelo. Para observar, basta ver a cena desde a parte em que ele está deitado no cavalo, até a hora que ele se levanta. (Contribuição de Raphael Braga de Oliveira - Fã de Carteirinha)

113. Na cena em que os gladiadores estão se preparando para as lutas, um deles está de relógio digital.(Contribuição de Guilherme Serra - Bauru / SP - Fã de Carteirinha)

114. Nesta mesma cena vemos no fundo da tela alguém puxando um cavalo, só que esta pessoa está de calça jeans, camiseta e boné além de óculos escuros. (Contribuição de Guilherme Serra - Bauru / SP - Fã de Carteirinha)

115. Na primeira batalha Máximus está com a barba até a garganta, mas depois de se tornar gladiador no Coliseu ela está aparada e seu cabelo também. (Contribuição de Fábio dos Santos Ribeiro - RS - Fã de Carteirinha)

116. Quando o gladiador negro vai enterrar o boneco a terra do Coliseu é preta, mas antes aparece sendo mais clara.(Contribuição de Fábio dos Santos Ribeiro - RS - Fã de Carteirinha)

117. Se observarmos Maximus durante o filme, veremos que ele usa gel o tempo todo, isso mesmo, gel para o cabelo, até nas lutas podemos ver isso claramente, inclusive quando ele tira o capacete, e se revela para o Commodus na arena. Será que os Gladiadores já usavam gel? (Contribuição de Walerson Chaves - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha) --> Inclusive o cabelo de Russel C. fica comprido e curto ao longo do filme. (evidente, até porque a filmagem durou vários meses). Reparem que quando ele é levado para ser executado, o cabelo está enorme, e continua ao longo da sua cavalgada até a sua casa. Quando ele lá chega, o cabelo está curto novamente. (Contribuição de Mario Jorge S. Pereira - Fã de Carteirinha)

118. Não sei se já anotaram essa, mas na versão dublada do "Gladiador", que passou na TV Globo, um dos senadores (de barba branca), chama a irmã do imperador Commodus de "milady". "Milady" é um termo usado para esposas de nobres, senhores e/ou barões ingleses na idade média, também foi usado em algumas ocasiões em filmes passados na França, como "Os 3 mosqueteiros". (Contribuição de Humberto Favalli - Fã de Carteirinha)

119. Logo no começo do filme, Maximus aparece algumas vezes lutando ao lado de um cão, sim isso era normal naquela época, mas acontece que o cão era um Pastor Alemão, mas naquele tempo essa raça ainda não existia! O que eles usavam eram mastins, não se tem nenhum registro da existência de nenhum lupóide (cão estilo lobo, fucinho fino, orelha ereta,...) neste tempo. (Contribuição de Adriano - Florianópolis / SC - Fã de Carteirinha)

120. Na época retratada no filme, o COLISEU ainda não recebia esse nome, e sim ANFITEATRO FLAVIANO. Só passaria a receber esse nome quase 1000 anos depois . Uma curiosidade..Coliseu (coliseum) é colossal em latim. (Contribuição de Izabele - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

121. Os verdadeiros combates de gladiadores eram bem menos interessantes do que os retratados no filme, pois os duelos opunham sempre duplas de combatentes, jamais shows com dezenas de pessoas brigando, pois os combates eram guiados por regras rígidas, não um vale-tudo, como mostra o filme, mas vale a licença poética.  (Contribuição de Izabele - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

122. Na cena final entre Maximus e Commodus, no momento em que Maximus está atravessando a faca na garganta de Commodus, em questão de segundos, a câmera mostra a cena por trás e, você pode ver a faca ao lado do pescoço de Commodus sem sangue algum. (Contribuição de Luis Paulo - Fã de Carteirinha) e (Tiago Moura - Fã de Carteirinha)

123. Em uma das lutas um dos oponentes de Maximus leva uma espadada no peito, mas ela na realidade passa ao lado do braço. (Contribuição de Rony Deolindo - Joinville / SC - Fã de Carteirinha)

124. Na batalha de abertura, na Germânia, já no final da cena, um cavalo branco está preso, pelo pé numa árvore. Porque ele estaria preso? Não há motivos já que a batalha estava em andamento. (Contribuição de Laila Raquel Pasin e Matos - Fã de Carteirinha)

125. Quando faz suas orações, Maximus reza a Deus. Ora, naquele período os romanos não veneravam um deus específico e sim vários. Um Deus único é privilégio dos cristãos e Roma, naquela época não era cristã. (Contribuição de Ostiano Simões - Jornalista do Pelé.Net - Fã de Carteirinha) --> Na oração ele não se refere a Deus, mas aos ancestrais! (Contribuição de Mario Jorge S. Pereira - Fã de Carteirinha)

126. Depois da reprodução da batalha de Cártago, Maximus está a cavalo e a multidão vibra com sua vitória, enquanto ele ergue a espada. No fundo, há um portão, onde dois figurantes também vibram com os polegares para cima, como que dizendo: "valeu". (Contribuição de Ostiano Simões - Jornalista do Pelé.Net - Fã de Carteirinha)

127. Um pouco antes disto, quando ele já está no cavalo, correndo atrás de uma das bigas, dá para ouvir claramente a multidão gritando: Maximus, só que naquele momento, ele ainda era o Espanhol. (Contribuição de Ostiano Simões - Jornalista do Pelé.Net - Fã de Carteirinha)

128. Momentos antes da luta de Titus com Maximus quando a câmera ainda está focalizando a torcida, dá para se perceber um figurante usando um sapato branco (bem no canto da tela). (Contribuição de Rodrigo Farias - Fã de Carteirinha)

129. Logo no início na guerra contra os bárbaros podemos ver que respinga lama na camêra. (Contribuição de Marina - Fã de Carteirinha)

130. Quando o gladiador Hagen corta a mão de seu "companheiro" morto para usá-la de chicote, a mão dele deveria se desprender, já que a algema era era um pouco folgada, e o corte foi perto do pulso. (Contribuição de Leonardo Veiga - Fã de Carteirinha)

131. Na batalha na Germânia, há um arqueiro que atira uma flecha de fogo para o céu, ele segura o arco na posição horizontal, depois o arco está na vertical. (Contribuição de Rafael Ferreira - Fã de Carteirinha)

132. No filme, Marcus Aurelius tem barba e o cabelo grisalho e cumprido. Na época que o filme deveria representar, nenhum homem respeitável (especialmente um César) se apresentaria em público dessa maneira. Ele seria imediatamente expulso de Roma. O único com um corte de cabelo próprio para César é o Commodus. (Contribuição de Rafael Ferreira - Fã de Carteirinha)

133.  Maximus cavalga da Germânia, onde a primeira batalha ocorreu, até sua casa na Espanha. Ele foi ferido pelos guardas pretorianos que o tentaram assassiná-lo na Germânia, ainda quando ele chega à Espanha, ele ainda está sangrando. Agora, eu não sei quanto tempo leva de ir à cavalo da Germânia à Espanha, mas eu sei que leva tempo suficiente para a ferida ter parado de sangrar, ou para Maximus ter sangrado até a morte. (Contribuição de Rafael Ferreira - Fã de Carteirinha)

134. No treinamento de gladiadores, é mostrado que os mais fortes recebem uma pintura vermelha, e os mais fracos recebem uma amarela, Maximus por não ter reagido recebeu a cor amarela, porém Haken, o cara fortão, lhe fala: "Os deuses o favorecem. O vermelho é a cor dos deuses.", como se Maximus fosse um dos de vermelho. Então, que cor o Maximus é, vermelho ou amarelo? (Contribuição de Rafael Ferreira - Fã de Carteirinha) --> Apesar de não aparecer Maximus sendo pintado, na primeira luta ele aparece com a marca amarela na sua roupa. (Falhinha)

135. Repare na cena que Maximus enfia duas espadas em seu oponente antes de lhe cortar a cabeça, ele usa primeiro a mão direita e depois a esquerda, e quando vai retirar a mão ele retira a mão direita como se a tivesse usado por último. (Contribuição de Rafael Ferreira - Fã de Carteirinha)

136. Na cena da apresentação da primeira batalha no Coliseu, quando mostrada de longe, Casio está tomando sol, mas quando a câmera dá um close nele, vemos que não há sol batendo nele. (Contribuição de Rafael Ferreira - Fã de Carteirinha)

137. Na cena da batalha de Cartago, quando os legionários de Scipio Africanus entram, os gladiadores de Proximo têm de ficarem juntos, reparem que Haken, tem uma flecha fincada em seu escudo, umas 3 ou 4 tomadas depois, mostra ele defendendo a flechada com o escudo. (Contribuição de Rafael Ferreira - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 138. Na cena em que o Gladiador volta à Roma, ele chega à cidade num dia de festa. Uma multidão está em frente do palácio, o imperador e sua turma estão no topo da escadaria, em frente à multidão. A câmera mostra a cidade do alto, de um ângulo visto de cima do palácio, onde o imperador está. A cidade aparece em amarelo (cor predominante no filme), mas o erro mesmo é: nessa imagem da cidade, um sol poente é mostrado de um lado da tela (acho que lado direito) e as sombras dos muitos edifícios da cidade, estão projetadas para o mesmo lado do sol. Isso é fisicamente impossível, a SOMBRA sempre está do lado oposto da fonte e luz, obviamente. (Contribuição de Laerte Martins - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

139. Sempre antes de lutar, Maximus passa um pouco de terra na mão. Antes de lutar contra o Tigris da Gália, ele finca a espada no chão, agacha e pega um pouco de terra, quando a câmera mostra ele esfregando as duas mãos, o escudo sumiu, e depois ele reaparece em seu braço. (Contribuição de Rafael Ferreira - Fã de Carteirinha)

140. No final do filme, há um close na cabeça de Maximus. Naquela hora, ele deveria estar morto, mas você pode ver uma veia em seu pescoço pulsando do lado esquerdo. Eu sei que ninguém pode fazer o sangue parar de circular. Mas eles gastaram 2 milhões de dólares para terminar a última cena de Oliver Reed (Proximo). Não custaria muito mais para consertar esta pequena cena digitalmente. (Contribuição de Rafael Ferreira - Fã de Carteirinha)

141. No final da primeira batalha dos gladiadores em Roma, quando Maximus e sua turma dirigem-se ao portão de saída, pode-se ver na arquibancada um figurante do lado esquerdo da tela de túnica clara, levantando uma máquina fotográfica e disparando um flash, acho que para guardar de recordação sua grande atuação. (Contribuição de Francisco Loria - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

142. Na primeira cena de batalha entre romanos e bárbaros, logo após os soldados romanos fecharem com o escudo uma chuva de flechas dos bárbaros, eles vão adiante dos romanos. No momento da batalha corpo a corpo alguns soldados aparecem parados, rindo, outros se abraçando sempre com um ar de riso no rosto. Achei estranho porque pessoas estavam rindo, paradas se abraçando em plena guerra. (Contribuição de Jean Carlos Costa Santos - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

143. Na primeira batalha no Coliseu, depois que Maximus se revela para Commodus e a multidão pede para poupá-lo, os guardas estão deixando a arena e é visível um dos guardas se enrolando todo para colocar a espada na bainha. (Contribuição de Milton Yoshioka - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

144. Quando Commodus vai visitar Maximus preso, percebe-se que daria para Maximus se soltar, pois sua mão passa perfeitamente pela roda da corrente que está em sua mão. (Contribuição de Uriel Sousa - Fã de Carteirinha)

145.  Quando os gladiadores estão lutando contra os outros gladiadores, o gladiador negro amigo de Maximus derruba seu oponente e vai lhe dar uma capacetada, onde existe uma ponta de ferro, só que se observarmos com atençaõ, é possível perceber que a ponta entorta, indicado que é de borracha. (Contribuição de Adriano Morais Lemos - Paraguaçu - MG - Fã de Carteirinha)

146. Outra coisa que me chamou muito a atenção é que no filme, por duas vezes, aparece uma maquete do Coliseu (fica nos aposentos de Commodus, ou numa parte do palácio onde ele faz os seus despachos como Imperador de Roma). Ora, convenhamos, aquela maquete é de PRIMEIRÍSSIMA QUALIDADE, UMA MAQUETE TIPICAMENTE HOLLYWOODIANA, extremamente difícil de ser feita com tanta técnica e precisão naquela época! (Contribuição de Boni Sergio - Brasília / DF - Fã de Carteirinha)

147. Na cena da luta no Coliseu em que Maximus mata um tigre, essa cena é rápida mas se colocarmos em câmera lenta e pausarmos de segundo em segundo, veremos que no exato momento em que o tigre levanta o rosto para cima, e em seguida cai sobre ele, não é o ator que está debaixo do tigre, e sim um dublê. (Contribuição de Silvano Gomes Vieira - Canarana / MT - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

A) Aquele duelo de Máximos contra Comodus é fruto de pura fantasia, na verdade o imperador Comodus foi vitima de uma conspiração que resultou no seu assassinato. O roteiro é igualzinho (pra não dizer copiado) de um filme antigo chamado "A Queda do Império Romano". Inclusive aquele duelo final que neste filme é muito mais legal do que no Gladiador. (Contribuição de Pedro Volpe Neto - Fã de Carteirinha )

ERROS RETIRADOS

ANTIGO ERRO 15 - REPETIDO COM O 2 - 15. Em uma das cenas da corrida, é possível ver um cilindro de gás preso na traseira da biga. Já existia gás naquele tempo? (Contribuição de Yuri Ribeiro - Santos / SP - Fã de Carteirinha ) Veja a imagem abaixo. -- (Observação de Christian Andre Haddad Govastki - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 16 - REPETIDO COM O 10 - 16. Depois da batalha, na próxima manhã depois da taverna, ele está entrando no acampamento do exército e dá um pedaço de maçã para um cavalo. Se você olhar de perto entre Maximus e o cavalo, há um membro da equipe de filmagem usando uma calças jeans. (Observação de Christian Andre Haddad Govastki - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 138 - Quando Maximus está prestes a lutar contra o Tigris da Gália, ele (Tigris) é apresentado como o único campeão invicto da história de Roma. Contudo, um pouco antes no filme, Proximo conta pra Maximus que ele foi um gladiador que recebeu uma espada de madeira de Marcus Aurelius, significando que ele tinha ganhado sua liberdade. Obviamente, ele teria de ser invicto e presumimos vivo, para assim ser. (Contribuição de Rafael Ferreira - Fã de Carteirinha) --> Na verdade a sobrevivência do gladiador derrotado dependia do julgamento do público (ao contrário do pensamento mais comum, onde a decisão seria do imperador). Polegar para cima ("Missus") significava que ele seria poupado por ter demonstrado valor, apesar da derrota. Polegar para baixo ("Periit") significava que o gladiador não era digno de misericórdia, e deveria ser morto. Não eram raros gladiadores que possuíssem algumas derrotas em seus "cartéis". (Contribuição de Bernardo Bringhenti e Argens Valente S. Junior - Fãs de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Vencedor de 5 Oscars.