VOLTAR FILMES INTERNAUTAS 16

VOLTAR PARA O FILME

 

 
 

HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO
DANIEL RADCLIFFE, RUPERT GRINT, EMMA WATSON, ROBBIE COLTRANE & RALPH FIENNES

OBSERVAÇÕES

Todos os comentários que tenham relação com o livro, serão colocados como observações, e não como erros do filme. Informamos ainda que os itens mencionados nesta página são comentários dos internautas.

A) No livro, Harry e Ron não vem os alunos de Durmstrang colocar os nomes no cálice (eles perguntam para uma aluna do terceiro ano), mas na foto é possível ver eles claramente ali atrás olhando os campeões de Durmstrang colocarem o seu nome no cálice! (Contribuição de Patrícia Z. Freitas - Fã de Carteirinha)

B) Outro pequeno erro é quanto ao vestido da Hermione que no livro fala claramente que é da cor azul-pervinca e no filme é cor de rosa, ou seja, totalmente diferente! (Contribuição de Patrícia Z. Freitas - Fã de Carteirinha) (Contribuição de Noemi Ribeiro - Fã de carteirinha)

C) Na foto podemos ver Neville segurando um espécie de planta que no filme será o "guelricho", planta que ajudará Harry Potter a entrar no lago para a Segunda Tarefa respirando debaixo d'água. Acontece que, como é citado no livro, na página 390, quem dá essa planta à Harry é o Elfo Dobby, que por ventura, não aparecerá neste filme também. " - O Senhor tem que comer isto, meu Senhor! - guinchou o elfo, e levantando a mão ao bolso dos calções retirou uma bola que parecia feita de rabos de ratos, viscosos e verde-acizentados. - Na hora em que for entrar no lago, meu senhor... guelricho!"  (Contribuição de Juninho Mosna - Americana / SP - Fã de Carteirinha)

D)  O veritaserum está amarelo, a descrição do livro dizia que ele era incolor. (Contribuição de Priscila Souza - Fã de Carteirinha)

E)  O olho mágico de Alastor Moody está do lado errado, ele deveria estar do lado direito. (Contribuição de Priscila Souza - Fã de Carteirinha)

F) Grindylows não tem tentáculos (Contribuição de Priscila Souza - Fã de Carteirinha)

G) O feitiço Cabeça de Bolha deveria cobrir a cabeça toda. (Contribuição de Priscila Souza - Fã de Carteirinha)

H) Voldemort (na parte em que ele era apenas um ‘feto’) deveria estar com aparência preta avermelhada e crua, e não branco. (Contribuição de Priscila Souza - Fã de Carteirinha)

I) O anjo cadavérico não deveria estar ali, porque aquele é de um cemitério de trouxas! (Contribuição de Priscila Souza - Fã de Carteirinha)

J) A cabeça de Sirius deveria estar flutuando em meio às chamas verdes e não em alto relevo nas brasas da lareira. (Contribuição de Priscila Souza - Fã de Carteirinha)

K) Em uma foto divulgada pela Warner antes do filme ser lançado, Harry está em frente a tumba de "Tom Marvolo Riddle", o Voldemort. Na tumba podemos ver a data de morte dele, o que está TOTALMENTE errado, pois Voldemort não poderia ter morrido naquela época, levando em consideração as citações dos livros. (Contribuição de Juninho Mosna - Americana / SP - Fã de Carteirinha). O nome do pai de Voldemort (o que está enterrado no túmulo atrás de Harry nesta foto) é só Tom Riddle. Tom Marvolo (ou Servolo, na versão brasileira) Riddle é o próprio Voldemort. (Contribuição de Noêmi Ribeiro - Fã de Carteirinha)

O erro do túmulo foi corrigido pela equipe de produção antes do lançamento do filme. (Contribuição de Patrícia Z. Freitas - Fã de Carteirinha)

L) Quem entrega o vegetal que Harry usar na Segunda tarefa é Dobby, não Neville. (Contribuição de André Hakime Dutra - Fã de Carteirinha) --> No filme, é Neville que entrega o guelricho, pois não foi citada a presença de Dobby no castelo, não deram ênfase nem ao quadribol e nem ao F.A.L.E. no filme. Então achei muito inteligente terem usado Neville para ajudar Harry, já que este é um ótimo aluno de Herbologia. (Contribuição de Hemily Carla - Fã de Carteirinha)

M) Onde estão as Veelas na Copa Mundial de Quadribol? (Contribuição de André Hakime Dutra - Fã de Carteirinha)

N) Os personagens não compraram nada na copa de quadribol, enquanto no filme Harry ganha um bisbilhoscópio de Ron. (Contribuição de André Hakime Dutra - Fã de Carteirinha)

O) Uma cena muito interessante da Terceira tarefa, é a da Esfinge que conversa com Harry, tentando confundi-lo, ela não aparece no filme. (Contribuição de André Hakime Dutra - Fã de Carteirinha)

P) Cortaram muitas cenas de explicação no filme, como a em que Harry fala para Cedrico que o Krum estava sob a maldição impérius, no filme ele fala que Krum estava "confuso". (Contribuição de André Hakime Dutra - Fã de Carteirinha)

Q)  Vi foto do Voldemort (e assisti no vídeo recentemente lançado) tudo está ótimo, a descrição do livro bate com a do filme, exceto em certo ponto: podemos ver claramente que os olhos dele são azuis. No quarto livro a descrição é a seguinte: "[...] o rosto,os olhos vermelhos, cujas pupilas eram fendas, como as de um gato, brilhavam ainda mais no escuro."  (Pagina 512 , Harry Potter e o Cálice de Fogo) Na minha opinião isso fará muita falta, contribuiria até mesmo para tornar Voldemort mais assustador. (Contribuição de Paula Prado - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

R) No livro quem não presta atenção na aula do prof. Moody é Lilá Brown e no filme é Simas Finnigan. (Contribuição de Murilo Faria Vale - Fã de Carteirinha)

S) Não tem Dobby, não tem Winky, nada de Vellas, nada de Bagman, no filme não sabemos como foi que Barto Jr. fugiu da prisão, não sabemos como ele encontrou Voldemort, o Labirinto era no campo de quadribol, não aparece bicho nenhum no labirinto, as aulas são praticamente apagadas do filme, não se comenta sobre Rita de animaga, as pontuações dadas ao fim das tarefas foi completamente esquecida, etc. Vou parar por aqui até porque acho que o legal do site são os erros do filme e não diferenças na adaptação. (Contribuição de Leonardo Gomes dos Santos - Dereham / Inglaterra - Fã de Carteirinha)

T) No livro, Harry vê quem conjurou a Marca Negra? Não! De acordo com o livro, estão Harry, Rony e Hermione correndo na floresta.

U)  Quando eles ouvem uma voz grossa gritando um feitiço e de repente aparece a Marca Negra no céu, Harry nem chega a desmaiar nessa cena. Depois quando eles vão ver quem soltou o feitiço, eles encontram Winky (elfa doméstica), que nem participará no filme. O filme conta o seguinte: Harry está correndo para escapar dos Comensais da Morte quando de repente cai. Alguém esbarra com força nele e ele desmaia. Quando ele acorda ele vê um homem conjurando a Marca Negra no céu. (Contribuição de Luis Fernando - Manaus / AM - Fã de Carteirinha)

V) No livro Harry Potter e o Cálice de fogo é dito que as unhas da jornalista Rita Skeeter são pintadas de escarlate, e em outras partes são outras (menos a cor preta), mas no filme ela aparece o tempo todo com a unha pintada de preto. (Contribuição de Gabriela Stahlhauer Conde - Fã de Carteirinha)

W) Podemos ver que Padma Patil, o par de Rony, está usando rosa assim como Parvati. Porém, assim como os produtores erraram na cor do vestido de Hermione também erraram na cor do vestido de Padma: página 327: ... cumprimentou Padma, que estava tão bonita quanto Parvati, de vestes turquesa-forte". (Contribuição de Casius Silva - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

X) Não é Bartô Crouch que manda os campeões sortearam seus dragões como ocorre no filme, e sim Ludo Bagman: basta olharmos a página 278: "Bagman por alguma razão ... -Bom, agora estamos todos aqui, hora de dar a vocês informações mais detalhadas! - disse ele animado - Quando os espectadores acabarem de chegar, vou oferecer a cada um de vocês este saco..." (Contribuição de Casius Silva - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

Y) No filme mostra que a Academia Beauxbatons de Magia é uma escola onde só tem meninas, porém no livro isso é contradito em muitas partes. (Contribuição de Thiago Barbosa Lima - Fã de Carteirinha)

Z) Pelo que eu saiba, bruxos não usam binóculos e sim Bibislhocópio ou algo assim, mais na 1ª tarefa do tornei, aparece ou o Fred ou Jorge vendo Harry com um binóculo! (Contribuição de Jonathan Nascimento dos Santos - Fã de Carteirinha)

AA) Harry solta estupefaça no cemitério quando faz o Prio Incantatem... não expelliarmus. (Contribuição de Jonathan Nascimento dos Santos - Fã de Carteirinha)

AB) Expelliarmur é um feitiço de desarmamento, quando Cedrico solta o feitiço em Krum no labirinto, ele ainda continua com a varinha na mão até porque Cedrico chega e chuta a varinha. (Contribuição de Jonathan Nascimento dos Santos - Fã de Carteirinha)

AC) Na cena que Fred convida Angelina para ir ao Baile eles estão tendo aula de poções e Hermione entrega o trabalho a Snape. Mas que eu saiba alunos do 6º ano e do 4º não tem aulas juntos. (Contribuição de Jonathan Nascimento dos Santos - Fã de Carteirinha)

AD) No livro fala que Moody transforma Draco em doninha no salão principal e que ele fica voando de uma ponta a outra. Mas não é no "pátio" e ele fica subindo e descendo. (Contribuição de Jonathan Nascimento dos Santos - Fã de Carteirinha)

AE) No livro é dito que quando o jardineiro está escutando a conversa, a porta está quase fechada, só depois que Nagini aparece e conta para Voldemort que o trouxa está lá fora, e então Rabicho abre a porta. E eles ainda chamam o velho para entrar na sala, o velho ainda vê a cara de Voldemort antes de morrer. (Contribuição de Jonathan Nascimento dos Santos - Fã de Carteirinha)

AF) Harry não acorda do sonho na Toca, e sim na casa dos tios deles. (Contribuição de Jonathan Nascimento dos Santos - Fã de Carteirinha)

AG) Eles já sabiam que iam para a copa mundial de quadribol, então porque pergunta onde estão indo? (Contribuição de Jonathan Nascimento dos Santos - Fã de Carteirinha)

AH) Quem anuncia a copa é Ludo Bagman, não o Fudge. (Contribuição de Jonathan Nascimento dos Santos - Fã de Carteirinha)

AI) Desde quando Harry sabe a língua dos sereianos? Além de entender as cobras ele também entende os sereianos? É dito claramente: Só um! (Contribuição de Jonathan Nascimento dos Santos - Fã de Carteirinha)

AJ) Expelliarmur como disse não arromba portas, e Dumbledore solta o feitiço e arromba a porta, e ainda acerta Barto. (Contribuição de Jonathan Nascimento dos Santos - Fã de Carteirinha)

AK) Barto (Moody) tenta juntar os ingredientes para começar a fazer uma nova poção... mais a poção polissuco demora um mês para ser feita. (Contribuição de Jonathan Nascimento dos Santos - Fã de Carteirinha)

AL) Dumbledore, nos livros, nunca precisou gritar para manter os alunos da escola quietos, sempre foi calmo, e no filme ele grita várias vezes. sem contar que na hora em que eles vão para a sala onde os Campeões estão, ele quase bate em Harry. (Contribuição de Fabiana Jo B-Hank - Porto Velho / RO - Fã de Carteirinha)

AM) Quando Harry vê Sr. Crouch morto, ele vai até a sala de Dumbledore para avisá-lo, mas quando chega lá ele não avisa, Dumbledore sai com o ministro e com Moody e quando volta ele não conta. Eles emendaram duas partes do livro muito mal feito.  (Contribuição de Fabiana Jo B-Hank - Porto Velho / RO - Fã de Carteirinha)

AN) Cho Chang deveria aparecer pela primeira vez já no terceiro filme. (Contribuição de Giordanni Zoppellaro - Fã de Carteirinha)

AO) Porque a morte de Bartô Crunch foi esquecida? (Contribuição de Giordanni Zoppellaro - Fã de Carteirinha)

AP) Quando Harry encontra Fleur desmaiada, ele solta o feitiço "periculum" aos céus, mas no livro eram apenas "faíscas vermelhas" (Contribuição de Luciene - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

AQ) No livro Harry Potter e o Cálice de Fogo, no primeiro capítulo não diz nada sobre Bartô Crouch Jr. estar com Voldemort e Rabicho como no filme. (Contribuição de Raphael Moura Britto - Vitória da Conquista / BA - Fã de Carteirinha)

AR) No filme não enfatiza nada sobre o sumiço de Berta Jorkins. (Contribuição de Raphael Moura Britto - Vitória da Conquista / BA - Fã de Carteirinha)

AS) No filme Harry vê os dragões depois de ter conversado com Sirius, sendo que no livro foi ao contrário, já que Harry até pede conselhos a Sirius para derrotar o dragão. (Contribuição de Raphael Moura Britto - Vitória da Conquista / BA - Fã de Carteirinha)

AT) No livro não tem nada daquela palhaçada de que Simas disse pra Parvati. Que disse pra Rony, que disse pra Hermione, pra dizer pra Harry que Hagrid quer vê-lo; no livro Hagrid fala com Harry no 3 vassouras. (Contribuição de Raphael Moura Britto - Vitória da Conquista / BA - Fã de Carteirinha)

AU) No livro Harry usa o feitiço difynfo na mochila de Cedrico para afastá-lo de seus colegas, para lhe contar dos dragões, já no filme Harry chama ele pra conversar na frente dos colegas dele. (Contribuição de Raphael Moura Britto - Vitória da Conquista / BA - Fã de Carteirinha)

AV) O filme não mostrou o encontro de Harry, Rony e Hemione com Sirius perto de hogsmeade. (Contribuição de Raphael Moura Britto - Vitória da Conquista / BA - Fã de Carteirinha)

AW) Quando chegam no acampamento, o Sr. Wesley diz: bem-vindos a copa mundial de quadribol, mas ele não podia ter dito isso, por três motivos: Ele estavam apenas no acampamento, e não na copa; como diz no livro o dono do acampamento é um trouxa, e trouxas não sabem sobre quadribol; eles chegaram na FINAL da copa. (Contribuição de Cauê Ribeiro Siqueira Witzel - Fã de Carteirinha)

AX) O maior erro de HP e o Cálice de Fogo é a personalidade do professor Dumbledore, que parece mais um velho estressado, que um homem calmo e sereno principalmente quando o Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo. No livro ele fala calmamente com Harry, no filme ele é agressivo (Contribuição de Eri - Fã de Carteirinha)

AY) No filme não mostra o Baú das Sete Chaves, apenas é aberto quando Snape lança um feitiço. Nele se encontra: A capa da invisibilidade de Bartô, o Mapa do Maroto que Harry empresta para Moody quando descobre que estava bisbilhotando no armário de poções de Snape, e a última coisa que aparece é Moody bem no fundo do baú desacordado, com o cabelo mau cortado, sem sua perna e seu olho mágico. (Contribuição de Taison Bernardo Hauck - Fã de Carteirinha)

AZ) No filme, quando Harry está na sala de Moody (já depois da morte de Cedrico), Moody pergunta a Harry como era lá no cemitério e Harry percebe que não havia comentado sobre o cemitério e assim, Moody é obrigado a revelar seu segredo e tentar matar Harry Potter até ser interrompido pelo diretor. Porém do livro, Moody se revela por si próprio dizendo que sabia quem era o Comensal da Morte que estava em Hogwarts e diz que ele servia para Voldermort. E, sendo assim, não há nenhum problema quanto a ter ou não a poção Polissuco ali. Realmente, o livro tem suas diferenças quanto ao filme o que complica algumas explicações de alguns fatos. (Contribuição de Bianca Fanaya - Fã de Carteirinha)

BA) Os alunos estão no salão principal tendo uma aula com Snape quando um dos gêmeos Weasley joga um bilhete pra Rony. O bilhete está escrito a lápis e em um papel com pauta, mas bruxos não usam lápis nem papel pautado. Ainda durante essa aula Hermione entrega um caderno ao professor, mas bruxos também não usam cadernos. (Contribuição de Laís Brancalhão - Cândido Mota / SP - Fã de Carteirinha)

BB) Logo depois da cena em que Rony se "admira" no espelho, Harry abre a porta do quarto e aparece com uma escova de dentes na mão. Eu achei isso muito estranho. Em nenhuma parte dos livros - pelo que me lembre - há referência a bruxos que escovam os dentes, ainda mais porque a escova seria um objeto "trouxa". Não quero dizer com isso que os bruxos vivem de dentes sujos; eu acho que deve haver algum feitiço para deixar seus dentes razoavelmente limpos depois de comer. Como exemplo, gostaria de lembrar uma parte do livro 6, onde Harry chega na casa dos Weasley à noite, come uma sopa de cebola, se não me engano, e vai dormir. Talvez a autora tenha omitido a parte da higiene bucal; ou talvez não tenha escrito porque bruxos não precisam escovar os dentes para deixá-los limpos. (Contribuição de Alex Santos - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar APENAS comentários do FILME X LIVRO.