VOLTAR FILMES INTERNAUTAS

 
   

HÉRCULES
PAUL TELFER

Numa época muito remota, quando Hera e Zeus disputavam o poder, esta rivalidade chegou até os humanos, pois os seguidores de Hera tentavam derrotar os adoradores de Zeus. Neste contexto Alcmena (Elizabeth Perkins), princesa de Tebas e grã-sacerdotisa de Hera, espera o retorno do marido, Anfitrião (Timothy Dalton), que partiu com seus homens para se vingar dos piratas cretenses, que assassinaram alguns parentes de sua esposa. Alcmena anseia que o marido não seja bem- sucedido, pois é um adorador de Zeus.

No entanto ele volta vitorioso, tendo matado vários piratas e os restantes estavam sendo levados como escravos. Quase ao chegar um destes cativos, Anteu (Tyler Mane), escapa e ao chegar na praia estupra Alcmena, que na verdade é engravidada por Zeus. Logo depois chega Anfitrião, que a leva ao leito e também a engravida. Alcmena se recusa a ter um filho de Zeus e pensa em matá-lo, mas o oráculo Tirésias (Kim Coates) prediz que ela terá dois filhos e diz que será difícil saber qual é o filho de Zeus.

Quando nascem (curiosamente ninguém sabe qual dos bebês nasceu primeiro) duas harpias conseguem identificar qual deles é o filho de Zeus e o chamam de Hércules (Paul Telfer). Alcmena chama o outro filho de Íficles (Luke Ford) e manda que Anfitrião mate Hércules. Ele quase cumpre o pedido mas volta com o bebê, dizendo que se é mesmo o filho de Zeus ele não quer ser o responsável pela sua morte. Alcmena diz que não cuidará da criança e Anfitrião assume a tarefa de arrumar uma ama-de-leite. A rivalidade entre os seguidores de Zeus e Hera vão provocar muitas tristezas para ambos os lados.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Roger Young
Escritor: Charles Edward Pougue

Gênero: Aventura / Épico

NBC

Título Original: Hercules
Tempo: 175 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2005 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Paul Telfer .... Hércules
Leelee Sobieski .... Deianeira
Timothy Dalton .... Anfitrião
Tyler Mane .... Anteu
Peter McCauley .... Nestor
Scotty Morrison .... Castor
Anita Torrance .... Antiope
Leeanna Walsman .... Megara
Madeleine West .... Hippolyta
Vanessa Stacey .... Nicippa
Trent Sullivan .... Hyllus
Jeff Szustermann .... Silenus / Satyr
Robert Taylor .... Kiron
Elizabeth Perkins .... Alcmena
Kristian Schmid .... Rei Eurystheus
Shannon Small .... Pollux
William Snow .... Rei Theseus

FICHA TÉCNICA

Produção .... Jeffrey M. Hayes
Música .... Patrick Williams
Fotografia .... Donald M. Morgan
Desenho de Produção .... Leslie Binns
Direção de Arte .... Nigel Evans
Direção de Arte .... Mark Robins
Figurino .... Marion Boyce
Edição .... Benjamin A. Weissman
Efeitos Especiais .... Photon NZFX
Efeitos Especiais .... Photon VFX

PRODUTORA

Hallmark Entertainment

DISTRIBUIDORA

NBC

ERROS

1. Tirésias cegado por Alcmena e as Mênades (Bacantes)? Não. Tirésias presenciou a nudez da deusa Ártemis, que resolveu puni-lo, tirando-lhe a visão. Mas recebeu dos deuses o dom de profetizar. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

2. O gigante Anteus não foi o pai de Hércules, nem se sabe nada sobre o estupro à Alcmena. E pelas características divinas e sobre-humanas de Hércules, teria sido mesmo o filho de um deus, tanto que não morreu, mas foi levado vivo ao Olímpo, o palácio dos deuses. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

3. Não foi uma das Hárpias que aleitou Hércules-menino. Foi a própria Hera, aos pés das muralhas de Tebas, acompanhada da deusa Atena. Por isso mesmo é que o menino foi chamado de Hércules (Hérakles), "glória de Hera". (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

4. Linos foi morto pelo acesso de fúria de Hércules, como mostra o filme. Mas morreu. O acompanhante de Hércules em suas aventuras foi Íolas (Iolaus), seu sobrinho, filho de seu meio-irmão Íficles. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

5. Alcmena não odiava Hércules, mas sim Hera, a deusa invejosa da infidelidade de seu esposo Zeus. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

6. Não foi Alcmena que tentou matar Hércules. Nem mesmo Íficles, seu irmão, o odiava, tanto que nenhum lutava pelo poder do trono de Tirinto (Tyrins). (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

7. Esse Hércules, papel do ator Paul Telfer, se parece muito com o Hércules de Kevin Sorbo. Desconheço essa calça justa que ele usa no filme. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

8. Dejanira não era uma ninfa, muito menos uma deusa. Não deveria ter poderes mágicos. Era tida, sim, como filha do deus Áres, mas viveu como uma mortal na casa do Rei Oineus, com sua mãe Altéa. Inclusive teria alcançado a morte, suicidando-se à pira funerária de Hércules. Se fosse ninfa ou deusa, não morreria. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

9. As Aves Estinfálides (que eram grous) são confundidas com as Hárpias (espécie de abutres). E as Estinfálides eram em número muito grande, viviam em bandos. As Hárpias, da Trácia, foram vencidas pelos irmãos Zetes e Cálais, que fizeram parte da expedição dos Argonautas. As sobreviventes apareceram para o herói Enéias, depois do incêndio de Tróia. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

10. As Éguas de Diómedes nada têm a ver com as mulheres assassinas de Lemnos, nem com as Amazonas. As Éguas se encontravam na corte do Rei Diómedes, na Trácia, Lemnos era uma ilha do Mar Egeus e as Amazonas que lutaram contra Hércules viviam em Temiscira, no norte da atual Turquia. A captura das éguas (que eram somente quatro) e o roubo do cinturão de Hipólita foram dois trabalhos distintos que Hércules teve de executar. O episódio das mulheres de Lemnos foi uma passagem na viagem de Hércules e os Argonautas, e sua rainha chamava-se Hipsípile, não Hipólita (das Amazonas). (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

11. O Leão de Neméia era um leão terrível, mas não se tratava da Esfinge de Tebas, que havia sido vencida outrora por Édipos, herói de Tebas. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

12. O gigante Anteus aparece com freqüência nesse filme, como seu principal vilão. Contam os livros que Anteus era um gigante africano, filho da Mãe-Terra, que Hércules teve que enfrentar no percurso de um de seus trabalhos, possivelmente na busca dos pomos de ouro das Ninfas Hespérides. Teria sido o primeiro gigante a tombar pelas mãos de Hércules na famosa batalha entre Deuses e Gigantes, a Gigantomaquia. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

13. Anteus nada tinha a ver com os Cretenses, muito menos com o Touro de Creta. O Touro de Creta foi capturado por Hércules, mas em Creta. Talvez tenha sido confundido com o Minotauro, um monstro fisicamente homem com a cabeça de touro. A passagem das invasões dos Cretenses teria acontecido em Atenas e arredores, sob o comando do Rei Minos, não em Pilos, a pequena cidade do Rei Nestor. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

14. Quíron não morreu pelas mão de Anteus. Foi ferido acidentalmente por uma flecha envenenada de Hércules. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

15. A Hidra de Lerna foi o primeiro trabalho de Hércules, não antes. E não foram "nove" trabalhos, três para cada filho morto, mas sim "doze", pois Hércules teve quatro filhos de Mégare (no filme aparecem três): Deicóon, Terímacos, Antímacos e Creontíades. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

16. Anfitríon não morreu lutando contra a Hidra. Ele morreu em batalha, na luta contra os Mínios de Orcômenos. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

17. Não havia relação entre as famílias de Hércules e Euristeus. A família de Hércules vivia em Tebas, enquanto que a de Euristeus vivia em Tirinto, Árgos e Micenas. É muito estranha essa relação fantasiosa e amorosa entre Íficles e Euristeus. O que se pode apenas dizer a este respeito é que Euristeus não odiava Íficles, e o recebia como seu parente e amigo. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

18. Íole não era filha de Euristeus e Mégare. Nem sequer foram casados. Íole era filha de Êuritos, Rei de Ecália. E foi presa de guerra de Hércules em sua conquista nessa cidade. Levou-a como cativa e deu-a ao filho Hilos. Foi uma das causas de sua tentativa de suicídio. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

19. Um caso entre Mégare e Anteus? Ridículo! (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

20. Mégare foi esposa de Hércules até o momento em que o herói realizava seu último trabalho, na busca ao cão Cérberos (outra vez uma confusão com Anteus). Enquanto ele se encontrava fora, Mégare morreu de doença. E foi no Inferno que Hércules encontrou seu velho amigo Meléagros, que lhe pediu desposasse sua irmã Dejanira. Hércules soube da morte de Mégare no seu regresso para Tebas. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

21. Apesar do assassinato de seus filhos, Hércules, após se submeter a Euristeus como seu vassalo, foi perdoado por Mégare e o Rei Créon. Reconheceram-no como instrumento da vingança de Hera. Mas Hércules é que não se perdoou, e mantinha-se distante de sua casa, permanecendo a maior parte do tempo na Argólida e na casa de seus amigos, ausentando-se por longo tempo. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

22. Tirésias não foi o Oráculo de Tebas. Nos livros de Mitologia aparece uma Pítia (ou Pitonisa) que Hércules ia consultar. E Hércules fazia-lhe visitas constantes para se purificar. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

23. O herói Teseus era mais novo que Hércules, que o conheceu menino, na casa de seu amigo, o Rei Piteus, em Troézen. Hércules tinha idade para ser seu pai, não o contrário. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

24. O javali não foi morto por Dejanira, nem mesmo por Euristeus. A caçada do javali foi realizada em Cálidon, a cidade do Rei Oineus. Foi nesse episódio que Hércules teria conhecido Dejanira e seu irmão Meléagros. A heróina que matou o javali foi Atalanta. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

25. Não houve uma disputa entre Euristeus e Hércules na caçada à corça Cirenita. Aliás, Euristeus era um covarde, que temia a presença de Hércules, e não ousava dele se aproximar. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

26. Nos primeiros anos de aventuras de Hércules, Íficles o acompanhou. E morreu em batalha contra os irmãos Moliônides, e não pelas mãos de Mégare e as suas Mênades (ou Bacantes). (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

27. Alcmena não se suicidou, mas morreu muito tempo depois de seu filho Hércules, de velhice, em Tebas. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

28. Não foi Hilos que matou Euristeus, mas sim Íolas, o comandante dos Heráclidas, descendentes de Hércules, muitos anos depois de sua ascenção ao Olimpo. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

29. Como já mencionei, Mégare morreu doente, de febre, durante a ausência de Hércules. Euristeus não foi o responsável pela sua morte. (Contribuição de Valcir Donato - Passo Fundo / RS - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu uma indicação ao Emmy de Melhor Edição de Som. Esse filme foi feito para a TV americana.