VOLTAR BLOCO 2

 
   

O HOMEM SEM SOMBRA
KEVIN BACON & ELISABETH SHUE

Em um laboratório militar ultra-secreto, um grupo de brilhantes cientistas faz uma das mais importantes descobertas do século: a fórmula da invisibilidade.

Ansioso por analisar os efeitos da fórmula num ser humano, o líder da equipe, Sebastian Craine (Kevin Bacon), decide por testá-la em si mesmo.

Entretanto, há um problema: a equipe ainda não tinha descoberto o antídoto para a fórmula. Começa então uma corrida contra o tempo, por parte dos demais cientistas, para tentar encontrar algo que impeça o cada vez maior rápido processo de invisibilização pelo qual passa o corpo de Craine.

Mas aos poucos a intoxicação decorrente do novo poder obtido por Craine o afeta, e faz com que ele ele comece a acreditar que seus colegas são na verdade uma ameaça à sua existência.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Paul Verhoeven
Escritor: Andrew W. Marlowe

Baseado na história de Gary Scott Thompson & Andrew W. Marlowe

Gênero: Ficção Científica

Site Oficial: www.sony.com/hollowman

Columbia Tristar Pictures

Título Original: The Hollow Man
Tempo: 130 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2000 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Elizabeth Shue .... Linda McKay
Kevin Bacon .... Sebastian Caine
Josh Brolin .... Matthew Kensington
Kim Dickens .... Sarah Kennedy
Greg Gunberg .... Carter Abbey
Joey Slotnick .... Frank Chase
Mary Jo Randle .... Janice Walton
William Devane .... Dr. Howard Kramer
Margot Rose .... Sra. Kramer

FICHA TÉCNICA

Produção .... Alan Marshall
Produção .... Douglas Wick
Música .... Jerry Goldsmith
Fotografia .... Jost Vacano
Desenho de Produção .... Allan Cameron
Direção de Arte .... Dale Allen Pelton
Figurino .... Ellen Mirojnick
Edição .... Mark Goldblatt
Efeitos Especiais .... Sony Pictures Imageworks
Efeitos Especiais .... Tippett Studio
Efeitos Especiais .... Banned From the Ranch Entertainment

PRODUTORA

Columbia Pictures Corporation

DISTRIBUIDORAS

Columbia Pictures
Sony Entertainment Pictures

ERROS

1. Alguns detalhes referentes à invisibilidade foram completamente ignorados. Exemplos: uma vez que a luz passa pela retina, Sebastian ficaria cego; as solas de seus pés seriam visíveis, já que ele anda descalço e tem contato com a sujeira do solo; a comida que ele ingere se torna imediatamente invisível.

2. Sebastian se limpa do sangue com uma rapidez inacreditável, uma vez que se trata de um líquido pegajoso e ele não teve tempo de tomar um banho.

3. Quando derramam látex na face de Sebastian para moldar uma máscara, parece que seu cabelo foi completamente raspado. Mais tarde, fica claro que ele tinha cabelo. Não se mostra nenhuma proteção sendo colocada em sua cabeça naquela cena, portanto, seu cabelo deveria ter ficado sujo de látex.

4. Quando Sebastian injeta em si mesmo a solução para tornar-se invisível, podemos ver bolhas passando do tubo para seu braço. Essas bolhas, uma vez em suas veias, causariam uma imensa dor (mas não tão fortes a ponto de matá-lo). Médicos profissionais retiram essas bolhas antes de aplicar qualquer tipo de injeção.

5. Matt é mordido pelo gorila, mas na cena seguinte não há indício de ferimento.

6. Quando o animal se torna visível, vemos sua mão enfaixada repentinamente.

7. Quando Sebastian está sentado em sua mesa no começo do filme, ele se reclina para trás e vê uma placa onde está escrito: "Você deveria estar trabalhando". Contudo, a placa está posicionada de uma forma que se torna legível para a câmera - Sebastian a leria de cabeça para baixo.

8. Um eletroímã é usado para puxar um bastão de metal do outro lado de uma porta metálica. Isso é impossível de ser feito, pois a porta de metal protegeria o bastão do magnetismo.

9. No monitor infravermelho, vemos Sebastian pegar um cão invisível pelas patas dianteiras, sem tocá-lo previamente para saber onde o animal estava.

10. Podemos ver o operador de câmera refletido na janela quando Sebastian, invisível, entra na sala de observação para tocar Linda.

11. Uma lágrima escorre no rosto de Linda e é congelada. Se uma lágrima congelasse naquela velocidade, a água em seus olhos deveria congelar também.

12. Na parte da porta do congelador, assim que Linda arrebenta os fios, ela enrosca em apenas um dos fios que está no puxador, depois que ela sai o fio está em outro lugar. (Contribuição de Leo GC - Fã de Carteirinha)

13. Na cena em que Linda está no congelador com seu amigo, ela tapa a ferida com uma fita. Só que ela coloca o primeiro pedaço de fita em uma posição e quando muda a cena há outros pedaços de fita colado no ferimento, mas não na posição da primeira cena. (Contribuição de Uilei Coutinho - Fã de Carteirinha)

14. Quando os cientistas põem a máscara de látex em Sebastian eles cortam a parte dos olhos e a boca mas não as narinas, então, como é que ele respira? (Contribuição de Lucas Corrêa - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

15. Na cena em que Sebastian está no laboratório, pouco depois de terem colocado Látex, podemos ver que a parte dos olhos foram tiradas e a boca, mas deixaram o ouvido coberto! (Contribuição de Luciana Alves - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

16. No momento em que vão iniciar o procedimento para tornar Sebastian invisível, o controlador que está na sala de computadores indica o horário em que a experiência começou. Ao terminar, ele fala o horário do término da experiência e ... INACREDITÁVEL... pela hora informada, a experiência termina 2 minutos antes de começar. (Contribuição de Ronaldo Gonçalves Pires - Santa Luzia / MG - Fã de Carteirinha)

17. Na cena em que ele (invisível) pega uma mosca com a mão, é impossível de acontecer porque as moscas não enxergam como nós, elas sentem a vibração e o movimento do ar. Mesmo invisível ele movimentaria o ar, e a mosca iria embora dali com certeza! (Contribuição de Adriana Santos - Fã de Carteirinha)

18. Quando aplicam o soro para tornar o gorila visível novamente, vemos claramente o líquido passando por suas veias...então porque no inicio do filme, quando o gorila é acertado pelo tranqüilizante não vemos líquido algum? O tranqüilizante deveria ser tão visível quanto o soro! (Contribuição de Flávio B. Siebert - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

19. Na cena do banheiro, quando a assistente vai urinar e coloca os óculos especiais para ver se o Sebastian invisível está lá, vemos claramente que ela se senta sobre a tampa do vaso sanitário. Será que nos EUA as pessoas urinam sobre a tampa da privada? (Contribuição de Flávio B. Siebert - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 20. Quando o casal principal está subindo a escada no poço do elevador, e há uma explosão, podemos observar que o fogo quase chega a queimar ela, então como Sebastian poderia estar logo abaixo dela? (Contribuição de Gustavo Barra de Araujo - São Luís / MA - Fã de Carteirinha)

21. Na cena em que Josh Brolin vai injetar o soro da visibilidade na gorila, ele é interrompido por Kevin Bacon. No momento em que ele estava abaixando a seringa, é possível ver uma haste prateada segurando um cromaqui verde onde deveria estar a artéria tingida de azul. (Contribuição de Lucas Silva de Oliveira - Pouso Alegre / MG - Fã de Carteirinha)

22. Na cena em que a veterinária espalha o sangue pela sala, ela o espalha somente perto da porta, onde o sujeito estaria. Quando os outros cientistas voltam, percebe-se que tem sangue por toda a sala, inclusive perto da porta onde o casal será preso pelo homem sem sombra. (Contribuição de Raphael Mathias Pinotti - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

23. Quando a cientista tenta abrir a porta com a gambiarra do desfibrilador, os fios deveriam estar na frente dela, bloqueando o caminho. Quando cortam a cena, ela simplesmente se vira e puxa o sujeito pela perna, estando os fios atrás dela. (ela pulou ou passou por baixo?) (Contribuição de Raphael Mathias Pinotti - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

24. O grupo decide sair para matar Sebastian, mas quando eles passam na porta a mulher, a morena esquece os óculos de calor e volta para pegar, demora menos de 5 segundos e ela retorna para ir com o grupo, e então Sebastian a enforca e ela faz muito barulho e ninguém percebe! O que impressiona é que ela nem se afastou deles muito, e eles estavam muito longe num corredor. Muito sem noção! (Contribuição de Pedro Baumgratz - São João Del Rei / MG - Fã de Carteirinha)

25. Sebastian fere o namorado da mulher principal com um pé de cabra (acho que é isso, veja a gravidade!) e ele no congelador até desmaia. Mais tarde ele volta e parece que nem está ferido, luta com Sebastian e depois sobe no elevador, escala as escadas e usando o braço esquerdo, e foi gravemente ferido em baixo da barriga. (Contribuição de Pedro Baumgratz - São João Del Rei / MG - Fã de Carteirinha)

26. Quando estão fazendo Sebastian voltar ao seu estado normal na 1ª vez após a sua invisibilidade, ele dá um chute na boca do médico que usa óculos "e não sai uma gota de sangue". (Contribuição de Ronald Azevedo - Fã de Carteirinha)

27. Quando o alarme de incêndio é ativado, Sebastian está com um objeto elétrico que solta faíscas na mão. Mas a água não conduz eletricidade? Nessa hora, todos deveriam estar eletrocutados. (Contribuição de Raísa Reggiori Pereira - Juiz de Fora / MG e Lucas Silva de Oliveira - Pouso Alegre / MG - Fãs de Carteirinha) --> Na realidade, apesar de poucos saberem, a água não conduz eletricidade por ser uma substância de natureza covalente. (Contribuição de Paulinho Apóstolo - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha) --> O que você acha? Conduz ou não? (Falhinha)

28. Toda vez que um coração se torna visível, escutamos o batimento cardíaco, como se dependesse de estar visível para ser ouvido. (Contribuição de Lucas Silva de Oliveira - Pouso Alegre / MG - Fã de Carteirinha)

29. Isabelle, a gorila, é levada visível de volta para a gaiola. Neste momento, Matt está com a mão enfaixada apoiada na grade, acima de sua cabeça, e Linda está no fundo da cena e vem na direção da gaiola. No corte seguinte o braço de Matt está abaixado e Linda já estava junto dele, e tocando seu braço. (Contribuição de Lucas Silva de Oliveira - Pouso Alegre / MG - Fã de Carteirinha)

30. Na sacada do restaurante Sebastian tenta beijar Linda, mas nesta seqüência a cabeça dele fica alternando entre tombada para direita e esquerda, dependendo do corte. (Contribuição de Lucas Silva de Oliveira - Pouso Alegre / MG - Fã de Carteirinha)

31. Linda vigia Sebastian invisível e adormece. Quando Matt a acorda e ela assusta, as rugas da coberta mudam entre as cenas. (Contribuição de Lucas Silva de Oliveira - Pouso Alegre / MG - Fã de Carteirinha)

32. A vizinha estava doida pra ser assaltada - ou estuprada - já que, mesmo com alguém brincando com a campainha, ela ainda abre a porta e sai para o corredor! (Contribuição de Lucas Silva de Oliveira - Pouso Alegre / MG - Fã de Carteirinha)

33. Na cena da mosca, Sebastian coloca a máscara e esta tem a boca mais larga e possui alguns rasguinhos, mas depois está novinha em folha. (Contribuição de Lucas Silva de Oliveira - Pouso Alegre / MG - Fã de Carteirinha)

34. Sarah joga sangue em cima de Sebastian e espirra na parede, e em nenhuma cena depois a parede aparece suja. (Contribuição de Lucas Silva de Oliveira - Pouso Alegre / MG - Fã de Carteirinha)

35. Sebastian acerta um dardo tranqüilizante em Sarah. Primeiro ele acertou acima do seio esquerdo, mas depois aparece no meio do peito. (Contribuição de Lucas Silva de Oliveira - Pouso Alegre / MG - Fã de Carteirinha)

36. Matt e Linda fogem porque a centrífuga vai começar a girar e Sabastian destruiu o teclado para ninguém desativá-la. Mas não bastava desligar da tomada? Provavelmente eles tinham mais interesse em apagar as evidências e não acabarem com suas carreiras. (Contribuição de Lucas Silva de Oliveira - Pouso Alegre / MG - Fã de Carteirinha)

37. O que me chamou atenção neste filme foi que em um laboratório cirúrgico ninguém usava máscaras, luvas e toucas cirúrgicas. (Contribuição de Wr. Arq)

38. Na cena onde há uma explosão no poço do elevador, o fogo sobe até que chega bem perto dos atores, retrocedendo logo após, mas o calor (mesmo não tendo fogo, tem muito calor, pois além de tudo o poço não tem "janelas" para o fogo escapar pelos lados) seria suficiente para fritá-los, pois o calor sobe e não desce como no filme. Isso aconteceu pois foi filmado com a câmera embaixo e a explosão em cima, os atores foram adicionados na cena depois. (Contribuição de Jean Paul Cousseau - Carlos Barbosa / RS - Fã de Carteirinha)

39. No final do filme, Sebastian é atingido pelo pé de cabra, colocam fogo nele, é eletrocutado, e ainda sobrevive a explosão? Ele ainda consegue, não se sabe como, escalar o fosso e o elevador. O sujeito é quase indestrutível! (Contribuição de Jorge Fordiani e Gustavo Barra de Araujo - São Luís / MA - Fãs de Carteirinha)

40. Por que a salinha onde o casal fica preso e quase morre congelado é tão segura, com vidro inquebrável, com refrigeração capaz de matar uma pessoa congelada, se podemos ver que só tinha porcarias lá dentro? (Contribuição de Uilei Coutinho - Macaé / RJ - Fã de Carteirinha)

41. Pelo tempo que Sebastiam fica invisível ele deveria te pelo menos algum sinal de barba. Não vemos nem sinal de barba na cena em que ele é sujo por sangue. (Contribuição de Uilei Coutinho - Macaé / RJ - Fã de Carteirinha)

42.  Ele cai do alto de uma escada e não se machuca nem um pouco. (Contribuição de Mario Jorge - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)

ERROS REMOVIDOS

ANTIGO ERRO 20. Quando Linda e o outro médico, estão trancados no congelador, aparece, em dois momentos, um outro corpo lá dentro (as pernas claramente aparecem em dois momentos), mas não me lembro de mais ninguém ter sido "depositado" ali. (Contribuição de João Antonio - Fã de Carteirinha) --> Podemos observar em cenas anteriores que a veterinária foi colocada, após assassinada por Sebastian, naquela geladeira. (Contribuição de Gustavo Barra de Araujo - São Luís / MA - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhores Efeitos Especiais.
Ganhou o prêmio de melhor filme, de acordo com o público, no Festival de Locarno.