VOLTAR FILMES 29

 
   

INDIANA JONES E REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL
Harrison Ford

1957. Indiana Jones (Harrison Ford) e seu ajudante Mac (Ray Winstone) escapam por pouco de um encontro com agentes soviéticos, em um campo de pouso remoto.

Agora Indiana está de volta à sua casa na Universidade Marshall, mas seu amigo e reitor da escola, Dean Stanforth (Jim Broadbent), explica que suas ações recentes o tornaram alvo de suspeita e que o governo está pressionando para que o demita.

Ao deixar a cidade Indiana conhece o rebelde jovem Mutt Williams (Shia LaBeouf), que tem uma proposta: caso o ajude em uma missão Indiana pode deparar-se com a caveira de cristal de Akator.

Agentes soviéticos também estão em busca do artefato, entre eles a fria e bela Irina Spalko (Cate Blanchett), cujo esquadrão de elite está cruzando o globo atrás da Caveira de Cristal.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Steven Spielberg
Escritores: David Koepp

Baseado na história de George Lucas e Jeff Nathanson e nos personagens criados por George Lucas e Philip Kaufman

Gênero: Aventura

Paramount & CIC

Título Original: Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull
Tempo: 100 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2008 - USA
Recomendação: Livre

ELENCO

Harrison Ford .... Indiana Jones
Shia LaBeouf .... Mutt Williams
Cate Blanchett .... Agente Irina Spalko
Karen Allen .... Marion Ravenwood
John Hurt .... Prof. Oxley
Ray Winstone .... Mac
Jim Broadbent .... Dean Stanforth
Ian McDiarmid .... Prof. Levi
Igor Jijikine .... Dovchenko
Joel Stoffler .... Agente Taylor

FICHA TÉCNICA

Produção .... Frank Marshall
Música .... John Williams
Fotografia .... Janusz Kaminski
Desenho de Produção .... Guy Dyas
Direção de Arte .... Luke Freeborn
Direção de Arte .... Lawrence A. Hubbs
Direção de Arte .... Mark W. Mansbridge
Direção de Arte .... Lauren E. Polizzi
Direção de Arte .... Troy Sizemore
Figurino .... Bernie Pollack e Mary Zophres
Edição .... Michael Kahn
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic
Efeitos Especiais .... Gentle Giant Studios

PRODUTORAS

Paramount Pictures
Lucasfilm
Santo Domingo Film & Music Video
Amblin Entertainment

DISTRIBUIDORA

Paramount Pictures

ERROS

1. Neste filme, Indiana Jones refere-se ao pai como já sendo falecido. Porém, como é que o pai dele poderia morrer se, no filme anterior ("Indiana Jones e a Última Cruzada") ele bebeu água do Santo Graal, o que lhe daria o dom da imortalidade? (Contribuição de Erick Tamberg - Fã de Carteirinha) (O protetor do Graal diz que o cálice não poderá sair do local, o que termina acontecendo, ele não sai. O pai de Indiana e Indiana também bebem da água do cálice o que deveria dar aos dois o poder da imortalidade, mas no filme é dito que o pai de indiana morreu, o que estaria errado, portanto o erro realmente existe.) (Falhinha)

2. Erro na cena em que eles estão lutando nos carros em plena Amazônia, quem fez aquela estrada para os carros andarem tão rápido e sem nenhuma grande árvore no caminho? (Contribuição de Robson Joaquim Cabral Junior - Fã de Carteirinha)

3. Quando Indiana é retirado de dentro do carro, o soldado alemão joga seu chapéu no chão que fica virado com a boca de frente para o carro, mas quando Indiana vai pegá-lo, o chapéu está diferente.

4. Observe que o chapéu está bem ao seu lado quando ele cai no chão, mas ao se levantar ele tem que dar dois passos para chegar até o chapéu.

5. No começo do filme quando Indiana está conversando com a Agente Irina na frente do hangar 51, a mão dele aparece ora dentro do bolso da calça, ora fora entre os cortes.

6. Quando a Arca é tirada da caixa ela puxa os dois pés de cabra colando-os na caixa, mas não puxa as armas dos soldados.

7. Logo depois os lustres se movem na direção da caixa, mas as armas dos soldados não.

8. Depois quando estão carregando a caixa, podemos ver que os objetos no chão seguem a caixa, são atraídos por ela, inclusive a corrente de identificação do soldado, mas continua sem puxar as armas dos soldados. Só depois do corte é que isso acontece.

9. Quando Indiana está fugindo ele arrebenta a porta do barracão, mas deveria ir parar do lado de fora, no entanto ele ainda está dentro do hangar. E a posição onde a arca foi guardada era mais no centro do armazém.

10. O filme se passa em 1957. Há uma cena, logo no início em que Indiana Jones está dentro de um ponto de lançamento de foguetes. A contagem regressiva para o lançamento é mostrada em um contador digital, que não existia nessa época. Basta ver os primeiro filmes do James Bond, rodados no começo dos anos 60, e veremos que os contadores dessa época eram bem diferentes. (Contribuição de Erick Tamberg - Fã de Carteirinha)

11. Indiana foge num foguete super rápido. Quando esse foguete pára eles estão desmaiados, mas na tomada seguinte ele está acordado.

12. ABSURDO: Logo depois ele segura o rosto do alemão e o empurra para fora do foguete. Depois do corte para a tomada de longe ele está empurrando o soldado com a outra mão.

13. Quando Indiana foge do bar, da briga, o garoto manda o velho subir na moto, depois do corte Indiana já está em cima da moto.

14. Quando indiana está falando da mãe do garoto ele se levanta e Indiana pede para ele sentar. Na tomada em que Indiana é filmado de frente ele está com os braços abaixados, mas depois do corte para a tomada de costas, o braço direito está estendido levantando a bisnaga de mostarda.

15. Nitidamente nas cenas de fuga da moto podemos ver o dublê de Harrison Ford.

16. Quando Indiana está na moto, o carro que o persegue tem algo que atinge seu vidro. Logo depois a moto faz uma curva para a direita e logo depois outra para a esquerda passando por um carro verde estacionado. Nessa tomada é possível ver nas costas de Indiana uma proteção ou almofada usada provavelmente para protegê-lo de uma queda.

17. Quando Irina está com o seu carro esbarrando no carro de Indiana, o filho dele aparece em um cipó, pula dentro do carro e vira o volante para à esquerda. Nesse momento os carros estão colados um no outro mas após o corte que é rápido, os carros aparecem afastados um do outro.

18. ABSURDO: Falando em James Bond, foi repetido um erro existente no filme "007 Contra o Foguete da Morte": a cena de perseguição num rio amazônico terminar nas Cataratas do Iguaçu! (Contribuição de Erick Tamberg - Fã de Carteirinha)

19. Quando Indiana acha a máscara, a imagem dela é diferente da primeira para a segunda tomada, de perto.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Em 2000 Steven Spielberg manifestou pela 1ª vez seu interesse em dirigir mais um filme da série Indiana Jones. Segundo o diretor a vontade nasceu a partir da pergunta de seu filho, sobre quando os dois filmes remanescentes do planejamento original seriam feitos. Em 2006 Harrison Ford declarou que se o 4º filme não fosse feito até 2008 desistiria de realizá-lo de uma vez por todas. Foi o suficiente para que Steven Spielberg buscasse um bom roteiro o mais rapidamente possível. M. Night Shyamalan e Tom Stoppard foram convidados a escrever o roteiro do filme.