VOLTAR FILME 11

 

 
 

INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA
SEAN CONERY & HARINSON FORD 

Eles vão fazer de tudo para recuperar uma preciosidade. Pai e filho nesta aventura espetacular.

Mais uma vez Indiana Jones está atrás de um tesouro, o Santo Graal, e tem que lutar com os Nazistas para recuperá-lo.

Só que desta vez seu pai apareceu para dar uma mãozinha.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Steven Spielberg
Escritor: Jeffrey Boam

Baseado na história de George Lucas e Menno Meyjes, e nos caracteres criados por George Lucas e Philip Kaufman.

Gênero: Fantasia / Ação / Aventura

Site Oficial: www.indianajones.com

Paramount Pictures

Título Original: Indiana Jones and the last Cruzade
Tempo: 127 minutos

Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1989
Recomendação: Livre

ELENCO

Harrison Ford .... Indiana Jones
Sean Connery .... Prof. Henry Jones
Denholm Elliott .... Marcus Brody
Alison Doody .... Dra. Elsa Schneider
John Rhys-Davies .... Sallah
Julian Glover .... Walter Donovan
River Phoenix .... Jovem Indiana Jones
Michael Byrne .... Vogel
Kevork Malikyan .... Kazim
Richard Young .... Fedora
Alexei Sayle .... Sultão
Paul Maxwell .... Panama Hat

FICHA TÉCNICA

Produção .... Robert Watts
Música .... John Williams
Fotografia .... Douglas Slocombe
Desenho de Produção .... Elliot Scott
Direção de Arte .... Stephen Scott
Figurino .... Joanna Johnton
Figurino .... Anthony Powell
Edição .... Michael Kahn
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic

PRODUTORAS

Paramount Pictures
Lucasfilm Ltd.

DISTRIBUIDORA

Paramount Pictures

ERROS

1. Quando eles estão debaixo do caixão você vê a chama da tocha ao fundo. Como a chama poderia estar debaixo do petróleo sem incendiá-lo?

2. Quando Indy e a gangue estão correndo dos Nazistas no Canyon of the Crescent Moon, crescente, Indy olha para eles com binóculos.Em um close-up de Indy,mostra que o sol está claramente atrás dele, e os binóculos estão na sua sombra. Entretanto um clarão da lente, alerta os Nazistas da sua presença.

3. Quando o tanque cai no precipício, a torre se separa com o impacto;mas na cena seguinte, o tanque é mostrado rolando com a torre ainda intacta.

4. No princípio, quando ele está lutando a bordo do Coronado, ele é perfurado na face e sangra em um lado; na cena seguinte ele está sangrando do outro lado pela boca.

5. Quando as chamas estão no túnel, eles destroem o caixão para se protegerem. Logo antes disto, Elsa está segurando a tocha, um segundo depois não está mais.

6. A perseguição de barco em Veneza. Logo após Indy dizer "não vá entre eles" um fluxo de jato é visível sobre os dois barcos. Pouco provável em 1938.

7. Quando Donovan toma uma bebida do falso Graal, ele se volta em direção à câmera e você pode ver o parafuso que segura a base do cálice.

8. Neste filme, e em Caçadores da Arca Perdida, os veículos alemães são claramente marcados com o símbolo DAK (Deutsch Afrika Korp) uma suástica em cima de uma palmeira. O DAK e seu símbolo não foram criados até 1942 quando o Hitler tentou salvar os aliados italianos no Norte da África.

9. Em um certo ponto o pai de Indiana acerta a cauda do avião no qual eles estão voando na tentativa que os pedaços atinjam os alemães; na próxima cena o avião é mostrado ao longe, com a cauda intacta.

10. Quando o Indiana Jones se encontra por acaso com Adolf Hitler, Hitler tira o livro da mão de Indiana, pega um lápis e coloca seu autógrafo. A assinatura usada no filme é legível. A assinatura real de Hitler era ilegível. Eles tiveram um perito em assinatura para fazer isto, mas eles decidiram mudar para que o público pudesse ler.

11. Na cena de perseguição de motocicleta depois da fuga do castelo de Brunwald, o cabelo de Indy está notoriamente mais longo que estava nas cenas do castelo. Volta ao comprimento mais curto quando eles param na encruzilhada.

12. A condição da cor do céu muda entre a cena onde Indy e o pai esperam para subir a bordo do Zepplin e a cena logo antes. Em uma, está nublado, e na outra é azul claro.

13. Quando eles estão olhando o precipício no tanque, a barba de Sean Connery está bastante cheia, e uns momentos depois, ainda olhando o precipício, foi aparada.

14. Quando Indiana está mostrando para Marcus o "Diário do Graal" na casa do seu pai, ele fecha o livro 4 vezes seguidas sem abri-lo, primeiro 3 vezes dentro do quarto, e mais uma vez na saída.

15. No princípio quando Indy é jovem, ele luta com alguns sujeitos no trem do jardim zoológico. Quando ele está no engradado com o rinoceronte, o fundo muda em cada cena. Uma vez há árvores atrás e um segundo depois há pedras; uma vez há um precipício e depois uma planície, e tudo muda em questão de segundos nas cenas.

16. Quando o tanque cai do precipício, a torre cai, mas quando eles olham para baixo a torre ainda está intacta.

17. Ao sair para cima das catacumbas, Indy e Dra. Schneider estão notavelmente secos para duas pessoas que estavam debaixo d’água.

18. Quando a escolta nazista entra no canyon seu líder diz "deve ser uma ou duas milhas longe daqui", mas se ele é alemão não deveria usar quilômetros em vez de milhas?

19. Lutadores alemães são na realidade Pilatus P-2 (o suíço fez aeronave construída depois de Segunda Guerra Mundial). Provavelmente quando eles fizeram o filme não havia nenhum Messerschmitt 109 em condições de voar disponível.

20. Indy e o pai dele não perdem seus chapéus quando estão no avião. Eles são pregados?

21. Quando Indy e o pai se sentam no dirigível, Henry apanha um jornal e começa a ler, olhe de perto e você poderá ver que está de cabeça para baixo.

22. Embora uma cena bastante engraçada, como os cidadãos alemães no Zeppelin pudessem ter entendido por que Indy lançou o coronel da SS para fora do navio. Embora ele tenha pedido ingressos em "alemão", Indy explicou a todo o mundo que o coronel não tinha nenhum ingresso em "inglês"...

23. É absolutamente impossível chegar à Grécia em pouco tempo em um Zeppelin partindo de Berlim em tão pouco espaço de tempo que parece no filme.

24. Quando Indiana Jones entra no castelo e fala com o oficial Nazista, ele está declamando o diálogo do oficial enquanto ele está falando.

25. As velas que adornam a parede no quarto do Graal não parecem ter uma chama forte o bastante para iluminar toda a parede. Na realidade, parece que há luz elétrica atrás das velas.

26. Na cena do aeroporto alguém está lendo um jornal. Em vez do ano 1938, a data do jornal é de 1918. Enquanto Donovan e Indy estão olhando para a placa, se você parar o filme enquanto mostrarem a placa, você pode ver o palavra "deorum", que significa "dos deuses". Não é algo que você esperaria que um cristão carregasse, considerando que eles são monoteístas.

27. Durante a cena de perseguição que conduz até os três desafios, Indy usa sua arma e pega a estrada com seu cavalo. Harrison Ford não pôde achar o coldre para a arma dele, assim você pode vê-lo segurando a arma do seu lado até que a cena mude.

28. Quando Indy e o pai estão sendo perseguidos pelos soldados alemães nas motocicletas pode-se ver que são motocicletas japonesas de trail, leves e modernas e não as pesadas e grandes BMW’s que o exército alemão usava.

29. Quando River Phoenix usa o chicote no carro contra o leão, ele se fere no queixo e está sangrando, a câmera mostra o leão, quando volta, ele está sangrando abaixo, do outro lado do queixo.

30. Na cena de lancha onde Dra.Schneider salva Indy e Kasim do barco que é picado pela hélice de um navio, ela dirige a lancha com a roda de direção no lado da mão direita. Segundos depois a roda está no lado esquerdo. Quando a lancha reduz a velocidade permitindo que Kasim desça até o jetty, Indy está na roda que agora está atrás, ao lado da mão direita.

31. Quando Indiana e o Protetor do Graal estiverem lutando no barco que está quase para ser mastigado pelas hélices gigantescas, o ângulo muda, e você pode ver a corda que puxa a frente do barco ao redor para posicionar a parte traseira para destruição.

32. Na cena onde Indy e Protetor do Graal estão no barco que será destruído pelos rotores, há painéis no topo do barco que pulam para cima e são destruídos quando o barco esta passando por trás dos rotores. Na próxima cena, eles estão intactos, depois, são destruídos novamente.

33. Nas catacumbas da biblioteca, Indy e Elsa estão até à cintura de petróleo. Indy tem uma tocha, e se você olhar cuidadosamente, verá pedaços da tocha caírem no petróleo. Não deveria incendiar ?

34. Quando Indy pisa na carta "O" no segundo desafio, o bloco atrás esmigalha. Quando o bloco é mostrado novamente, não está danificado.

35. Quando Indy escala os degraus na biblioteca e se apóia na grade para olhar para o X abaixo, atrás dele está um dos piores suportes que já se viu: uma superfície só de livros.

36. Nas catacumbas debaixo da biblioteca em Veneza (novamente) há referências históricas erradas. Elsa (arqueóloga) explica que essas catacumbas eram para os cristãos escaparem da execução no século IV. Deixando as dificuldades óbvias de construir catacumbas em uma cidade que é um lago, ninguém até então era executado por ser cristão (àquele tempo, na realidade, era a religião oficial de Roma) e de qualquer maneira Veneza foi fundada vários séculos depois (previamente era um pântano vazio). Além disso, o sepulcro que eles acham é obviamente medieval (quer dizer, até mesmo vários séculos mais velho) e a inscrição nele é feita em "romântico" estilo gótico do século XIX.

37. No templo do Canyon of the Crescent Moon, Indiana Jones se apressa para ajudar o pai com o Santo Graal cheio de água. Ele verte até a última gota sobre o ferida do pai virando o Graal de cabeça para baixo,contudo outro ângulo mostra o pai dele apertando o Graal contra o peito, e ainda há um pouco de água nele.

38. Enquanto Indy e Marcus estão no apartamento em Veneza, depois que o Marcus diz, "Ele soube tudo, exceto o nome da cidade", ele bate no diário fechado, então o diário é mostrado aberto, e ele o fecha uma segunda vez, quando Indy o pega, está mais uma vez aberto.

39. Quando Indy leva quatro cavalos antes de lutar com o tanque, três são pretos e um é baío (marrom com pernas pretas, crina e rabo). Sallah está montando um castanho. Quando eles sobem no Templo do Graal, há dois cavalos pretos e dois castanhos. De onde veio o segundo castanho ?

40. Quando Indy confronta o mordomo no castelo, nós ouvimos o mordomo dizer, "Eu sou Mickey Mouse", mas os lábios dele dizem qualquer outra coisa. Ele na verdade disse "Eu sou Jesse Owens" foi mudado porque eles pensaram que talvez o público não soubesse quem era Jesse Owens.

41. Depois que os Jones escapam do castelo alemão de motocicleta, eles param em uma encruzilhada, a primeira cena mostra o poste que diz " Venedig"(Alemanha para Veneza). Um close-up seguinte do sinal, mostra a versão inglesa do nome da cidade, "Veneza"

42. Quando Indy tira a correspondência do bolso no começo do filme, ele mantém o "Diário do Graal" na mão mas derruba as cartas duas vezes, uma vez antes de abrir o pacote e uma vez depois com o invólucro.

43. Aquele cavaleiro no templo do Graal - como ele fala o inglês contemporâneo depois de passar séculos naquela caverna?

44. Depois que Indiana e o Protetor do Graal escapam de barco, e o Protetor revela quem ele é para Indiana, observe seu tórax... quando Indiana pergunta " Quem é você "? ele está olhando para o tórax dele (para a tatuagem), e quando a cena corta para Kasm você pode vê-lo segurando a camisa aberta mostrando a tatuagem para Indy... quando a cena volta para Indy e de novo para Kasm, a camisa dele está fechada e então ele a abre de novo para mostrar a tatuagem para Indy....

45. Na cena do autografo no diário, Hitler escreve com a mão direita. Pouca gente sabe mas Hitler era canhoto. De uma olhada no "Guia dos Curiosos" em celebridades canhotas.(Contribuição de Tiago Webber - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)

46. Na cena em que Indy está lutando em cima do tanque antes deste cair no desfiladeiro, ele cai ao lado do veículo e a alça da sua bolsa fica enroscada no canhão, e ele não consegue se soltar. Quando um tiro acidentalmente dado dentro do tanque acerta o piloto e o tanque se vira, ele consegue a oportunidade para escapar e subir finalmente no tanque. Nota-se claramente que se realmente a alça estivesse enroscada no canhão, ele teria muita dificuldade em conseguir subir, tendo que passar a alça por toda extensão do canhão até conseguir se desenroscar. (Contribuição de Uelder Valongo - Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

47. Quando Indiana Jones está na biblioteca tentando quebrar o piso ( X ) para entrar no túnel que levava ao túmulo do Cavaleiro, ele bate com um apoio de metal no chão fazendo um enorme barulho. Este som coincide com o do carimbo do bibliotecário. Na última tomada da cena, este está segurando o carimbo com a mão fechada, como se estivesse carimbando com toda força, e imediatamente na cena seguinte, quando ele ainda está levantando a mão, mas de outro ângulo, ele está segurando o carimbo com a ponta dos dedos, como se faz usualmente. (Contribuição de Alexandre Moscone - Fã de Carteirinha)

48. Quando Indiana Jones está na biblioteca e quebra o piso ( X ) para entrar no túnel que levaria ao túmulo do Cavaleiro, a parte que deveria estar quebrada visivelmente se vê que foi cortada, e não quebrada. (Contribuição de Almir Lini - Fã de Carteirinha)

49. Na cena da biblioteca, quando ele acha o "X" marcado no chão, na primeira cena vemos que o "X" está pintado, e em seguida quando ele desce a escada, podemos ver que o "X" está desenhado, melhor dizendo, vazado no meio com um contorno, e não mais pintado dentro dele. (Contribuição de Alex Hohol - Fã de Carteirinha)

50. Na cena em que Sallah aponta a espingarda para os soldados nazistas e diz "Drop your guns please" (larguem suas armas por favor) ele fica parado apontando para eles, mas na cena logo em seguida ele aparece atrás do pai de Indy, ao lado de Marcus, e ainda com os braços erguidos, como se ainda estivesse rendido! (Contribuição de Elano Haddad - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros e foi indicado em outras duas categorias: Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Sean Connery).