VOLTAR BLOCO 6

VOLTAR PARA CINEMA 2004

 
   

INIMIGO DO ESTADO
WILL SMITH & GENE HACKMAN

Tony Scott dirige este suspense em que um advogado (Will Smith) é perseguido por agentes do governo ao receber a gravação do assassinato de um congressista.

Sem saber do conteúdo da fita, ele procura um espião altamente especializado, ele era um advogado que não acreditava que tudo podia ser vigiado.

Então um dia sua vida muda completamente, ele se torna um foragido, suas coisas são trocadas, sua ex-amante é assassinada, e seu único amigo pode ser um homem que ele nem conhece.

Começa uma corrida contra altos agentes especialmente treinados para vigiar as pessoas, para tentar ter sua vida de volta.

Suspense e ação do começo ao fim do filme.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Tony Scott
Escritor: David Marconi

Gênero: Ação

Site Oficial: www.enemyofthestate.com

Buena Vista Pictures

Título Original: Enemy of the State
Tempo: 132 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1998 - EUA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Will Smith .... Robert Clayton Dean
Gene Hackman .... Brill
Jon Voight .... Thomas Brian Reynolds
Lisa Bonet .... Rachel Banks
Regina King .... Carla Dean
Stuart Wilson .... Congressista Albert
Laura Cayouette .... Christa Hawkins
Loren Dean .... Hicks
Barry Pepper .... David Pratt
Ian Hart .... Bingham
Jake Busey .... Krag
Scott Caan .... Jones
Jason Lee .... Daniel Zavitz
Gabriel Byrne .... Falso Brill
Seth Green .... Shelby
Philip Baker Hall .... Silverberg
Tom Sizemore .... Pintero

FICHA TÉCNICA

Produção .... Jerry Bruckheimer
Música .... Harry Gregson-Williams
Música .... Trevor Rabin
Fotografia .... Daniel Mindel
Desenho de Produção .... Benjamín Fernandéz
Direção de Arte .... Jennifer A. Davis
Direção de Arte .... James J. Murakami
Figurino .... Marlene Stewart
Edição .... Chris Lebenzon
Efeitos Especiais .... Black Box Digital
Efeitos Especiais .... Mill Film

PRODUTORAS

Touchstone Pictures
Jerry Bruckheimer Films

DISTRIBUIDORAS

Buena Vista Pictures

ERROS

1. Depois que Brill e Will Smith seqüestram o Mercedes, Observe o vidro de trás, tem uma manivela para o vidro. Aquele modelo 99 tem vidros elétricos e não manivelas. O Falhinha já teve uma Mercedez daquelas. E como só andava no banco de trás ele sabe que o comando do vidro fica no console do centro.

2. Durante as cenas do satélite, você ouve um código morse. O código é CQ que é de rádio amador e não é usado pelos espiões. Lembra do filme CONTATO, a menina fala isto no rádio no começo do filme.

3. Na cena na loja de lingerie, Will Smith está falando com uma mulher loira. Ela tem uma parte do cabelo comprido dela por cima e atrás da orelha, mas nas mudanças de câmera  os cabelos estão soltos e para baixo. Quando o câmera muda novamente a parte do cabelo está novamente atrás da orelha. Isto acontece aproximadamente 3 a 4 vezes.

4. Quando Jason Lee sai do carro dele, a janela do lado do motorista pode ser vista uns 15 cm movida, mas quando ele volta ao carro com a fita na mão, a janela está abaixada completamente.

5. No fim, quando Will Smith está assistindo televisão, ele está vendo o próprio rosto dele. A câmera deve estar no teto, mas quando você o vê na tv, a câmera está bem na frente dele.

6. No táxi, o falso Brill freia para evitar bater no sujeito na cadeira de rodas, mas logo depois o sujeito desaparece.

7. Quando eles vão matar o senador, o assassino caminha de um lado do cachorro, mas quando você olha para a fita que foi gravada, o assassino caminha do outro lado do cachorro.

8. O político corrupto é atingido na face. Se você olhar em câmera lenta vai ver os óculos dele caírem duas vezes.

9. Will Smith está andando de carro com sua esposa no começo. O filme é no Distrito de Columbia, Washington, mas você pode ver um néon do lado de fora do veículo, que fica em Los Angeles, California.

10. Na cena onde Gene está falando com Jon, o céu está claro e ensolarado. Logo que Gene Hackman começa a correr está chovendo.

11. Enquanto foge na pickup de Hackman, Smith aponta uma espingarda na frente do rosto de Hackman e atira. Hackman deveria ter ficado surdo, mas ele fez nem mesmo pisca.

12. Quando Gene Hackman está no elevador e tira os sensores de Will Smith, o furgão de vigilância se move para conseguir uma posição melhor. Ele bate em outro carro, mas depois não existe nem um aranhão no veículo.

13. Quando eles entram no esconderijo no fim do filme, o gato é trancado para fora da cerca, e na próxima cena ele está correndo para cima nos degraus.

14. As Imagens de satélite só podem ser vistas com clareza em dias ensolarados. Mas na maior parte está nublado ou chovendo, o que impossibilitaria certas imagens.

15. Quando os técnicos de vigilância estão manipulando os ângulos da câmera para tentar entender o que está na bolsa de Will Smith, eles viram imaginando o que poderia estar ali. Isto é impossível, nem em foto, nem em câmera, só se você tiver várias câmeras para filmar de vários ângulos. A simulação parece real, mas não daria para perceber aquele tipo de volume com uma única câmera.

16. A imagem da loja só poderia ser vista pela espionagem se ela estivesse ligada em rede e conectada em internet ou algo parecido. Os espiões jamais teriam acesso àquelas imagens sem terem grampeado a loja antes.

17. Ao pedir as imagens do satélite, a posição, latitude e longitude, sempre são determinadas em graus e minutos, mas NÃO pedem os segundos. Sabe qual é a diferença que os segundos causam numa distância daquelas onde está o satélite ? E mesmo para uma definição exata de um local ? De aproximadamente 1.85 quilômetros. Então como eles conseguem a posição exata com uma diferença de 3 quilômetros quadrados?

18. Os sapatos de Will Smith foram tirados porque estavam com localizadores, mas quando ele desce as escadas você pode ouvir o som dos sapatos dele. Se ele estivesse descalço não faria este barulho.

19. Na cena em que Will Smith está em casa sozinho apenas com o seu gato, dois sujeitos chegam em sua casa e tocam a campainha na mesma hora em que o gato pula na mesa derrubando uma taça de vinho em cima de seus papeis na mesa. Nesta cena aparece o gato pulando duas vezes. Repare que na hora em que o gato pula na mesa, ele derruba a taça e passa do lado de um abajur, e quando a cena se repete com outra câmera, o gato passa do outro lado do abajur. (Contribuição de Airton Junior - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

O personagem de Gabriel Byrne propositalmente se parece e se veste do mesmo modo que Travis Bickle, o personagem de Robert De Niro em Taxi Driver (1976) e os satélites toda vez que aparecem em cena emitem repetidamente a sigla "CQ", uma abreviação de "Seek You".

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES