VOLTAR BLOCO 43

 

 
 

INIMIGO MEU
DENNIS QUAID & LOUIS GOSSETT JR.

Dois guerreiros envolvidos em uma selvagem guerra futurística entre a terra e o planeta Dracon são abatidos e fazem aterrissagem forçada em um planeta desolado e inóspito.

A princípio, o humano e seu inimigo, um réptil alienígena, estão determinados a destruírem-se mutuamente.

Após terem de enfrentar forças da natureza e um ao outro, os dois pilotos perdidos gradualmente percebem que a única maneira de manterem-se vivos é superarem o ódio.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Wolfgang Petersen
Escritor: Edward Khmara

Baseado na história de Barry Longyear

Gênero: Ficção / Drama / Guerra

20th Century Fox Home Entertainment

Título Original: Enemy Mine
Tempo: 108 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1985 / USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Dennis Quaid .... Willis Davidge
Louis Gossett Jr. .... Jeriba 'Jerry' Shigan
Brion James .... Stubbs
Richard Marcus .... Arnold
Carolyn McCormick .... Morse
Bumper Robinson .... Zammis
Jim Mapp .... Velho Drac
Lance Kerwin .... Joey Wooster
Scott Kraft .... Jonathan
Lou Michaels .... Wilson
Andy Geer .... Bates
Henry Stolow .... Cates
Herb Andress .... Hopper
Mandy Hausenberger .... Médico
Emily Woods .... Simpson
Barry Stokes .... Huck
Colin Gilder .... Chavo
Ulrich Günther .... Daggett
Frank Henson .... Lump

FICHA TÉCNICA

Produção .... Stephen J. Friedman
Música .... Maurice Jarre
Fotografia .... Tony Imi
Edição .... Hannes Nikel
Elenco .... Jane Feinberg
Elenco .... Mike Fenton
Desenho de Produção .... Rolf Zehetbauer
Direção de Arte .... Werner Achmann
Direção de Arte .... Herbert Strabel
Figurino .... Monika Bauert
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic (ILM)

PRODUTORAS

20th Century Fox
Kings Road Entertainment

DISTRIBUIDORAS

20th Century Fox Home Entertainment
Abril Vídeo
Twentieth Century Fox Film Corporation

ERROS

1. Depois de saírem com as naves atrás dos Dracs, Davidge dá um tiro acertando a nave do Drac destruindo-a completamente, e os pedaços voam em cima da nave dele, mas em nenhum momento ele faz nenhuma manobra evasiva tentando fugir dos destroços. Observe em câmera lenta que o pedaço que vem na direção dele, simplesmente desaparece na frente do vidro.

2. Indo atrás da nave do Drac, Davidge vai disparar e fala: "diga adeus cara de sapo", mas ele não poderia dizer isto porque mais tarde ele mesmo comenta que nunca havia visto um Drac. Se ele nunca havia visto um Drac, como ele sabia que eles tinham cara de sapo?

3. Ao entrar na atmosfera do planeta, Davidge manda Joey fechar seu capacete. Ao serem atingidos, faíscas voam do painel do rapaz, e neste momento o capacete de Joey está aberto.

4. Quando Davidge atinge a nave de Jerry, a nave choca-se com a dele batendo no vidro da frente apenas trincando-o quando deveria destruí-lo todo devido a velocidade que eles estavam.

5. Porque Davidge retira seu capacete quando sai da nave? Ele nem sabe se existe oxigênio naquele planeta.

6. Observe também que quando ele aparece depois da nave parar, Davidge já está sem capacete. Em nenhum momento nós o vemos retirando-o.

7. Depois que a nave explode, o som da explosão simplesmente pára, desaparece. Depois de tirar o capacete do amigo, o som da explosão retorna.

8. Porque nenhuma missão de resgate foi até o planeta procurar por Davidge e Joey? Eles ainda poderiam estar vivos, mas nenhuma equipe de resgate foi enviada.

9. Quando o primeiro bicho, parecido com uma tartaruga cai no buraco, ele está indo de frente, mas depois do corte ele já aparece caindo de costas.

10. Depois de comer o bicho, cuspir sua carcaça, e arrotar, vemos Davidge andando e ao fundo a fumaça da nave Drac. Nitidamente uma montagem.

11. Ao chegar na nave Drac, vemos Davidge com uma pistola na sua mão, apontando para frente e com o braço dobrado, mas em seguida ao corte, para a tomada de frente, ele já aparece com o braço abaixado.

12. Jerry amarra Davidge nas duas mãos, nos dois pés e com uma corda que uma a corda da mão com a corda dos pés. Quando a chuva de meteoros começa, Jerry corta apenas a corda que une as outras duas, mas não solta os pés dele que ainda estão amarrados, porém na cena seguinte vemos Davidge correndo, como se seus pés estivessem soltos.

13. Na versão dublada não ouvimos os meteoros caindo quando eles entram na caverna para se protegerem.

14. Ainda na versão dublada, ouvimos Davidge dizer que eles tem que ir para a floresta, mas não existe nenhuma floresta no planeta.

15. Depois de saírem do lago, Davidge está carregando os mantimentos com o Drac atrás dele. Nesta tomada Jerry aparece com a arma apenas na mão esquerda, mas depois do corte para a tomada de frente, Jerry segura a arma com as duas mãos.

16. Quando Davidge diz para Jerry atirar nele, a posição da arma na mão de Jerry muda entre os cortes.

17. Quando Jerry está sentando lendo o seu livro perto do fogo, podemos ver o livro aberto por alguns segundos e a página da direita é igual a da esquerda apenas de cabeça para baixo.

18. Davidge está lendo o livro Drac e diz que nele está escrito que não se deve desejar o mal ao outro. Se aquele livro é tão importante para os Dracs, como Jerry faz parecer no filme, porque então eles estão brigando no espaço? Entendemos que isto é a mesma coisa que diz a Bíblia e outras pessoas aqui na Terra também, e mesmo assim brigamos entre nós mesmos, mas o livro Drac é tudo para Jerry, muito mais do que a Bíblia poderia ser para Davidge. Então não faz muito sentido Jerry estar lutando.

19. Depois do por do Sol, quando os meteoros começam a cair, os dois saem correndo e Jerry cai no chão. Observe que na primeira tomada ele faz isto com o seu lado direito do corpo, mas depois ele está com a barriga no chão.

20. Após o corte vemos que ele vira seu corpo para o lado esquerdo na tomada em close, mas quando a tomada é afastada, ele aparece ao contrário.

21. Quando Davidge se aproxima para resgatá-lo, Jerry já está ao contrário novamente.

22. Dentro do abrigo os dois começam a brigar e Jerry pula por cima de Davidge, depois do corte a posição deles mudou, antes mais baixos e agora mais levantados.

23. Davidge encontra a latinha de Pepsi, e entre os cortes de cena a posição dos seus dedos na lata mudam.

24. Jerry aparece costurando a roupa do seu filho que vai nascer. Neste momento vemos Davidge segurando o livro Drac que está abaixado, mas na tomada seguinte o livro já aparece bem mais alto, na frente do rosto.

25. Mesmo depois que Jerry morre, ainda é possível perceber que ele está se mexendo.

26. Em algumas cenas podemos ver que a palma da mão de Davidge não tem os ferimentos da queimadura que ele sofreu anteriormente, marcas estas que não desaparecem com o tempo.

27. Enquanto conversam, Davidge diz que também não vai esquecer de Zammis, e neste momento a mão de Davidge no rosto do menino Drac muda de posição.

28. Quando vai resgatar Zammis, Davidge entra na cela e encontra o menino Drac deitado de barriga para cima, quase sem poder se mover, mas quando o bandido careca retira Zammis do buraco, ele o faz segurando a criança pelas costas, como se ele estivesse deitado assim.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES