VOLTAR BLOCO 10

 
   

JURASSIC PARK, O MUNDO PERDIDO
JEFF GOLDBLUM, JULIANNE MOORE & PETE POSTLETHWAITE
   

Nesta seqüência de "Parque dos Dinossauros", o sobrinho do milionário John Hammond monta uma equipe para tentar capturar algumas espécies que sobreviveram secretamente em uma ilha próxima.

Quatro anos depois do fracasso do Parque dos Dinossauros na Ilha de Nublar, John Hammond revela a Ian Malcolm que havia uma outra ilha (Local B) na qual  foram criados dinossauros antes de ser transportados para a Ilha Nublar.

Os dinossauros cresceram, e Hammond está ansioso que o mundo os veja no seu ambiente natural antes deles serem explorados.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Steven Spielberg
Escritor: David Koepp

Baseado no livro de Michael Crichton

Gênero: Ação / Suspense / Aventura / Ficção

Site Oficial: www.lost-world.com

UIP

Título Original: The Lost World: Jurassic Park
Tempo: 129 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1997 - USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Jeff Goldblum .... Dr. Ian Malcolm
Julianne Moore .... Dr. Sarah Harding
Pete Postlethwaite .... Roland Tembo
Richard Attenborough .... John Hammond
Vince Vaughn .... Nick Van Owen
Arliss Howard .... Peter Ludlow
Vanessa Lee Chester .... Kelly Curtis Malcolm
Peter Stormare .... Dieter Stark
Harvey Jason .... Ajay Sidhu
Richard Schiff .... Eddie Carr
Thomas F. Duffy .... Dr. Robert Burke
Joseph Mazzello .... Tim Murphy
Ariana Richards .... Lex Murphy
Thomas Rosales Jr. .... Carter
Camilla Belle .... Cathy Bowman
Cyndi Strittmatter ....
Sra. Deirdre Bowman
Robin Sachs ....
Sr. Paul Bowman

FICHA TÉCNICA

Produção .... Gerald R. Molen
Produção .... Colin Wilson
Música .... John Williams
Fotografia .... Janusz Kaminski
Desenho de Produção .... Rick Carter
Direção de Arte .... Lauren E. Polizzi
Direção de Arte .... Paul M. Sonski
Direção de Arte .... William James Teegarden
Edição .... Michael Kahn
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic
Efeitos Especiais .... Stan Winston Studio

PRODUTORAS

Amblin Entertainment
Universal Pictures

DISTRIBUIDORAS

Universal Pictures
UIP

ERROS

Nosso especial agradecimento a Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP, pelos erros enviados do 26 até o 67.

1. O navio de carga quando mostrado na doca é um modelo. Observe as portas onde o T-rex está preso, você pode ver que as portas abrem em outro sentido.

2. Quando o triceratops arrombar a barraca, se você colocar o filme em câmera lenta, você vai poder observar uma câmera no lado direito. Erros do site www.falhanossa.com

3. Quando Ian começa a caminhar para fora do escritório do Dr. Hammond, nós vemos um corredor vazio. Uma cena ou duas cenas depois nós temos uma tomada onde aparece  um mordomo que se levanta à esquerda, então depois ele desaparece.homem

4. Quando o reboque está pendurando em cima de um precipício barrento, quase para cair, um sujeito chega de carro em um pequeno jipe, amarra o reboque a isto, e consegue retirar o reboque em segurança. Bem, à primeira vista isto pode parecer certo, mas aquele reboque tinha pelo menos duas vezes o peso do jipe. E, se o jipe girasse suas rodas na lama assim, perderia qualquer tração que estava usando, e iria direto para baixo com o reboque. 

5. Quando o T-Rex está correndo nas ruas, nós vemos um sujeito que corre mais ao longe. Ele tenta correr para uma loja. A cena é de dentro dessa loja. Quando ele vai abrir a porta é comido pelo Rex e você pode ver o reflexo do câmera no vidro da porta.

6. No começo, quando você ver a família inglesa na praia, a pequena menina que anda, mas parece que a praia muda. Uma hora parece uma praia e depois parece outra, com pedras no mar e ondas menores.

7. Na cena final quando a pequena menina está assistindo televisão, vendo as notícias, quando mostrar a tv você pode ver o reflexo de 4 pessoas sentadas no sofá e um deles é Steven Spielberg.

8. Quando Ian está falando com John no quarto você pode ver um espelho. Depois que o John lhe fala sobre o projeto, a câmera move-se e há uma reflexão de umas calças jeans azuis, provavelmente o operador cinematográfico.

9. Quando Dr.Hammond dá para Ian um copo de água, este copo só tem ¾ de água, mas na próxima cena o copo está muito mais cheio.

10. Quando o reboque desaba, Sarah se segura em uma porta pra não cair, na seqüência essa porta se abre e depois de algumas cenas aparece fechada. 

11. Quando eles estão na cabana, e os raptores estão fazendo as paredes tremerem, uma focinheira de um animal cai da parede e pára na frente da porta. Nós vemos um close-up do raptor que começa a cavar debaixo da porta, então não há nenhum sinal da focinheira. Depois que muda a tomada a focinheira está lá novamente.  Erros do site www.falhanossa.com

12. Quando Sarah se corta na cabeça, os cortes aparecem a desaparecem ou ficam menores entre as cenas.

13. No começo do filme, quando o grupo de salvamento chega na Ilha Sorna, a atriz agarra uma Nikon F5 do fotógrafo. Algumas cenas depois a máquina começa a rebobinar  automaticamente. O problema é o seguinte: Você não consegue ver a maçaneta de rebobinamento se mover, embora você consiga ouvir o motor da máquina fotográfica que rebobina (A Nikon F5 tem uma maçaneta de rebobinado manual para poder rebobinar o filme quando as baterias estiverem fracas). Não havia então nenhum filme na máquina obviamente.

14. Como os homens do navio morreram ? A ponte estava intacta e o T-Rex ainda estava dentro do compartimento de carga.

15. Quando elas estão na ilha e os helicópteros de INGen estão voando, Jeff Goldblum pega o binóculos e olha pelo lado errado.

16. O T-Rex está em uma gaiola enorme. Só que mais cedo no acampamento dos caçadores, tudo foi destruído, equipamento e veículos, então de onde veio esta gaiola? --> Pode ter sido trazido por outra equipe chamada por eles assim como o grupo de Ian havia chamado pelo rádio o helicóptero. Ou eles tinhas vigas extras para montar uma gaiola para o bicho. (Contribuição de Junqueira - Fã de Carteirinha)

17. Em uma cena no meio do filme, você pode ver por um momento a perna de um membro da equipe de filmagem acidentalmente. Erros do site www.falhanossa.com

18. Quando eles estão caminhando ao redor da ilha, Vince Vaughn derruba o papel do chiclete dele. Para quem é membro do Greenpeace, ele não deveria fazer isto. É meio estranho.

19. Quando o veículo está pendurando no precipício e o vidro na parte traseira começa a rachar, você pode ver que o vidro não é o original do veículo.

20. Na cena que Jeff Goldblum está dando para a filha dele as notícias sobre ele ir embora durante alguns dias, ele lhe dá um pedaço de papel com um número escrito. Porém na próxima cena o papel está de volta na sua mão.

21. Na cena em que os raptores estão tentando entrar na cabana, (na cena seguinte do erro número 11) nós não vemos eles tentarem abrir a porta da cabana, o que seria o mais natural, já que no primeiro filme foi mostrado que eles sabiam abrir portas. Se a porta estivesse trancada, como Ian conseguiu entrar na cena seguinte? (Contribuição de Wellington Luís dos Santos da Silva - Marília / SP - Fã de Carteirinha )

22. Algumas cenas depois, Sarah está em cima do telhado e derruba algumas telhas que fazem o raptor que também está em cima do telhado cair. Mas, ela cai também, e aí as telhas que estavam no chão estão de um lado, mas na cena anterior estavam do outro.(Contribuição de Wellington Luís dos Santos da Silva - Marília / SP - Fã de Carteirinha )

23. Antes dela cair, perceba que a cena nos mostra os raptores brigando no chão e ela pendurada, não há nenhuma telha virada pra baixo na fileira que ela está segurando, em seguida quando ela escorrega e cai, ela está apoiada numa telha virada pra baixo.(Contribuição de Wellington Luís dos Santos da Silva - Marília / SP - Fã de Carteirinha )

24. Um segundo antes dela cair, e no momento da queda, a telha quebra e ela fica com o pedaço na mão. Ela cai, mas o pedaço não, estranho ? (Contribuição de Wellington Luís dos Santos da Silva - Marília / SP - Fã de Carteirinha )

25. Quando Eddie sai correndo para acudir o trio, Sarah, Ian e Nick, ele sobe pela frente estilhaçada do trailer e coloca a mão bem em cima de um pedaço de vidro que, revela-se como um belo pedaço de plástico.  (Contribuição de Augusto Cezar Lima Queiroz - Santana / AP - Fã de Carteirinha )

26. No início do filme, na cena da praia, repare na hora em que a menininha grita e seus pais ouvem. Nesta hora, sua mãe está de chapéu. Quando todos correm na direção do grito, porém, ela está sem o chapéu.

27. Na cena onde o Ian conversa com Peter, ainda no início do filme, repare no corte que há quando Peter diz que a InGen pertence a ele: o advogado, que estava dando os papeia para ele assinar, se afasta. Depois deste corte, ele se afasta novamente. Preste atenção.

28. Na cena onde John Hammond entrega a Ian os papéis com as fichas de quem ele pretende enviar à ilha, repare que Ian segura os papéis com as duas mãos. No corte que há quando Hammond diz que a InGen esteve à beira da falência, porém, Ian segura-os apenas com a mão esquerda.

29. Na cena onde vemos Ian conversando com sua filha Kelly pela primeira vez, repare que a posição das mãos de Ian muda no corte que há quando Kelly lhe pergunta porque ela não pode ficar com Sarah.

30. Na mesma cena, repara na hora em que Kelly senta na mesa e apóia as pernas na cadeira: suas mãos também estão apoiadas na mesa. Depois do corte, no entanto, elas aparecem apoiadas nas pernas de Kelly.

31. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que o homem que vemos ao fundo desaparece e entra em cena novamente.

32. No corte que há quando Ian diz a Eddie que o refúgio alto coloca os pesquisadores na altura conveniente para uma mordida, Ian, que estava com a mão direita no pescoço, aparece com ela numa posição completamente diferente.

33. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que, ao fundo, um dos operários ergue o braço, apontando algo. Depois do corte, este operário está com o braço abaixado, e o ergue novamente.

34. Na mesma cena, no mesmo corte, repare também que a posição do homem que está perto deste operário também muda.

35. Na mesma cena, bem em seguida, Kelly caminha no meio dos trailers, com uma maleta. Há um corte. Repare que a posição das pessoas, ao fundo, muda neste corte.

36. Preste muita atenção, ou veja em câmera lenta, o você verá que a posição da mão esquerda de Ian muda no corte onde ele encontra a mochila de Sarah na ilha e examina dentro dela.

37. Logo depois, quando eles ouvem o barulho dos dinossauros se aproximando, repare que, quando Ian se aproxima de Eddie, ele está com uma arma na mão. Depois do corte, a única coisa que Ian segura é a mochila de Sarah.

38. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que, antes, Ian e Nick estão um pouco atrás de Eddie. Depois, estão do lado.

39. Na mesma cena, repare que, entre os cortes, Eddie ora segura uma câmera fotográfica com a mão esquerda, ora uma arma com as duas mãos.

40. Preste atenção, e você verá que a maneira como Nick segura a câmera muda no corte que há na cena onde Ian pergunta o que Sarah está fazendo ao se aproximar dos dinossauros para fotografá-los. Repare em sua mão esquerda.

41. Nick coloca uma pequena antena na pedra para ouvir os sons dos dinossauros, enquanto eles estão sendo caçados pela outra equipe. A posição de todos muda completamente no próximo corte.

42. Na cena onde Dieter atira num dinossauro e pede para Carter colocá-lo novamente dentro do carro, repare que ele segura a arma com a mão esquerda. Depois do corte, com a direita.

43. Na cena onde Roland e Ajay encontram o ninho dos T-Rex, repare que o filhote está comendo e, em dado momento, ergue a cabeça e olha para eles. Depois do corte, porém, o filhote está novamente comendo, com a cabeça abaixada.

44. Preste muita atenção, e você verá que a posição da mão direita de Peter muda no corte que há na cena onde ele fala aos empresários sobre o teatro que Hammond queria construir, mais precisamente na hora em que ele diz: “Ele começou a construção de um anfiteatro perto de onde vocês estão sentados agora”.

45. Na cena onde Sarah e Nick amordaçam o filhote de tiranossauro no trailer, vemos Kelly ao fundo, e ela está com os dois braços abaixados. Depois do corte, porém, seu braço esquerdo está erguido.

46. Na mesma cena, logo adiante, Kelly se apavora e diz que quer sair dali. Ela põe o braço em volta do braço de Ian. Depois do corte, no entanto, Kelly está em outra posição, afastada de Ian.

47. Kelly e Eddie estão no refúgio alto, e vemos que apenas a mão direita de Kelly está apoiada na grade. No corte que há quando eles vêem as árvores se mexendo com a passagem dos tiranossauros, porém, ela está com as duas mãos apoiadas na grade.

48. Na mesma cena, no próximo corte (quando o tiranossauro está passando por eles), a posição de Kelly muda completamente. Preste atenção.

49. Na mesma cena, no mesmo corte, a maneira como Eddie segura a arma também muda. Preste bastante atenção.

50. Logo depois de Sarah devolver o filhote de tiranossauro aos pais, Ian pergunta se ela vai contar aquilo no livro. Nesta cena, Sarah está sentada, com as mãos apoiadas nas pernas. Depois do corte, no entanto, Sarah aparece com os braços cruzados.

51. Logo depois de ser salvo do precipício, Ian discute com Peter. Repare que, quando Ian pergunta se Peter acredita que os “cowboys” dele ajudariam com os dinossauros, Peter segura uma lanterna na mão direita. O modo como ele segura essa lanterna muda completamente no próximo corte.

52. Na cena onde todos decidem seguir para a vila, repare na hora em que Ian sugere que todos mergulhem numa lagoa: ele está com as duas mãos nos ombros de Kelly; depois do corte, porém, ele está apenas com a mão esquerda no ombro dela.

53. Na mesma cena, no próximo corte, repare que Kelly aparece com a cabeça encostada em Ian, o que não ocorria antes.

54. Quando todos caminham pela mata para chegar às instalações, repare que Sarah e Ian caminham na frente de Roland, quando este vê sangue nas folhas. Ele decide, então, dar a ordem para que todos descansem por cinco minutos. Neste corte, Sarah e Ian, que caminhavam na sua frente, estão atrás dele.

55. Na cena onde Roland pergunta a Carter quando ele viu o companheiro desaparecido pela última vez, repare que, ao lado de Carter, está sentado um homem negro, e este está olhando para Roland. Depois do corte, no entanto, este homem negro aparece olhando para baixo.

56. Na mesma cena, no mesmo corte, se você prestar atenção, verá que o mesmo erro ocorre com Nick, que está sentado à direita deste homem negro: antes, ele também olhava para Roland; depois, está bebendo de uma garrafa.

57. Quando Ian e os outros correm pela grama alta tentando evitar os velociraptores, repare que Ian está na frente, junto de Kelly, seguidos por Sarah e, por último, Nick. Quando eles saem da grama e caem, porém, Nick está na frente de Ian.

58. Na cena seguinte, Ian se senta e Kelly se aproxima dele. No corte que há quando Nick diz que está vendo uma estrutura, porém Kelly se aproxima de Ian novamente.

59. Quando Nick consegue entrar nas instalações, ele segura os papéis na mão esquerda. Quando ele tenta acender uma lâmpada e esta estoura, ele passa os papéis para a mão direita. Depois do corte, porém, os papéis estão novamente em sua mão esquerda.

60. Na mesma cena, quando Nick tenta se comunicar pelo rádio, note que ele segura o microfone com a mão esquerda, enquanto que a direita está sobre a mesa. No corte que há quando ele obtém uma resposta, porém, ele está segurando o microfone com as duas mãos.

61. Quando Ian chega às instalações, repare que, ao passar pelo portão, Sarah está de mãos dadas com Kelly, e elas estão à direita de Ian. Quando Ian começa a chamar por Nick, no entanto, elas estão numa posição completamente diferente, atrás de Ian, e não estão mais de mãos dadas.

62. Na mesma cena, Ian começa a chamar por Nick e, em dado momento, grita: “Nick van Owen”. Por que chamá-lo pelo nome inteiro, se no começo do filme Ian criticou Nick justamente por este ter chamado Sarah pelo seu nome completo enquanto eles a procuravam? Será que Ian pensou que havia outro Nick dentro das instalações da InGen?

63. Na mesma cena, quando o velociraptor ataca Sarah, Ian segura Kelly. O modo como ele a segura muda no próximo corte. Preste atenção.

64. Quando o velociraptor salta para pegar Ian (um pouco antes de Kelly matá-lo), Ian está com os braços estendidos. Depois do corte, ele está com os braços para baixo.

65. Veja a cena em câmera lenta, ou preste muita atenção, e você verá que a posição de Sarah sobre o telhado muda no corte que há imediatamente depois do velociraptor saltar sobre o telhado, perto dela.

66. Na cena onde Sarah consegue derrubar o velociraptor que estava no telhado no chão, repare que, quando ele cai, Sarah está com as duas mãos sobre as telhas. Depois do corte, porém, ela se segura apenas com a mão direita e, a seguir, põe a esquerda sobre as telhas.

67. Na cena onde Peter diz a Roland que o tiranossauro e o bebê vão salvar a InGen, Roland olha para Peter. Depois do corte, Roland está olhando para baixo. Preste atenção.

68. Sabendo que as ilhas são de clima inter tropical, certamente muitos animais atuais viviam nelas, mas o único mostrado foi uma cobra no primeiro filme. (Contribuição de Sandro Conte Febras - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

O Filme na opinião de Nicolas Maia de São José dos Campos / SP, deveria se chamar apenas Parque dos Dinossauros, pois o nome Jurassic se refere ao período Jurássico onde o Tiranossauro não viveu. Ele viveu na época seguinte. --> No livro isso é explicado. Hammond tem consciência de que a maioria dos dinossauros é do Cretáceo. Mas ele optou por Jurássico pois "soa melhor". (Contribuição de Luiz Fernando Alves - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhores Efeitos Especiais. Recebeu uma indicação para o Grammy, na categoria de Melhor Composição Instrumental Escrita para um Filme ou para a TV. Recebeu 3 indicações ao Framboesa de Ouro: Pior Roteiro, Pior Sequência ou Remake e na categoria especial Desrespeito à Vida Humana e à Propriedade Privada.