VOLTAR FILME 11

VOLTAR PARA CINEMA 2004

 

 
 

JURASSIC PARK III
SAM NEILL, WILLIAN H. MACY, TEA LEONI & ALESSANDRO NIVOLA

Neste terceiro filme, o Dr. Alan Grant (Sam Neil) tenta manter suas pesquisas paleontológicas, apesar das dificuldades financeiras.

O cientista é procurado por Paul e Amanda (William H. Macy, Tea Leoni), um casal disposto a pagar muito dinheiro para sobrevoar a ilha Sorna, local que já foi usado como criadouro dos dinossauros.

Apesar de ter ficado abalado com seu último encontro com dinossauros vivos, o Dr. Alan Grant (Sam Neill) continua dedicando sua vida a estudá-los e desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento da inteligência dos Velociraptors.

Desesperado em busca de fundos para dar prosseguimento à sua pesquisa, ele aceita a oferta de Paul (William H. Macy) e Amanda Kirby (Téa Leoni), dois milionários que desejam fazer uma excursão aérea na Ilha Sorna e que querem contratá-lo para acompanhá-los.

Porém, durante a viagem o Dr. Alan Grant descobre a verdadeira intenção dos Kirby, que é descer até a Ilha Sorna para procurar seu filho, que desapareceu no local em uma expedição ocorrida 8 semanas antes.

Apesar da oposição de Grant, eles pousam na ilha e acabam sendo atacados por uma nova espécie de dinossauro, maior e mais feroz que o Tiranossauro Rex.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Joe Johnston
Escritores: Peter Buchman, Alexander Payne & Jim Taylor

Baseado nos personagens criados por Michael Crichton.

Gênero: Aventura / Ficção

Site Oficial: http://jp3.jurassicpark.com

Universal Pictures do Brasil

Título Original: Jurassic Park III
Tempo: 91 minutos
Cor: Colorido

Ano de Lançamento: 2001 - USA
Recomendação: Livre

ELENCO

Sam Neill .... Dr. Alan Grant
Téa Leoni .... Amanda Kirby
William H. Macy .... Paul Kirby
Michael Jeter .... Udesky
Laura Dern .... Dra. Ellie Sattler
Karin M. Gaader .... Paleontologista
Mark Harelik .... Ben
Sarah Danielle Madison .... Cheryl Logan
Julio Oscar Mechoso .... Enrique
Trevor Morgan .... Eric Kirby
Taylor Nichols .... Mark Degler
Bruce A. Young .... Nash
Alessandro Nivola .... Billy Brennan

FICHA TÉCNICA

Produção .... Larry J. Franco
Produção .... Steven Spielberg
Produção .... Kathleen Kennedy
Música .... Don Davis
Música .... John Williams
Fotografia .... Shelly Johnson
Desenho de Produção .... Ed Verreaux
Direção de Arte .... Doug J. Meerdink
Direção de Arte .... Greg Papalia
Direção de Arte .... Erich Rigling
Figurino .... Betsy Cox
Edição .... Robert Dalva
Efeitos Especiais .... Digital Domain
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic
Efeitos Especiais .... Skywalker Sound
Efeitos Especiais .... Stan Winston Studio

PRODUTORAS

Universal Pictures
Amblin Entertainment
UIP

DISTRIBUIDORAS

Universal Pictures / UIP

ERROS

1. Observe a urina do T-Rex que o Doutor pega na mão. Quando ele pega o vidro parece estar cheio e com um líquido mais esbranquiçado, quando há o close, o vidro parece ter metade do líquido e agora é amarelado. www.falhanossa.com

2. Na briga entre o Tyrannosauro e Spinosauro, o Tyrannosauro agarra o Spinosauro pelo pescoço com suas mandíbulas. Agora, as mandíbulas do Tyrannosauro tem bastante poder para esmagar qualquer osso. Aquela mordida não deveria teria matado o Spinosauro?

3. Na cena onde o Spinosauro está perseguindo Grant e o menino pela cerca gigantesca, eles pensam que escaparam cortando um buraco pequeno na cerca. Mas o Spinosauro derruba a cerca que é muito resistente. O engraçado é que depois ele não consegue derrubar uma porta do prédio onde eles se escondem.www.falhanossa.com

4. Depois que o aeroplano se chocou, um dinossauro pisa em cima e quebra as janelas. O som que faz é de vidro quebrando, só que as janelas daqueles aviões não são feitas desse tipo de vidro. Elas são feitas com um tipo de Plástico fibroso chamado plexiglass. Então o som deveria ter sido outro.

5. Deve ter um barbeiro ou cabeleireiro na ilha. Eric estava na ilha durante 6 ou 8 semanas e o cabelo dele é do mesmo comprimento que antes? E durante o resto do filme todo mundo deve ter iso ao barbeiro, porque ninguém parece estar com a barba ou o cabelo por fazer.

6. Como aquele sujeito no pára-quedas morreu ? Nós sabemos que os dois estavam vivos quando eles pousaram, porque eles filmaram isto. O menino desce e a câmera mostra o outro sujeito que está para descer, e…?www.falhanossa.com

7. Quero saber, se alguém souber me diga como é o nome do fabricante daquele telefone por satélite. Meus Deus, depois de cair na chuva, ser comido e ir parar na barriga do dinossauro e ainda ter sido expelido nas fezes, ainda funciona? Muito bom mesmo.

8. No começo nós vemos o pessoal no braço passando pela névoa, depois o barco aparece destruído e eles mortos. Mas o que os matou ? Eles estavam muito longe da terra, e o Pteranodons estavam presos na gaiola deles. --> Será que foram os spinossauros, o que mata o tiranossauros, ele também é dino de água? Isto é o que acha o C. Juninho.

9. O menino no filme tinha juntado urina de um T-rex para poder manter os Raptors distantes. Tem um problema com isso: dinossauros eram répteis e foram relacionados a pássaros. Pássaros e répteis não urinam como mamíferos; eles excretam ácido de urina junto com as fezes deles por uma única abertura chamada de cloaca.  Será que o menino coou depois?

10. Na cena onde o Dr. Grant é salvo pelo menino e eles estão sentados no tanque de água do caminhão comendo doce, eles mostram a criança que come uma barra de Crunch sem a embalagem, só com o papel de alumínio, depois ele aparece comendo com a embalagem do chocolate. Depois sem.www.falhanossa.com

11. Quando o Spinosauro está perseguindo o barco, ele emerge completamente do fundo do rio. Pouco depois ele não afunda quase nada. Será que aquele rio é tão fundo de um lado e tão raso do outro? --> Na verdade, o que acontece é que a réplica do Espinossauro, usada em muitas cenas do filme, não afundava na água, boiava, e nas cenas onde foi usada a computação gráfica deram um jeito de fazer o dinossauro submergir. Talvez esse seja uma das causas do filme não ter ganhado muitos prêmios em efeitos especiais. (Contribuição de Sandro Conte Febras - Fã de Carteirinha)

12. Quando o grupo estava voando na ilha, há uma tomada do vôo plano na frente da nuvem, e há a sombra do helicóptero que filmou aquela cena!www.falhanossa.com

13. O pára-quedas está em condição muito boa para o homem ter sido comido com ele. Não tem nem mesmo um fio estragado. O pior ainda é que na gravação da câmera ele está bem, então porque ele morreu?

14. Quando eles estão tentando sair da ilha, na corrida do dinossauro o sangue respinga no vidro. Quando eles se chocam, o vidro é quebrado. Você pode ver que não há nenhum sangue mais no vidro. 

15. No princípio do filme quando o menino e outro estão voando no pára-quedas, ela tem algo escrito como Dino-plane, mas quando Billy é perseguido pelos Pteranodons, o pára-quedas não tem nenhuma inscrição nela. Entretanto reaparece depois.

16. Se você olhar para a cena onde Grant e os outros estão no barco durante o dia, e passam pelo campo de Dinossauros, você notará que quando Eric diz Dr. Grant, eles estão em pé olhando os Dinossauros, mas quando muda a tomada, eles estão sentados a ponto de se levantarem.

17. Quando o Dr. Grant mergulha na água depois que eles são atacados, ele está com o relógio na mão direita antes de ele mergulhar, mas no resto das cenas de Sam Neill ele está com o relógio na mão esquerda.

18. No estouro de dinossauros, Udesky cai e Paul o apanha. Se você olhar para o filme, Udesky sempre está por último. Paul sempre está alguns metros na sua frente, mas ele se move de lugar magicamente quando ele cai. Você nunca vê Paul Kirby cair.

19. No fim do filme quando o Dr. Grant usa o telefone celular dele para chamar a mulher, e conversa com o filho dela, já é noite, e dia onde eles estão. A Costa Rica está na mesma longitude que a Flórida e Michigan, então deveria ser noite ou dia ao mesmo tempo em vez de ser ao contrário.www.falhanossa.com

20. Observe o ferimento de Tea Leoni na bochecha durante o filme. Ele fica mudando ao longo do filme, as vezes parecendo um arranhão, as vezes uma contusão.

21. Na cena de abertura quando eles estão voando em cima da ilha, Ben olha para abaixo para o barco gritando que eles desapareceram. Ele tem uma câmera na mão direita. Ele diz para a criança que não preocupe. Ele põe a mão dele atrás e então a câmera sumiu. Ele não teve tempo de guardá-la na mochila.

22. Quando eles encontram o pára-quedas, eles acham também a câmera. Mas quando eles olham o filme eles vêem que eles desceram bem da árvore. Então porque eles perderam a câmera?www.falhanossa.com

23. No fim do filme quando o grupo é encurralado pelos Raptors, Tea Leoni lhes dá os ovos. Quando o primeiro raptor apanha o primeiro ovo e está seguro em sua boca, mas nas outras tomadas o ovo muda de posição na boca do bicho.

24. O avião no que o grupo voa é identificado do lado de fora como um King Air 300, mas pelo lado de dentro as janelas são completamente diferentes.www.falhanossa.com

25. No fim quando o Spinosauro está no rio é de noite, mas nas tomadas de baixo da água nós podemos ver que lá fora está claro como dia.

26. No começo quando Alan está fazendo o discurso dele, uma mulher está de pé parada, então senta, então ela está novamente parada e se senta.

27. Este filme é feito depois de mais ou menos 4 anos que a ilha já estava abandonada, só que eles encontram comida e a comem. Aquilo não deveria estar estragado?

28. Depois que o Dr. Alan Grant fala com Ellie, no carro nós vemos a luz acesa, um segundo depois ela está apagada.

29. Depois que o Dr Grant e Eric ouvem o telefone tocar, eles correm e acham Kirbys no outro lado da cerca. Durante a cena onde Kirby está falando com Eric e o Dr Grant, quando ele perdeu o telefone, você pode ver um carro passar. Observe o ombro esquerdo dele à direita no canto da tela.

30. No Primeiro filme eles falam que o local B não tem grades. Então de onde elas vieram?

31. Billy diz que ele reconheceu o toque do telefone. Como ele poderia se o telefone não era do seu pai e sim do coordenador da viagem? Lembra no começo do filme que nós o vemos com ele? Apesar de depois o pai dizer que o telefone é dele.

32. Pelo que sabemos os Pteranodons não batem as asas para voar, os ossos são muito pequenos para se fazer isso. Eles esperavam o vento bater em suas asas para então levantarem vôo. www.falhanossa.com

33. Na cena onde eles estão rio abaixo, eles vêem estes dinossauros enormes, um deles está rugindo. Quando ele faz isto você pode ver que ele tem dentes afiados. Como ele não era um carnívoro e sim um herbívoro, então seus dentes não poderiam ser afiados, e sim, planos.

34. Quando a Marinha apanha as sobreviventes, a pessoa no rádio diz que eles têm 6 pessoas a bordo. Eles só apanharam 5 pessoas.

35. Há uma cena em que Sam Neill e o menino começam a ouvir um telefone celular tocando. Quando eles estão perto de uma grade enorme, ouvem novamente, olham pra trás e vêem o Spinossauro que havia ENGOLIDO o piloto e o telefone. Como é que eles conseguiram escutá-lo, se o celular estava dentro do dinossauro, e este estava há vários metros de distância dos dois? (Contribuição de Henrique Cruz de Oliveira - Fã de Carteirinha)

36. Na hora em que o Dr. Grant e os Kirbys estão pegando o celular das fezes no Spinossauro, Eric avisa-os sobre a aproximação do dinossauro esquisito. Reparem que logo depois disso, enquanto os Kirbys e o Dr. Grant estão assustados olhando para o dinossauro, ao fundo pode-se avistar uma imagem desfocada de Eric, que mais parece um boneco imóvel de borracha, e que está nitidamente olhando para um lugar totalmente diferente de onde a cena está ocorrendo. (Contribuição de Leandro Pingo Batista - Fã de Carteirinha)

37. Na cena em que o pessoal guiado por Alan Grant se afasta correndo da cerca eletrificada que, supostamente, isolava o Spinosaurus: ao pararem a correria para descansar, eles se voltam para trás pra olhar o monstro. Neste momento pode-se ver claramente que o grupo de costas não olha para a direção exata do animal, mas, um pouco mais para o lado deste. Trata-se, com certeza, de uma falha de montagem na hora de inserir o dinossauro digital. (Contribuição de Átila Soares da Costa Filho - Fã de Carteirinha)

38. No final do filma aparece na praia um sujeito com o megafone chamando pelos sobreviventes,a câmera corta para o grupo da ilha e quando volta ele simplesmente sumiu ou foi atropelado pelos tanques, depois ele aparece de volta! (Contribuição de Marcio Girundi - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

39. Quando eles estão no barco e saem. Paul vai tentar chamar a atenção do Spino, só que antes de subir a escada, podemos ver claramente uma luz da equipe de filmagem. (Contribuição de Luiz Fabrício - Descalvado / SP - Fã de Carteirinha)

40. Quando Ellie (Laura Dern) está na cozinha com Mark e Grant, o bebê de Ellie começa a chorar e o marido vai acalmá-lo. Então os dois começam a conversar, Ellie vai tomar um café ou chá, e existe um rápido corte de cena e em vez de estar tomando o café, ela está coçando o pescoço. (Contribuição de Luiz Fabrício - Descalvado / SP - Fã de Carteirinha)

41. Quantos metros tem a árvore que o avião ficou pendurado ? Eu sei que o Spinosaurus tem no máximo 7 metros, mas quando ele pega o Nash da aeronave, o avião parece estar baixo, e logo depois de tê-lo comido e dar um rugido, quando todos vão para o fundo, existe uma cena externa do avião caindo, o Spinossauro desaparece. Então o avião cai, e cai, e cai parecendo estar há 10 metros do chão. Se estava, o Dinossauro teve que escalar a árvore. (Contribuição de Luiz Fabrício - Descalvado / SP - Fã de Carteirinha)

42. Na luta entre os dois Dinosssauros, o Dr Grant cai no chão. Com o desespero Paul se afasta de todos e Amanda agarra ou empurra Billy. Quando mostram um close de Grant, Billy sai correndo sozinho. Logo depois Amanda está com Paul. (Contribuição de Luiz Fabrício - Descalvado / SP - Fã de Carteirinha)

43. Quando eles encontram o vídeo de Ben e Eric, sempre mostra um dedo na câmera. Só que nas cenas mais amplas, não tem nenhuma Sra Leoni com o dedão na câmera. (Contribuição de Luiz Fabrício - Descalvado / SP - Fã de Carteirinha)

44. Nas cenas dos Pteranodon, o Dr. Grant dá um chute no Dinossauro, mas ele não desiste e vai atrás dos (pobres humanos). Paul olha o chão, isso por que o terreno está acabando, e se eles continuarem irão cair no rio. Observe em câmera lenta quando Paul olha para o rio com medo de cair. Na verdade é um chão normal. (Contribuição de Luiz Fabrício - Descalvado / SP - Fã de Carteirinha)

45. Na cena em que Kirb se apresenta a Allan ele diz "how are you doing Billy?", como se conhecesse Billy há anos, mas isto não é verdade, Billy nem diz o nome dele, então como sr. Kirb sabia o nome de Billy? (Contribuição de Rafael Ferreira Franco - Fã de Carteirinha)

46. Naquela parte em que todos estão cercados pelos Velociraptors, e o sujeito assopra por aquele osso que todo Raptor tem na fossa nasal para conseguir se comunicar com os outros, achei estranho.Ou ele tem uma baita grande sorte, ou ele teve aulas de "Velociraptorês" para que, na primeira tentativa, conseguisse fazer os Raptors saírem de perto, e eles ficarem vivos. (Contribuição de Eduardo Magalhães - Fã de Carteirinha)

47. Na hora em que eles vão tentar salvar o filho "daquela mulher", ela fica gritando com um alto-falante, eles escutam um rugido de um dinossauro. Eles gritam para ela parar de gritar, se agrupam e de repente aparece uma mosca que pousa na câmera. Eu até pensei que fosse na tv de casa, mas quando eu percebi era no filme. (Contribuição de Renato Otavio da Silva - Fã de Carteirinha)

48. Se a ilha ficou isolada por quatro anos com os animais abandonados a sua própria sorte, como os Pteranodontes sobreviveram este tempo todo na gaiola sem água ou comida externa? (Contribuição de Jason Lorenção Ferreira Costa - Fã de Carteirinha)

49. A estrutura do Pteranodonte, ossos, garras, membranas, são frágeis, como ele elevaria uma presa (a criança) de aproximadamente 40 kg? (Contribuição de Jason Lorenção Ferreira Costa - Fã de Carteirinha)

50. Com toda sua estrutura frágil o Pteranodonto, acredito, só atacaria animais pequenos, provavelmente evitaria animais do porte de um humano. (Contribuição de Jason Lorenção Ferreira Costa - Fã de Carteirinha)

51. Se os Pteranodontes viviam na gaiola, como elevaram o menino a um ninho com filhotes na parte externa da gaiola? (Contribuição de Jason Lorenção Ferreira Costa - Fã de Carteirinha)

52. O Velociraptor atinge aproximadamente 90 cm de altura, estes raptores do tamanho de um humano se pareciam mais com os Deinonichus. Erro que aparece também no 1º e 2º filme. (Contribuição de Jason Lorenção Ferreira Costa - Fã de Carteirinha)

53. Quando deparam com o Tiranossauro, pouco antes da luta do mesmo com o Spinossauro, Dr. Grant pede aos demais para não se moverem, todos fogem e o Tiranossauro os persegue. Não acredito que ele os persegueria, pois ele já estava se alimentando, e os humanos não pareciam uma ameaça a sua presa já abatida. (Contribuição de Jason Lorenção Ferreira Costa - Fã de Carteirinha)

54. O pteranodon que aparece no filme possui dentes, porém o verdadeiro nunca possuiu dentes! (Contribuição de Mauro Coca - Fã de Carteirinha)

55. Os dinossauros voadores Pteronodom representados no filme são dinossauros nômades. Tinham como rota América do Sul e Norte nas regiões costeiras para fugir do frio do inverno. Presos em uma gaiola, certamente não sobreviveriam. (Contribuição de Sandro Conte Febras - Fã de Carteirinha)

56. Sabendo que as ilhas são de clima inter tropical, certamente muitos animais atuais viviam nelas, mas o único mostrado foi uma cobra no primeiro filme. (Contribuição de Sandro Conte Febras - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

A) O Filme na opinião de Nicolas Maia de São José dos Campos / SP, deveria se chamar apenas Parque dos Dinossauros, pois o nome Jurassic se refere ao período Jurássico onde o Tiranossauro não viveu. Ele viveu na época seguinte. --> No livro isso é explicado. Hammond tem consciência de que a maioria dos dinossauros é do Cretáceo. Mas ele optou por Jurássico pois "soa melhor". (Contribuição de Luiz Fernando Alves - Fã de Carteirinha)

B) Em relação ao erro apontado aqui onde se questiona o fato dos homens da lancha, no inicio do filme, desaparecerem e deixarem sangue pelo barco, após passarem pela nevoa, por não ser possível algum Pterossauro ter atacado o mesmo, gostaria de comentar que aquilo nada mais é que um recurso artístico muito a ver com o estilo Steven Spielberg (o filme é dirigido por Joe Johnston, mas a influencia de Spielberg é muito evidente). Deixa-se subentendido, assim, que "de alguma forma" aquilo aconteceu. É proposital para brincar com a imaginação do espectador: Talvez alguma criatura marinha possa ter esticado o pescoço pra fora d'água, agarrado a equipe, ou sei lá o quê... (Contribuição de Átila Soares da Costa Filho - Fã de Carteirinha) --> Na verdade é uma crise que atinge todo o cinema americano, eu acho que teve até uma greve de roteiristas refletindo na verdade uma falta de roteiro, continuidade, direção, etc....,e que os filmes viraram produtos, franquias e desculpas para vender bonequinhos e joguinhos de vídeo game. Como os pilotos da lancha iriam ser comidos por dinossauros se na cena, não aparece nenhum dinossauro ? Nem de longe e eles estão a uma distância satisfatória do litoral, não existia o Tubarãnossauro!! e os Pteronodontes ainda estavam "engaiolados", e durante o filme não houve nenhum vestígio de um dino aquático, e o grande trunfo para o final é quando o Dr. Grant e o menino conversam e ele diz para irem para o litoral e de lá eles vão para um rio e seguem para a costa. Não é recurso artístico, é falta de bom senso, afinal é o trabalho deles verificarem qualquer tipo de erro! Mas é o que eu falei, virou comércio, quanto mais rápido fizerem o filme, mais eles lucram, com os seus derivados, e preparem-se para o 4,5,6, etc... (Contribuição de Marcio Girundi - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha) --> Sim ,existia sim dinossauros, aliás répteis aquáticos no tempo dos dinossauros, a questão é: como os mosquitos picavam eles? Pois se vocês se lembram, eles tiram o DNA dos mosquitos que picavam os dinossauros, e então usavam DNA de sapos para completarem as cadeias de DNA. Mas poderia ser o Spinossauro, mas como eles estavam longe da costa isso realmente é falta de bom senso. (Contribuição de Christian Skolimovski Macedo - Fã de Carteirinha)

C) Jurassic Park 3 é o terceiro filme da série baseada no livro homônimo de Michael Crichton. Os demais foram Jurassic Park (1993) e O Mundo Perdido (1997). O ator Sam Neill e a atriz Laura Dern repetem em Jurassic Park 3 os personagens por eles interpretados no primeiro filme da série. Jurassic Park 3 é o primeiro filme da série em que Steven Spielberg não é o diretor. Neste filme Spielberg ocupa apenas o posto de produtor. Antes da definição do roteiro a ser utilizado em Jurassic Park 3 outros dois roteiros foram descartados pelo diretor Joe Johnston. O primeiro narrava a história de seis adolescentes perdidos na Ilha Sorna, enquanto que o segundo envolvia uma aventura familiar e foi descartado restando apenas 5 semanas para o início das filmagens.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu uma indicação ao Framboesa de Ouro, na categoria de Pior Remake ou Seqüência.