VOLTAR BLOCO 45

 
   

LA BAMBA
LOU DIAMOND PHILLIPS

Richard Stephen Valenzuela, mais conhecido como Ritchie Valens (Lou Diamond Phillips), marcou o final dos anos 50 com uma carreira meteórica, recheada de sucessos e pontuada por uma das canções mais famosas de todos os tempos: "La Bamba".

O filme conta a sua história até o trágico acidente de avião que tirou sua vida.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Luis Valdez
Escritor: Luis Valdez

Baseado em fatos reais.

Gênero: Drama

Columbia Pictures Corporation

Título Original: La Bamba
Tempo: 109 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1987 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Lou Diamond Phillips .... Ritchie Valens
Esai Morales .... Bob Morales
Rosanna DeSoto .... Connie Valenzuela
Elizabeth Peña .... Rosie Morales
Danielle von Zerneck .... Donna Ludwig
Joe Pantoliano .... Bob Keene
Rick Dees .... Ted Quillen
Marshall Creenshaw .... Buddy Holly
Howard Huntsberry .... Jackie Wilson
Brian Setzer .... Eddie Cochran
Daniel Valdez .... Lelo
Felipe Cantú .... Curandeiro

FICHA TÉCNICA

Produção .... Bill Borden
Produção .... Taylor Hackford
Música .... Miles Goodman
Música .... Carlos Santana
Fotografia .... Adam Greenberg
Desenho de Produção .... Vincent M. Cresciman
Figurino .... Sylvia Vega-Vasquez
Edição .... Don Brochu
Edição .... Sheldon Kahn

PRODUTORAS

Columbia Pictures Corporation
New Visions Pictures

DISTRIBUIDORA

Columbia Pictures Corporation

ERROS

O Falha Nossa é o único site do mundo a apontar todos os erros desse filme.

1. No começo do filme vemos Bob andando de moto, e na primeira tomada é possível ver no reflexo dela, a equipe de filmagem.

2. Logo depois percebemos que a estrada onde ele está não tem faixa central, mas ao ultrapassar o carro, a pista tem faixas brancas pintadas no asfalto.

3. Nos anos cinqüenta não havia nenhuma faixa amarela pintada nas estradas, porém, quando nós vermos uma tomada de Bob na sua moto chegando a cidade, a faixa amarela aparece no asfalto. Isto também pode ser visto quando Ritchie e Donna estão passeando no carro dela, e quando Ritchie e o empresário estão saindo para a turnê no carro azul.

4. Quando brinca de brigar a primeira vez nas montanhas, Ritchie pergunta se doeu para o irmão pegando na mão dele, depois do corte ele não está mais fazendo isso, e sua mão está abaixada.

5. Logo depois Bob faz um sinal com o dedo e os dois saem, mas mesmo sem se abaixar para pegar sua guitarra que estava no chão ela aparece milagrosamente na sua mão esquerda.

6. Nunca houve um triângulo amoroso entre Ritchie, Bob, e Rosie. Isto foi criação do diretor Luis Valdez e seu irmão.

7. Na versão dublada quando Rosie vai embora de moto com Bob, o pai dela a chama pelo nome de Rosa.

8.  No trailer de Bob, quando ele e o amigo estão fumando um baseado, é possível ver na primeira tomada que existe uma garrafa redonda em cima da mesa na frente do amigo e da mulher de Bob, mas depois essa garrafa desaparece, ficando apenas a outra quadrada e com rótulo em cima da mesa.

9. Ao chegar em casa com Ritchie, o pai de Donna pergunta que é o garotão e ela responde que é só um amigo, entre os cortes a posição dela muda em relação ao pai. Primeiro afastada na tomada de longe, depois junto na tomada de perto.

10. Ritchie e Bob entram pela porta dos fundos do Cawboy Palace mas na próxima tomada eles estão caminhando pela porta da frente.

11. Quando Ritchie está tocando no Cawboy Palace a sua franja desaparece e reaparece na sua teste entre os cortes.

12. A mãe de Ritchie vai dançar e Bob faz um sinal para o irmão sobre isso, mas depois do corte do close para a tomada afastada, não vemos Ritchie olhando para o irmão, o que deveria estar fazendo, pois se tem a impressão de que Bob falou com ele enquanto este o olhava. Observe também que após o corte Bob está concentrado na bateria e não mais está como antes.

13. No outro dia à mesa, a mãe serve um prato de comida para Ritchie e os objetos em cima da mesa mudam de posição.

14. Quando Rosie senta-se à mesa com Ritchie, os objetos novamente mudam de lugar e um deles some.

15. No salão de festas a mãe de Ritchie fala que são três cocas por trinta centavos. Na tomada de costas dela existem muitos copos à sua frente, mas na tomada de frente existe apenas um.

16. O futuro empresário de Ritchie aparece no salão de festas com as mãos no bolso, mas depois do corte para a tomada em close, ele está com os braços cruzados.

17. Bob encontra os desenhos do Pica-Pau (Woodpecker) em uma caixa de lixo nos estúdios da Columbia Pictures, só que os desenhos do Pica-Pau foram feitos no estúdio de Walter Lantz na Universal.

18. O verdadeiro Bob não achou o desenho do Pica-Pau nos Estúdios da Columbia, ele na realidade encontrou desenhos feitos de personagens da Disney, nos estúdios da Disney.

19. Ao chegarem no estúdio do empresário de Ritchie, o garoto pergunta se ali é o estúdio, quando o empresário se vira e é filmado de outro ângulo, ele aparece com os braços ao lado do corpo, quando na tomada anterior suas mãos estavam dentro dos bolsos.

20. Ao se sentar e falar com Ritchie a posição das mãos do empresário em cima da perna mudam mais uma vez.

21. Quando Ritchie está nos estúdios gravando, vemos que atrás do empresário e do operador da mesa existe um gravador de rolo. Ele fica funcionando o tempo todo e só para quando o operador da mesa vai até lá e o desliga, mas quando o empresário diz: corta e ele aparece retirando seu casaco, atrás dele é possível ver o gravador de rolo parado, mesmo sem o operador da mesa estar lá.

ABSURDO: 22. Logo depois existe uma seqüência de vários "well" e o empresário aparece novamente, só que agora ele além de estar de chapéu, está também com o casaco que havia retirado.

23. Outro corte e o empresário aparece dentro do estúdio sem o casaco e sem o chapéu.

23. Quando o empresário entra no estúdio da rádio KFWB é possível ver que o ponteiro de segundos do relógio na parede nunca está na posição que deveria entre os cortes, ele simplesmente muda de uma posição para outra.

24. Ritchie liga várias vezes para Donna sem conseguir falar com ela, então resolve ir até sua casa. Quando Donna está na porta falando com ele, a mão esquerda dela aparece no batente da porta nas tomadas de frente, mas nas tomadas de costas sua mão está abaixada.

25. Quando Bob leva Ritchie para o bordel, Ritchie prefere ir até o palco para ouvir a música, enquanto ele está chegando no palco, vemos ao fundo seu irmão chegando perto da garota e a abraçando-a, mas após o corte para a tomada de Bob, ele ainda está chegando perto da garota, o que já havia feito na tomada anterior.

26. Observe ainda que as duas vezes que ele se aproxima da garota, na tomada de longe e na tomada de perto, as formas com que ele faz isso são completamente diferentes.

27. A tatuagem de Ritchie no braço mais parece um adesivo do que uma tatuagem. Ela não está inchada, está perfeita. Uma tatuagem feita nos anos 50 não ficaria tão perfeita em apenas algumas horas.

28. É possível perceber no braço da mãe de Ritchie, que ela usa um relógio muito grande para o tipo de relógio feminino usado nos anos 50, que era fino e delicado.

29. No estúdio quando Ritchie diz que quer cantar La Bamba, ele diz que é assim que quer cantar e aparece gesticulando com as mãos, mas depois do corte para a tomada afastada, sua mão direita aparece agora segurando o copo de refrigerante.

30. Na viagem de avião para a Filadélfia, quando são servidas as bebidas, elas são servidas em copos de plástico transparente que só foi fabricado em 1970. Na realidade as linhas aéreas dos anos cinqüenta usavam-se copos de vidro com o logotipo da empresa.

31. Quando Bob está destruindo seus desenhos depois de ficar bêbado, ele bate numa suposta parede de tijolos, mas que balança com o impacto do seu corpo. Observe que ele está no porão da casa, onde provavelmente é feito de concreto.

32. Quando Ritchie está mostrando para sua mãe a casa nova, as sombras mudam de tamanho entre os cortes, indicando que a cena foi filmada em diversos horários.

33. Depois de comprar a casa para sua mãe, vemos as cenas do show de Ritchie e outros artistas. Observe que a posição deles muda várias vezes entre os cortes enquanto cantam.

34. Quando o cantor negro, Jackie Wilson está se apresentando, ele dá um grito colocando sua mão direita sobre o olho na tomada de baixo, depois do corte para o coro feminino ele aparece ao lado, mas em outra posição e com sua boca se mexendo mesmo sem cantar nada naquele instante.

35. Quando Ritchie vai falar com Bob sobre o vestido da mãe para o Natal, Bob reclama e se afasta, e um membro da equipe pode ser visto do lado de fora da janela, entre as cortinas.

36. Quando Ritchie e o irmão Bob brigam na cama, a posição das mão de Bob no pescoço do irmão mudam entre as tomadas.

ABSURDO: 37. Quando Ritchie e o irmão Bob estão brigando, Bob arranca o colar do pescoço do irmão tirando a gravata de Ritchie para fora do pulôver, mas depois do corte a gravata está de volta para dentro do casaco dele.

38. Quando o rádio anuncia a notícia da morte de Holly, Richardson, e Valens em um acidente aéreo, ele coloca a canção "Sonambule" de Santo e Johnny como um tributo para os músicos mortos. O acidente aconteceu dia 2 de fevereiro de 1959 e a canção "Sonambule" não havia sido divulgada até julho de 1959.

39. Quando o radialista está falando sobre os músicos que morreram, ele fala que Big Bopper era da Louisiana. Na realidade, ele nasceu em Sabine Pass, no Texas.

40. No final do filme Bob aparece na ponte, se vira e apóia os braços, mas depois do corte ele já está com os cotovelos apoiados na ponte e com a cabeça baixa.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES