VOLTAR BLOCO 2

 
   

LAWRENCE DA ARÁBIA
ALEC GUINNESS, OMAR SHARIF, PETER OTOOLE, ANTHONY QUINN & JACK HAWKINS

Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence (Peter O'Toole) morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas.

Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: David Lean
Escritores: Robert Bolt & Michael Wilson

Baseado nos textos de T.E. Lawrence

Gênero: Aventura / Drama

Columbia Pictures

Título Original: Lawrence of Arábia
Tempo: 206 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1962 - USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Peter O'Toole .... T.E. Lawrence
Alec Guinness .... Príncipe Feisal
Anthony Quinn .... Auda abu Tayi
Jack Hawkins .... General Allenby
Omar Sharif .... Ali ibn el Kharish
José Ferrer .... Bey of Deraa
Anthony Quayle .... Coronel Harry Brighton
Claude Rains .... Sr. Dryden
Arthur Kennedy .... Jackson Bentley

FICHA TÉCNICA

Produção .... Sam Spiegel
Música .... Maurice Jarre
Fotografia .... Freddie Young
Desenho de Produção .... John Box
Direção de Arte .... John Stoll
Figurino .... Phyllis Dalton
Edição .... Anne V. Coates

PRODUTORAS

Columbia Pictures Corporation
Horizon Pictures

DISTRIBUIDORA

Columbia Pictures

ERROS

1. Quando Lawrence está indo para o campo de Faisal, o seu guia lhe oferece comida de uma lata suja. Lawrence aceita, mas pega o alimento com a mão esquerda. O guia deveria ter jogado a comida fora, pois os Árabes usam a mão esquerda exclusivamente para se limparem no banheiro. --> Em situações atípicas, principalmente quando um dos sujeitos que não é árabe, esses erros de premissa são desconsiderados. Além disso, é um ato em cerimônias e jantares mais formais. Se observarmos quando Lawrence está na tenda do príncipe, ele faz tudo direitinho. (Contribuição de Tiago Minsky - Fã de Carteirinha)

2. No ataque em Aquaba, uma Pick Up branca pode ser vista no estacionamento dos fundos ao lado de alguns edifícios brancos.

3. Depois que Lawrence retorna a primeira vez do Cairo vindo de Aqaba, ele diz em sua reunião com o General Allenby que o exército britânico capturou Gaza. No entanto Aqaba foi dominada dia 6 de julho de 1917, e Gaza não foi capturada por forças britânicas até novembro desse ano.

4. Em sua entrevista de Feisal, Jackson Bentley menciona que "determinados homens influentes" na América queriam que seu país se juntasse a Primeira Guerra Mundial. No entanto, esta conversa ocorre após a queda de Aqaba, que se realizava em julho 1917, e neste período os Estados Unidos já estavam na guerra há alguns meses.

5. No filme, Farraj é ferido mortalmente por um tipo de arma, mas depois Lawrence escreve que Farraj foi ferido por outro tipo de arma ao montar em seu camelo.

6. Quando Lawrence está mostrando sua roupa árabe, suas vestes estão balançando com o vento, mas os arbustos ao fundo estão completamente parados. como se o vento fosse produzido artificialmente só para ele.

7. Quando Lawrence chega no canal de Suez, o navio que aparece é de uma data posterior ao filme, mais moderno.

8. Quando o Coronel Brigghton e Lawrence estão tendo uma discussão depois a destruição do trem, a sombra no rosto do coronel muda entre as tomadas.

9. Ao viajar para o norte a Damacus, Lawrence e Ali olham para a sua direita para verem a artilharia na noite, mas as forças britânicas estavam a oeste, que seria sua esquerda.

10. Quando Allenby e Lawrence visitam a bar dos oficiais no Cairo, logo depois que Allenby diz que te que ir, um veículo moderno é visto rapidamente pela janela.

11. Quando Lawrence está mostrando sua nova roupa de árabe, as sombras deles mudam a cada tomada, ora compridas, ora curtas.

12. Quando Ali pega a arma no chão ele a segura em dois lugares diferentes entre os cortes.

13. Quando Gasim está andando após cair seu camelo, é possível ver em uma tomada as marcas de rodas na areia.

14. Em duas tomadas consecutivas de Bentley passando pela fonte em Jerusalém, as sombras são completamente diferentes.

15. Quando Lawrence está cruzando o deserto com os homens do príncipe sua sombra está do lado direito do camelo, mas na tomada seguinte ela está sobre o camelo.

16. Em várias outras cenas não mencionadas acima, o erro da sombra também acontece.

ERROS REMOVIDOS

ERRO ANTIGO 2. Em vários momentos, os soldados turcos estão usando metralhadoras modelo Browning M1917. Estas armas não poderiam estar sendo utilizadas na época em que se passa o filme, pois não eram fabricadas para uso de americanos, e não estavam disponíveis internacionalmente até o fim da Primeira Guerra Mundial. --> Os personagens do filme eram britânicos e as armas eram da Europa, portanto de acesso livre para os britânicos. (Contribuição de Tiago Minsky - Fã de Carteirinha) --> O filme começa mostrando o jovem coronel Lawrence no Cairo em 1917, no final da Primeira Guerra Mundial, e se estende pela década de 20. Realmente a metralhadora em questão foi produzida no final da Primeira Guerra, mas não entendi a falha que fala "que não era produzida para uso de americanos" se a Browning era americana e há fotos de soldados americanos usando essa arma na França no final da I Guerra. Considerando que a ação do filme começa na I Guerra e se estende pela década de 20, é possível que essas armas tenham sido adquiridas pelos turcos e por muitos exércitos depois da I Guerra. (Contribuição de Elias Mora - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Vencedor de 7 Oscar, "Lawrence da Arábia" é uma das mais grandiosas produções de todos os tempos.