VOLTAR BLOCO 9

 
   

A LETRA ESCARLATE
DEMI MOORE, GARY OLDMAN & ROBERT DUVAL

A chegada de uma mulher a Massachusetts, em 1666, perturba os valores puritanos locais.

Ela insiste em morar só enquanto aguarda a vinda do marido.

Quando ela conhece o reverendo Arthur eles sentem uma paixão incontrolável.

Mesmo longe do marido ela tenta se manter fiel, mas em vão.

Um filme cheio de mistério entre caça às bruxas e muito mais.

Mas não deixe de ver os erros também.



Diretor: Roland Joffé
Escritor: Douglas Day Stewart

Baseado no livro de Nathaniel Hawthorne

Gênero: Romance / Drama

Buena Vista / Hollywood Pictures

Título Original: The Scarlet Letter
Tempo: 136 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1995 / USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Demi Moore .... Hester Prynne
Gary Oldman .... Reverendo Arthur Dimmesdale
Robert Duvall .... Dr. Roger Prynne
Lisa Jolliff-andoh .... Mituba
Edward Hardwicke .... Governador John Bellingham
Robert Prosky .... Horace Stonehall
Roy Dotrice .... Reverendo Thomas Cheever
Joan Plowright .... Harriet Hibbons
Malcolm Storry .... Dunsmuir

FICHA TÉCNICA

Produção .... Roland Joffé
Produção .... Andrew G. Vajna
Música .... John Barry
Fotografia .... Alex Thomson
Desenho de Produção .... Roy Walker
Direção de Arte .... Tony Woollard
Figurino .... Gabriella Pescucci
Edição .... Thom Noble

PRODUTORAS

Cinergi
Allied Stars
Lightmotive
Moving Pictures

DISTRIBUIDORAS

Buena Vista Pictures
Hollywood Pictures

ERROS

1. No começo do filme quando o índio vai queimar o corpo do pai, vemos uma moça atrás dele jogando algo no rio, mas depois do corte para a tomada afastada ela não está jogando nada, sua mão está dentro do cesto.

2. Quando o Reverendo Arthur Dimmesdale suja sua testa de tinta e Hester Prynne ri, ele tenta limpar, depois do corte vemos que a sujeira menor que ele havia conseguido limpar, ainda está lá, diferente, mas ainda está lá.

3. Quando Hester Prynne está tomando banho, ela se lembra do reverendo nadando no rio, o problema é que a imagem mostrada não é a mesma que ela viu. A que ela viu era de cima e esta é de baixo.

4. Na casa dela, Hester Prynne está colocando os cestos na carroça e o reverendo aparece assustando-a. Ela coloca sua mão esquerda na cintura e a outra fica abaixada, depois do corte para a outra tomada, sua mão direita está na frente do vestido.

5. Os dois caminham até a cerca e na tomada de costas a distância entre os dois é muito pequena, mas na tomada de frente a distância é bem maior.

6. Quando os dois quase se beijam no primeiro encontro, a distância da cabeça dos dois muda depois do corte.

7. Depois da filha de Hester Prynne ser batizada, não vemos nenhum sinal de água, ou molhado na cabeça da criança, apesar dela ter sido molhada pelo menos três vezes.

8. Quando Hester Prynne vai avisar o reverendo que o marido dela está vivo, os dois se encontram em uma grade com vidros. Observe a posição da mão esquerda dela que muda entre os cortes.

9. Observe ainda nesta cena que a mão dos dois também muda de posição quando ele se tocam pelo buraco da grade.

10. Quando o marido de Hester Prynne chega até o reverendo e a mulher o apresenta como recém chegado à cidade, vemos que o cabelo dele já está bem grande. para ficar daquele tamanho ele deveria ter ficado pelo menos de seis meses a um ano escondido na casa de Hester Prynne, o que não é demonstrado no filme. E isto levantaria muitas suspeitas na cidade, o que também não acontece.

11. Em certo momento do filme vemos o marido de Hester Prynne observando o reverendo se martirizando, e o filme demonstra claramente a suspeita dele pelo reverendo, mas o filme em nenhum momento dá a entender que ele pudesse ser suspeito de qualquer coisa, já que não houve nenhum motivo para isto. O fato dele se martirizar era bem normal naquela época.

12. O novo médico depois de chegar na cidade domina todas as pessoas. Isto não seria assim tão fácil como mostrado no filme. Muito estranho realmente todos fazerem o que ele manda.

13. O novo médico, o marido de Hester Prynne sugere que a criança seja examinada para ver se não tem nenhuma marca do diabo. Eles vão e examinam a criança. Neste mesmo momento ele sugere que as mulheres que estavam com Hester Prynne também sejam interrogadas, mas isto só acontece depois que a criança já está com cinco ou seis anos de idade. Porque esperaram tantos anos para irem atrás das mulheres? Isto não faz sentido no filme.

14. O marido de Hester Prynne raspa o cabelo em uma cena para atacar o reverendo, então mais tarde ele está com o seu comprimento normal.

15. O Dr. Roger Prynne mata um sujeito erradamente no fim do filme, e você o vê cortar o escalpo. Então depois quando as pessoas acham o corpo, o escalpo está intacto. Mais tarde, você vê novamente o escalpo nas mãos do médico.

16. Muitas coisas no filme ficam mal explicadas, como a prisão de Hester Prynne por heresia depois da morte do rapaz erradamente pelo médico. Porque fizeram isto se quem matou o rapaz na opinião de todos foram os índios?

17. Porque um dos guardas bate no reverendo quando ele diz ter provas de quem matou o homem? Não faz sentido também.

18. Porque o reverendo se entrega se não havia motivos para isto? Ele começou a falar em público e todos estavam prestando atenção nele, então não era necessário se entregar. E porque em nenhum momento ele mostrou a farsa do marido de Hester Prynne? Isto provaria que ele planejou tudo.

19. Depois de tirar a forca do pescoço de Hester Prynne, percebemos que o cabelo dos dois balança muito com o vento forte nas tomadas de perto, mas na tomada de longe, nenhum dos cabelos balança com o vento.

20. Quando os índios invadem a cidade, a posição da criança muda entre as tomadas, primeiro sem nada atrás dela, depois muita coisa. E o que ela estava fazendo ali na rua sozinha? Ela não estava em um local diferente que a outra mulher havia levado?

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou o Framboesa de Ouro de Pior Remake ou Sequência, além de ter sido indicado em outras 5 categorias: Pior Filme, Pior Diretor, Pior Atriz (Demi Moore), Pior Ator Coadjuvante (Robert Duvall) e Pior Roteiro. Na época de seu lançamento A Letra Escarlate sofreu várias críticas por ter modificado o final do livro de Nathaniel Hawthorne. A Letra Escarlate é a 5ª versão cinematográfica do livro de Nathaniel Hawthorne. As demais foram lançadas em 1917, 1926, 1934 e 1972.