VOLTAR FILMES 29

 
   

LIGADO EM VOCÊ
MATT DAMON & GREG KINNEAR

O senso de humor ousado e a emoção dos irmãos Farrely se unem na altura do quadril quando o ganhador do Oscar Matt Damon e o indicado ao Oscar Greg Kinnear interpretam os irmãos siameses Bob e Walt Tenor, que literalmente não conseguem se desgrudar. A ligação peculiar que possuem os levam à loucas complicações quando Walt decide realizar seu sonho de se tornar ator e resolve convencer seu relutante irmão a seguí-lo nessa jornada.

Bob e Walt Tenor são lendas em sua cidadezinha, se destacando nos esportes e os orgulhosos proprietários de um restaurante de fast-food onde suas quatro mãos trabalham na velocidade da luz.

Quando Walt não consegue mais controlar seu desejo de atuar, ele convence Bob a honrar o pacto que fizeram na infância de nunca impedirem o outro de fazer alguma coisa, e os irmãos seguem rumo às brilhantes luzes de Hollywood. Bob e Walt logo fazem amizade com uma vizinha sensual (Eva Mendes), que ajuda Walt, levando-o ao idoso e grisalho empresário (Seymor Cassel), cuja idéia para o primeiro trabalho para Walt é em um filme pornô.

As coisas finalmente começam a melhorar para Walt quando os garotos encontram a lendária diva – e vencedora do Oscar – Cher. Tentando sabotar seu novo programa de televisão, da qual ela não quer fazer parte, Cher convida Walt para ser seu parceiro. Mas ao invés de ser a ruína do programa, Walt o impulsiona para o topo da audiência, e os irmãos se tornam celebridades instantâneas. Porém, a verdadeira aventura está apenas por começar, pois Bob encontra o amor em uma antiga amiga da internet, e os irmãos tomam uma decisão que irá mudar suas vidas para sempre.

Não importa o que aconteça aos garotos, uma coisa é certa: nada poderá ficar entre os dois. O estilo distinto, indo além de qualquer limite, das comédias de Peter e Bobby Farrely, tem sido celebrado ao redor do mundo desde sua estréia na direção com “Débie e Lóide”. Eles criaram personagens ícones e histórias originais e inconfundíveis que emocionam as platéias ao mesmo tempo em que as matam de rir. Os trabalhos seqüentes dos irmãos Farrely – “Kingpin-os reis do boliche”, “Quem vai ficar com Mary?”, “Eu, eu mesmo e Irene” e “O amor é cego”– já faturaram mais de um bilhão de dólares de bilheteria no mundo inteiro.

Com todo seu sucesso comercial, os Farrely nunca se esqueceram o que no final das contas guia seus filmes e fazem platéias deixarem as salas de cinema se sentindo bem. “Para que nossos filmes dêem certo, a platéia precisa se importar com os personagens,” diz Peter Farrely. “Quando desenvolvemos um filme, nós começamos o processo criando personagens que sejam fáceis de se gostar e em quem possamos colocar nosso tipo de humor. Em nossos filmes nós tentamos dar muito sentimento e momentos de introspecção aos nossos personagens pois, isso os torna mais reais. Uma comédia com noventa minutos de risadas e sem nenhuma emoção, tende a ficar unidimensional.”

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Bobby Farrelly & Peter Farrelly
Escritores: Bobby Farrelly & Peter Farrelly

Gênero: Comédia

Site oficial: www.stuckonyoumovie.com

20th Century Fox

Título Original: Stuck on You
Tempo: 118 min

Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2003 - USA - Estréia Nacional dia 05 de março de 2004.
Recomendação: Livre

ELENCO

Bob .... MATT DAMON
Walt .... GREG KINNEAR
April .... EVA MENDES
May .... WEN YANN SHIH
Mimmy .... PAT CRAWFORD BROWN
Rocket .... RAY "ROCKET" VALLIERE
Tommy .... TOMMY SONGIN
Moe .... TERENCE BERNIE HINES
Cher .... CHER
Howard .... JACKIE FLYNN
Morty O’Reilly .... SEYMOUR CASSEL

FICHA TÉCNICA

Argumento .... CHARLES B. WESSLER & BENNETT YELLIN & PETER FARRELLY & BOBBY FARRELLY
Produção .... BRADLEY THOMAS, CHARLES B. WESSLER, BOBBY FARRELLY & PETER FARRELLY
Produtor Executivo .... MARC S. FISCHER
Diretor de Fotografia .... DAN MINDEL
Desenho de produção .... SIDNEY J. BARTHOLOMEW, JR.
Montagem .... CHRISTOPHER GREENBURY, A.C.E. & DAVE TERMAN
Figurinos .... DEENA APPEL
Co-Produtores .... MARK CHARPENTIER, GARRETT GRANT & KRIS MEYER
Supervisores Musicais .... TOM WOLFE & MANISH RAVAL
Efeitos especiais de maquiagem .... TONY GARDNER
Música MICHAEL ANDREWS

PRODUTORAS

Twentieth Century Fox
Conundrum Entertainment

DISTRIBUIDORA

20th Century Fox

ERROS

1. Na cena onde Moe está apresentando seu apartamento aos irmãos Tenor, a estrela da porta é dourada. Mais tarde em outra cena ela é prateada. Essa estrela muda de cor várias vezes durante o filme. (Contribuição de André Ribeiro - Hudson - Massachussets - USA - Fã de Carteirinha)

2. Quando Bob e Walt são levados para fora do hospital após a separação, no momento em que as portas abrem, em um reflexão na da esquerda, você pode ver o grupo inteiro de câmeras se moverem ao longo do corredor. Em outra cena um outro membro do grupo pode ser visto na parte de trás do corredor. (Contribuição de André Ribeiro - Hudson - Massachussets - USA - Fã de Carteirinha)

3. Pouco antes de Bob ter seu primeiro ataque de pânico, Walt está segurando o jornal com a mão esquerda, quando muda a cena o jornal está na mão direita sem que ele se mova. (Contribuição de André Ribeiro - Hudson - Massachussets - USA - Fã de Carteirinha)

4. Quando os dois irmãos estão correndo logo no começo do filme, é possível perceber que o braço direito de Walt está nas costas do irmão, enquanto o braço que vemos é de pano ou algo assim, a luva onde deveria estar a mão balança desproporcionalmente.

5. Bob e Walt abrem a porta do carro para May no primeiro encontro, mas logo depois ela está fechada, mas eles nunca fecharam as portas do carro.

6. No estúdio de filme pornô, podemos perceber a montagem na pele que une os dois irmãos.

7. Na cena onde os irmãos estão tentando fazer os sanduíches antes do tempo marcado, eles montam vários, e é possível perceber que pelo menos um deles já tem mostarda, antes mesmo dela ser colocada.

8. Quando estão indo para o hospital, o empresário aparece no seu carrinho fumando um charuto, mas a fumaça que deveria ir para trás pela força normal do vento, vai para frente.

9. Bob e Walt não podem ser gêmeos siameses porque eles não são idênticos. Gêmeos Siameses são formados pelo mesmo óvulo e inevitavelmente idênticos. Mas como isto é uma comédia…

10. SUPER, HIPER, MAIS DO QUE ABSURDO: No começo do filme, logo na abertura, podemos ver o despertador tocando, e os dois irmãos acordando, levantando-se da cama. Observe na hora em que eles colocam os pés no chão, entre as pernas dos dois. Você vai ver a cabeça de alguém em baixo da cama. Quem é este sujeito, o que eles está fazendo ali? Realmente impressionante! Será que o famoso menino misterioso que apareceu atrás da cortina, encostado à janela no filme "Três Solteirões e Um Bebê" cresceu e resolveu dar as caras neste filme também? (Contribuição também de Lucas de Toledo Goulart Bois e Tiago - Fãs de Carteirinha) [CONFERIR O ERRO]

11. Na parte em que aparecem eles jovens correndo de outros meninos, após a cena em que estão fantasiados de Alien, podemos reparar que o loiro está na esquerda. Mas como? (Contribuição de Paulo Henrique - Fã de Carteirinha)

12. Na cena em que Cher está discutindo com seu empresário e os irmãos chegam, o empresário está com as duas mãos vazias, na tomada seguinte ele está com uma garrafa de água mineral na mão. (Contribuição de Roberto Junior e Tati - São Gonçalo / RJ - Fãs de Carteirinha)

13. Na cena em que Bob está provando uma roupa especial azul para ficar invisível, ele fica invisível na filmagem, sendo que quando vemos a filmagem no televisor, o próprio televisor tem que aparecer na reprodução, mas ele também está invisível. (Contribuição de Roberto Junior e Tati - São Gonçalo / RJ - Fãs de Carteirinha)

14. Na cena em que os irmãos são presos, é impossível um ficar do lado de dentro e o outro do lado de fora da cela. (Contribuição de Roberto Junior e Tati - São Gonçalo / RJ - Fãs de Carteirinha)

15. Na cena em que Watt e Cher estão conversando no final do filme, de uma tomada para a outra a taça de bebida da Cher esvazia sem que ela toque na taça. (Contribuição de Roberto Junior e Tati - São Gonçalo / RJ - Fãs de Carteirinha)

16. Quando os irmãos estão na boate com as suas namoradas, tem uma garrafa de champanhe dentro do pote de gelo em cima da mesa, sendo que na hora em que eles levantam para dançar a garrafa sumiu. (Contribuição de Roberto Junior e Tati - São Gonçalo / RJ - Fãs de Carteirinha)

17. Na cena que os irmãos estão no bar falando sobre a separação, a xícara de Watt muda de posição. (Contribuição de Roberto Junior e Tati - São Gonçalo / RJ - Fãs de Carteirinha)

18. Na cena em que o empresário da Cher está negociando com o dono do filme, um japonês e uma mulher, a gravata do dono do filme é azul, logo depois a cena volta com o empresário dos irmãos e a gravata já é amarela. A gravata do japonês também muda de cor. (Contribuição de Roberto Junior e Tati - São Gonçalo / RJ - Fãs de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A FOX e o Falha Nossa convidaram você a se ligar!
Eles mandaram um e-mail
respondendo: Quem é a pessoa mais ligada a você e porque?
E concorreram a prêmios exclusivos do filme. Confira os prêmios e o Resultado.

1º ao 10º lugar:
01 Boné e um par de ingressos exclusivos do filme.

Caroline E. de Campos - Curitiba / PR
Fernando Lins Vidal - Curitiba / PR
Filipe Nasder Tobias - Porto Alegre / RS
Flávio Feitosa Santos - São Paulo / SP
Francisco Rodrigues Pais - Recife / PE
Gracia Maria Pereira - Curitiba / PR
Liliane Perdoso Carvalho - Belo Horizonte / MG
Pablo Tosquan - Rio de Janeiro / RJ
Paulo Pereira Roberto - São Paulo / SP
Paulo Rogério de C. Costa - Barra Bonita / SP

11º ao 15º lugar:
01 par de ingressos.

Angélica da Silva Sampaio - Paranamirim / RN
Beatriz Fernandes Credidio - Fortaleza / CE
Daisy Fonseca Motta - Belo Horizonte / MG
Fabrício de Andrade dos Reis - Lambari / MG
Mabel Fernandes Souza - Camaçari / BA

A Fox e o FalhaNossa agradecem a participação de todos.

::.. FOX ..::

IMAGENS E CURIOSIDADES

NOTAS DA PRODUÇÃO

Em LIGADO EM VOCÊ, os irmãos Farrelly levam seu tipo de humor à novas direções, explorando os laços entre Walt e Bob Tenor, que não permitem que sua condição os impeça de levarem uma vida norma e bem sucedida. A gênesis da história original começou a aparecer logo após que os Farrely escreveram “Débi e Lóide”.

“Essa idéia tem treze anos,” diz Bobby Farrely. “Nosso parceiro de roteiro na época, Bennet Yellin, achou que uma história sobre irmãos siameses daria um bom filme. Peter, Charlie Wessler e eu concordamos, mas com a condição de que os gêmeos não seriam motivo da piada. Era muito importante que fossem bem sucedidos.”
“Nós queríamos fazer um filme sobre gêmeos siameses que se realmente se deram bem na vida.” Acrescenta Peter Farrely. “Nunca houve muitos filmes sobre gêmeos siameses e certamente nenhum com humor e uma mensagem positiva. Nos primeiros cinco anos em que trabalhamos no roteiro, todos ficaram assustados com enredo. Com o passar dos anos, as pessoas foram gradualmente se tornado mais sensíveis à idéia, mas por um motivo ou outro, nunca era o momento certo para produzir o filme.”
Apesar do roteiro ser um dos favoritos dos Farrely, não foi até a realização final de “O amor é cego” em 2002 que o projeto decolou. “Nossos filmes tendem a acontecer organicamente,” diz Bradley Thomas, parceiro de produção dos Farrely de longa data. “LIGADO EM VOCÊ” começou a acontecer rapidamente quando Peter pegou vários rascunhos antigos do roteiro e os reuniu em um. Um dos desafios na realização desse filme foi encontrar atores que pudessem dar vida aos dois personagens que viviam juntos lado a lado por 32 anos.
“LIGADO EM VOCÊ” baseia-se em seu elenco “, diz Bobby Farrely”. No começo, estávamos inseguros se seriamos capazes de escolher os atores certos. Para que a história funcione, tem que haver química entre os dois atores principais. O papel também exige que os dois estejam dispostos e sejam capazes de permanecerem unidos fisicamente um ao outro por três meses, sem que isso afete suas performances. ”Durante esses anos nós tivemos um número potencial de combinações de atores para os papéis, mas nada era muito certo até que minha irmã Cindy sugeriu Greg Kinnear e Matt Damon. Peter e eu achamos que os dois seriam uma combinação perfeita.”
Os rascunhos mais antigos do roteiro descreviam Walt parecendo vinte anos mais velho do que Bob, pois eles dividiam o fígado e Walt estava envelhecendo mais rápido. A participação de Damon e Kinnear mudou tudo. “A história do fígado ainda existe,” diz o produtor Charles B. Wessler, porém, Matt e Greg aparentam apenas pouco tempo de diferença, o que torna suas histórias e relacionamento mais orgânica e crível.”. Os Farrelly voaram em direção à Nova Iorque para jantar com Matt Damon na esperança de convencê-lo a interpretar o papel de Bob Tenor. “Matt nunca havia feito uma comédia “rasgada” como LIGADO EM VOCÊ, mas nós achamos que, se você é um bom ator, você pode fazer qualquer coisa – e Matt pode.”
“Tinha ouvido que Peter e Bobby estavam interessados em mim para participar de uma comédia sobre gêmeos siameses,” disse Damon. “A princípio, eu estava um pouco cético em relação a isso pois, eu achava que o filme pudesse ser um pouco ofensivo. Quando li o roteiro, descobri que a história era doce e emocionante – e engraçada também.” “Peter, Bobby e Bradley me fizeram rir durante todo o jantar,” prossegue Damon. “Eu os convidei para ir ao meu apartamento. Minha namorada estava lá com algumas amigas. Peter perguntou, ‘Posso usar o banheiro?’ Dois minutos depois ele aparece ensopado, como xampu no cabelo e vestindo apenas uma toalha. ‘Por acaso vocês tem condicionador?’ Ele perguntou. A idéia por trás disso era, ‘se você acha que isso não é engraçado, não trabalhe conosco;mas se você achou isso engraçado, então pode assinar o contrato.’ Eu achei genial, mas o que ele não sabia, era que eles já haviam me ganhado quando me disseram ‘Oi’.
“Eu adorei o entusiasmo e a paixão de Peter e Bobby”, Kinnear conta. “Eles escreveram um roteiro engraçado que segue a vida de dois irmãos, cada um com sua própria identidade apesar de estarem ligados um ao outro por um pedaço de 20 centímetros de carne. Não é uma história típica ou fácil de se contar, mas se alguém conseguiria fazer isso, seriam Peter e Bobby Farrelly”.
Conta Peter Farrelly: “Acho que Greg é um astro pouco valorizado, principalmente em comédias. Como o personagem de Walt, Greg é um cara feliz e otimista. O personagem de Matt é mais prático e reservado. Foi uma escolha inspirada de atores e no final eles não só se sentiam como mas pareciam irmãos”.
Bob e Walt cresceram em Martha’s Vineyard, onde eram aceitos e amados. São proprietários e trabalham no Quickee Burger, um popular restaurante “fast food”. Apesar de serem irmãos siameses, os irmãos sempre provaram que dois são melhores que um só, já que são excelentes jogadores de beisebol, futebol, tênis, boxe e hóquei.
Apesar do sucesso dos gêmeos em sua cidade natal, Walt não consegue mais adiar seu sonho de ser ator em Hollywood. Embora Bob resista à idéia, ele acaba cedendo a seu irmão.
“O desejo de Walt de se tornar ator os lança em sua jornada”, conta Damon. “Bob tem 90% do fígado deles, então Walt envelhece mais rápido. Walt acha que se tiver chance de ser famoso um dia, a hora é essa. É um grande sacrifício para Bob abandonar o Quickee Burger, mas no final ele percebe o quanto Walt deseja ser ator. LIGADO EM VOCÊ é, em última instância, sobre o amor e o sacrifício de 32 anos de seu relacionamento”.
Depois que os gêmeos abandonam o conforto e a segurança de Martha’s Vineyard atrás das luzes brilhantes e da incerteza de Hollywood, eles se mudam para um condomínio de quinta categoria chamado Rising Star apartments. Bob e Walt ficam amigos de sua vizinha, April, uma jovem e sexy atriz que também busca o difícil sonho de ser uma celebridade. Eva Mendes, uma das atrizes mais quentes da atualidade, faz o papel dela.
“Não conhecíamos Eva muito bem na época do teste dela”, conta Bobby Farrelly. “Ela veio com outras 50 atrizes e nós ficamos impressionados com ela. Quando ela saiu da sala, nós todos concordamos que não precisávamos ver mais ninguém e oferecemos o papel a ela”.
“Adorei April na hora”, conta Mendes. “Ela não é uma cientista espacial, mas tem uma boa natureza e é ambiciosa. April acha legal que Walt e Bob estejam ligados um ao outro porque isso faz com que sejam únicos. Ela pode parecer uma boboca típica de L.A., mas ela é alegre e gosta que seus amigos também sejam assim. Os Farrelly sempre conseguem criar personagens com uma doçura adorável, não importa o quão malucos ou diferentes sejam”.
Através de sua amizade com April, os rapazes conhecem o idoso, grisalho e descarado empresário Morty O’Reilly, interpretado por Seymour Cassel. “Em Bob e Walt, Morty vê dois caras bem apessoados e acha que ele vai conseguir que ganhem dinheiro rapidamente”, conta Cassel. “Ele os aceita porque juntos fazem uma dupla incrível”.
Morty consegue o primeiro trabalho de Walt – infelizmente num filme pornô. Mas a sorte de Walt muda para melhor quando encontra por acaso Cher, e esta acaba o escolhendo para co-estrelar sua nova série dramática na televisão, “Honey and the Beaze”. O motivo de Cher na escolha de Walt? Ela quer acabar com seu show e escapar de seu contrato. Quando seu plano dá errado e o show se torna um sucesso, Cher tenta impedir a ascensão meteórica de Walt e trazê-lo rapidamente de volta ao chão.
Na primeira versão do roteiro, o papel de Cher era de uma estrela de cinema fictícia. “No último minuto decidimos escolher uma pessoa verdadeira e pedir que ela interpretasse uma versão cômica de si mesma”, conta Bobby Farrelly. “A primeira pessoa em quem pensamos foi Cher”.
“Cher gostou muito do roteiro, mas eu fiquei um pouco nervoso quando nós a chamamos pela primeira vez”, conta Peter Farrelly. “O que estava escrito no roteiro era uma versão cômica e cruel dela que não se parece nem um pouco com o que ela é na vida real. Tendo crescido com Cher e a conhecendo de longe, ela sempre me pareceu uma das mulheres mais legais de todos os tempos. Também achei que ela era o tipo de pessoa que iria gostar de tirar sarro de si mesma e iria nos deixar que forçássemos um pouco a barra”.
Outra mulher que entra na vida dos gêmeos é namorada pela Internet de Bob Internet, May Fong, interpretada pela estreante Wen Yann Shih. Depois de assistir a Bob cortejar May “on-line” por três anos, Walt acha que está fazendo um favor ao seu irmão quando ele combina secretamente seu primeiro encontro real. Para sua grande surpresa, Walt rapidamente descobre que Bob deixou de lado alguns “pequenos” detalhes – como o de ser um gêmeo siamês – em sua correspondência com May.
May, do modo que foi escrita, tem a tendência a ter ataques de pânico e não é nem um pouco confiante em si mesma. “As atrizes que entrevistamos eram lindas e pareciam ter alguma experiência”, conta Bobby Farrelly. “Todas que vimos pareciam estar em controle da situação, o que faria com que fosse difícil para as platéias acreditarem que a personagem ficaria ansiosa a respeito de seu encontro com Bob. Então decidimos que ela teria de ser estrangeira e insegura sobre como se comportar numa cultura diferente. Pensamos em diferentes nacionalidades e, Wen surgiu e era exatamente o que queríamos”.
Para a desconhecida Wen Yann Shih, descobrir que tinha sido escolhida para o elenco de LIGADO EM VOCÊ ao lado de Matt Damon e Greg Kinnear foi uma experiência surreal. “Fiquei absolutamente chocada quando fui escolhida”, conta. “Eu não conseguia papeis nem em sit-coms – e lá estava eu pronta para co-estrelar um filme dos irmãos Farrelly”.
Completando o elenco de apoio temos Pat Crawford Brown como Mimmy e Ray Valliere como Rocket, que são a garçonete e o assistente de longa data de Walt e Bob no Quickee Burger; Jackie Flynn como Howard, o empresário atormentado de Cher e Terence Bernie Hines como Moe, síndico do Rising Star apartments.
Com escolha do elenco terminada, os produtores começaram a escolher as locações. Já que uma boa parte da história se passa Hollywood, eles filmaram as três primeiras semanas em Los Angeles – a primeira vez para os Farrelly, que gostam de filmar em locações.
De Los Angeles, a produção se dirigiu ao leste para uma semana de filmagens na região de New England – uma tradição dos Farrelly – antes de viajarem para Miami, onde filmaram “Quem vai ficar com Mary?”. Cher se juntou à produção em Miami, onde ela passa boa parte do tempo, e ela ficou feliz de mostrar a cidade para o elenco.
Eva Mendes voltou à Miami para esse, que é seu quarto filme consecutivo. “Miami é uma cidade ótima”, conta, “mas tendo passado tanto tempo trabalhando lá, talvez tivesse preferido um outro local, se não fosse pela chance de trabalhar com os Farrelly”.

Fonte: Fox Filmes