VOLTAR BLOCO 22

 
   

LISBELA E O PRISIONEIRO
SELTON MELLO & DÉBORA FALABELLA

A divertida comédia romântica baseada na obra de Osman Lins se passa em um ambiente “nordeste pop” repleto de cores, sotaques e músicas populares. Os personagens marcantes que tanto sucesso fizeram na versão teatral e no especial de televisão da TV Globo são reeditados em deliciosas e elogiadas interpretações.

LISBELA E O PRISIONEIRO é uma comédia romântica e conta a história divertida do malandro, aventureiro e conquistador Leléu (Selton Mello, de A Invenção do Brasil, O Auto da Compadecida, Lavoura Arcaica), e da mocinha sonhadora Lisbela (Débora Falabella, de O Clone, Dois Perdidos em uma Noite Suja), que adora ver filmes americanos e sonha com os heróis do cinema.

Lisbela está noiva e de casamento marcado, quando Leléu chega à cidade. O casal se encanta e passa a viver uma história cheia de personagens tirados do cenário nordestino: Inaura, uma mulher casada e sedutora (Virginia Cavendish, de O Cravo e a Rosa, Dona Flor e seus Dois Maridos) que tenta atrair o herói; um marido valentão e "matador", Frederico Evandro (Marco Nanini, de Carlota Joaquina – Princesa do Brasil, O Auto da Compadecida); um pai severo e chefe de polícia, Tenente Guedes (André Mattos, de Como Nascem os Anjos); um pernambucano com sotaque carioca, Douglas (Bruno Garcia, de Os Maias, O Quinto dos Infernos), visto sob o prisma do humor regional; e um "cabo de destacamento", Cabo Citonho (Tadeu Mello, de Xuxa e os Duendes, O Cupido Trapalhão), que é suficientemente astuto para satisfazer os seus apetites.

Lisbela e Leléu vão sofrer pressões da família, do meio social e também com as suas próprias dúvidas e hesitações. Mas, em uma reviravolta final, cheia de bravura e humor, eles seguem seus destinos. Como a própria Lisbela diz, a graça não é saber o que acontece. É saber como acontece. Quando acontece. E aí... só vendo o filme.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Guel Arraes
Escritores: Guel Arraes, Jorge Furtado & Pedro Cardoso

Gênero: Comédia / Romance

Site oficial do filme: http://foxfilm.terra.com.br/filme.php?id_filme=461

Fox Filmes do Brasil

Título Original: Lisbela e o Prisioneiro
Tempo: 106 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2003 - Brasil - Estréia nacional dia 22/8/03
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Selton Mello .... Leléu
Débora Falabella .... Lisbela
Virginia Cavendish .... Inaura
Bruno Garcia .... Douglas
Tadeu Mello .... Cabo Citonho
André Mattos .... Tenente Guedes
Lívia Falcão .... Francisquinha
Marco Nanini .... Frederico Evandro

FICHA TÉCNICA

Produção .... Paula Lavigne
Fotografia .... Uli Burtin
Direção de Arte .... Cláudio Amaral Peixoto
Figurino .... Emília Duncan
MOntagem .... Paulo Henrique Farias
Música .... João Falcão
Música .... André Moraes

PRODUTORAS

Fox Filmes do Brasil

DISTRIBUIDORAS

Fox Filmes
Natasha Filmes

ERROS

1. No começo do filme LIsbela está no cinema com seu noivo. Ele tenta abrir um pacotinho de balas e não consegue. Ela tira da mão dele, abre a embalagem retira uma bala e enfia com papel e tudo na boca dele. E ele nem reclama. Aquela balinha tem um papelzinho que deveria ser retirado também.

2. Ainda no começo do filme Leléu chega numa praça com seu carro e começa a falar sobre seu remédio milagroso. Observe que existem poucas pessoas em volta dele, mas depois do corte ele já está completamente cercado de pessoas. Muitas pessoas.

3. Quando aparece uma cena do filme preto e branco, podemos observar que a mulher começa a chorar e uma lágrima cai do seu olho direito, depois do corte a lágrima está no seu olho esquerdo. Mudou de lado. Só então uma lágrima começa a escorrer do seu olho direito, quando ela tira  amão do monstro da sua boca.

4. Lisbela vai até o show de Leléu de mutação de uma mulher em gorila. Em um determinado momento ela sai de um lado, vai até o outro e diz para Leléu que ela acionou o botão para a trasformação. Como ela sabia onde ficava o controle se ele não disse isto na sua explanação?

5. O noivo de Lisbela aparece jogando sinuca. Observe que as bolas mudam de posição entre os cortes.

6. Quando Frederico Evandro encontra a primeira vez o Cabo Citonho, podemos ver no reflexo dos óculos de Frederico a iluminação do set de filmagem.

7. Quando Leléu derruba o touro, percebe-se claramente o dublê na cena, principalmente quando ele cai para o lado direito da tela.

8. Quando Leléu está na cadeia e conversa com o Cabo Citonho, o Cabo está arrumando suas gaiolas. Numa destas cenas a mão muda entre a tomada de frente e a tomada de costas.

9. Logo depois que ele ele coloca água para o piriquito ele pega a gaiola com a mão esquerda, mas depois do corte ele a está segurando com a mão direita.

10. A posição de Lisbela sentada dentro do cinema quando ela se encontra a primeira vez com Leléu muda entre as duas tomadas. Quando a tela aparece no fundo Lisbela está sentada de lado, mas quando aparece Leléu ela está sentada de frente.

11. A mulher de Frederico, amante de Leléu está na "casa"de Leléu quando avista seu marido o matador. Note que ela estava com a mala já na cortina saindo de lá. Quando acontece o corte ela corre e pega sua mala que agora está em cima da cama.

12. Quando o sargento está escrevendo com um lápis na sua mesa e o Cabo lhe pede algo, a posição do lápis na sua mão muda entre os tipos de tomadas.

13. Quando Leléu pede para Frederico matar seu inimigo, o matador pega o cartaz que ele arrancou do carro de Leléu e acende um cigarro com ele jogando-o no chão depois. Observe que o papel muda de posição na mão dele entre os cortes no começo da cenaquando ele vai acender o isqueiro..

14. Quando Lisbela beija Leléu na cela, a posição deles, e das màos nas grades mudam entre os cortes.

15. Leléu conversa com o Cabo dentro da cela, convertendo-o para a religião que ele diz pertencer, preparando o cabo para o casamento. Leléu o engana fazendo-o trocar de lugar com ele, só que em nenhum momento vemos o Cabo abrir o cadeado.

16. Já perto do fim do filme, a amante de Leléu derruba a correntinha de Lisbela do lado direito do seu corpo deixando-a cair simplesmente, mas quando ele a pega, a correntinha está na frente dela.

17. Quase no fim do filme o cabo está dentro da cela tentando ter relações com sua "nova esposa"quando é interrompido. Ele joga uma caneca de água dentro das cuecas, mas depois percebemos que ela não está nem um pouco molhada.

18. O pai de Lisbela vai buscá-la do lado de fora e podemos ver algo no bolso esquerdo superior do seu paletó, mas dentro da igreja a quilo desaparece. Mais tarde percebemos um lenço no seu bolso que aparentemente nào era o mesmo objeto.

19. Quando Lisbela diz que vai abandonar o casamento e fugir com Leléu, ela começa a chorar e podemos ver lágrimas no seu rosto que mudam de lugar entre os cortes.

20. Quando o locutor conta a história no final do filme de quem matou Frederico Evandro, vemos uma cena onde Lisbela atira no matador, mas sua arma não estava nem apontada para ele, então ela jamais poderia tê-lo matado.

21. Depois que Frederico está morto no chão, não vemos nenhuma marca de tiro, nem sangue no seu corpo ou no chão perto dele.

22. No fim do filme quando Leléu está no seu carro com Lisbela andando ao lado do milharal, podemos ver o equipamento de filmagem no reflexo dos seus óculos.

23. Na cena que Lisbela procura o prisioneiro e lhe dá um colar que parece ser de ouro como recordação, ela sai correndo para a igreja. na outra cena quando volta para Lisbela, ela já está com um colar que parece ser de pérolas. (Contribuição de Diego Leopoldo - Maceió / AL - Fã de Carteirinha)

24. Na cena em que o Delegado vai conversar com cabo Citonho e a barangueta horrorosa pela primeira vez, ele lhes oferece biscoitos. Repare que o pote de biscoitos é fechado 2 vezes (Contribuição de Francisco Lee - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Railson Hallas - Natal / RN - Fã de Carteirinha)

25. Na cena em que Leléu pega um maço de cigarro da mão de Douglas, ele imediatamente o coloca na boca. Mas imediatamente após o corte corte ele coloca o cigarro novamente. (Contribuição de Marcus Vinícius B. A. Costa - Salvador / BA - Fã de Carteirinha)

26. Quando Leleo está conversando no bar com o matador sobre a elaboração da morte do seu inimigo (o próprio matador), ele está segurando um cartaz com a imagem de Jesus Cristo. Na tomada de frente, Marco Nanini está com uma das mãos atrás do cartaz, como se estivesse impedindo Leleo de ver a foto pelo reflexo contra luz, porém, na tomada de trás, aparecem as duas mãos de Nanini segurando o cartaz, uma mão em cada lado do cartaz. (Contribuição de Tamara Nunes - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

27. Quando o pai de Lisbela briga com o soldado depois de encontrá-lo na cela da cadeia aos amassos, ele senta à mesa e oferece biscoitos para eles. Numa cena ele segura o pote, quando corta ele não segura o pote de biscoito, e novamente quando a câmera volta para o soldado, ele está com o pote de biscoitos na mão. (Contribuição de Thais Barata Macêdo - Brasília / DF - Fã de Carteirinha)

28. Quando Lisbela vai até a cadeia atrás de Léleu antes do casamento, o colar que ela usa está arrumado, em outra cena ele aparece torto (ele tem um pingente e esse pingente fica virado), e na outra cena que segue ele volta a ficar arrumado. (Contribuição de Thais Barata Macêdo - Brasília / DF - Fã de Carteirinha)

29. Por ser um filme com uma época de pelo menos uns 20 anos atrás, aquela fitinha abre fácil do drops que Lisbela dá ao seu noivo não é muito recente para a época? (Contribuição de Marcos Camargo - Fã de Carteirinha)

30. Logo depois que Frederico Evandro aparece na igreja, cabo Citonho volta para apresentar as armas para a barangona, note que, no canto direito, atrás da cortinha, aparece alguém de roupa branca, responsável por jogar as peças retiradas pelos fogosos amantes. (Contribuição de Marcos Camargo - Fã de Carteirinha)

31. Na cena em que Leléu, chega a cidade de Lisbela, a câmera vem acompanhando o seu carro, e em cima de uma das casas, aparece uma antena parabólica, na época em que se passa o filme não existia antena parabólica. (O filme se passa em meados de 1970, percebemos isso, pelos filmes exibidos em preto e branco, e também por suas vestimentas) (Contribuição de Mariana Siciliani - Marília / SP - Fã de Carteirinha)

32. Quando Leléu está brigando com o Touro, ele está de botina, na cena seguinte, em que ele está conversando com Frederico Evandro, ele aparece de sandália, sendo que esta cena, era continuaçao da cena do touro! (Contribuição de Mariana Siciliani - Marília / SP - Fã de Carteirinha)

33. Frederico Evando morre e Leléu está deitado ao lado dele. Quando Leléu descobre que não morreu e levanta, logo em seguida Frederico mexe a perna. Ele não está morto? (Contribuição de Lino Filho - Fã de Carteirinha)

34. Na cena em que Leleu está para ser preso, Cabo Citonho coloca os pertences dele em seu chapéu, em seguida leleu distrai o Cabo e começa a pegar os pertences de volta. Ele pega a carteira e coloca no bolso de trás da calça, quando a cena muda, a carteira está novamente na mão dele, e novamente ele a coloca no bolso. (Contribuição de Anderson Oliveira Feitosa - Aracaju / SE - Fã de Carteirinha)

35. Logo no início, o Carlos Casagrande aparece se transformando em um monstro. Em um momento o monstro aparece de bigode, então um close rápido na atriz e eis ele de novo, sem bigode. (Contribuição de Camila Ferreira e Dalila Carneiro - Muriaé / MG - Fã de Carteirinha)

36. No momento em que Leleu molhou o cabo, o cabo aparece seco, depois molhado, e na mesma cena seco de novo. (Contribuição de Camila Ferreira e Dalila Carneiro - Muriaé / MG - Fã de Carteirinha)

37. O cabelo de Lisbela quando vai encontrar Leléu está pronta para o casmento, e está preso com um coque, logo após aparece de rabo-de-cavalo. (Contribuição de Camila Ferreira e Dalila Carneiro - Muriaé / MG - Fã de Carteirinha)

38. O filme não parece ser na época atual, portanto a propaganda do Assolan está indevida. (Contribuição de Cecília Mie - Fã de Carteirinha)

39. Na hora em que Frederico Evandro vai matar Leleu e chupa a bala, note que ele leva a bala à boca com a mão esquerda, mas na cena seguinte, ele coloca a bala no tambor do revólver usando a mão direita. (Contribuição de Kátia Sugimoto - Japão - Fã de Carteirinha)

40. Na cena que Inaura é abandonada por Leléu, ela refaz a maquiagem e enxuga o rosto com a mão, mas na cena seguinte está novamente com o rosto banhado em lágrimas. (Contribuição de Kátia Sugimoto - Japão - Fã de Carteirinha)

41. Aos 35 minutos e 45 segundos na versão DVD, o noivo Douglas puxa na primeira tomada um cigarro, e na seqüência, após o corte, ele puxa o mesmo cigarro. (Contribuição de Rosemberg - São José do Rio Preto / SP - Fã de Carteirinha)

42. Reparem na seqüência em que o dublê de Leléu está com as mangas da camisa abaixo do cotovelo, após barrar o touro, vemos nitidamente que Leléu arregaça as mangas e dobra-as. (Contribuição de Rosemberg - São José do Rio Preto / SP - Fã de Carteirinha)

43. Na cena em que o Coronel fala para a tropa sobre a sua idéia de dar uma salva de tiros no casamento de sua filha, vemos o microfone da equipe aparecer por uma fração de segundo. Dica: 1h12m13s. (Contribuição de Rosemberg - São José do Rio Preto / SP - Fã de Carteirinha)

44. Quando Francisquinha e Citonho namoram na cela e são surpreendidos pelo delegado, ela veste as roupas (blusa e saia). Quando se encaminham para a sala ao lado aparece com um cinto branco. Ela também afirma só estar com a "roupa do corpo". De quem são todas as roupas que estão na cela? (Contribuição de Renata Amaral - Fã de Carteirinha)

45. Na cena em que Lisbela e a mulher de Frederico Evandro estão discutindo sobre Leléu no cinema (na cena após Leléu ser preso e acusado de seduzir Lisbela), aparece um ar-condicionado embaixo da janela do auditório do Colégio Militar do Rio de Janeiro, muito moderno para a época do filme (meados de 1970). (Contribuição de Carlos Humberto de Oliveira Martins - Fã de Carteirinha)

ERROS DUVIDOSOS

1. Existe uma cena em que o "Frederico Evandro" se despede e sai de um bar com uma mala na mão, conversa na rua com outro personagem, e retorna para o bar sem a mala. (Contribuição de Renato Fernando - Salvador / BA - Fã de Carteirinha)

2. Abaixo tem imagens do filme, onde aparece Inaura sentada numa cadeira depois de ter sido abandonada. Essa cena aparece no filme original que passou no cinema, mas infelizmente foi cortada na versão DVD e também no filme que a TV Globo passou. (Contribuição de Sérgio Camargo - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A Fox Filmes do Brasil, e o Falha Nossa, convidaram vocês para embarcarem nesta comédia romântica.
Eles mandaram um e-mail respondendo: Quem é que sonha com os heróis do cinema ?
E concorreram a prêmios exclusivos do filme. Confira os prêmios e o Resultado.

1º ao 15º lugar:
Um par de ingressos para assistir o filme.

Abigail Ribeiro Matheus - Manaus / AM
Carlo da Silva Moré - Porto Alegre / RS
Carlos Eduardo Simas - Cuiabá / MT
Denize Diniz de Lima - São Paulo / SP
Etibio Pires Faria Junior - Salto / SP
Flávio Gallo - Planalto Paulista / SP
Francisco Sérgio da Silva - Fortaleza / CE
Gislane Alice Alves Ferreira - Curitiba / PR
Iremar Aparecido da Silva - Curitiba / PR
Karen Kazumi Hayashida - São Paulo / SP
Maria de Fátima Diniz Aquino - Curitiba / PR
Regina Célia Zanicheli - Rio de Janeiro / RJ
Ricardo Furlan - Curitiba / PR
Vania Cristina Pestana - Curitiba / PR
Wanessa Carolinni de Macedo Carlos - Curitiba / PR

A Fox Filmes do Brasil e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

::.. FOX ..::

IMAGENS E CURIOSIDADES