VOLTAR BLOCO 41

 
   

LOLITA
JAMES MASON & SHELLEY WINTERS

Um erudito professor universitário britânico vai trabalhar nos Estados Unidos e lá fica tão obcecado por uma ninfeta de 14 anos que casa sua mãe, para estar próximo dela.

Porém, quando a esposa morre atropelada ele acredita ser o momento adequado para seduzir a enteada, mas algo acontece que pode prejudicar seus planos.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Stanley Kubrick
Escritor: Vladimir Nabokov

Baseado no livro de Vladimir Nabokov

Gênero: Drama

MGM

Título Original: Lolita
Tempo: 152 minutos
Cor: Preto & Branco
Ano de Lançamento: 1962 - Inglaterra
Recomendação: 12 anos

ELENCO

James Mason .... Professor Humbert Humbert
Shelley Winters .... Charlotte Haze
Sue Lyon .... Dolores "Lolita" Haze / Sra. Richard Schiller
Gary Cockrell .... Dick Schiller
Jerry Stovin .... John Farlow
Diana Decker .... Jean Farlow
Lois Maxwell .... Enfermeira Mary Lore
Cec Linder .... Físico
Bill Greene .... George Swine
Marianne Stone .... Vivain Darkbloom
Marion Mathie .... Miss Lebone
Peter Sellers .... Clare Quilty

FICHA TÉCNICA

Produção .... James B. Harris
Música .... Bob Harris
Música .... Nelson Riddle
Fotografia .... Oswald Morris
Direção de Arte .... William C. Andrews
Figurino .... Gene Coffin
Edição .... Anthony Harvey

PRODUTORAS

Steven Arts Production
Anya
Harris-Kubrick
Transwood

DISTRIBUIDORA

MGM

ERROS

Os erros abaixo foram uma contribuição de Heverton Luis dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha

1. No início do filme, quando Quilty está jogando “pingue-pongue romano” com Humbert, repare que o modo como Quilty segura a raquete muda completamente no corte que há quando ele pergunta se Humbert é Jack Brewster.

2. Ainda no início, quando Quilty diz a Humbert que ele está doente, note que a mão direita de Quilty está visível. Quando ele se levanta, porém, sua mão direita não está mais visível: está oculta sob o lençol que ele tem pendurado no corpo.

3. O modo como Humbert segura seu casado no braço muda no corte que há na cena onde ele conhece Charlotte e ela lhe diz que viu que ele se interessa por arte.

4. Na mesma cena, no mesmo corte, a maneira como Charlotte segura o cigarro também muda.

5. Na festa, Humbert some. Quando Charlotte o reencontra, ela leva para ele um pedaço de bolo e um copo de bebida. No entanto, logo depois deles se despedirem de Jean e John, Charlotte diz a Humbert não comer o bolo, pois ela irá fazer um jantar especial em casa. Ora, se ela não queria que ele comesse, então porque levou o pedaço de bolo para ele?

6. Na cena onde Humbert está dançando com Charlotte e Lolita chega em casa e os surpreende, repare que, na hora em que Humbert entrega um sanduíche a Lolita, ele está segurando o prato com as duas mãos. Depois do corte, quando Lolita pega o prato, ele o segura apenas com a mão direita.

7. Na mesma cena, Lolita começa a comer o sanduíche no sofá, mas Charlotte quer que ela vá comer no quarto. Então Lolita diz que a mãe é uma chata e Charlotte a manda ir deitar. Neste momento, vemos Humbert com os dois braços para trás, nas costas. Depois do corte, ele aparece com os dois braços para frente.

8. Quando Humbert está escrevendo em seu diário que o que o enlouquece é a “dualidade dessa ninfeta”, repare que a sua mão esquerda está apenas sobre uma página do diário. Depois do corte, sua mão esquerda aparece sobre a outra página.

9. Na mesma cena, no mesmo corte, a fita que serve como marcador de página muda completamente de posição: antes, ela estava para fora, sobre a mesa; depois, ela aparece sobre as páginas do diário.

10. Na cena onde Lolita leva o café-da-manhã para Humbert, ele abre a gavera e guarda o diário enquanto Lolita põe a bandeja sobre a escrivaninha. Assim que Humbert termina de fechar a gaveta, a xícara está sobre a escrivaninha, e Humbert a segura com a mão direita. O erro é que em momento nenhum Lolita tirou a xícara da bandeja e a colocou sobre a escrivaninha.

11. Na mesma cena, repare na hora em que Humbert termina de recitar um poema de Edgar Allan Poe a Lolita: ela estava segurando uma fatia de bacon com a mão direita e, depois do corte, ela aparece com a mão direita no rosto.

12. Quando Charlotte diz a Humbert que tem uma surpresa para eles, Humbert tenta adivinhar o que é. Repare que Charlotte está pegando um cigarro e o segura com as duas mãos. Depois do corte, apenas com a direita.

13. Na mesma cena, depois que Charlotte diz que vai mandar Lolita ao acampamento, repare que, entre os cortes da cena, ora ela segura o cigarro com a mão esquerda, ora não.

14. Quando Lolita vai partir para o acampamento, ela entra em casa e corre para abraçar Humbert. Repare que ela põe a mão direita nas costas dele. Depois do corte, ela está com a mão direita no braço esquerdo dele.

15. Charlotte mostra a arma para Humbert. A seguir, eles se deitam na cama e se abraçam. Repare que o braço esquerdo de Charlotte muda completamente de posição no corte que há quando Humbert diz que na casa não há um quarto para satisfazer a fantasia que Charlotte tem de possuir uma empregada francesa que more lá.

16. Quando Humbert verifica se a arma está carregada, ele derruba as balas no chão. Neste momento, seu joelho esquerdo está descoberto. Quando ele termina de recolher as balas, porém, seu joelho esquerdo está coberto pelo roupão.

17. O mesmo erro volta a acontecer logo depois, quando Humbert termina de pensar sobre como seria o crime perfeito: ele põe a mão esquerda sobre o joelho esquerdo, e podemos ver que este está coberto pelo roupão. No corte que há quando ele vai se levantar, porém, sua mão continua sobre o joelho, porém este está agora descoberto.

18. Logo após a morte de Charlotte, Humbert está numa banheira. Ele tem um copo de bebida com ele. Quando ele escuta as vozes de Jean e John, ele segura o copo com a mão direita. Depois do corte, com a esquerda.

19. Na mesma cena, no mesmo corte, a mão direita, que estava segurando o copo, aparece apoiada na banheira.

20. Na mesma cena, na hora em que John diz a Humbert que ele precisa agüentar firme a morte de Charlotte, Humbert está com a mão esquerda sob a água. Depois do corte, na tomada em que vemos Jean em primeira plano, Humbert aparece com a mão esquerda fora d’água, e ele está olhando para a mão.

21. Na mesma cena, no próximo corte, a cabeça de Humbert muda de posição.

22. Na mesma cena, quando Jean diz para Humbert pensar na pobre Lolita, Humbert está com um olhar vago, olhando para frente. Depois do corte, ele está olhando na direção da porta do banheiro, para vem quem está chegando.

23. No hotel, quando Quilty conversa com o sr. Swine, o modo como Quilty segura seu óculos muda entre os cortes da cena.

24. Na mesma cena, a posição dos braços do sr. Swine também muda em alguns cortes.

25. Quando Humbert e Lolita chegam ao hotel, repare na hora em que ele está negociando um quarto. Quando Swine lhe oferece o quarto 242, Humbert coloca as duas mãos sobre o balcão. Na tomada em que vemos Quilty em primeiro plano, vemos Humbert ao fundo, e ele não está mais com a mão no balcão. Na tomada em que vemos Humbert no primeiro plano novamente, ele volta a estar com as mãos sobre o balcão.

26. Na cena onde Humbert está ajudando o empregado do hotel a armar o catre, repare na hora em que o empregado segura um dos lados enquanto Humbert tenta ajeitar o outro lado: ele não consegue e solta o catre. Depois, Humbert coloca as duas mãos sobre o catre. No próximo corte, ele não está mais com as mãos no catre.

27. Quando Lolita acorda Humbert e diz que o hotel está pegando fogo, repare que Lolita está com a mão esquerda apoiada no catre, e ela está com o queixo sobre a mão. Depois do corte, ela não está mais com a mão esquerda apoiada no catre.

28. Na mesma cena, no mesmo corte, se você prestar bastante atenção (ou ver em câmera lenta), verá que os braços de Humbert também mudam de posição.

29. Lolita cochicha no ouvido de Humbert qual a brincadeira que ela brincou com Charlie no acampamento e lhe pergunta se ele nunca brincou disso quando era criança. Neste momento, vemos que ela está apenas com a mão direita apoiada no catre. Na próxima tomada, vemos o rosto de Lolita em close, mas podemos ver que ela está com as duas mãos apoiadas no catre.

30. Na mesma cena, no mesmo corte, o cabelo de Lolita também muda. Antes, havia várias mechas sobre o catre; depois, não mais.

31. Na cena seguinte, vemos o carro onde Humbert e Lolita estão viajando seguindo por uma estrada. Não há nenhum carro atrás deles. Na tomada de dentro do carro, porém, há um carro atrás.

32. Na mesma cena, os carros que vêm em sentido contrário também mudam: na tomada de cima, há um caminhão passando por eles. Esse caminhão some na tomada de dentro do carro.

33. Na mesma cena, na tomada de cima vemos que eles estão em uma descida, e que logo à frente há uma curva para a esquerda. Na tomada de dentro do carro, a estrada é plana e eles seguem reto: não há mais a curva.

34. Humbert está fazendo o pé de Lolita e lhe pergunta porque ela chegou tarde da escola no dia anterior. Repare que, quando ele diz que ela chegou às 18 h quando deveria ter chegado às 15 h, ele está colocando algodão entre os dedos dela. Na próxima tomada, ele já está com o pincel do esmalte na mão (para ver melhor, veja em câmera lenta).

35. Na mesma cena, o modo como Lolita segura sua garrafa muda entre as tomadas, na hora em que ela e Humbert estão discutindo sobre paqueras.

36. Na mesma cena, na hora em que Humbert proíbe Lolita de ver Michelle, repare que ele coloca o pincel novamente no vidro de esmalte. No próximo corte, ele está novamente segurando o pincel na mão.

37. Na mesma cena, Humbert argumenta para Lolita que eles se divertem bastante juntos. Na hora em que ele diz que cuida de toda a arrumação da casa, ele está com o braço esquerdo sobre a cama. Depois do corte, seu braço esquerdo está sobre a perna de Lolita.

38. Na mesma cena, quase na mesma hora, repare nos cortes que há quando Lolita diz: “Venha aqui”. As mãos ce Humbert mudam completamente de posição. Além disso, ele ora segura o vidro de esmalte, ora não.

39. A maneira como Lolita segura a garrafa muda entre as tomadas da cena, na hora em que conta a Humbert que foi a escolhida para o papel principal da peça: preste atenção no canudo.

40. Na mesma cena, o cabelo de Lolita também muda entre as tomadas: ora está para frente, ora para trás.

41. Quando o dr. Zemph diz a Humbert que, na opinião dos americanos, é importante preparar os pupilos para o acasalamento satisfatório, há um corte. Zemph, que estava com as mãos apoiadas nos braços da cadeira, aparece com elas para o alto.

42. Na mesma cena, no mesmo corte, as mãos de Humbert também mudam de posição.

43. Na mesma cena, quando Humbert diz à Zemph que Lolita não está sendo reprimida, Humbert está com as mãos juntas. Depois do corte, não mais.

44. Na mesma cena, no mesmo corte, o mesmo erro ocorre com Zemph.

45. Na mesma cena, quando Humbert está tentando explicar à Zemph porque não aceita a sua sugestão, note que, em dado momento, ele mantém o braço direito estendido, e o esquerdo junto ao corpo. Depois do corte que há, Humbert aparece com as mãos juntas.

46. Quando Lolita e Humbert estão viajando, ele percebe que tem um carro seguindo-os. Instantes depois, numa tomada de cima, vemos o carro de Humbert parando num posto. Repare que o carro que está parado do outro lado da bomba de combustível está com o capô aberto. Na tomada de baixo, este carro está com o capô fechado.

47. Preste atenção no corte que há na cena onde Humbert está conversando com Lolita no carro e o pneu estoura: se você ver esta cena em câmera lenta, verá que, antes, Lolita, que está com as mãos cruzadas, está com a mão esquerda sobre a direita; depois, ela está com a mão direita sobre a esquerda.

48. As mãos de Lolita mudam de posição no corte que há quando Humbert a mandar calar a boca, logo depois dela dizer que leu na Reader’s Digest sobre ataque cardíaco.

49. Na mesma cena, logo depois, Lolita diz que também se sente péssima, e ajeita seu casaco. Repare que sua mão esquerda fica junto de seu rosto. Na próxima tomada, sua mão esquerda está em outra posição, bem mais para baixo.

50. Na mesma cena, logo após, Lolita diz que acha que está com gripe asiática, e Humbert manda ela se aproximar para examina-la. Repare que, antes dela se aproximar, ela está com a mão esquerda fechando o casaco; depois do corte, ela está com a mão direita fechando o casaco.

51. No hospital, Humbert e uma enfermeira caminham para o quarto de Lolita. Na tomada onde os vemos de costas, um enfermeiro passa em sentido contrário, levando um carrinho de medicamentos. Na tomada onde os vemos de frente, este enfermeiro sumiu.

52. Na mesma cena, vemos que, na tomada de costas, há um carrinho de medicamentos encostado na parede esquerda. Na tomada de frente, além deste, aparece também um outro carrinho na parede direita.

53. A posição de Humbert muda no corte que há quando ele, tarde da noite, atende ao telefone, e ele ouve dizerem que o departamento está preocupado com os boatos que andam correndo sobre ele e Lolita.

54. Quando o médico e os enfermeiros imobilizam Humbert no chão do hospital, repare que, quando o médico pergunta pela primeira vez se Lolita tem um tio, há um corte. Depois desse corte, vemos a mão de um dos enfermeiros segurando a cabeça de Humbert, o que não acontecia antes.

55. Na mesma cena, repare que o enfermeiros levantam Humbert do chão por duas vezes seguida, entre os cortes da cena.

56. Quando Lolita dá parabéns a Humbert por este ter adivinhado que o dr. Zemph e Clare Quilty eam a mesma pessoa, Humbert está com a mão esquerda sobre a perna direita. Depois do corte, não mais.

57. Humbert entrega o dinheiro e os cheques a Lolita e começa a chorar. A posição de suas mãos muda no próximo corte.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.