VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO

 

 
 

MINORITY REPORT
TOM CRUISE, MAX VON SYDOW, STEVE HARRIS, NEAL McDONOUGH & PATRICK KILPATRICK

Este ano todo mundo vai correr.

O que você faria se fosse acusado de um assassinato que não cometeu...ainda ?

No futuro, os criminosos são pegos antes de cometerem um crime. Mas um dos oficiais de uma unidade especial é acusado de um desses crimes, e tenta fazer de tudo para provar a sua inocência.

Baseado na história de Philip K. Dick, Minority Report conta a vida de um policial do futuro, que trabalha em uma divisão do departamento de policia, e que prende os assassinos antes deles cometerem um crime, graças à uma tecnologia que vê o futuro. O personagem de Tom Cruise sofre do mesmo mal, quando ele é acusado de um crime futuro. Ele agora precisa descobrir o que provocou isto, e fazer parar, antes que aconteça.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Steven Spielberg
Produtor: Jan de Bont & Bonnie Curtis
Música: John Williams

Gênero: Ação / Ficção / Policial

20th Century Fox

Título Original: Minority Report
Tempo: 120 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2002 (EUA)
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Tom Cruise .... Detetive John Anderton
Max von Sydow .... Diretor Lamar Burgess
Steve Harris .... Jad
Neal McDonough .... Ofic
ial Fletcher
Patrick Kilpatrick .... Knott
Jessica Capshaw .... Evanna
Richard Coca ....
Policial do Pré-Crime
Kirk B.R. Woller ....
Policial do Pré-Crime
Klea Scott ....
Policial do Pré-Crime
Frank Grillo ....
Policial do Pré-Crime
Anna Maria Horsford .... Casey
Sarah Simmons ....
Secretária de Lamar Burgess
Eugene Osment ....
Técnico de Jad
James Henderson .... Of
ficial
Vene L. Arcoraci .... Of
icial
Erica Ford .... Jill
Keith Flippen .... Tour Guide
Nathan Taylor ....
Criança Turista
Radmar Agana Jao .... T
écnico
Karina Logue .... T
écnico
Elizabeth Anne Smith .... T
écnico
Victoria Kelleher .... T
écnico
Jim Rash .... T
écnico
Colin Farrell .... Detetive Ed Witwer

ERROS

1. Anderton se aproxima da casa do doutor e a câmera focaliza o aviso de KEEP OUT, só que se você observar, parece que o sinal está virado para o lado de dentro da casa. O Médico não quer que ninguém saia ?  

2. Há um paradoxo básico da visão do assassinato de Crow. As visões só existem quando um fato acontece, e desencadeia uma série de fatos que possibilitam a visão do assassinato. Qual foi o primeiro fato que ocorreu para que um assassinato pudesse acontecer ? Sem a visão deste fato não havia nenhuma razão para Aderton ir atrás de Leo Crow. Sem a visão, Aderton não teria tentado localizar Leo e o assassinato não teria ocorrido. -- O fato foi que o Diretor Lamar, contratou Crow para se passar pelo seqüestrador do filho dele, e sabendo que este assassinato iria ser previsto, planejava esconder Anderton no mesmo hotel onde ele hospedou Crow, para que eventualmente ele o encontrasse. Como vemos quando o crime é previsto a bola é marrom, o que indica crime premeditado. (Contribuição de Ronaldo Marcio Morinaga - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

3. Na parte em que Tom Cruise está conversando com o chefe dele dentro daqueles carros automáticos que parecem umas cápsulas de remédio e é encontrado pra ser preso, as ruas para estes carros são enormes e bem largas e altas. Mas quando chega no final do filme (na parte que o velho se mata), de cima do prédio em que eles estão tem uma vista da cidade inteira,  não dá pra ver nenhuma daquelas ruas. (Contribuição de Thiago Faustino - Campo Grande / MS - Fã de Carteirinha)

4. Num mundo futurístico como o mostrado no filme, e com câmeras por todos os lados, como pode uma criança ser seqüestrada de um lugar público, abarrotado de gente, sem o seqüestrador ser visto?Erros do site www.falhanossa.com

5. Na cena onde Witwer e Burgess estão revisando algo, a gravata de Witwer está frouxa, mas depois está certinha.

6. O carro que aparece no fim do filme do lado esquerdo da cena da cidade, parece ser muito mais velho do que em 2054, e meio inadequado para aquele tipo de estrada.

7. Na cena onde Tom Cruise está em seu retrospecto, ao dia que ele perdeu o filho na piscina, a mesma mulher de biquíni rosa aparece pelo menos duas vezes.

8. No começo, quando John Anderton vai prender o homem que não pode ver bem sem os óculos, o capacete dele está preso no pescoço. Porém, quando ele está correndo para fora da casa ele o puxa. Ele não poderia fazer isto com o capacete preso do jeito que estava.

9. Depois da primeira tentativa de assassinato de Anne Lively, a polícia a teria levado para  fazer uma declaração seguramente. Eles não fazem isto, mas ela é imediatamente deixada para ser assassinada, e de alguma maneira a polícia não vê nada de estranho com o desaparecimento imediato dela. E eles tratam isto como um outro desaparecimento qualquer.

10. A manivela na porta do quarto 1009 muda de lado.

11. Se Burgess estivesse planejando matar Anne Lively, ele teria tido que pensar por muito tempo nisto. O pre-cogs não teriam visto isto antes dele contratar outra pessoa para a matar ?

12. A esposa de Tom Cruise consegue entrar na cadeia com o globo ocular de seu marido. Como isso é possível se ele está preso lá dentro ? Seu olho não deveria dar acesso. Eles já deveriam ter bloqueado o acesso deste policial, principalmente para um futuro tão avançado e com um alarme em todo lugar e com divulgação na mídia.

13. No começo quando Anderton prende o marido ciumento, ele nota que o sujeito está sendo preso pelo assassinato futuro do dia 22 de abril, da esposa e do amante dela. Depois, nós vemos outdoors que defendem um " Sim " voto em Pré-crime no dia 22 de abril. No próximo dia, o chefe de Anderton nota que o voto será dentro de uma semana, o que faria disto o dia 15 de abril. Isto faria o dia que o marido ciumento foi preso como dia 14 de abril, e não dia 22 de abril.Erros do site www.falhanossa.com

14. O relógio de Anderton em 2054 é do mesmo modelo dos de hoje, 2002. Será que a fábrica Omega não mudou o design até lá ?

15. No filme uma mulher que estava para ser estuprada foi salva graças ao pré crime. Mas eles dizem que só trabalham em assassinatos. Será que ela seria assassinada?

16. A polícia passa a procurar John durante a maior parte do filme, porque os olhos dele constantemente foram scaneados e o local envia um sinal aos policiais. Contudo, quando ele usa um dos seus olhos no scâner para abrir a porta do porão do departamento de Pré-crime, nenhum alarme toca! Eles não podem localizar na própria delegacia de polícia?

17. O relógio de pulso de Anderton é um Omega Speedmaster X-33, mas aparece um mostrador de Bvlgari quando ele olha para o contador, do assassinato que ele está para cometer. Depois é um Omega original.

18. O filme mostra que a ação dos policiais é no país inteiro, será que eles conseguiriam atender o país inteiro? Não tinham outros policiais? A Ação dos policiais se limita apenas ao distrito de Washington DC. Tanto que existirá uma votação para que o Pré-Crime seja implantado em todo o país. (Contribuição de Ronaldo Marcio Morinaga - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

19. As visões mostram os assassinatos, mas porque não mostram os policiais? -- Isto é explicado quando Tom Cruise joga uma bola na mesa e o Personagem de Colin Farrel pega. Ele fala que a bola iria cair de qualquer forma, mais ouve uma intervenção. Com os crimes são iguais, eles iriam acontecer de qualquer forma, mas também há uma intervenção. Se os pre-cogs pudessem prever o evento da bola, eles veriam ela caindo mesmo que isto não tenha acontecido. (Contribuição de Tiago A. Ribeiro - Fã de Carteirinha)

20. Depois da cena de briga, onde Anderton está em um carro na linha de montagem, nós o vemos se sentar depois que o carro foi terminado. É óbvio que nós estamos olhando para o fim do processo de produção. Então porque nós vemos o carro em que ele está, sendo pintado? Quando o carro está pronto, Anderton se senta no assento do motorista e dirige para fora, por uma saída que está aparentemente bem em frente dele. Se isto é o fim de uma linha de montagem gigantesca, então onde estão os outros carros?

21. Quando Anderton está no carro dele e o Pré-crime o acha, o carro é fechado. Assim ele simplesmente chuta uma janela e sai, mas quando a câmera mostra cenas externas do carro, nenhuma das janelas foi tirada.

22. Na parte em que Tom Cruise está na casa verde com a senhora velha, o penteado dela muda debaixo do chapéu em toda cena que ela se vira.

23. Antes de John Anderton entrar no edifício para conhecer Leo, ele olha para o cronômetro que deveria estar marcando decrescentemente, mas está marcado crescentemente de 12:42 para 12:43. --> O relógio mostra claramente que o relógio vai de 12:45 a 12:43 (Contribuição de Tyaraju - Fã de Carteirinha)

24. Tom Cruise está no carro depois de seqüestrar a moça do Templo. Ela está reclamando que está com frio, assim, ele tira a jaqueta e põe no ombro dela. A jaqueta muda de posição várias vezes durante a cena.

25. Na cena final do filme, no Templo, há um trator à esquerda da cabana. Entre o trator e a cabana existe um arbusto pequeno que está se movendo com um vento forte. Porém, a fumaça que vem da cabana é diferente. O vento do helicóptero deve estar causando a diferença.

26. Quando Anderton salta no policial, nada acontece à sua jaqueta, ou sapatos, ou qualquer coisa. Os policiais devem estar usando calças de amianto no uniforme, mas as roupas de Anderton são comuns.

27. Na cena onde eles explicam para as crianças sobre o Pré-crime, as datas mencionadas não combinam principalmente quando Tom Cruise fala que se o sistema tivesse sido criado 6 meses antes, seu filho não teria morrido.

28. O filme é em 2054. Há um dia de eleição que está num outdoor e que mostra que será no dia 22 de abril, que cai numa terça-feira. Porém, o dia 22 de abril de 2054 cairá numa quarta-feira.

29. John Anderton visita a ex-esposa na casa de campo. O filho único deles foi seqüestrado e presumivelmente assassinado seis anos mais cedo. Quando John e a esposa se falam, um triciclo é claramente visível no gramado. Depois de seis anos ninguém tirou aquilo de lá?Erros do site www.falhanossa.com

30. Agora, é compreensível que Agatha não tenha nenhuma maquilagem enquanto ela está na água. Mas quando nós vemos um close-up dela, enquanto ela está tendo a mente lida por Rufus Riley na Sala de estar de Cyber, ela está de batom. Onde ela conseguiu aquele batom? Quando ela teve tempo para por o batom?

31. Quando eles vão ver a visão de Anderton, Lara é chamada de Laura.

32. No começo do filme, o ano é 2054. Quando eles mostram uma excursão do Pré-crime para crianças, eles dizem que o Pré-crime começou em 2046, e funciona há 9 anos. Bom, se começou no ano de 2046 e funciona a 9 anos, teremos 2055 em vez de 2054. Observe que você não pode começar a contar do ano de 2054, e sim, começar a contar um ano de 2054 até 2055, o segundo ano de 2055 até 2056 e assim por diante até completar 9 anos, onde teremos 2055.

33. Quando os agentes do Pré-crime arrombam a casa de Lara para pegar John, eles se movem lá dentro e o cercam. Observe o capacete do agente.  

34. Na cena da rua aonde o resto da equipe de John vem, ele continua repetindo para todo mundo correr e eles o cercam. Depois que um cachorro late, ele sobe uma escada de incêndio. Você pode ver a parte de trás da jaqueta dele que está cortada, mas depois, não está mais.

35. Na fábrica do Lexus, Anderton chuta Witwer. Ele cospe sangue. No final desta cena, depois que Anderton está do lado de fora, o close-up de Witwer mostra um rastro de sangue seco que sai do nariz, mas não existe nada na sua boca.

36. Quando Burgess atira em Witwer, ele acerta inicialmente o tórax. Ele vai mais perto para dar o tiro de misericórdia. Se ele atirasse em Witwer na cabeça, como nós somos levados a acreditar, não deveria haver marca de sangue na parede atrás dele?

37. O Pré-crime é uma força ativa só em Washington DC, e o pre-cogs então só trabalham em assassinatos que acontecerão no distrito. Mas parece que o crime de Anne Lively é fora do distrito.

38. Quando os pre-cogs vêem um assassinato, o nome da vítima é escrito em uma bola vermelha, para um crime de amor, ou em uma bola marrom, que significa que o assassinato foi planejado. O nome de John é escrito em uma bola marrom, mas como ele poderia ter planejado matar este homem, se ele nunca o conheceu? A bola marrom indica que o crime foi premeditado. O crime foi planejado pelo Lamar que contratou Crow e provavelmente planejava esconder Anderton no mesmo hotel. (Contribuição de Ronaldo Marcio Morinaga - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

39. O filme acontece em 2054, só cinqüenta e dois anos depois dos dias de hoje. Ainda assim, a infra-estrutura inteira de Washington D.C. mudou naquele tempo. Todos os edifícios, as estradas, os carros são diferentes, como todo o resto também. Isto parece improvável.

40. Quando todos saem da sala dos pre-cogs e somente John vai ficar sozinho com eles, o último a sair da sala é o sujeito que cuida dos pre-cogs, na hora que ele vai sair a câmera o focaliza e um braço aparece puxando-o para fora da cena. (Contribuição de Ivan Correia Martins - São Simão / SP - Fã de Carteirinha)

41. Nunca foi explicado no filme o que aconteceu ao filho de Anderton. O menino poderia estar vivo ainda. O desaparecimento do menino era a causa do divórcio. O filme insinua que eles foram reconciliados como resultado da solução do seqüestro e com a ajuda de Agatha. Mas ele nunca foi resolvido.

42. Tom Cruise ao andar com a pre-cognitiva cambaleante, coloca sua jaqueta sobre os ombros dela; a câmara a focaliza de frente e o ombro dela aparece descoberto; no momento seguinte, quando a câmara a focaliza novamente, o ombro está coberto e ninguém mexeu nela (nem ela mesma!) (Contribuição de Elza Regina Gomes e José Roberto de Oliveira - São Paulo / SP - Fãs de Carteirinha)

43. Em 1 hr e 40 minutos, Tom Cruise e a mulher estão chegando na porta do apartamento 1006 com a maçaneta do lado esquerdo, então quando ele bate na porta, a maçaneta esta a direita e o número da porta é 1004. (Contribuição de Tyaraju - Fã de Carteirinha)

44. Na cena onde John lembra do seu filho e ao mergulhar ve o relogio cair, podemos ver um garoto gordinho com óculos de mergulho tentando fazer caretas para a camara. (Contribuição de Uilei Coutinho - Fã de Carteirinha)

45. Considerando se que somente os assassinatos são previstos quando ocorrem dentro do distrito, não seria muito mais fácil o diretor Lamar ter contratado alguém para seqüestrar Ane e levá-la para fora do distrito, para depois então matá-la? Se ele premeditasse somente o seqüestro, não seria detectado. (Contribuição de Francismara Pagnoncelli - Pato Branco / PR - Fã de Carteirinha)

46. A esse respeito, o assassinato da mãe de Agatha me parece um muito tolo. Se eles queriam estender o pré-crime para todo o país, como iam fazer isso? Os três pré-cogs existentes só previam crimes dentro do distrito. E como fariam para prever no resto do país? Com certeza, precisariam de mais pré-cogs, da onde eles viriam? Se existia a possibilidade de mais pré-cogs, por que se importar tanto com Agatha? (Contribuição de Francismara Pagnoncelli - Pato Branco / PR - Fã de Carteirinha)

47. Como os pré-cogs não morreram de gripe? Apesar de super-dotados, eram humanos. Ficavam o dia todo dentro daquela banheira? (Contribuição de Francismara Pagnoncelli - Pato Branco / PR - Fã de Carteirinha)

48. Na cena das aranhas, num primeiro momento que mostra o lado de fora e dentro do quarto de Anderton por cima (quando aparece uma aranha que passa direto do quarto), não aparece a entrada que as aranhas utilizaram posteriormente para entrarem no quarto. Quando mostra as aranhas tentando entrar por debaixo da porta (na camera de cima) aparece a entrada. (Contribuição de Rômulo D. Schultz - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

49. Quando a bolinha que mostra o nome do assassino é moldada na madeira, ele cai e rola por uma plataforma, mas ela chega ao destino com brilho de verniz, que não deveria.

50. No metrô osos olhos são escaneadas para liberar a entrada das pessoas. Os olhos brilham quando olham fixamente para o scanner, mas existe uma senhora que está na frente de John, e no exato momento em que seus olhos brilham ela está olhando para baixo, para sua bolsa eu acho, mas quando John passa em sua frente, ela olha para o scanner. (Contribuição de Jandiran Queirós - São João de Meriti / RJ - Fã de Carteirinha)

51. Na cena em que Tom Cruise está se lembrando do dia do rapto do filho, assim que ele afunda na piscina, passa uma garota nadando ao seu lado. Mas se ele estava na beirada da piscina, essa garota só poderia surgir de um mergulho, e não vir nadando como se estive no meio da piscina. (Contribuição de Alexandre Cruz Nicolas - Bauru / SP - Fã de Carteirinha)

52. Porque não havia nenhum funcionário na fábrica de automóveis? Estavam de férias? (Contribuição de Paulo Machado - Fã de Carteirinha)

53. Na linha de montagem, havia unicamente aquele carro (não se vê carros na frente ou atrás). Casualmente, já estava abastecido, e de frente para a porta de saída, que por coincidência estava sendo aberta naquele exato instante. Muito cômodo não? (Contribuição de Paulo Machado - Fã de Carteirinha)

54. No metrô, o flash de reconhecimento da íris é dado na PÁLPEBRA da mulher de cabelos pretos curtos. (Contribuição de Paulo Machado - Fã de Carteirinha)

ERROS RETIRADOS

ERRO RETIRADO 3. Porque eles não souberam o real nome de John Doe ? Então o que era o nome na bola dele? --> O nome da vitima não do assassino.  (Contribuição de Patricia Elizabeth - Shiojiri / Nagano / Japão - Fã de Carteirinha)

ERRO RETIRADO 15. Por que no fim do filme os pre-cogs vêem o assassinato futuro de Anderton, permitindo assim que os policiais apareçam no último minuto para salvá-lo, quando na realidade é o próprio suicídio dele ? Max Von Sydow soube que o assassinato seria descoberto, mas claramente quis fazer isto de qualquer maneira. Agora eles analisam suicídio também ? --> Na verdade o filme mostra que os fatos acontecem de qualquer jeito, mas o desfecho no caso o assassinato pode não ocorrer, e a partir do momento que o assassino toma ciência disso pode mudar seu futuro, isso foi dito diversas vezes por Agatha.  (Contribuição de Patricia Elizabeth - Shiojiri / Nagano / Japão - Fã de Carteirinha)

ERRO RETIRADO 37. Se Max Von Sydow tinha planejado matar a Mãe de Agatha, a tentativa seria pega pela Polícia de Pré-crime... o plano atual dele também não seria visto ? --> Na morte da mãe de Agatha os pre-cogs deram o nome da VITIMA não do assassino. No plano atual o Diretor sabia que sem Agatha as coisas não funcionam, ele ironiza com Witwer que não há sons, sem Agatha aparentemente os gêmeos não prevêem nada, o crime dele não foi premeditado, provavelmente na hora em que ele entendeu que o agente tinha descoberto a verdade resolveu eliminá-lo. (Contribuição de Patricia Elizabeth - Shiojiri / Nagano / Japão - Fã de Carteirinha)

ERRO RETIRADO 39. Falam que o banco de dados do Departamento de Polícia tem Anne Lively como desaparecida. Tim Blake Nelson insinua que isto é bastante comum em Washington D.C. de 2054. Então o pré crime não serve muito para ajudar as pessoas. Ele ajuda as que vão ser assassinadas? --> Sim, Tom Cruise explica que somente assassinatos são vistos pelos pre-cogs. (Contribuição de Thiago Augusto - Fã de Carteirinha)

ERRO RETIRADO 42. Se o assassinato de Anderton foi premeditado, porque a bola não foi derrubada mais cedo? --> Ele descobre quem o sujeito na hora, e o assassinato que o velho vai cometer, ou seja assassinar o Anderton também acredito  que o velho resolveu matar na hora, já que  ele pensava que o Anderton estava preso.  (Contribuição de Thiago Augusto - Fã de Carteirinha)

ERRO RETIRADO 43. No filme Tom Cruise perde um dos seus globos oculares. Depois, quando sua esposa entra na prisão usando este olho, ela joga no chão a sacola, e ambos os globos oculares estão na bolsa! Ou será que era apenas um ?--> Só existe 1. (Contribuição de Thiago Augusto - Fã de Carteirinha)

ERRO RETIRADO 44. Parece meio impossível que no futuro, dois computadores na mesma sala não estariam interligados por uma rede virtual. Será que era para um não interferir com o outro ? --> O computador  central é somente para fazer a busca do lugar do assassinato, O computador do outro sujeito é o banco de dados de informações, se todas as informações fossem passadas para o computador central ia dar muito trabalho, já que até tem uma vez que eles encontram endereço errado e muitas pessoas com o mesmo nome. (Contribuição de Thiago Augusto - Fã de Carteirinha)

ERRO RETIRADO 45. Na cirurgia de olho, existe muito gelo. Depois de seis horas o gelo ainda está do mesmo jeito? Não derrete, ou tem mais escondido? --> A caixa me parece uma caixa térmica, já que nessa caixa mesmo que tava guardado os olhos. (Contribuição de Thiago Augusto - Fã de Carteirinha)

ERRO RETIRADO 49. Anderson está fugindo da polícia em seu próprio carro, então quando ele é descoberto as portas se travam, ele quebra o vidro traseiro e sobe em cima do capô do veículo. De repente o veículo começa a descer a lateral de um edifício a alta velocidade. Mesmo assim ele ainda consegue pular para outros carros como se estivesse tudo parado. Ou a força da gravidade mudou muito no futuro ou temos aí um erro bem feio. (Contribuição de Borg 8472 - Fã de Carteirinha) --> Existe uma explicação física: os carros que estão descendo têm uma velocidade constante, ou talvez até uma deceleração se estiverem próximos à rodovia "horizontal". Quando Anderton salta de um carro, passa a atuar sobre ele a aceleração da gravidade, portanto sua velocidade será crescente, que o fará alcançar o teto do carro. (Contribuição de André Ram - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

A - O autor deu para os três policiais os primeiros nomes de escritores de crime famosos: Agatha (Christie), Dashiell (Hammett) e (Sir) Arthur (Conan Doyle).

B - ERRO 11. Se Burgess estivesse planejando matar Anne Lively, ele teria tido que pensar por muito tempo nisto. O Precogs não teriam visto isto antes dele contratar outra pessoa para a matar ? --> Isso é esplicado durante o filme, ele planejou o crime e contratou o assassino, ele provavelmente explicou detalhadamente como deveria ser o crime, e quando o homem iria cometer o crime foi pego pela polícia. Aí ele continua começa a repetir os mesmos movimentos do assassino, seu crime foi visto por Agatha e os técnicos acharam que fosse um eco, lembra algumas vezes ocorrem ecos e estes são apagados da memória, a previsão de Agatha foi apagada porque eles acharam que fosse um eco, Burguess sabia que isso ia acontecer, é claro se houve uma bola, possivelmente foi ignorada, desleixo da polícia, a coisa não mudou nem no futuro. (Contribuição de Patricia Elizabeth - Japão - Fã de Carteirinha)

C - ERRO 41. O filme nunca explicou o que aconteceu ao filho de Anderton. O menino poderia estar vivo ainda. O desaparecimento do menino era a causa do divórcio. O fime insinua que eles foram reconciliados como resultado da solução do seqüestro e com a ajuda de Agatha. Mas ele nunca foi resolvido. --> Agatha fala o tempo todo por metáforas, ela conta da mãe dela e de Sean, filho de John, qualquer coisa como "ela procura mas sua filha está morta", ou seja seja lá quem for que sequestrou Sean o matou, repare que ela sabia quem matou sua mãe mas nunca diz ela deixa que John descubra sozinho da pior forma, no final do filme quando os dois estão conversando ao celular(Anderton e Burguess) o nome de Sean é comentado e John grita que não é para falar o nome de seu filho morto, antes se dizia apenas desaparecido. O filme não diz mas eu apostaria em Burguess como sequestrador ou mentor intelectual, o cara era meio pancada, John já era policial antes do pré-crime, sei lá talvez o Diretor viu que ele tinha o perfil ideal para chefiar a equipe, ele até sabia do vício de John mas nunca tomou providencia, no minimo suspeito. (Contribuição de Patricia Elizabeth - Japão - Fã de Carteirinha)

D - O final é ambíguo, e é sugerido por uma frase de Guideon antes de colocar Anderton definitivamente na "criogenia". Tal fato gerou muita polêmica entre fãs e críticos. Muitos aceitam o final convencional, mas existem diversas pistas que levam a crer que Anderton ainda pode estar congelado na prisão. (Contribuição de André Pinto - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

E -
A frase de Guideon " Dizem que toda a vida passa pela sua mente, e que todos os sonhos e desejos se realizam" e "por fora parecem que estão dormindo, mas por dentro (aponta para a cabeça), ocupados, ocupados. (Contribuição de André Pinto - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

F -
Antes de Anderton ser preso, ele tinha todas as pistas que levassem a ter a conclusão final. Na montagem do climax, Anderton está "dormindo" em sua câmara, e a cena que surge logo depois é Lammar olhando para câmera e dizendo: A culpa é minha! (o que sugere que Anderton concluiu quem era o verdadeiro culpado) (Contribuição de André Pinto - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

G -
O filme faz citações à duas outras obras baseadas em contos de Philip K. Dick: Vingador do Futuro e Blade Runner. Todos os dois filmes possuem finais ambíguos e são relacionados a sonhos. Nenhum dos dois finais são explicados, a "dúvida fica no ar". O filme também cita outras obras de finais ambíguos e que possuem o sonho e a ilusão como tema: Brazil, por exemplo. (Contribuição de André Pinto - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

H -
Spielberg gosta de criar paralelos entre filmes. Ele fez ET e Poltergeist como filmes de temática diferentes, mas com uma relação estreita: um é o "espelho" do outro. Um é o sonho de toda criança, e o outro é o pesadelo de toda criança. Em Minority Report existe um paralelo explícito com Vanilla Sky. Nos dois filmes Tom Cruise é congelado e passa a viver "um sonho", da mesma foma em que Anderton pode estar em criogenia e pasando ao espectador um "desejo em forma de sonho". (Contribuição de André Pinto - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

I -
O filme é um noir futurista, e muitos filmes noir terminam com finais ambíguos. (Contribuição de André Pinto - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES