VOLTAR BLOCO 42

 
   

MARCAS DA VIOLÊNCIA
VIGGO MORTENSEN, ED HARRIS & MARIA BELLO

Tom Stall (Viggo Mortensen) leva uma vida tranqüila e feliz na pequena cidade de Millbrook, no estado de Indiana, onde mora com sua esposa Edie (Maria Bello) e seus dois filhos.

Um dia esta rotina de calmaria é interrompida quando Tom consegue impedir um assalto em seu restaurante.

Percebendo o perigo, Tom se antecipa e consegue salvar seus clientes e amigos e, em legítima defesa, mata dois criminosos.

Considerado um herói, Tom tem sua vida inteiramente transformada a partir de então.

A mídia passa a segui-lo, o que o obriga a falar com ela regularmente e faz com que ele deseje que sua vida retorne à calmaria anterior.

Surge então em sua vida Carl Fogarty (Ed Harris), um misterioso homem que acredita que Tom lhe fez mal no passado.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: David Cronenberg
Escritor: Josh Olson

Baseado na novela de John Wagner & Vince Locke

Gênero: Crime / Drama

Site Oficial: www.historyofviolence.com

PlayArte

Título Original: A History of Violence
Tempo: 96 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2005 - USA - Estréia dia 11 de novembro de 2005.
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Viggo Mortensen .... Tom Stall / Joey Cusack
Maria Bello .... Edie Stall
Ed Harris .... Carl Fogarty
William Hurt .... Richie Cusack
Ashton Holmes .... Jack Stall
Peter MacNeill .... Xerife Sam Carney
Stephen McHattie .... Leland Jones
Greg Bryk .... William Orser
Sumela Kay .... Judy Danvers
Kyle Schmid .... Bobby Jordan
Deborah Drakeford .... Charlotte
Gerry Quigley .... Mick
Heidi Hayes .... Sarah Stall
Aidan Devine .... Charlie Roarke

FICHA TÉCNICA

Produção .... Chris Bender
Produção .... David Cronenberg
Produção .... J.C. Spink
Música .... Howard Shore
Fotografia .... Peter Surschitzky
Desenho de Produção .... Carol Spier
Direção de Arte .... James McAteer
Figurino .... Denise Cronenberg
Edição .... Ronald Sanders
Efeitos Especiais .... Mr. X Inc.

PRODUTORAS

New Line Productions Inc.
Bender-Spink Inc.

DISTRIBUIDORAS

New Line Cinema
PlayArte

ERROS

1. No começo do filme quando o carro azul dos bandidos é levado pelo rapaz até o escritório do motel, é possível ver refletido na porta do carro, a grua usada para movimentar a câmera.

2. O bandido jovem atira na menina e coloca seu dedo indicador na boca, depois do corte a posição do dedo é diferente.

3. Nós ouvimos o tiro que o rapaz dá na menina, mas não ouvimos os dois tiros que foram dados no dono do motel e na faxineira. Observe que a rapidez com que os dois foram mortos, só poderia ter sido com tiros.

4. Quando Tom coloca o suco para a filha no café da manhã, ele coloca a copo fora da toalhinha de mesa dela, mas quando a menina vai pegar o copo, ele já está em cima da toalhinha de mesa da menina.

5. Tom se despede da mulher no carro e retira o cinto de segurança, depois do corte vemos que sua posição mudou.

6. Quando o filho de Tom, Jack, fala para Bobby no vestiário que ele tem razão, Jack cruza os braços, mas depois do corte ele está com os braços abaixados.

7. Bobby agarra a blusa de Jack amassando a gola, mas quando este se senta a gola não está mais amassada.

8. Edie se veste de colegial para fazer amor com seu marido Tom. Ele fica por cima da garota girando-a na cama, colocando suas cabeças na direção da grade da cama, mas depois do corte numa tomada de cima, eles estão virados para a lateral da cama.

9. Em seguida ele começa a tirar a calcinha dela usando suas duas mãos, mas na tomada imediatamente anterior, a mão esquerda dele ainda estava junto do ombro dela.

10. Jack aparece sentado com sua amiga na frente do correio no meio da cidade. Observamos que algumas pessoas passam pela frente deles e depois não fica mais ninguém. Existe um corte para uma tomada de perto dos dois e agora vemos três rapazes passando que não apareciam na tomada anterior.

11. Totalmente desnecessária acena mostrando os dois fumando um baseado na frente do correio.´É o tipo de cena que não acrescenta nada ao filme, muito pelo contrário.

12. Quando os dois bandidos entram no restaurante de Tom e grita Café, aparece o rapaz e a menina tomando sorvete. Em cima da mesa existe um guardanapo todo amassado. Na segunda vez que os dois são mostrados, o guardanapo está totalmente esticado e novo.

13. Depois de Tom atirar nos dois bandidos, a menina e o rapaz aparecem novamente, e agora além do guardanapo estar arrumado, as duas colheres estão arrumados em cima dele. Na agitação eles não iriam largar sua colheres arrumadas em cima do guardanapo.

14. Na versão legendada, a repórter na frente da casa de Tom, diz para o noticiário que aquele era Tom Stall, um herói americano, em poucas palavras, mas na realidade ela diz, um homem de poucas palavras, o que seria o correto.

15. No outro dia Edie entra no restaurante que está lotado. No balcão tem um rapaz de camisa azul sentado, uma moça de cabelo curtinho e um senhor que está com o cardápio na mão, depois do corte o cardápio sumiu de sua mão.

16. Carl aparece no restaurante com um óculos escuro. Observe que suas lentes são foscas, mas quando o policial Sam o pára na estrada, seus óculos são de lentes brilhantes, reflexivas.

17. Sam pede a carteira do motorista, fala com Carl e o carro vai embora, mas ele não devolve o documento do motorista.

18. Sam pára o carro preto e pega apenas a carteira do motorista, tanto que ele fala o nome do motorista e não fala o de mais ninguém, porém na casa de Tom ele não só sabe o nome de todos, como também para quem eles trabalham e os crimes de todos eles. Isto seria impossível. O máximo que ele poderia descobrir com a placa do carro é o nome de Carl, mas nunca o nome do outro passageiro.

19. Tom vê o carro preto na frente do seu restaurante e liga para casa avisando Edie, e depois faz a coisa mais estúpida que poderia fazer, que é sair correndo alguns quilômetros a pé, mancando para tentar socorrer sua família. Se tivesse que acontecer algo, sua família já estaria morta há muito tempo antes dele chegar. Porque ele não pegou uma carona ou pediu o carro de alguém emprestado?

20. Observe que ainda com relação a esta cena, Tom liga para casa, sai correndo mancando e quando chega em casa, sua esposa ainda está se arrumando na frente da porta com a espingarda. Ele parece correr alguns quilômetros em apenas alguns segundos.

21. Jack aparece no corredor do colégio  andando ao lado da sua amiga quando é empurrado por Bobby. Neste momento ele tem dois cadernos na mão direita, mas depois do corte para sua tomada de costas esbarrando em outro aluno, após ser empurrado, os dois cadernos desaparecem, e eles não estão caídos no chão.

22. Depois de voltar do shopping, Edie está em casa sentada na cadeira, na tomada aberta ante dela perguntar algo para ele, suas duas mão estão à frente do corpo e juntas. Depois do corte para uma tomada mais próxima, suas mãos estão separadas e ela está mexendo com algo, como um fio de cabelo ou linha.

23. Na frente da casa de Tom, é possível perceber que a posição do capanga com a mão atrás das costas, muda entre as tomadas, ora mais pra frente, ora mais para trás.

24. Quando este capanga, o motorista é atingido por dois tiros, é possível ver o enchimento em baixo de sua roupa e também que as marcas de bala saem de dentro da sua roupa para fora, tanto que a gravata vai para a frente do seu corpo com a explosão do primeiro disparo.

25. Este capanga mesmo com dois tiros no peito ainda se levanta e se mexe bastante, em compensação o outro que foi atingido com um golpe no nariz está praticamente morto no chão.

26. No hospital Edie pede que Tom conte a verdade. Depois dele falar ela corre para o banheiro para vomitar. Observe que ela pega uma toalha de papel para se limpar, mas na cena seguinte, onde Tom aparece deitado na cama, o papel sumiu e ela agora está mexendo no cabelo. Depois o papel reaparece na mão dela bem menor.

27. Depois de voltar do hospital, Tom conversa com o filho na frente de casa. O menino se vira e vai embora. Tom está de lado em uma tomada e na seguinte está virado de frente para o menino.

28. Ainda nesta cena é possível ver que na janela atrás dele, do lado esquerdo da imagem, tem o movimento de alguém, mas quando Tom entra não existe ninguém ali, ou na casa.

29. Sam vai até a casa de Tom conversar com ele. Neste momento Edie chega sentando-se ao lado do marido. Observe que os dois braços dela estão para a frente do corpo, depois do corte seu braço direito está atrás das costas de Tom.

30. Na escada Tom agarra sua mulher na escada pela perna esquerda, mas depois do corte ela se vira como se a perna segura fosse a outra, pois ela não conseguiria se virar daquela forma com a perna presa.

31. Ainda nesta seqüência ela aparece de lado na escada, mas depois do corte para o close de suas coxas, ela já aparece sentada nos degraus chutando o marido.

32. Totalmente desnecessária a cena de sexo violento na escada e também a cena de Edie totalmente nua saindo do banheiro. Não existe nenhum motivo lógico para a segunda cena principalmente ter sido incluída no filme. Ela poderia ter saído com o roupão fechado.

33. No final da cena de sexo na escada a posição da cabeça dos dois muda várias vezes dependendo do ângulo filmado.

34. Quando Edie vai subir as escadas, ela arruma seu vestido duas vezes abaixando-o quando já estava abaixado.

34. Na tomada de cima da escada vemos Tom lá embaixo deitado com a mão esquerda perto da virilha, depois do corte para  close, sua mão está perto do peito.

35. Na casa do irmão de Tom, o mais velho desce os degraus, chega perto do irmão e os dois encostam as cabeças. Observe que Richie abraça seu irmão colocando seus braços nos ombros de Tom, mas depois do corte seus braços estão abaixados.

36. Tom mata os capangas e foge, Richie se dirige até a porta da frente da casa que está só um pouco aberta e passa por ela, depois do corte para uma tomada do lado de fora da casa, ele passa novamente pela porta que agora está bem mais aberta também.

37. Richie é atingindo na cabeça caindo no chão de oca aberta, depois do corte ele aparece novamente agora com a boca fechada.

38. Tom sai da casa indo até o lago se lavar. Ele joga a arma dentro da água. Observe que na sua tomada de frente a arma vai parar muito longe, mas na sua tomada de costas a marca da arma na água é bem perto dele.

39. 0:09:32 - Tom chega ao restaurante, antes de entrar, ele fica de frente a porta de vidro e se abaixa para pegar uma lata e uma garrafa plástica, nesse momento é possível perceber o câmera pelo reflexo da porta de vidro. Observe em câmera lenta, é hilário! (Contribuição de Ana Brígida - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

40. 0:10:36 - Dentro do restaurante, Tom conversa com o cozinheiro e com um senhor que está sentado. Observe que o prato de comida que o senhor está comendo, simplesmente desaparece no final da cena. (Contribuição de Ana Brígida - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A PlayArte e o Falha Nossa convidaram você para se apagar estas marcas.
Eles mandaram um e-mail respondendo. Você impediria um assalto?
E concorreram a prêmios inéditos do filme. Confira os prêmios e o resultado.

1º ao 20º lugar
1 par de ingressos.

Alencar Zeferino Meire - Fortaleza / CE
André Cassiano Filho - Maringá / PR
Betriz Cradin Flores - Porto Alegre / RS
Denise Mello - Brasília / DF
Elizabete Honório Silva - Vitória / ES
Francisco Carlos Albuquerque - Curitiba / PR
Glaucia Regina Carrão - Rio de Janeiro / RJ
Hioshiro Nagano - São Paulo / SP
Lucas da Silva Robério - São Paulo / SP
Marcos Cardozo Filho - São Paulo / SP
Maria José de Waladares - São Paulo / SP
Oliveira Feitosa Jr. - Rio de Janeiro / RJ
Pedro Cardoso Tadeu - Goiânia / GO
Pedro Paulo Kloss - Curitiba / PR
Regina Mendes da Silva - Fortaleza / CE
Rita de Cássia Gomes - Florianópolis / SC
Samantha Carolina Gomes - Recife / PE
Simone Regina Frias - São Paulo / SP
Viviane Rosa - Manaus / AM
Wallace Reiraz França - São Paulo / SP

A PlayArte e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

::.. PLAYARTE ..::

IMAGENS E CURIOSIDADES

Este filme é refilmagem do filme "The Fastest Gun Alive" de 1956.