VOLTAR FILMES 1

 
   

MATRIX
CARRIE-ANNE MOSS, HUGO WEAVING, LAURENCE FISHBURNE & KEANU REEVES

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro.

À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus e Trinity, Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítimas do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

Ir para "The Matrix Reloaded"
Ir para "The Matrix Revolutions"
Ir para "Animatrix"

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretores: Andy Wachowski & Larry Wachowski
Escritores: Andy Wachowski & Larry Wachowski

Gënero: Ficção / Aventura

Site Oficial: www.whatisthematrix.com

Warner Bros.

Título Original: The Matrix
Tempo: 136 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1999 - USA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Keanu Reeves .... Thomas A. Anderson / Neo
Laurence Fishburne .... Morpheus
Carrie-Anne Moss .... Trinity
Hugo Weaving .... Agente Smith
Gloria Foster .... Oráculo
Joe Pantoliano .... Cypher
Marcus Chong .... Tank
Julian Arahanga .... Apoc
Matt Doran .... Mouse
Belinda McClory .... Switch
Ray Anthony Parker .... Dozer

FICHA TÉCNICA

Produção .... Joel Silver
Música .... Don Davis
Fotografia .... Bill Pope
Desenho de Produção .... Owen Paterson
Direção de Arte .... Hugh Bateup
Direção de Arte .... Michelle McGahey
Figurino .... Kym Barrett
Edição .... Zach Staenberg
Efeitos Especiais .... Mass. Illusions
Efeitos Especiais .... LLC
Efeitos Especiais .... Manex Visual Effects
Efeitos Especiais .... Amalgameted Pixels

PRODUTORA

Village Roadshow Productions

DISTRIBUIDORA

Warner Bros.

ERROS

Olá Fãs do Falha Nossa, é claro que não vamos desmerecer os efeitos especiais, a produção, e a dificuldade em se fazer um filme desta qualidade, que mudou a forma de se fazer cinema. Mas não podemos deixar de mencionar os errinhos. São erros primários, infantis, de continuidade na maioria. Alguns deles cometidos na hora de editar o filme, mas vale a pena checar.

1. No quarto de interrogação o Sr. Smith tem com ele um arquivo verde com dados de Neo acumulados. Quando ele abre o arquivo não existe nenhuma folha do lado esquerdo da pasta, mas na próxima cena já existem papéis do lado esquerdo.

2. No telhado, Neo atira loucamente no agente inimigo que evita todas suas balas, mas milagrosamente as janelas do edifício atrás dele não são danificadas. Erros do site www.falhanossa.com

3. Na cena onde Morfeu está sendo interrogado pelo agente, a câmera muda de cena, às vezes filmando ele por trás, às vezes pela frente. Se você olhar para a mão do agente na cabeça de Morfeu, vai pode perceber que os dedos dele nunca ficam no mesmo lugar enquanto pega na orelha. Ficam trocando enquanto a câmera muda de posição.

4. Quando Neo está fora do prédio, no andaime, e solta o telefone, você vê o aparelho caindo em uma rua vazia, então a imagem é cortada e volta para NEO, e depois para o telefone caindo. Nesta hora a rua está cheia com as pessoas. Erros do site www.falhanossa.com

5. Durante a cena de briga entre Neo e o agente na estação de metrô, Neo consegue incapacitar o agente e pula para fora do trilho. Quando o trem vem chegando, você pode ver o cabo de aço que segura NEO pelas costas.

6. O Agente Smith está interrogando Neo. Depois que Smith fecha a boca de Neo, ele se encosta ao canto da parede. Depois do corte, você consegue perceber no reflexo do óculos do agente, que Neo está sentado na cadeira

7. Laurence Fishburne luta com o agente no banheiro do edifício, depois de serem apanhados dentro das paredes. O agente quebra uma parede de tijolos, contudo da próxima vez que nós vemos a parede, não há nenhum dano nela.

8. Neo e Trinity matam todos aqueles soldados no telhado antes do agente aparecer e lutar com NEO. O agente atira em Neo e durante esta cena em que ele evita os tiros, só vemos um único cadáver. E mais, Trinity também desapareceu!

9. Na cena onde Neo volta da conversa com o Oráculo, uma parte do biscoito que ele tem está mordido. Alguns segundos depois ele quer comer o biscoito e não há mais nenhum sinal de uma mordida.

10. No escritório, quando NEO está de longe, ele aparece com a mão esquerda abrindo o envelope, logo depois que o entregador deseja o bom dia e a cena volta para NEO, ele não está com a mão no envelope, e ele aparece indo com a mão para abrir o envelope.

11. ABSURDO: Neo está no escritório. Quando ele está no seu cubículo de trabalho, ele recebe uma entrega expressa. Quando ele assina o recibo, você pode ver um outro braço que se deita na escrivaninha atrás dele. Na próxima cena ele devolve a prancheta e a mão desapareceu. [Esta cena só é visível em VHS, em DVD não se percebe]

12. Quando NEO conhece Morfeu, este estende a mão direita, deixando a outra atrás dele. Na próxima cena ele está com a mão esquerda ao lado do corpo. Depois ele retira a mão, e ela está de volta atrás dele.

13. A briga vista no topo do telhado está cheia de erros de sombras. Percebe-se que foram gravadas em horários diferentes do dia.

14. Quando Neo vai abrir a porta para entrar na casa do Oráculo, você pode ver a lente da câmera claramente na maçaneta.

15. No princípio da cena de entrega do envelope da Fedex, NEO é mostrado na escrivaninha recebendo e abrindo o envelope. Note que o símbolo da Fedex está do lado esquerdo, depois que ele sacode o envelope para pegar o telefone, o símbolo está do lado direito.

16. Quando Trinity atira no agente em cima do prédio comercial, você percebe que a posição do agente é diferente na hora que Trinity encosta a pistola, e na hora que ela dá o tiro.

17. Quando Neo e Morfeu estão no corredor para ver o Oráculo, observe quando eles estiverem na frente da porta Morfeu está usando os seus óculos de sol. Eles mostram uma tomada da mão de Neo na maçaneta, e os óculos de sol ainda estão no rosto. Quando a porta abre e eles entram, os óculos já estão na mão de Morfeu.

18. Na cena onde Morfeu conhece Neo, ele está segurando o recipiente de pílula na sua mão. Mas se você observar com muita atenção a cena toda, verá vários erros com esta caixinha. Uma hora está na mão, outra hora não.

19. Quando Neo fala para Tank que eles precisam " de Armas, muitas armas " ele levanta a MP5 que escolhe da prateleira. Ela é preta e fosca, e quando a câmera focaliza mais, ela é brilhante e refletiva.

20. No começo do filme quando Trinity está fugindo dos policiais e do agente pelo telhado, observe na cena filmada de baixo no primeiro salto. Podemos ver que esta cena foi filmada em estúdio fechado, porque aparece o teto do estúdio e até um fio, ou cabo de aço bem no alto.Erros do site www.falhanossa.com

21. Depois da cena do tiroteio no saguão do prédio dos agentes, Neo e Trinity entram no elevador e os pilares são mostrados caindo aos pedaços. Porém quando a porta explode, os pilares estão intactos, como se nada tivesse acontecido ali.

22. Quando os 3 agentes visitam o topo de telhado onde Neo salvou Trinity do helicóptero, você pode ver claramente a câmera nos óculos de sol dos agentes. Erros do site www.falhanossa.com

23. Quando os policiais invadem o quarto de Trinity para prendê-la, você ouve os policiais armarem as pistolas Glock. A Pistola Glock não tem um martelo externo. Para carregar a arma, você tem que retirar o deslizamento e liberá-la.

24. Na primeira cena na qual Neo aparece, nós o vemos de cima e dormindo na frente do computador. O teclado que ele está usando é de um tipo. Quando as mensagens começam a aparecer na tela, ele tenta parar batendo em várias teclas, mas o close-up do teclado mostra um outro modelo.

25. Nesta mesma cena. Como é que ele consegue ouvir e acordar, se o som do seu fone de ouvido está altíssimo?

26. Na cena onde Neo é tirado do edifício, você vê o oficial de polícia abrir a porta do carro. Ele vira a cabeça para a parte traseira do carro. Contudo no próximo corte, onde nós estamos vendo a cena do reflexo do espelho da moto, a cabeça dele está diferente.

27. Se Neo nunca usou nenhum de seus músculos, porque ele consegue falar e perguntar o que está acontecendo? A língua também é um músculo! Sem contar que se ele nunca usou os olhos, ele também nunca falou e nem ouviu ! Ele deveria acordar como uma criança. (Contribuição de Bruno Miquelino da Silva - Fã de Carteirinha)

28. Tank expõe um esquema em uma tela de computador que diz "décimo primeiro andar" mas os Agentes localizam Morfeu, chamam e dizem que eles estão no oitavo andar.

29. No metrô, quando Trinity vai usar o telefone para sair de Matrix, ela leva um tiro que acerta no telefone, veja que destrói toda a parte de cima do telefone que voa longe. Mas quando Neo olha, a parte de cima do telefone ainda esta lá. (aquela parte redonda)

30. Na cena da colher, nós vemos uma de verdade e uma gerada por computador. Se você olhar a real cuidadosamente nas mãos de Neo, vai poder ver no reflexo a imagem do operador cinematográfico e o equipamento de vídeo.

31. Morfeu e sua equipe salvaram Neo de Matrix. Como era possível que o real daquele Neo tenha a orelha perfurada?

32. Quando eles estão no tiroteio no chão, todo mundo está dirigindo do lado direito da estrada. Mas nas tomadas aéreas, eles estão do lado esquerdo.Erros do site www.falhanossa.com

33. Neo está esperando debaixo da ponte para entrar no carro de Trinity. O veículo vai parando e Trinity vai abrindo a porta, mas na outra tomada ele abre a porta novamente.

34.  Depois da batida do helicóptero contra o lado do edifício, Neo, Trinity, e Morfeu estão falando entre eles. No fundo você pode ver o prédio onde o helicóptero se chocou, mas não há nenhum buraco grande, ou qualquer fumaça.

35. Nesta mesma cena você consegue ver que Morfeu está completamente limpo, sem nenhum machucado, e sua roupa impecável, porém quando ele estava sendo interrogado, sua roupa estava suja e seu rosto sangrando.

ABSURDO: 36. No arranha-céu, Neo e Trinity matam todos os soldados. O Agente Brown vem ao telhado. Neo puxa suas armas e atira imediatamente até ambas estarem vazias. Depois disso, Neo derruba-as, na mesma hora que o Agente Brown atira nele. Então, enquanto a câmera gira 360 graus, não há nenhuma arma no chão. Depois quando ele cai no chão, as armas já estão de volta ao seu lado. [CONFERIR O ERRO]

37. No último minuto do filme, Neo coloca os óculos. Você pode ver um operador cinematográfico refletido nele.

38. Na cena da chuva forte, Neo está saindo do carro. Você pode ver claramente a câmera na janela do carro.

39. Na cena onde Neo e o agente Smith estão flutuando e atirando no ar um no outro, não tem nenhuma cápsula saindo das armas deles.

40. Na briga de Neo com os guardas na entrada principal do prédio, ele faz uma cambalhota enquanto está atirando nos guardas. Se você olhar com atenção na cena por trás de Neo, ele está apontando a arma para a direita, mas mesmo assim acerta os guardas.

41. Na cena de briga de metrô, eles estão nos trilhos e o agente está prendendo Neo enquanto o trem está vindo. Observe a gravata do Agente na frente dos braços dele. Depois que Neo está pronto para saltar com o agente, você pode ver a gravata fixada com um clipe.

42. Na cena do prédio dos agentes, olhe no lado da esquerda, quando o auxilio chega. Um pouco antes deles gritarem " PARADOS "!, você pode ver um operador cinematográfico correndo além das colunas.

43. Na cena onde Neo está no patamar, fora do escritório tentando seguir as instruções de Morfeu, ele coloca sua mão ao redor do pilar para tentar passar para o outro lado. Você pode ver marcas de mão no pilar, provavelmente feitas numa cena anterior.

44. Quando Trinity e Neo estão no telhado e ela carrega o programa do helicóptero, ela não está de luvas, nem quando vai para o helicóptero. Mas quando está pilotando, ela já está de luvas.

45. Depois que ela salta do helicóptero, ela não está usando as luvas novamente.

46. No começo, Trinity corre pela lateral da parede. Ela chega no canto duas vezes. Na primeira cena, e logo depois que o policial já disparou vários tiros.

47. Neo e Morfeu estão dentro do programa. Morfeu vai mostrar como tudo começou. Eles estão na sala branca. Você pode ver os óculos de Morfeu refletirem Neo, e então, um segundo depois, eles são de uma cor cinza. E um segundo depois, eles são novamente refletivos. Isto foi feito intencionalmente para evitar o reflexo do câmera quando passasse pela frente de Morfeu.

48. Na cena que eles estão dentro das paredes do banheiro, antes do soldado entrar, a tampa da patente está abaixada. Quando o soldado entra, ela está levantada.

49. Quando Neo está disparando a metralhadora do helicóptero, existe uma cena em que você vê os cartuchos caindo no chão do helicóptero. Só esta cena mostra as cápsulas caindo, nas outras cenas já não é igual.

50. Depois de encher o quarto de buracos da metralhadora do helicóptero, os Agentes abandonam os corpos atuais, e pegam outros que estavam do lado de fora. Onde estes sujeitos estavam o tempo inteiro?

51. Quando Morfeu e Neo estão no Programa de Treinamento, e o programa congela, você vê as pombas em uma posição, e no reflexo você vê em outra.

52. Quando Trinity é perseguida pelos policiais na primeira cena, ela faz um primeiro salto de um telhado para outro. Um dos policiais que a está perseguindo não consegue saltar direito e bate a boca no telhado fazendo o prédio inteiro tremer.

53. Após ser interrogado pelos agentes, Neo acorda atordoado em sua casa e atende o telefone. A conversa é esquisita porque Morfeu diz: "A linha está grampeada, eu serei breve", "blá, blá, blá...", e ele conclui, "Você quer me encontrar?, então vá à ponte da Rua Adams". Ora! Marcar um encontro em um telefone grampeado? Por favor? (Contribuição de Celio Paulo Kirsch - Fã de Carteirinha)

54. Quando Neo está correndo para se esconder no apartamento 303, ele pega um telefone antes de entrar no edifício. Por um momento, ele não tem nenhum telefone na mão, então logo depois o telefone aparece.

55. Quando eles amarram Neo pela primeira vez na cadeira para carregar o programa, eles amarram os pés com braçadeiras de metal. Quando ele sai da cadeira, já não está mais com as braçadeiras.

56. Na cena em que Trinity está tirando o bicho do estômago de Neo, e ele está saindo, coloque em câmera lenta, e você vai poder ver um fio que aparece no bicho.

57. Neo e Trinity estão lutando no salão do prédio com os policiais. Eles pulam por cima da parede. Podemos perceber quando a mão segura algo. Provavelmente é o cabo de aço usado para sustentá-los.

58. Morfeu luta com o agente no banheiro, e os óculos do agente quebra e cai. Um pedaço bem visível cai ao lado direito da cabeça do agente. Depois que o agente começa a dar cabeçadas em Morfeu este pedaço desaparece e um outro pedaço dos óculos aparece do outro lado da cabeça do agente. Ele ainda parece estar se mexendo sozinho.

59. No começo do filme, um pouco antes de Trinity atirar no policial, você pode ver 3 luzes na parede, mas só existem dois policiais. Na próxima cena não tem nenhuma iluminação.

60. Na primeira cena de briga de Trinity com os policiais, enquanto ela estava batendo no tórax do policial, observe uma caixa de madeira e um par de tênis brancos no canto distante da tela.

61. Uma idéia ruim no filme foi usar óculos de sol, que reflete imagens. Observe os agentes, Neo, Trinity, e você vai conseguir ver as câmeras.

62. Na cena do salão de entrada, onde Neo e Trinity estão passando e atirando em todos os guardas, você vê as cápsulas disparadas pelas armas. Elas são de um tamanho, e as que caem no chão são de outro, maiores. Especificamente o calibre da arma é de fato 9mm, mas as cápsulas que eles mostram são 223.

63. Na cena onde o traidor está fazendo a transação com o agente Smith, ele corta um pedaço grande de bife. Alguns segundos depois quando ele põe na boca, a carne mudou de forma e encolheu consideravelmente.

64. Neo olha pelas janelas que ele tenta escapar, e depois ele está no batente. O ângulo de luz solar muda entre as cenas. Você pode ver isto em câmera lenta, e olhar para a sombra da soleira da janela, e depois para o edifício da frente. Os ângulos da luz do Sol são quase que opostas!

65. Assim que Neo chega na feirinha fugindo do agente, você pode perceber ao fundo uma japonesa com uma cestinha na mão e uma loira de óculos. De repente elas ficam apavoradas sem motivo, apenas com a chegada de Neo. (Contribuição de Bruno Miquelino da Silva - Fã de Carteirinha )

66. Quando Neo está evitando as balas do agente no telhado, você percebe que mesmo com óculos de sol ele pisca muito.

67. Smith põe seus óculos na mesa enquanto está interrogando Neo. Eles estão pertos, mas quando Smith os pega de volta, eles estão em outra posição.

68. Quando Tank vai tirar Trinity de dentro de Matrix, ele puxa o cabo na cabeça dela, mas ele não tem um buraco no corpo, logo depois quando Trinity olha para ele, o machucado está lá.

69. Durante a cena de tiroteio no edifício federal, Neo da piruetas atirando nos guardas. Existe um que cai antes mesmo do tiro de Neo. Observe em câmera lenta.

70. No começo do filme, logo antes de Trinity chutar o primeiro policial no tórax, ele tem uma lanterna na mão. (você pode ver uma luz no chão, mas não em cima das cabeças deles), e depois do chute, não há nenhuma lanterna na mão dele, e a iluminação da lanterna desaparece do chão.

71. Um pouco antes da explosão do prédio, Smith está sem óculos, mas depois já está.

72. Preste atenção nos tubos que prendem Neo na cena em que ele escapa da sua cápsula. Onde ele está preso em Matrix. Uma hora eles desaparecem.

73. Quando Cypher atira em Tank, congele a imagem na tomada em que Tank aparece de costas e o raio o atinge. Podemos perceber no local do ferimento, o enchimento dentro da sua blusa onde está colocado o dispositivo dos efeitos especiais, que fazem suas costas ficar ferida.

74. Quando Trinity corre lateralmente por cima da parede no salão de entrada, debaixo de fogo cruzado, você pode ver os azulejos se movendo como se estivessem soltos.Erros do site www.falhanossa.com

75. Quando Neo desperta dentro do seu tubo de gosma, ele aparece com os braços se elevando contra a cobertura do tanque. A tomada muda, e ele já aparece em uma posição diferente, e com a cobertura rasgada.

76. Na cena da morte de Neo, logo depois ele pára as balas disparadas pelos agentes, e elas caem no chão. Porém quando nós vermos Neo caminhando para frente, as balas desapareceram junto com a mancha de sangue na parede.

77. No fim, depois que Neo rouba o telefone do sujeito na rua, você não o vê reclamando, mas quando a câmera muda ele já está reclamando. E também o agente aparece no corpo dele mesmo quando a cena não mostrava isto.

78. Depois que Trinity voa pela janela e cai atrás dos degraus, ela olha para a janela. Você pode ouvir e ver algo balançando. O lustre. Então na próxima cena aquilo está completamente parado, mas ainda existe o som.

79. Quando Neo salta do helicóptero para o edifício, ele se agarra à corda e tenta salvar Trinity. No princípio a corda passa por detrás dele, assim as pernas dele ficariam enroscadas na corda quando o helicóptero baixasse. Depois, a corda já aparece na frente dele.

80. Quando o Agente Smith está lutando com Neo no metrô, Neo vai de encontro a um pilar. A área do pilar que o Agente Smith perfura com o primeiro soco parece já estar quebrado antes mesmo do soco. Você tem que olhar cuidadosamente, porque só aparece por um período muito curto de tempo.

81. No fim do filme quando Neo entra no quarto 303 e o Agente Smith está lá, observe o segundo tiro. A visão de cima mostra claramente uma concha branca de fogo que sai da arma. Na próxima cena já parece diferente.

82. O pessoal de Sidney comentou que a cena da ponte, quando está chovendo, foi filmada bem perto da rua onde Neo quer descer do carro. Apesar deles já terem andando bastante tempo, o que daria umas duas ou três quadras, eles na realidade não andaram mais do que uns 10 metros.

83. Na cena do salão de entrada do prédio, Trinity tem uma M16 na mão. Mas depois que ela chuta o policial e vai por um cartucho novo, ela derruba uma escopeta no chão, e não uma M16.w.falhanossa.com

84. Durante a cena da briga do telhado, com Neo evitando as balas, você vê que elas passam perto do seu corpo. Na realidade são balas de rifle, e não de uma pistola. Parecem com calibre 5,56 mm ou até 7,62 mm.

85. Neste momento o agente dá uma gravata em Neo e espera o trem chegar. Nesta cena percebe-se que tem sangue escorrendo nos lábios e no queixo de Neo. Na cena seguinte o sangue desapareceu. (Contribuição de Bruno Miquelino da Silva - Fã de Carteirinha )

86. O cabelo de Neo parece ser aproximadamente 2 a 3 cm mais curto desde que ele fala com o Agente Smith na primeira vez, até quando ele tenta escapar do edifício.

87. No começo do filme, Trinity corre dos agentes, salta e quebra uma janela. Ela bate a cabeça no chão ficando para cima, mas depois aparece para baixo.

88. Quando Morfeu luta com o Agente Smith no banheiro, Smith esmurra a parede. Observe em câmera lenta para ver que os tijolos já estão cortados.

89. Os agentes colocam o bicho em Neo. Depois ele recebe a ligação de Morfeu. Porque os agentes não localizaram a ligação? E porque eles não o ficaram seguindo e o prenderam junto com os outros?

90. Depois das mudanças de Matrix, apanhando todo mundo dentro do edifício, Mouse puxa duas metralhadoras de uma caixa. O policial dá um ponta pé na porta e Mouse atira. Ele não acerta nenhum dos soldados, mas eles o matam tranqüilamente. Se você olhar com atenção verá que ele coloca cada arma virada para um lado evitando mirar na câmera. Não que ele fosse atingi-la, mas para evitar o clarão diretamente na lente. Deixando um buraco bem no meio. Agora o impressionante é ele não acertar ninguém.

91. Nas cenas do metrô, você pode ver 2 logotipos enormes nas paredes. Um de uma cerveja mexicana, e outro da HP, Em tomadas diferentes o logo da cerveja aparece as vezes bem fraco, e em outras bem clara e visível.

92. O edifício de trabalho de Neo parece ser muito diferente quando a câmera o mostra, e quando ele tenta sair.

93. E aquela porta que abre de fora para dentro da sala? Acho que nenhum arquiteto construiria uma porta daquele jeito. Talvez tenha sido feita para a cena do filme.Erros do site www.falhanossa.com

94. Depois de ganhar a batalha contra os guardas no edifício, Neo e Trinity deixam o hall de entrada virtualmente limpos de todo o pedregulho que deveria estar nas roupas deles.

95. Quando eles estão na sala do programa, onde tudo é branco, há uma tomada dos óculos de Morfeu que mostra Neo ao fundo, só que o fundo é preto. Não deveria ser branco?

96. Na cena onde Neo é trazido ao mundo real, ele toca o espelho que se move como água. Morfeu diz a ele: você alguma vez teve um sonho Neo?... neste momento, corta para uma visão de Morfeu, você pode vê-lo e ouvi-lo falando, mas quando ele deixa de falar, sua boca ainda está se movendo.

97. Quando Trinity está falando com Neo perto do fim do filme, quando ele está supostamente morto, o cabelo dela cai por detrás das orelhas, mas logo depois está na frente.

98. Quando Trinity atira no agente no telhado, há um spray exagerado de sangue, mas não suja mais ninguém.

99. Perto do fim do filme, quando Morfeu está sendo torturado pelos agentes, ele está sangrando a ponto de desmaiar, mas logo depois ele está bem e saudável. E ainda depois que é salvo, sua roupa está seca mesmo com os splinters terem sido ativados e terem molhado todo mundo.

100. Na estação de trem, Neo apanha e cospe bastante sangue. Neste momento percebe-se que seus dentes estão completamente vermelhos de sangue. Logo depois ele dá uma passadinha de mão nos lábios e pronto, os dentes estão limpos novamente. (Contribuição de Bruno Miquelino da Silva - Fã de Carteirinha)

101. Quando Neo se balança no metrô para evitar bater os braços no trem do metrô que passa por ele, o trem parece estar vazio e sem ninguém, mas depois que o Agente sai do trem parece já ter muitas pessoas lá dentro.

102. Quando os agentes vêm pegar Neo no trabalho dele, ele vai para um escritório. Observe o trinco quando ele abre a porta e quando ele está na janela, o trinco é tão baixo que o escritório deve ser de um anão.

103. Na cena onde Neo está preso e é tirado do edifício, nós vemos um reflexo de Neo no espelho da moto de Trinity. Nós vemos a mão direita do agente no braço de Neo e o esquerdo dele no ombro de Neo, mas no próximo corte, nós vemos a mão esquerda do agente para baixo, quase ao seu lado e, entretanto a mão direita dele ainda está no ombro de Neo.

104. Na cena onde Cipher está fazendo a transação, um segundo ele está segurando o charuto dele na mão direita, então de repente não está mais.

105. Na cena onde Neo recebe um envelope de FedEX com um celular da Nokia. Ele tira o telefone que começa a tocar, mas se você olhar para o display do celular você pode ver que ele não está recebendo nenhuma chamada mas mesmo assim está tocando.

106. Quando Trinity está fugindo do agente no prédio, ela não tem nenhuma arma com ela, nem existe nenhum sinal de que ela tem alguma arma, mas depois ela saca duas pistolas do seu casaco.

107. O buraco no banheiro que Morfeu fez para salvar Neo, é maior quando ele faz do que quando Smith o joga na parede.

108. Neo consegue fugir para o metrô. Um pouco antes o tempo está ensolarado, logo depois, está nublado.

109. O tempo inteiro em que Mouse está falando com Neo sobre o Agente e a Mulher de Vermelho, ele faz gestos de estar mastigando algo, só que não vemos ele colocar nada na boca para comer.

110. Quando Trinity atira no agente em cima do prédio a posição do agente muda entre as cenas. (isto já está no erro 16). Porém, a arma está apontada na lateral da cabeça do agente. Depois do corte o tiro é dado na testa, o que é mostrado depois que ele se transforma novamente no policial. Se tivesse dado tempo dele se virar, daria tempo dele reagir também. (Contribuição de Antonio Carlos Sandoval Pedro - Jataí / GO - Fã de Carteirinha)

111. Na cena onde Neo está sendo interrogado, o Agente Smith coloca o arquivo de Neo na mesa. Nesta cena, o pedaço de barbante está para cima, depois está para o lado.

112. Morfeu é atingido na perna, mas depois que é salvo por Neo nunca mais o vemos reclamar da ferida.

113. No prédio, na cena do helicóptero é impressionante os agentes não acertarem nenhum dos tiros nem em Neo nem em Trinity e só um na perna de Morfeu.

114. Na cena onde Neo está evitando as balas do agente, o agente está descarregando a arma tão rápido que há várias balas que saem antes mesmo da primeira bala bater na parede atrás de Neo. Mesmo que eles tivessem esse poder de atirar tão rápido, isto destruiria a arma de tão rápido que é.

115. Na cena de metrô os trens são de dois tipos diferentes. Você notará pelas janelas. Uma é redonda e a outra é quadrada.

116. Impressionante é o sujeito levar um soco direto no estômago e logo depois estar inteirinho., Para quem assiste box, sabe que um soco direto no estômago derruba qualquer um.

117. Quando Neo está dormindo no computador dele uma música está tocando, você pode perceber que não existe sincronia entre a música e o equalizador de som.

118. No teto do prédio o Agente dispara quatro vezes, mas aparecem seis balas.

119. Quando a bomba explode no prédio os irrigadores são ativados, só que os irrigadores só são ativados quando existe calor, então eles só deveriam ter sido disparados onde tinha fogo, no térreo e nos andares próximos e não lá em cima onde estava Morfeu.

120. Na boate Trinity está conversando com Neo. Na tomada em que Neo aparece em primeiro plano e Trinity atrás dele, ela fala: " Eu também já estive procurando por ele", neste momento não existe sincronia entre o som e o movimento da boca e do maxilar inferior dela.

121. Quando Neo é colocado no carro da polícia e está sendo levado preso, você vê Trinity no lado esquerdo da estrada com a motocicleta dela. Antes você os vê debaixo da ponte e eles estão dirigindo do lado direito da estrada.

122. No começo do filme,  Trinity está olhando para a cabina telefônica, as luzes do caminhão aparecem. Na próxima tomada o caminhão faz a curva e as luzes iluminam de novo a cabine.

123. As janelas da frente do helicóptero são menores quando Trinity pula do que quando ele bate.

124. Quando Neo estava sobre o elevador, ele atira no cabo de aço para poderem subir. Existe um erro, pois os elevadores mais modernos tê um sistema de segurança que não deixa o elevador cair, mesmo sem os cabos.

125. Quando Neo caminha pelo detector de metal, você pode ver claramente que ele está usando uma camisa preta apertada debaixo do casaco dele, mas nenhuma arma é visível. O detector de metal dispara, é claro, e ele é parado pelo guarda. Na próxima cena ele abre o casaco, revelando uma quantia absurda de armas que um pouco antes não estavam lá.

126. Quando Neo se livra do seu ovo, aquele lugar onde ele estava hibernando, ele desliza pelo túnel e a gosma vermelha vem junto com ele, mas quando ele sai do túnel e cai na água, onde está a gosma vermelha?

127. A primeira vez que Neo se une aos outros no jantar, eles têm que explicar o que é aquela comida, porque ele não reconhece isto logo? Ele já não tinha comido antes? Trinity já tinha levado para ele.

128. Quando Trinity joga a faca no soldado em cima do telhado, este aparece do lado da parede e da porta que leva ao teto do prédio, porém um segundo antes na outra tomada, ele estava pelo menos sete metros longe dali, atrás do helicóptero e de Neo.

129. Se Matrix precisa da energia dos humanos para sobreviver, porque então eles gastam tanta energia com iluminação e outras coisas? Eles deveriam economizar ao máximo para não perder algo tão fundamental para eles.

130. Na cena onde o agente está descarregando a arma em Neo ele é atingido por 2 balas. Na próxima cena as feridas desapareceram.

131. Você nota todas as referências das ruas de Chicago, mas qualquer um sabe que não é Chicago.

132. No fim do filme, os agentes se viram e atiram em Neo. Como as balas podem vir do topo do corredor e do meio e do fundo? Eles estão praticamente na mesma altura um do outro.

133. No teclado de Neo você pode perceber que não existe a inscrição do logo da Microsoft entre as teclas CTRL e Alt de uma cena para a outra.

134. As marcas nas cabeças de Neo e Morfeu, aquelas coisas redondas. Elas ficam mudando de posição entre as cenas do filme. Pouco, mas mudam.

135. Será que em Matrix só tinha três agentes? Porque nunca aparecia mais nenhum já que o sistema controlava tudo! Neo e Trinity fazem o maior estrago no saguão do prédio, depois vão até o telhado, matam todos os soldados, só então aparece o primeiro e único agente? Estranho.

136. O Agente que persegue Trinity no princípio faz tudo sozinho. Porque os outros dois não se transformaram em policiais e ajudaram a segui-la e prendê-la. E porque lá embaixo quando eles chegaram e o policial disse que já tinha mandado duas equipes, porque eles não se transformaram em três policiais?

137. Quando Neo está no prédio do lado de fora, e tenta chegar até o andaime, observe o metal que ele se segura. Parece solto. Aquilo não deveria ser muito bem firme?

138. Quando o despertador de Neo toca, ele aparece em cima de algo vermelho no close. Depois que Neo o desliga ele já está em cima de um livro e que não é vermelho.

139. No começo, quando Neo está evitando os agentes, fugindo pelos cubículos do seu trabalho, ele passa por um sujeito na máquina de cópia. Nenhum agente o vê? E porque esse cara não dá o alarme depois?

140. O nome da empresa em que Neo trabalha, inicialmente aparece como "Metacortex", mas dentro do escritório de Neo, quando ele começa a correr dos policiais, uma placa aparece indicando o nome "Meta Cortechs". (Contribuição de Bruno Miquelino da Silva - Fã de Carteirinha)

141. No telhado o Agente consegue desviar de todas as balas de Neo, mas sua reação é meio devagar quando Triniry atira nele. Veja que ela fala: Desvie desta. Ele deveria ser rápido o bastante para escapar daquela bala também.

142. Se o mundo que eles estão é feito por Matrix, então as armas também. Sendo assim os Agentes não precisariam desviar das balas, bastaria apagá-las do programa cada vez que os invasores, Neo, Morfeu e os outros fossem detectados lá dentro.

143. Quando Morfeu tenta escapar pulando para o helicóptero, os agentes atiram através da parede atingindo sua perna. Como é então que eles acertam sua perna por trás, já que eles estavam de lado para ele?

144. Alguns pilares não se estragam durante a explosão do elevador. Mas na realidade eles já deveriam estar destruídos com o tiroteio que aconteceu antes.

145. Se Neo está em hibernação profunda para gerar eletricidade para Matrix, e o seu corpo verdadeiro está dentro de uma cúpula com um líquido, e ele nunca fez a barba ou cortou o cabelo, eles não deveriam estar grandes? Então porque ele está careca e sem barba?

146. Se Matrix é um grande sistema de computador que controla todas as pessoas no sistema, então não precisaria de Agentes para localizar Neo ou Morfeu ou qualquer outro, bastava o sistema localizar através de qualquer pessoa, como Morfeu mesmo fala no começo do filme quando está explicando para Neo que todos são inimigos.

147. Como é que Neo tem tanta pontaria para disparar uma metralhadora do helicóptero e não acertar nenhum tiro em Morfeu?

148. Quando Neo recebe o telefone e ele desliza para fora do pacote, o aparelho é um modelo 8110, mas depois quando está na orelha ele parece ser um 7110. Apesar de muitas pessoas terem dito que este aparelho foi feito sob encomenda especialmente para o filme.

149. Se você olhar cuidadosamente para a cena onde Neo arromba o quarto número 303 e é atingido pelo agente, você pode ver que já há sangue na parede antes de Neo bater nela. 

150. Na cena do começo do filme o policial dispara mais de 10 tiros e Trinity consegue fugir, até ai tudo bem pois o filme é de ficção, mas mesmo assim, ela ainda pega o revólver e dispara no outro policial matando-o. Você já teve curiosidade de contar quantos tiros são disparados da mesma arma sem carregar? Pois bem, só na parede já tem uns 6 tiros, veja na hora que ela fala com Morfeu no telefone.

151. Na cena do telhado Trinity pula por uma janela quebrando o vidro, quando se vira com as duas pistolas na mão não aparece nenhum sangue no seu rosto, mas quando vai correndo para atender ao telefone público seu rosto está sangrando.

152. Quando Neo é barrado na segurança do saguão do prédio. O policial pede pra ele retirar todos os objetos metálicos e ele abre a capa. Quando a cena muda para as costas de Neo, dá pra ver ele abrindo a capa sendo que ele já tinha aberto. (Contribui;áo de Adinael Trindade Junior - Cardoso / SP - Fã de Carteirinha)

153. Esta cena é aquela que Morfeu tenta levar Neo para o mundo fora de Matrix. Neo é plugado e começa a olhar para o espelho. A primeira vez que ele olha, aparece o reflexo de Morfeu no espelho, na segunda vez, quando o espelho está se refazendo, não vemos mais Morfeu, quando ele olha pela terceira vez, o reflexo de Morfeu já está lá de novo. Mais uma vez aparece cenas gravadas em horários diferentes e interpoladas no filme na edição de maneira errada. Ou o erro se deu na Computação gráfica.

154. Na cena em que Trinity pula do prédio, no começo do filme e o agente pula atrás dela deixando os policias de boca aberta, se passarmos em câmera lenta o pouso do agente, poderemos ver que a pessoa que termina o salto é bem diferente do agente. Seria o dublê fazendo sua pontinha no filme? (Contribuição de Bruno Miquelino Anderson - Fã de Carteirinha)

155. Se eles precisam reconstruir seus músculos, e seus olhos doem porque ele nunca usou, porque então na cena anterior onde ele cai pelo cano, ele enxerga tão bem, e seus músculos são tão bons que ele até luta com o robô? Até nadar ele sabe.

156. Quando Neo entra no programa para saber o que é a Matrix, na cena mostra Neo sendo plugado e Morfeu ajuda a segurar a cabeça dele, mas logo depois Morfeu está no programa dialogando com Neo. (Contribuição de Guilherme Vendramim Otta - Fã de Carteirinha) --> Será que é um erro ou quem dialoga com Neo é um programa de computador?

157. Lembra quando Morfeu pede para TANK carregar o programa de saltos?
Pois bem, quando eles chegam no prédio, na cena vista de cima, eles estão pelo menos há uns 8 metros da escada que leva ao teto do prédio, mas logo depois quando os dois aparecem um de frente para o outro, pronto, estão somente a um metro. Erro na medição dos atores.

158. Segundo erro nesta mesma cena. Quando Morfeu pula de um prédio para o outro, o prédio que ele pula está apenas há uma quadra, uma rua de distância, e no mesmo nível de altura do prédio em que eles chegam.  Mas se olharmos bem, vamos perceber que na hora que eles estão descendo, ou na hora em que a imagem está subindo, não aparece este prédio. Veja que na cena que mostra NEO caindo na rua depois do seu salto, os dois prédios são praticamente idênticos e da mesma altura. Onde está o prédio para onde Morfeu pula?

159. Na cena da entrada da casa do Oráculo, a roupa de Morfeu no reflexo da fechadura está torta. Como poderia se a fechadura é curva? E o que é essa mancha redonda que aparece? É a câmera que está escondida numa roupa idêntica a de Morfeu. Essa imagem poderia ser corrigida usando-se a Computação Gráfica, mas não, ficou errada mesmo.

160. A cena da explosão do elevador é muito boa, fantástica mesmo, só que se você perceber, toda aquela luta que teve antes, parece que nunca aconteceu. Além dos pilares estarem inteiros, não tem nenhum soldado morto, onde foram parar todos eles, e as marcas de tiros? Sumiram. Esta cena deve ter sido filmada antes da outra e colocada depois, outro errinho de continuidade e de detalhe.

161. Quase no final do filme, na cena em que Neo abre a porta do quarto para atender o telefone e fugir, aparece um agente que atira a queima roupa. Nessa cena, é mostrada a pistola por cima e em câmera lenta na hora do disparo. Reparem que na hora do disparo que a arma "abre" para jogar a cápsula fora, a bala não está deflagrada, pelo contrário, está inteirinha, aí é dada a seqüência e ele leva mais alguns tiros e "morre". (Contribuição de Paulo Daniel S. Garcia - Fã de Carteirinha)

162. Em muitas partes do filme, nas quais os "desplugados" vão visitar Matrix, é preciso que um operador, no caso Tank, fique para operar o computador e mandá-los para lá. Mas na hora em que Cypher vai fazer uma visita ao Agent.Smith, quem é que opera a sua ida? Será que tem mais um traidor, ou o Tank é inútil? Pois de quase nada serviria se não precisasse de um operador para levar todos a Matrix, e todas as vezes que Morfeu e a turminha fossem a Matrix, Tank estava fazendo o que no computador? Jogando Star Wars? (Isso com certeza auxiliaria ele à pilotar o Warcraft)! (Contribuição de Neo107793470/uin - Fã de Carteirinha)

163. No começo do filme, o Falhinha descobriu mais alguns erros. Quando Neo está dormindo na frente do computador o reflexo da imagem do monitor está refletindo no seu rosto e no seu braço, mas quando a imagem de Neo dormindo é mostrada de cima, não existe nenhum reflexo nele. Nem no rosto, nem no braço. Erros do site www.falhanossa.com

164. Nesta cena ainda, o Falhinha notou que Neo quando visto de cima, está deitado com a cabeça ao lado direito do monitor, mas quando ele acorda e vê o que está escrito na tela, sua cabeça está em outra posição, agora de frente para o monitor.Erros do site www.falhanossa.com

165. Ainda nesta cena. Se a foto de Morpheus está na internet, na página do jornal que aparece na tela do computador de Neo, é porque alguém a tirou, e não foi o Falhinha. Este alguém faz parte de Matrix. Se faz parte de Matrix, os agentes devem conhecê-lo também, porque todos os seres humanos fazem parte de Matrix. Então esta informação deveria estar armazenada nos dados de Matrix. Sendo assim, se existe uma foto de Morpheus, porque os agentes não espalharam um aviso em todo o sistema, para que qualquer um que o visse informasse imediatamente os agentes. Assim eles já deveriam tê-lo preso há muito tempo. E não precisariam pedir ajuda para Neo. Se a foto dele está nos jornais, o Agente Smith deveria conhecê-lo e não precisaria ficar surpreso quando o conhece no banheiro.

Este filme possui 200 erros, o restante você encontra no livro: "Falha Nossa As Maiores Gafes do Cinema".

ERROS RETIRADOS

ANTIGO ERRO 27 - É UMA OBSERVAÇÃO. Os números um e três aparecem inúmeras vezes ao longo do filme. Isto é uma analogia do número um para Neo, e do número três para Trinity. Veja os números nas portas dos apartamentos, eles normalmente têm 1, 3 ou zero. Há outras partes do filme que também mostram isto.

ANTIGO ERRO 65 REPETIDO COM O ERRO 5. Quando Neo pula para longe do trilho do metrô, você consegue perceber que ele segura algo nas mãos. Seriam os cabos de aço que foram retirados depois na Computação Gráfica? Se você olhar em câmera lenta vai perceber.

ANTIGO ERRO 73 RETIRADO. Antes de Cypher atirar em Tank, você pode perceber uma mão estranha empurrando a cabeça dele.

ANTIGO ERRO 85 REPETIDO COM O ERRO 64. Quando Neo pisa no batente do prédio onde ele trabalha, há uma luz solar de fim de tarde, que ilumina o edifício da frente. Então quando Neo olha para baixo, a luz já parece ser uma luz matutina. Depois quando ele cruza o canto, a luz já parece ser de uma tardinha. Em quantas horas diferentes eles filmaram esta cena?

ANTIGO ERRO 100 REPETIDO COM O ERRO 49. Neo descarrega a metralhadora do helicóptero. Você vê os cartuchos saindo, mas só quando a câmera mostra por baixo. Depois parecem que desapareceram, nem no helicóptero sobra uma para contar a história.

ANTIGO ERRO 140 É UMA OBSERVAÇÃO. Morfeu conta para Neo que Matrix existe porque " O corpo humano gera mais bioelectricidade do que uma bateria de 120V, e com 25000 BTU de calor do corpo. Seguramente seria muito mais fácil usar animais para gerar essa eletricidade além de ser menos incômodo, pois não precisaria criar uma cidade inteira. Ou várias.

ANTIGO ERRO 152 REPETIDO COM O ERRO 25. Na cena onde NEO está cochilando e ouvindo música com fone de ouvido, e pelo som que faz não deve estar baixo o volume. Então Trinity entra em seu computador e digita "WAKE UP, NEO...". O Mais engraçado é que não faz barulho nenhum e mesmo assim NEO acorda e olha para o computador. Sexto Sentido? Bom esse já é outro filme. (A mudança de luminosidade poderia ter acordado Neo) - (Contribuição de Rildo Fausto Kops Neto - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 154 É UMA OBSERVAÇÃO. Vamos ver se entendemos uma coisa. Se NEO está num estado adormecido, sendo usado pelos robôs de MATRIX, porque ele precisa de uma proteçãozinha no Bilao, se o resto do corpo dele está nú? Talvez para não aparecer no filme o bilaozinho do KEANU REEVES. Pois se você olhar o neném, ele não tem proteção nenhuma. Não viu ? Olhe direito. Peguei você.... Realmente precisa de uma proteção. O Neném também tem, sabe para que? Para descarregar a urina. Então ele devia ter um também no.... Oh meu Deus..... Não, realmente tem um erro, se ele está num líquido como a placenta do bebê então ele se alimenta pela tubo e não precisaria de proteção nenhuma.

ANTIGO ERRO 169 REPETIDO COM O ERRO 56. No momento em que Trinity vai tirar o rastreador da barriga de Neo aparecera um close da barriga com o sugador. Neste momento se você parar a cena, vai perceber uma linha que liga o sugador e a barriga de Neo. É esta linha que puxa o bicho. (Contribuição de Bruno Miquelino da Silva - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 167 REPETIDO COM O ERRO 20. Ainda nesta cena quando Trinity faz o primeiro salto, e a câmera focaliza de baixo para cima, podemos ver o teto do cenário (set) usado. Parece ter uma lona e um fio no topo.

ANTIGO ERRO 110. No elevador aparece o nome de Kyn Barret, que é o desenhista de figurino.

ANTIGO ERRO 156. RADIOLA TELEVISION, DEEP IMAGE, é o nome do aparelho de televisão que Morfeu usa para mostrar ao NEO como era o mundo, lembra ? Sabe de que ano é este aparelho ? Pois é, muito antigo, só não sabia que ele tinha controle remoto naquela época? --> A Matrix é um programa de computador, o programa que ensina Neo sobre o que é a Matrix é outro programa criado pela tripulação do Nebuchadnezzar ou por alguém de Zion e não necessariamente possui as mesmas regras da Matrix por isso uma Televisão antiga pode ter controle remoto sim. (Contribuição de Guilherme Vendramim Otta - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 174. Na hora em que o Neo luta contra o agente no metro, em certo momento os óculos se quebram e o agente os tira do rosto. Na continuação, depois do metrô o atropelar, ele sai de dentro do vagão com os óculos novamente, e inteiros.(Contribuição de Bruno Miquelino da Silva - Fã de Carteirinha) --> Falhinha: Será que mesmo ele tendo tomado o corpo de uma outra pessoa ele voltaria com os óculos? Será que isto é mesmo um erro ou faz parte do filme? Dê sua opinião. --> Uma vez que o agente, quando se transforma adquiri uma pistola, e o corpo de agente, isso faz parte das regras de Matrix, por isso após ter seu óculos quebrado ele aparece com óculos novinho assim como uma pistola carregada. - Os agentes não podem se "Transformamar" em qualquer pessoa, só estão disponíveis as pessoas que dependem demais da Matrix.Esse conclusão eu tirei da frase de Morpheus" Muitas pessoas da Matrix não estão prontas pra serem desplugadas e muitas delas(Não todas) estão tão dependentes do sistema que irão lutar para proteje-lo".Se eles pudessem a primeira pessa que seria transformada seria Neo antes de ele sair da Matrix. (Contribuição de Guilherme Vendramim Otta - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

A) Matrix é um sistema de computador onde tudo pode acontecer. (Alessandro R. B. Amaro - Blumenau / SC - Fã de Carteirinha) --> Falhinha: Entendemos que Matrix é um sistema de Computador onde muita coisa pode acontecer, mas gostaríamos de dizer que mesmo assim muitas coisas são erros de filmes e não do sistema. Em nenhum momento foi nossa intenção julgar o sistema Matrix, e sim o filme. Por exemplo: No erro onde Neo está no prédio e seu telefone cai, na esquina embaixo podemos ver que em uma cena existem várias pessoas e em outra não. Este erro poderia ser justificado dizendo-se apenas que o Sistema Matrix falhou naquele momento, ou coisa parecida.

B) Este não é realmente um erro, é mais para tomarmos nota. Quando Neo está no trabalho, no escritório do supervisor levando uma bronca, note os lavadores de vidro. Quando a câmera focaliza de fora do prédio, olhe para o sabão na janela. ele se assemelha ao padrão de Matrix, estranhamente como exibido em uma tela de computador. Também preste atenção no olhar de confusão na face de Neo - como se ele já tivesse visto aquele padrão em algum lugar antes.

C) O filme a meu ver fala de nós e de nossas energias interiores. Morfeu seria nosso eu interior aprisionado por nosso ego (aquele com quem Neo briga o tempo todo). Aquele que fica no computador, seria a energia que faz a ligação entre todas as outras energia (talvez nossa energia vital), pois todos tem que usar o telefone (ligação). O que joga o telefone no lixo, seria o Masculino, que todos possuímos em maior ou menor grau. As pessoas dominadas pelo masculino fazem qualquer negócio para conseguir seus objetivos, inclusive "matar" sua consciência (a moça de branco), ele inclusive se desconecta das outras energias, quando joga o telefone no lixo. O Oráculo seria nossa intuição. A moça seria o feminino, é o feminino que nos salva e nos ajuda a despertar a Kundaline (energia que temos adormecida na base da coluna), quando ocorre aquela explosão no saguão do prédio e Neo e a moça estão dentro do elevador. Depois que é salvo pelo feminino e a Kundaline e despertada, Neo transmuta o Ego, observem que ele não o mata, depois que transmuta o Ego ele atinge a iluminação, e em atingindo a iluminação o programa do computador é mudado. Eu acho que é isso mesmo que acontece com as pessoas que atingem a iluminação, elas fazem uma reprogramação mental. O masculino a que me referi, seria o lado direito de nosso cérebro, que é racional, materialista. O feminino seria o lado esquerdo, intuitivo, amoroso, etc. (Contribuição de Suzete Felippe Alvarenga - Super Fã de Carteirinha - 60 anos)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

 

Marco na história do cinema. Esta aventura cibernética com efeitos especiais fantásticos narra a luta de um hacker profissional ao lado de um grupo de revolucionários, contra o programa de inteligência Artificial.

Ganhou 4 Oscars: Melhor Edição, Melhores Efeitos Sonoros, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som.

Recebeu uma indicação ao Grammy, como Melhor Trilha Sonora.