VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO 5

 
   

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA
ZIYI ZHANG, KEN WATANABE & MICHELLE YEOH

Ambientado num misterioso e exótico mundo que ainda hoje exerce fascínio, a história começa nos anos que antecedem a 2ª Guerra Mundial, quando uma menina é separada de sua família sem recursos e levada para trabalhar numa casa de gueixas.

Apesar de uma traiçoeira rival quase acabar com ela, a garota se transforma na lendária gueixa Sayuri.

Bela e impecável, Sayuri cativa os homens mais poderosos de seu tempo, mas é assombrada pela paixão secreta por um homem além de seu alcance.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Rob Marshall
Escritor: Robin Swicord

Baseado no livro de Arthur Golden

Gênero: Drama / Romance

Site Oficial: http://www.memoriasdeumagueixa.com.br

Trailer: Memórias de uma Gueixa

Columbia Pictures / Sony Pictures

Título Original: Memoirs of a Geisha
Tempo: 145 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2005 - USA - Estréia dia 3 de fevereiro de 2006.
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Suzuka Ohgo .... Chiyo
Togo Igawa .... Tanaka
Mako .... Sakamoto
Samantha Futerman .... Satsu
Elizabeth Sung .... Esposa de Sakamoto
Thomas Ikeda .... Sr. Bekku
Li Gong .... Hatsumomo
Tsai Chin .... Auntie
Kaori Momoi .... Mãe
David Okihiro .... Professor de Shamisen
Miyako Tachibana .... Professora de Dança
Kotoko Kawamura .... Granny
Karl Yune .... Koichi
Eugenia Yuan .... Korin
Michelle Yeoh .... Mameha / Onessa
Kenneth Tsang .... General
Ken Watanabe .... Presidente
Navia Nguyen .... Geisha de Verde
Youki Kudoh .... Pumpkin
Zoe Weizenbaum .... Pumpkin Jovem
Ziyi Zhang .... Sayuri

FICHA TÉCNICA

Produção .... Lucy Fisher
Produção .... Steven Spielberg
Produção .... Douglas Wick
Música .... John Williams
Fotografia .... Dion Beebe
Edição .... Pietro Scalia
Elenco .... Nina Henninger
Elenco .... Francine Maisler
Desenho de Produção .... John Myhre
Direção de Arte .... Patrick M. Sullivan Jr.
Direção de Arte .... Tomas Voth
Figurino .... Colleen Atwood

PRODUTORAS

Columbia Pictures Corporation
DreamWorks SKG
Spyglass Entertainment
Amblin Entertainment
Red Wagon Productions

DISTRIBUIDORAS

Sony Pictures Entertainment
Spyglass Entertainment
Buena Vista International
Columbia Pictures
DreamWorks SKG
Falcon
Fox-Warner
Paradise Group
Warner Bros. GmbH

ERROS

1. No começo do filme é possível perceber que a pequena Chiyo não tem olhos claros. Observe quando ela chega na casa depois do trem, quando a gueixa sai e olha para ela.

2. Quando Chiyo é apresentada para sua nova mãe, depois de ver os olhos da menina, a empregada da dona da casa está ao lado da menina, depois do corte ela está atrás numa posição diferente.

3. 0:12:40h - Quando Hatsumomo sai e encontra as duas meninas conversando, ela chega perto de Chiyo e diz que ela ainda está fedendo a peixe. Observe que neste momento ela tem um cigarro na mão esquerda, mas quando saiu do quarto não havia nada em suas mãos.

4. 0:13:00h - Quando ela se levanta numa tomada lateral, o cigarro de sua mão desapareceu, assim como a varinha que tinha acabado de cutucar Shiyo.

5. A empregada fala para a menina que ela vai para a escola  e que será uma gueixa. Neste momento Shiyo está na escada colocando uma caixa em cima das prateleiras, depois do corte a caixa já está quase toda guardada.

ABSURDO: 6. 0:15:20h - No primeiro dia de aula as duas meninas saem correndo pela rua, depois de conversarem na ponte a amiga de Shiyo encontra um espetinho e o pega com a mão direita, depois do corte ela está colocando o espetinho na boca com a mão esquerda.

7. Ainda nesta cena acontecem outros erros. Pumpkin tem um pano azul com suas coisas na mão direita, mas quando se abaixa para pegar o espetinho o pano é visível na sua mão esquerda.

8. Um segundo depois quando puxa Shiyo e correm o pano azul está na mão esquerda e ela segura a amiguinha com a mão direita.

9. Observe ainda que ao começar a correr pela ponte, o espetinho desaparece da sua mão esquerda.

10. Quando Shiyo vai levar comida para a avozinha, ela responde sempre falando Hi para a avó. mas se o filme está sendo falado em inglês ela deveria responder de outra forma. (O filme se passa na época da segunda Guerra Mundial, seria certo elas falarem o japonês, e não inglês. Como o diretor optou por fazer o filme na língua inglesa, o correto é que não se falasse em japonês então durante o filme)

11. Hatsumomo chega da rua com uma amiga e entram no quarto. Lá a amiga Korin recebe um copo de bebida de Shiyo e o coloca na boca tomando um gole. Observe que na realidade ela não bebe nada.

12. Depois de lavar a surra da mama, Shiyo está com as duas mãos nas orelhas na tomada de longe, depois do corte para a tomada de close, suas mãos estão cruzadas na frente do rosto.

13. Shiyo cai do telhado e se machuca ficando com um curativo no queixo, mas na ponte ao conhecer o Presidente, ela não tem nem curativo nem cicatriz, mas ainda está com o braço esquerdo enfaixado. Depois quando está tomando sorvete o roxo no seu queixo pode ser visto.

14. Shiyo está tomando sorvete segurando com a mão esquerda e na direita a colher, mas quando o Presidente lhe entrega o lenço e as moedas, ela segura o sorvete e a colher só com a mão esquerda e agora pega o lenço com a outra mão.

15. A menina corre até o templo e toca o sino. Na tomada de perto a corda está bem a sua frente, mas nas tomadas de longe a corda está mais para o seu lado direito.

16. No inverno quando Mameha vem falar com a mama, a dona da casa está fumando e diz que daria Pumpkin, mas a outra rejeita. Observe que a mama dá uma tragada e coloca sua piteira ao lado direito de sua cabeça na tomada lateral das duas, depois do corte para sua tomada frontal, a piteira está à frente do rosto.

17. Logo depois mama diz algo enquanto é filmada de frente. A senhora dá uma tragada no seu cigarro que está na boca, depois do corte a piteira não está mais.

18. Na casa da sua nova professora Sjiyo se abaixa para se desculpar. Observe que sua cabeça não toca no chão, mas depois do corte sua cabeça está encostada no chão, então ela levanta um pouco.

19. Mameha e Shiyo vão tomara chá e a senhora diz que a garota tem pressa. Shiyo abaixa a xícara afastando de sua boca, depois do corte na tomada de costas ainda vemos a xícara junto à sua boca.

20. Na casa de banho Shiyo se curva e se ajoelha, depois do corte ela já aparece com uma toalha ou lenço azul e branco na mão. O que não acontecia antes.

21. Quando Sayuri está andando com o Presidente pelo campo na casa do Barão, ela leva uma sombrinha, mas depois de rodopiar, a sombrinha desaparece.

22. Quando mama Okasa diz que Sayuri vai virar uma lenda, seu cigarro é pequeno na piteira, mas quando Hatsumomo se aproxima dela, o cigarro é maior.

MUITO ESTRANHO: 23. 1:39:31h. Quando Sayuri volta para casa depois de perder sua virgindade com o doutor, ela encontra Hatsumomo no seu quarto. Hatsumomo está com o lenço que o presidente lhe deu quando criança e vai queimá-lo. Sayuri pula em cima dela e começam a brigar. Neste momento um homem aparece na parte esquerda da tela. Quem é este homem e o que ele faz ali?

24. Depois da guerra e voltar para a cidade, Sayuri encontra sua antiga amiga e vão comer algo. Enquanto Pumpkin come e fala, ela tem um cigarro na mão esquerda, mas logo depois ela pega um novo e acende.

25. Sayuri encontra o Presidente junto do avião, e em pelo menos duas vezes que é filmada de costas enquanto fala, sua boca não se mexe.

26. É possível ver por um segundo no reflexo da estrela na lateral do avião, o microfone quando o general vai tirar a foto ao lado de Sayuri.

27. Quando Sayuri joga o lenço do presidente fora, ela o joga para trás, mas em seguida depois do corte ele está voando na frente dela.

28. No cartaz do filme abaixo, Sayuri tem olhos verdes quando no filme ela tem olhos azuis.

29. Na cena em que acontece o debut de Pumpkim, quando ela sai com Hatsumomo, Chiyo percebe que ela esqueceu o seu shaminsem e sai correndo atrás delas. Após entregá-lo, ela dá uma espiada por uma fresta, e dá de cara com o presidente, e então sai correndo embaixo da neve, porém quando ela pára e respira, não vemos nenhum vapor saindo de sua boca, o que seria natural em tão baixa temperatura. (Contribuição de Marcela Takahashi - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A Sony Pictures e o Falha Nossa convidaram você para conquistar esta gueixa.
Eles mandaram um e-mail clicando
respondendo:
Se no Brasil existissem gueixas, como você acha que elas deveriam se vestir?
E concorra a prêmios inéditos do filme. Confira os prêmios e o resultado.

Confira a melhor resposta:
Se existissem gueixas no Brasil, elas deveriam se vestir de coletes à prova de balas e capacetes.

1º ao 10º lugar
1 par de ingressos

Cesar Marins R. Freitas - Curitiba / PR
Danielle Azevedo S. Flaviano - Belo Horizonte / MG
Diego Michelini Carvalho Ribeiro - Rio de Janeiro / RJ
Fabiano Isaias de Lima - Afogados da Ingazeira / PE
Julia Quaresma de Araujo - Rio de Janeiro / RJ
Lorena Quintanilha - Boa Vista / RR
Marcelle Moro - São Vicente do Sul / RS
Marcia Aguiar Nóbrega - São Bernardo do Campo / SP
Matheus Vallinhos Valtingojer - Bom Jesus dos Perdões / SP
Rômulo Henrique Gonzaga Costa - Rio de Janeiro / RJ

11º ao 20º lugar
1
camiseta babylook

Amilcar da Silva Melo - Vitória / ES
Beatriz Cunha - Salvador / BA
Carlos Eduardo Gomes - São Paulo / SP
Elizabeth Ferreira Souza - Porto Alegre / RS
Fabrício Peixoto - Curitiba / PR
Humberto Souza - Brasília / DF
Jussara A. Tadeu - Goiânia / GO
Marcelo Rodrigues Souza - São Paulo / SP
Sabrina Florêncio - Belo Horizonte / MG
Sonia Amaral - Recife / PE

A Sony Pictures e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

IMAGENS E CURIOSIDADES