VOLTAR BLOCO 46

 
   

MISSÃO MARTE
TIM ROBINS & GARY SINISE

Quando a primeira missão tripulada a Marte sofre um catastrófico e misterioso desastre, uma missão de salvamento é enviada para investigar a tragédia e trazer de volta possíveis sobreviventes.

Mas eles poderão encontrar muito mais do que procuram.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Brian De Palma
Escritores: Jim Thomas & Graham Yost

Baseado na história de Lowell Cannon & Jim Thomas

Gênero: Ficção Científica

Touchstone Home Pictures

Título Original: Mission to Mars
Tempo: 120 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2000 - USA
Recomendação: Livre

ELENCO

Tim Robbins .... Woody Blake
Gary Sinise .... Jim McConnell
Don Cheadle .... Luke Graham
Kim Delaney .... Maggie McConnell
Jerry O'Connell .... Phill Ohlmyer
Connie Nielsen .... Terri Fisher
Peter Outerbridge .... Sergei Kirov
Kavan Smith .... Nicholas Willis
Armin Mueller-Stahl .... Ramier Beck
Jill Teed .... Renée Coté
Bill Timoney .... Voz do Computador da Espaçonave

FICHA TÉCNICA

Produção .... Tom Jacobson
Produção .... Sam Mercer
Música .... Ennio Morricone
Fotografia .... Stephen H. Burum
Desenho de Produção .... Ed Verreaux
Direção de Arte .... Tom Valentine
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic

PRODUTORAS

Jacobson Company
Touchstone Pictures

DISTRIBUIDORA

Touchstone Home Pictures

ERROS

1. No começo do filme quando a câmera está dando um giro pela festa, vemos Woody conversando. Atrás dele existe um menino negro de blusa xadrez que fica olhando para a câmera sem saber o que fazer, até a atriz que faz o papel da sua mão o empurra para dentro da casa.

2. Já em Marte quando a poeira começa a se formar na montanha onde está a face, é muito estranho os astronautas ficarem tão próxima dela mesmo sabendo que algo estranho está acontecendo. Eles deveriam sair dali imediatamente, o que não fazem e terminam morrendo.

3. Depois que Luke vai ver o que aconteceu com Renée que foi atingida por uma rocha, é estranho que com toda aquele vento e pedras voando por todos os lados, não tenha danificado o equipamento de Luke que está nas suas costas.

4. É dito no filme que os computadores podem ter sido danificados com a erupção em Marte. Depois vemos que realmente foi isso que aconteceu. Ora, se a erupção foi forte o suficiente para danificar os computadores da estação que estava longe, como ela não danificou os computadores do carro? Sendo assim, como Luke voltou para a base com apenas o oxigênio da sua mochila, e andando vários quilômetros? Depois descobrimos que ele voltou com o carro, o que seria improvável.

5. 0:25:23h - Quando estão discutindo se vão ou não para Marte numa missão de resgate, o chefe da estação aparece sentado com o braço direito sobre a mesa. Ele fala que não estava pensando só na nave retrucando a observação de Jim. Nesse momento sua mão está fechada, mas depois do corte para a tomada da porta, ele é visto com a mão aberta, e só então a fecha e a coloca sobre a mesa.

6. Na missão de resgate vemos Jim e Woody olhando um monitor que mostra a tempestade em Marte. O problema é a velocidade das nuvens. Se fizermos uma analogia da velocidade em função do tamanho do planeta, vamos concluir que a velocidade é muito maior que 10.000 km/h, o que seria impossível. Quando chegam em Marte a velocidade não chega nem perto de 200 km/h.

7. Quando a neve de resgate se aproxima de Marte, nós vemos o planeta, mas a tempestade não existe mais. No entanto ao chegarem no planeta a tempestade ainda existe.

8. Jim está revendo as imagens dele com sua mulher, e numa das cenas os dois aparecem na frente de um ônibus espacial. Nitidamente percebemos que a imagem atrás deles é uma montagem.

9. Quando acontece a chuva de micrometeoritos, o sangue de Phill sai flutuando pela nave até sair por um buraco. Woody vai até lá e fecha, nesse momento vemos que o sangue ficou colado na parede da nave, o que seria improvável, pois seria sugado completamente para fora da nave.

10. Jim fica sem capacete e quase morre. Isso seria no mínimo ilógico de acontecer, pois se o buraco na nave aumentasse de repente ele morreria. Daria tempo suficiente para ele colocar o capacete e ainda fazer o que tinha que ser feito.

11. Quando o rapaz está colocando a mão dentro de um buraco para desligar os fios do sistema, vemos faíscas, o que seria impossível pois os fios estão encapados e não estão soltos a ponto de encostarem um no outro para provocar as faíscas.

12. Quando o computador de bordo anuncia que só existe 20% de atmosfera, sua voz fica fraca, como se fosse um humano falando e não um computador. Isso é sem dúvida nenhuma ridículo. O computador não poderia alterar sua voz em função da atmosfera interna, e sim por um defeito no sistema, o que até então não havia acontecido.

13. Quando o furo é reparado, o computador volta a falar com voz normal, mas a atmosfera ainda é pequena.

14. O computador informa que o sistema crítico está avariado, mas não vemos ninguém checando o sistema. Eles apenas tapam dois buracos e depois agem como se tudo estivesse normal. Ora, se o sistema crítico está avariado, e houve uma chuva de meteoritos, no mínimo deveriam ter feito uma avaliação completa da nave antes de tentar algo, pois eles poderiam morrer, como quase acontece no filme.

15. Woody ativa o sistema de combustível, e o monitor mostra o líquido preenchendo os canos que o levam até as turbinas. Ora, todo o sistema é pressurizado, sendo assim ao sair pelo furo, o sistema da nave deveria soar um alarme de vazamento ou de despressurização, o que não acontece.

16. Ao saírem da nave, Terri pergunta para Phill o que ele está olhando. Seria impossível ela saber o que ele estava olhando pois ela não estava nem olhando para trás, nem olhando no espelhinho do seu macacão.

17. Porque só Woody leva um macacão com jatos propulsores, porque cada um não saiu com um? Observe que eles estão arriscando a vida do lado de fora, deveriam tomar todas as medidas necessárias para garantir a sua sobrevivência, e não apenas achar que um macacão seria suficiente. Porque não levaram também mais do que uma pistola de corda?

18. Observe que a morte de Woody é ilógica, ou então ninguém pensou corretamente nas possibilidades de salvá-lo. Terri vai até perto de Woody e dispara sua arma não alcançando-o. Assim ele morre. Ora, era bem fácil salvá-lo. Terri iria um pouco mais a frente, dispararia sua pistola novamente alcançando Woody e trazendo-o para perto dela. Depois voltaria com seus jatos propulsores até o mais perto da nave, e dispararia sua pistola novamente até os dois amigos, Jim e Phill, e seria puxada até a nave junto com Woody. Observe que Phill e Jim também tem suas mochilas com jatos propulsores, o que seria suficiente para resgatar Terri e Woody do espaço e voltar para a nave. Outro erro é que no espaço quando se dá um impulso, você continua flutuando o resto da vida até ser atraída pela gravidade de outro planeta, então no caso de Terri ela não precisaria utilizar 50% dos seus jatos propulsores, bastava apenas dar o primeiro impulso, saindo da inércia e ganhando aceleração, pois a gravidade de Marte continuaria puxando-a.

19. 1:00:16h - Woody abre seu capacete e morre instantaneamente. Observe que suas duas mãos estão ao lado da cabeça e esticadas, mas quando ele aparece novamente, suas mãos estão com os dedos dobrados e numa posição diferente daquela que ele morreu.

20. Ao ser mostrado novamente, as mãos estão agora bem afastadas da cabeça, quando não deveria.

21. Na estufa, Luke aparece atrás de Jim e este o enxerga no reflexo da água, mas seria impossível ele enxergar Luke atrás dela dado a sua posição, afastado de Jim.

22. Como Luke conseguiu encontrar Renée depois de algumas semanas? Observe que a tempestade continuou por um ano, durante essas semanas a quantidade de terra sobre o corpo dela seria enorme, e ele nunca a encontraria. Só se ela tivesse algum rastreador, o que não é mostrado no filme.

23. Quando os astronautas estão ao lado dos túmulos, eles estão junto da nave, mas quando Phill olhou pelo computador, os túmulos estavam bastante longe da nave.

ABSURDO: 24. 1:16:05h - Luke mostra a face marciana para os amigos no monitor. Observe que ao lado esquerdo existem duas tomadas ligadas. Uma preta em cima, e um cinza em baixo. Na primeira cena a tomada cinza em baixo está torta, como se estivesse quebrada, mas na segunda vez que aparece, a 1:16:26h quando vai mostrar o som, a tomada está perfeita, ligada corretamente.

25. Logo depois ele digita algo e o som muda a 1:16:37h e agora a tomada cinza está torta novamente.

26. Se os marcianos vieram para a Terra numa nave espacial, e já eram evoluídos como o ser que aparece na frente deles dentro da face gigante de Marte, porque eles começaram na Terra como microorganismos e depois foram evoluindo? Porque já não começaram como seres evoluídos?

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu uma indicação ao Framboesa de Ouro, na categoria de Pior Diretor. A inspiração para o desenvolvimento de um filme que mostrasse uma expedição à Marte partiu do grande sucesso da missão Pathfinder, enviada pela NASA para coletar fotos do planeta para a Terra.