VOLTAR BLOCO 37

 
   

MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA
SCARLETT JOHANSSON & COLIN FIRTH

Em pleno século XVII vive Griet (Scarlett Johansson), uma jovem camponesa holandesa.

Devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer (Colin Firth), um renomado pintor de sua época.

Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela "Girl with a Pearl Earring".

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Peter Webber
Escritora: Olivia Hetreed

Baseado no livro de Tracy Chevalier

Gênero: Drama

Site Oficial: www.girlwithapearlearringmovie.com

Imagem Filmes

Título Original: Girl with a Pearl Earring
Tempo: 95 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2003 - Inglaterra
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Colin Firth .... Johannes Vermeer
Scarlett Johansson .... Griet
Tom Wilkinson .... Van Ruijven
Judy Parfitt .... Maria Thins
Cillian Murphy .... Pieter
Essie Davis .... Catharina
Joanna Scanlan .... Tanneke
Alakina Mann .... Cornelia
Chris McHallem .... Pai de Griet
Gabrielle Reidy .... Mãe de Griet
Rollo Weeks .... Frans
Anna Popplewell .... Maertge
Anaïs Nepper .... Lisbeth

FICHA TÉCNICA

Produção .... Andy Paterson e Anand Tucker
Música .... Alexandre Desplat
Fotografia .... Eduardo Serra
Desenho de Produção .... Ben van Os
Direção de Arte .... Christina Schaffer
Figurino .... Dien van Straalen
Edição .... Kate Evans
Efeitos Especiais .... SFX Factory S.A.

PRODUTORAS

Archer Street Productions
Delux Productions
Film Fund Luxembourg
Pathé Pictures Ltd.
UK Film Council
Wild Bear Films

DISTRIBUIDORAS

Lions Gate Films Inc.
Imagem Filmes

ERROS

1. No começo do filme Griet vai falar com seu pai e segura sua mão, depois do corte ele já está mexendo nos azulejos.

2. Quando Griet vai para o porão na casa do pintor, o lampião que ela carrega tem a luz muito forte para a época. Deveria ser de vela e com a chama balançando, o que não acontece.

3. Quando Griet queima sua mão, existe um corte muito feio na imagem e quando ela é vista novamente, sua posição já é diferente.

4. Griet vai até o atelier do pintor levando um balde e uma vassoura, depois do corte ela já aparece com um pano na mão. Em nenhum momento ouvimos o barulho dela colocando qualquer um dos dois no chão.

5. Griet abre a primeira e segunda persiana do atelier, existe um corte para a patroa e quando volta para ela, a empregada já está abrindo a última persiana. Não daria tempo dela ter aberto todas.

6. Quando o açougueiro entrega as costelas para Griet, o pacote muda de tamanho. Primeiro grande com ele, e depois menor com ela.

7. Logo depois o pacote é trocado por outro. O que o rapaz entrega tem um laço virado para cima, o que a garota pega tem o laço para baixo, diferente entre os cortes.

8. No jantar com a outra empregada e as crianças, Griet aparece segurando o garfo numa posição, depois do corte o garfo está em outra.

9. O capuz de Griet muda de formato quando ela está com o pintor a primeira vez, ora esticado do lado direito dela, ora dobrado.

10. Griet está recolhendo a roupa do varal quando a outra empregada aparece. Observe que a calça pendurada no varal, muda de posição entre os cortes.

11. Na preparação do jantar, Tanneke prepara duas galinhas e suja seu avental, depois do corte ele está sem a sujeira.

12. No jantar de comemoração ao novo quadro e ao nascimento da criança, o convidado de honra está com os dedos entrelaçados, depois do elogio ele abaixa os braços na cintura, mas logo na próxima cena ele é visto com os dedos entrelaçados novamente.

13. Mais uma tomada e as mãos mudam de posição novamente entre os cortes.

14. Ainda no jantar o convidado aparece sentado com sua mão direita esticada sobre a cadeira e a esquerda no queixo, depois do corte sua posição é diferente.

15. No jantar Van Ruijven agarra Griet que derruba os pratos. Ela se abaixa e começa a juntá-los. Observe que os pedaços que ela recolhe mudam de posição entre os cortes.

16. Quando Vermeer começa a pintar Griet, o cordão do colarinho da sua camisa muda entre os cortes, primeiro não está amarrado totalmente, depois está.

17. Após a cena em que a protagonista já sabe que vai posar para o Vermeer, ela encontra o namorado no mercado (na rua), nesse momento ela está com uma touca de um jeito. Quando ela chega na casa do pintor, está com uma touca diferente. (Contribuição de Silvia Terezinha Torreglossa de Jesus - Fã de Carteirinha)

18. A Câmara escura mostrada pelo pintor para Griet não havia sido inventada ainda em 1665.

19. Ainda no filme vemos um homem de bicicleta, o que não poderia acontecer pois elas só foram inventadas no século 18, e não em 1665.

20. O mesmo acontece com os garfos de quatro pontas que não haviam sido inventados em 1665. Eles só foram inventados quase dois séculos depois.

ABSURDO: 21. Quando Griet vai furar a orelha esquerda, podemos perceber que sua orelha direita já está furada, quando ela disse que não tinha as orelhas furadas.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 3 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.
Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Atriz - Drama (Scarlett Johansson) e Melhor Trilha Sonora.
Recebeu 10 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme Britânico, Melhor Atriz (Scarlett Johansson), Melhor Atriz Coadjuvante (Judy Parfitt), Melhor Trilha Sonora, Melhor Revelação (Peter Webber), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Desenho de Produção e Melhor Roteiro Adaptado.
Recebeu indicações ao European Film Awards, nas seguintes categorias: Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Ator - Júri Popular (Colin Firth).
Recebeu uma indicação ao Goya de Melhor Filme Estrangeiro.
O filme foi parcialmente rodado nos sets de filmagens de Secret Passage (2002), que representavam Veneza e estavam localizados em Luxemburgo. Os sets foram alterados para que a cidade se parecesse com Delft.