VOLTAR BLOCO 41

 
   

MUNIQUE
ERIC BANA

Em setembro de 1972, em meio às Olimpíadas de Munique, um ataque terrorista sem precedentes foi transmitido ao vivo para 900 milhões de pessoas.

Um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica, matou 2 integrantes da equipe olímpica israelense e manteve outros 9 como reféns. 21 horas depois o ataque chegou ao fim, com todos sendo mortos.

Pouco depois Avner (Eric Bana), um jovem israelense revoltado com o ocorrido, recebe de um oficial do Mossad uma ordem sem precedentes: abandonar sua esposa grávida e sua identidade para caçar e matar os 11 homens apontados pela inteligência de Israel como tendo planejado o atentado.

Avner aceita a ordem e passa a liderar uma equipe de apenas 4 integrantes, extremamente talentosos. Eles passam então a viajar pelo mundo em total sigilo, na pista de cada um dos nomes de uma lista muito bem guardada.

Mas não deixe de ver os erros também.

Direção: Steven Spielberg
Escritores: Tony Kushner & Eric Roth

Baseado no livro de George Jonas

Gênero: Drama

Site Oficial: www.munichmovie.com

UIP

Título Original: Munich
Tempo: 164 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2005 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Eric Bana .... Avner
Daniel Craig .... Steve
Ciarán Hinds .... Carl
Mathieu Kassovitz .... Robert
Hanns Zischler .... Hans
Ayelet Zorer .... Daphna
Geoffrey Rush .... Ephraim
Gila Almagor .... Mãe de Avner
Michael Lonsdale .... Papa
Mathieu Amalric .... Louis
Moritz Bleibtreu .... Andreas
Valeria Bruni Tedeschi .... Sylvie
Guri Weinberg .... Moshe Weinberg

FICHA TÉCNICA

Produção .... Kathleen Kennedy
Produção .... Barry Mendel
Produção .... Steven Spielberg
Produção .... Colin Wilson
Música .... John Williams
Fotografia .... Janusz Kaminski
Desenho de Produção .... Rick Carter
Direção de Arte .... Ino Bonello
Direção de Arte .... Tony Fanning
Direção de Arte .... Andrew Menzies
Direção de Arte .... David Swayze
Direção de Arte .... János Szabolcs
Direção de Arte .... Karen Wakefield
Figurino .... Joanna Johnston
Edição .... Michael Kahn
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic

PRODUTORAS

DreamWorks SKG
Universal Pictures
Barry Mendel Productions
Peninsula Films
Amblin Entertainment
Alliance Atlantis Communications
The Kennedy/Marshall Company
Flashback Productions

DISTRIBUIDORAS

DreamWorks Distribution LLC
Universal Pictures
UIP

ERROS

Só no Falha Nossa você encontra todos os erros deste filme.

::..Estes erros você só encontra no Falha Nossa..::

1. Logo na primeira cena quando o rapaz terrorista tenta pular o muro e depois desce, porque chegam quatro atletas, eles formam uma fila. Observe que a posição dos terroristas na tomada de trás é diferente da tomada de frente, agora bem mais juntos.

2. Logo depois de irem ajudar os terroristas a pularem o muro, o rapaz americano de blusa azul vai junto de um moreno de bigoide, que segue ao lado direito do de camisa azul, depois do corte na grade, eles estão ao contrário.

3. Após pularem o muro eles são mostrados numa tomada alta, depois do corte para a tomada baixa, a posição deles mudou. Observe os dois americanos na frente do grupo.

4. No começo do filme, os terroristas aparecem na tv, e um deles de máscara é visto saindo pela janela, como se a cena fosse ao vivo, mas ela não era ao vivo, era retransmitida depois pela ABC.

5. No campo de futebol, um jornalista dá as notícias sendo filmado por uma câmera. Observe que o jornalista segura o papel com sua mão direita e gesticula, mas na imagem da câmera seu braço direito está abaixado.

6. Quando a emissora ABC mostra na tv os agentes de segurança com uniformes de atletas, os terroristas estão assistindo a tv, mas isto não seria possível já que as imagens não eram ao vivo.

7. A imprensa está toda reunida tentando transmitr a notícia dos terroristas saindo de carro. Observe que esta imagem é feita por uma abertura que existe na grade onde não tem ninguém, mas ao lado desta imagem um velho de casaco vermelho, está atrás de um homem de boné se expremendo e sem enxergar direito. Porque ele não foi para o lado? Aquele espaço estava vazio de onde seria mais fácil enxergar tudo.

8. Depois das notícias, Avner aparece sentado no sofá mexendo a mão direita segura pela esquerda, mas quando sua mulher aparece a posição das mãos é diferente. Observe que não há interrupção do som, indicando que não se passou tempo algum entre as cenas.

9. Na reunião com Golda Meir, um homem mostra a foto do criador do 11 de setembro, neste momento a mão esquerda dela que estava no queixo não aparece mais nesta posição.

10. Quando Avner encontra Golda Meir, ela se levanta ficando no meio da sala, depois do corte ela está mais para o lado esquerdo da tela.

11. Na sala de reuniões enquanto se passa a cena, o bule de café em cima da mesinha muda de posição algumas vezes.

12. Golda Meir diz para Avner "mazel tov" para o bebê que não nasceu ainda. Geralmente quando se diz "mael tov" para um bebê que ainda não nasceu, sigifica má sorte, e ela não diria isto.

ABSURDO: 13. 0:18:40h - Depois de fazerem amor, a esposa de Avner está deitada com suas mãos numa posição, depois do corte a posição delas mudou completamente. A posição do corpo também muda, observe a cabeça.

14. Depois do corte apesar dela mexer as mãos, elas estão em posições diferentes.

15. Quando Avner está saindo da sala, o contador pede para ele trazer recibos, neste momento estre as tomadas a posição dele muda apoiado na mesa. Observe seus braços.

16. Quando Ephraim e Avner estão andando na calçada com a praia ao seu lado direito, é possível ver um ônibus moderno ao fundo.

17. Logo depois podemos ver também uma cabine telefonica moderna.

18. Enquanto caminham um casal aparece do lado direito dos dois, depois do corte o casal está do lado esquerdo deles, e só então vem para o lado direito. Observe a mulher de lenço branco na cabeça.

19. Mais para a frente ainda nesta cena, é possível ver um jet-ski. Os jet-ski só foram inventados em em 1976.

20. Enquanto andam um velho de canisa branca e chapéu preto fica para trás, depois do corte ele é visto novamente, assim como o casal a frente dele. Só que desta vez o velho está em uma posição diferente.

21. Nesta cena ainda é possível perceber que eles passam pela mureta 182 duas vezes.

22. Na lembrança de Avner dos terroristas, um atleta leva um tiro no rosto, observe que a posição dele muda junto a porta.

23. Quando o rapaz que levou o tiro na boca morre, ele leva um tiro no peito, em seguida aparece um tiro na cabeça, mas não ouvimos o disparo.

24. Dois atletas correm e um terrorista dispara. Observe que os furos na parede saem de dentro para fora, quando deveria ser ao contrário.

25. O outro atleta encontra a faca no chão e volta enfiando na cabeça de um terrorista, isto deveria ter matado-o instantaneamente, mas ele ainda se mexe e retira a faca.

ABSURDO: 26. 0:25:30h - Logo depois este atleta é atingindo várias vezes, e na parede é possível perceber claramente que os buracos são feitos de dentro para fora novamente.

27. Observe ainda nesta cena que no corpo do atleta tem 4 tiros e na parede apenas uma marca.

28. Avner tira sua aliança no avião. No começo parece apertada, então ele passa a língua e a retira com facilidade. Nitidamente vemos que a aliança sairía sem nenhum esforço, pois se ela estivesse mesmo presa, ele teria que chupoar o dedo, e não passar apenas a língua só de um lado.

ABSURDO: 29. Quando o grupo come a primeira vez juntos, Steve levanta seu prato para ser servido de carne, depois do corte seu prato está na mesa e Avner o serve de carne.

30. Ainda na mesa, o homem de terno escuro e óculos dá o prato que tem na mão para o rapaz ao seu lado esquerdo, depois do corte ele está com outro prato na mão quando não tinha nenhum na tomada anterior.

31. Quando Avner diz que sua esposa está grávida e fazem o brinde, ele levanta sua taça duas vezes.

32. Avner está pegando a bandeja com tomates da mão do homem ao seu lado direito, depois do corte a bandeja já está na sua mão e ele já está se servindo.

33. Logo depois quando Steve diz que o rapaz fabrica foguetes, Avner aparece com a bandeja de tomates na mão, depois do corte ela está sobre a mesa.

34. Mais um corte e a bandeja que estava na mesa, volta a ficar na mão de Avner.

35. Quando Avner se encontra com Andreas e seu amigo Tony em um café de Roma, há uma estátua enorme da Rainha Victoria no meio da praça, mas a localização desta estátua é outra.

36. Quando o rapaz se levanta da mesa, o homem de barba está com os braços abaixados, depois do corte para a tomada de longe, ele está com o braço sobre a mesa.

37. Quando Avner e seu grupo estão em Roma, vemos uma lata de lixo de um estilo que só foi usada em Roma perto do ano 2000.

38. Steve e a garota no carro estão observando a primeira vítima dentro de um Alfa Romeo Giulia modelo 74 ou inferior, mas quando a vítima anda pela rua, vemos Steve e a garota se afastando num Lancia Flavia.

39. Quando a vítima está na loja, eles chegam no Alfa Romeo Giulia outra vez, quando a garota sai do carro.

40. Avner mata o primeiro palestino. O velho cai de joelhos com suas compras na mão, mas na tomada de cima as compras estão no chão, então ele cai por cima dela.

ABSURDO: 41. Steve está com um carro com placas AR 0 1232, mas quando fogem da cena do crime a placa do carro é outra (Roma 6 - 7543)

42. No primeiro assassinato perpetrado pelo grupo israelense, a vítima cai de borco, sobre uma sacola de compras, esparramando o leite comprado. Quando o "cleaner" aparece para limpar os vestigios, o morto está de barriga para cima. (Contribuição de Maria Dickie e de Ananias Pereira Souza - Aracaju / SE - Fãs de Carteirinha)

43. Observe ainda que sai fumaça da barriga deste velho. De onde vem e do que é esta fumaça?

44. O homem de óculos, o cleaner, entra na cena do crime e pega apenas um cartucho de bala, mas deveriam haver mais, pois foi mais de um disparo.

45. Depois do assassinato, na praça, é possível ver no reflexo dos óculos de Avner, os rebatedores de luz usados na filmagem da cena.

ABSURDO: 46. 0:40:40h - Avner está conversando com seu amigo, e na tomada desse, vemos a garçonete saindo, depois do corte para a tomada lateral, a garçonete está ao lado deles junto à mesa.

47. Quando o velho fala que já custou 352 mil dólares, o garçom atrás deles repete o mesmo movimento nas duas tomadas.

48. Na feira na França, existe uma mulher ao lado dos dois quando o senhor oferece o petisco para o contato francês, mas quando ele vai embora a velha desapareceu.

49. Logo depois que Avner diz que eles são de uma empresa privada, existe um corte, e as pessoas aos lados e atrás deles mudam.

50. No escritório de Mahmud o rapaz vai até o telefone e desenha o contorno do aparelho num papel, nisto a menina entra e ele se vira, depois do corte ele se vira novamente.

51. Observe logo depois que ele coloca o aparelho em cima da pasta e o solta, depois do corte ele ainda o etá segurando.

52. Quando o caminhão pára na frente do carro, ele faz isto bem junto, mas depois que Avner chega ao lado do carro, o caminhão está no meio da rua e longe do carro.

ABSURDO: 53. Quando disca a primeira vez para explodir a bomba no telefone, Carl começa discando o número quatro, mas na segunda vez ele disca o número 7. Se o telefone é o mesmo o primeiro número não poderia mudar.

54. Em Israel Avner senta-se ao lado da sua mãe, e sua posição muda depois do corte para a tomada de frente.

55. Avner está na varanda do quarto quando a garota aparece na varanda do apartamento ao lado. Logo depois o namorado dela aparece e a abraça. Depois do corte ele a está abraçando diferente.

56. Depois do próximo corte eles estão com as posições invertidas.

57. O homem que começa a coversar com Avner tem depois um cigarro na mão direita que não estava com ele antes. Nem mesmo ele o acendeu.

58. Depois da explosão do colchão, o carro com o rapaz que prepara as bombas é filmado de dentro, e vemos os entulhos caindo a sua frente, mas quando o carro é filmado de fora, não existe entulho caindo.

59. No Líbano quando matam o homem no quarto que estava com a mulher, logo depois de tirarem ela do quarto, ele é atingido por tiros, mas os tiros provocam muitas faíscas e até a cama pega fogo. Muito estranho.

60. Na casa de Papa, depois de Avner passar pela mesa em direção ao senhor velho, um rapaz sentado sobre a mesa na primeira tomada, desaparece na segunda.

61. Ao fundo o contato frances vai até a mesa pegar uma bebida, depois do corte para o close a bebida já está em sua mão e próxima ao corpo, o que não acontecia antes.

62. Ao sair da fazenda do Papa, a câmera e dois operadores aparecem refletidos no lado do carro.

63. Ao chegar na cidade, um dos homens que estão na frente desce e abre a porta do carro para Avner, neste momento é possível ver os rebatedores de luz refletidos na porta do carro.

64. No apartamento, Steve se levanta para mudar a estação do rádio, o outro homem fica na sua frente, e quando Steve se abaixa, ele coloca sua mão esquerda em cima do rádio, depois do corte sua mão não está mais nesta posição.

65. Antes da tentativa de outro assassinato, Avner vai até um grupo e diz "Entschuldigung, kann ich ein Licht haben?" para pedir fogo e acender seu cigarro. Ele pede luz como se fosse para uma lanterna elétrica ou para uma lâmpada, em vez do fogo para seu cigarro. Ele deveria ter dito: "Entschuldigung, haben o feuer do sie?", que seria o correto.

66. Quando eles executam a mulher no barco, ele leva um último tiro na cabeça que a mata instantaneamente, mas depois ainda podemos ver que ela está respirando.

67. Depois da morte do rapaz que mexia com as bombas, Avner encontra-se com seu contato francês na frente da loja de cozinhas novamente, e mesmo depois de tanto tempo a decoração interna ainda é a mesma.

68. Quando Avner está sendo interrogado no sub-solo, vemos ao fundo um galão de vinte litros de água de plástico, mas na época do filme era usado galão de vidro.

69. Quando Avner sai do seu apartamento em Nova York, podemos ver na rua símbolos dos dias atuais que não existiam em 1973, como um acessório de borracha amarelo MGB.

70. A mão de Daphna tocando no rosto de seu marido no fim do filme aparece diferente a cada tomada.

71. Quando a cena do aeroporto é mostrada no final do filme, os reféns são executados, e nos seus corpos a gente percebe a fumaça saindo. Porque sai fumaça do corpo deles se a penas as balas entraram? Não tem sentido esta fumaça.

72. Depois de fazerem amor, as mão de Daphna em Avner muda entre os cortes.

73. Quando Avner está andando e conversando com seu contato com Nova York ao fundo, podemos ver prédios que não existiam em 1973, e só foram construídos depois, como o Citigroup Center e o Prédio Bloomberg.

74. Avner está andando como outro homem é enchergamos atrás dele três cahminés com a ponta preta, depois do corte, as mesmas chaminés são vistas ao lado esquerdo dele, o que seria impossível, só se ele tivesse virado para a esquerda, o que não aconteceu, pois ele continuou em frente. Então elas deveriam estar atrás dele ainda.

75. Eles estão conversando junto dos brinquedos do parque, mas quando vão embora, eles estão longe dos brinquedos.

76. O bandido vai disparar a bomba via rádio, dentro do carro, num dos primeiros assasinatos. A chave que "'trava" a bomba é a mesma chave que era usada para travar os teclados de computadores mais antigos. Tal chave jamais existiria na época. Tem até um ponto vermelho, igualzinho as de computadores. (Contribuição de Marco Antonio - Fã de Carteirinha)
 

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 5 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição. Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro.