CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OUTRAS NOTÍCIAS DIRETO DOS EUA
   
 

Topo

Autora de "Harry Potter" é a mulher mais bem paga na Grã-Bretanha

J.K. Rowling descobriu uma mina de ouro com "Harry Potter" - LONDRES -- O menino feiticeiro Harry Potter ajudou a fazer de sua autora, J.K. Rowling, a mulher mais bem remunerada da Grã-Bretanha, com rendimentos seis vezes superiores aos da rainha Elizabeth II no último ano, de acordo com uma pesquisa publicada pelo jornal londrino Mail on Sunday. Estima-se que Rowling tenha ganhado 48 milhões de libras (quase 70 milhões de dólares) no ano passado, superando estrelas pop como Madonna e Kylie Minogue - esta última ficou em nono lugar, com oito milhões de libras. A renda da escritora veio das vendas de seus livros bem como da bilheteria dos filmes baseados na sua obra, segundo a lista anual. Os rendimentos da rainha foram calculados em torno de 7,7 milhões de libras. Apenas duas executivas figuravam entre as 10 primeiras na lista, dominadas por cantoras e personalidades de televisão. A norte-americana Madonna, que foi incluída por morar em Londres com seu marido, o cineasta britânico Guy Ritchie, ficou em segundo lugar, com 27 milhões de libras. Muito do sucesso financeiro de Madonna deveu-se ao lucrativo acordo assinado com a gigante do software Microsoft, que usou sua música "Ray of Light" para lançar o Windows XP. A lista das 100 mais do Mail on Sunday leva em consideração apenas o rendimento do ano e não a riqueza acumulada.

 
   
 

Topo

Coreanos pregam boicote ao último filme de 007

Sul-coreanos pedem que filme deixe de ser exibido no país. SEUL - Pegou muito mal entre norte e sul-coreanos as cenas em que James Bond enfrenta "inimigos" na zona desmilitarizada entre os dois países. Manifestantes decidiram promover uma campanha de boicote ao último filme de 007, "Um Novo Dia para Morrer". No filme, o agente secreto mais famoso do cinema aniquila norte-coreanos e, no final, ainda tem direito a uma "vingança justa" diante de um renegado. Mas, se nas telas conseguiu escapar de uma saraivada de tiros, Bond não teve como impedir uma enxurrada de críticas – da parte tanto de norte-coreanos como de sul-coreanos. Um grupo de manifestantes ficou de plantão em frente a um cinema de Seul onde o filme estreou. Com cartazes e palavras de ordem, convocou um boicote à nova aventura de 007. "Acho revoltante que um filme que promove a guerra e subestima os coreanos seja exibido aqui", disse um jovem. Sites na Internet também estão sendo inundados de críticas contra as várias partes do filme que mostram os soldados sul-coreanos como inferiores aos norte-americanos. Também causaram mal-estar as cenas que retratam a região rural da Península coreana como pobre e atrasada. Os veículos da imprensa oficial da Coréia do Norte referiram-se ao filme como "sujo e amaldiçoado", acrescentando que o mesmo é um insulto ao povo coreano. Ainda assim, a maioria das pessoas que comprava ingressos para assistir à polêmica fita não parecia preocupada. "Não penso neste fator", contou um rapaz na fila da bilheteria. "Vou fazer meu próprio julgamento quando acabar de ver o filme". Um outro disse que o filme deveria ser analisado por seu "valor de entretenimento, não pelo significado político". A bilheteria no primeiro dia de exibição não foi nenhuma maravilha, mas os distribuidores do filme nas Coréias disseram esperar uma melhora depois que toda essa comoção passar.

 
   
 

Topo

Seqüência de "O Senhor dos Anéis" tem estréia histórica nos EUA

O segundo filme da trilogia: comparações com "Guerra nas Estrelas". LOS ANGELES -- "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres", o segundo filme da trilogia baseada na obra de J.R.R. Tolkien, estabeleceu o recorde de bilheteria de dezembro para um dia de estréia, arrecadando 26 milhões de dólares nos cinemas dos Estados Unidos. O recorde de arrecadação para estréias em dezembro pertencia ao primeiro filme da saga, "A Sociedade do Anel", estabelecido no ano passado, com 18,2 milhões de dólares de bilheteria no primeiro dia, segundo a distribuidora New Line Cinema. O filme é uma produção da New Line Cinema, de propriedade da AOL Time Warner. "As Duas Torres" ficou também com o segundo lugar entre os filmes que estrearam numa quarta-feira - atrás apenas de "Guerra nas Estrelas: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma", que arrecadou 28,5 milhões de dólares, em 1999. Segundo Paul Dergarabedian, presidente do serviço de rastreamento de bilheterias Exhibitor Relations Inc., a saga de "O Senhor dos Anéis" corresponde à de "Guerra nas Estrelas" para a geração atual. "As Duas Torres" arrecadou ainda 16 milhões de dólares em sua estréia na África do Sul, terra natal de Tolkien, e em 13 países europeus na quarta-feira - 45 por cento a mais do que na estréia no exterior de "A Sociedade do Anel", ano passado. No Brasil, o filme será lançado no próximo dia 27. Segundo a New Line, o filme teve a maior arrecadação em estréias em 10 dos 14 países estrangeiros em que foi lançado. "Estamos surpresos com estes números", disse Rolf Mittweg, presidente para distribuição mundial e marketing da New Line. "Para um filme de três horas que é central numa trilogia, estrear desse jeito é tremendamente excitante", disse ele. Se o sucesso de "A Sociedade do Anel" é uma indicação, "As Duas Torres" está a caminho de obter status de campeão de bilheteria. O primeiro filme da trilogia baseado na obra de Tolkien arrecadou 66 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana em cartaz, e mais de 313 milhões de dólares só nos Estados Unidos. Como comparação, a aventura do "Homem-Aranha" detém o recorde de maior arrecadação de bilheteria em um único dia de exibição, com 43,6 milhões de dólares em seu segundo dia de lançamento, em maio deste ano, e cerca de 115 milhões de dólares nos cinco primeiros dias em cartaz. O filme arrecadou 403,7 milhões de dólares nos Estados Unidos e o dobro desse valor em todo o mundo. "A Sociedade do Anel" mostrou ser mais potente internacionalmente - o filme arrecadou 860,2 milhões de dólares em todo o planeta. "As Duas Torres" se beneficiou de revisões da obra de Tolkien, assim como de uma nova geração de fãs atraídos pela fantasia épica adaptada por Peter Jackson para o cinema. O filme também foi ajudado pelo grande circuito em que está sendo exibido: 3.622 cinemas em todo o país. "Estes filmes realmente capturaram a imaginação dos cinéfilos. O primeiro filme, brilhantemente, criou a necessidade de ver o segundo, garantindo assim seu sucesso", analisou Dergarabedian.

 
   
 

Topo

 

Britney Spears recorre à Justiça para manter um fã à distância

10 de dezembro, 2002. - LOS ANGELES, Califórnia -- A cantora pop norte-americana Britney Spears pediu à Corte Superior de Justiça de Los Angeles, na Califórnia, que emita uma liminar para manter um japonês de 41 anos à distância, já que esse suposto fã estaria lhe perseguindo desde setembro. De acordo com o pedido, Masahiko Shizawa, natural de Yokohama, no Japão, "está perseguindo e tentando entrar em contato" com Spears, tanto em sua casa como na dos pais dela, em Los Angeles, assim como em uma segunda residência da cantora e em uma outra propriedade de seus pais, todas na Califórnia. Nas tentativas de se aproximar da estrela, Shizawa enviou fotos dele mesmo e cartas nas quais dizia: "Estou te perseguindo". Em uma ocasião, também fez plantão do lado de fora da casa de Spears, recusando-se a deixar a propriedade quando solicitado, segundo o processo movido pela cantora. O advogado de Spears, Joel Strote, pediu à Corte que Shizawa seja impedido de estar a 300 metros da cantora, de 21 anos, e de tentar contatá-la de qualquer maneira.

 
   
 

Topo

 

OS SIMPSONS São Acusados de Racismo

BUDAPESTE - Polêmica é com eles mesmos. Depois da Prefeitura do Rio de Janeiro, agora é a Hungria que acusa os Simpsons de preconceito. No centro da discussão está a comunidade de ciganos do país. Jeno Kaltenbach, um defensor público das minorias húngaras, afirmou que os personagens do desenho animado reforçararam o preconceito dos húngaros contra os ciganos. Em carta a uma emissora de televisão, Kaltenbach alegou que um episódio da série apresentava um personagem cigano que prova sua origem étnica a um inspetor escolar dizendo "beberei seu sangue". "Nesta cena, um dos personagens declara que os ciganos e os vampiros são marginais e insinua que os primeiros, em geral, não conseguem se adequar às regras e às expectativas sociais", escreveu Jeno Kaltenbach na carta. O canal ViaSat3, que transmitiu o episódio, explicou que, embora a dublagem húngara tenha refletido com fidelidade o texto original, a tradução nesses casos poderia suavizar "expressões estereotípicas ofensivas". O defensor público examinou o caso depois que uma pessoa se queixou, conforme divulgou nesta quarta-feira o Centro de Imprensa de Roma, como se chamam os ciganos no país. Os roma são a maior minoria da Hungria, com cerca de cinco por cento da população de 10 milhões do país da Europa Central. Essa é a segunda vez este ano que a série se vê envolvida em uma polêmica do tipo. Em abril, o produtor executivo dos Simpsons teve que pedir desculpas ao Rio de Janeiro, depois de um episódio que apresentou a cidade como cheia de ratos e macacos. A Secretaria de Turismo do Rio informou, na ocasião, que estudava a adoção de medidas legais contra o desenho animado.

 
   
 

Topo

 

"Harry Potter" volta à liderança nos EUA e chega aos US$ 200 milhões

O segundo episódio das histórias do bruxinho Harry Potter no cinema voltou à liderança no ranking de filmes da semana nos Estados Unidos, de acordo com levantamento realizado junto às distribuidoras. O filme também atingiu, neste fim de semana, uma importante marca, a dos US$ 200 milhões de faturamento.
Baseado no segundo livro da série da inglesa J.K. Rowling, o filme estreou no Brasil há duas semanas.
Nos EUA, onde está há quase três semanas nos cinemas, Harry Potter duelou nos últimos dias com o superdetetive James Bond pelo topo do ranking. É que quando estreou, na semana retrasada, "Die Another Day" (que chega ao Brasil somente em janeiro como "007 - Um Novo Dia para Morrer") liderou as bilheterias.
Somente neste final de semana (contando de sexta-feira até hoje), "Harry Potter e a Câmara Secreta" obteve US$ 32,2 milhões, e "Die Another Day", US$ 31 milhões.
Com as bilheterias dos 17 dias em que está em cartaz nos Estados Unidos e no Canadá, "Harry Potter 2" já fez US$ 200,2 milhões, três dias atrás do seu antecessor, "Harry Potter e a Câmara Secreta", o primeiro da série, que conseguiu a proeza antes.
Em dez dias nos cinemas, "Die Another Day", estrelado por Pierce Brosnan e com a participação da vencedora do Oscar do ano passado Halle Berry já arrecadou US$ 101,6 milhões.
A briga nas bilheterias tem, por trás, duas das maiores companhias norte-americanas de entretenimento, a Warner Bros. Pictures, do grupo AOL Time Warner, e os estúdios Metro-Goldwyn-Mayer.
O primeiro filme de Harry Potter, lançado no ano passado, fez mais de US$ 90 milhões em todo o mundo e foi visto por mais de 4,6 milhões de espectadores.

 
   
 

Topo

James Bond desbanca Harry Potter nos cinemas dos EUA

Brosnan e Berry são parte da receita de sucesso do novo Bond. 25 de novembro, 2002 - Às 8:32 AM hora de Brasília (1032 GMT) - LOS ANGELES -- James Bond superou Harry Potter para liderar o ranking das bilheterias nos Estados Unidos ao arrecadar 47 milhões de dólares em seu fim de semana de estréia com "Die Another Day", a vigésima aventura do espião britânico. O novo Bond tem estréia no Brasil prevista para 10 de janeiro e ganhará o título de "007 – Um Novo Dia Para Morrer". Esse é o lançamento de maior sucesso da série, segundo cálculos da indústria divulgados no domingo. "Harry Potter e a Câmara Secreta" caiu para a segunda posição em sua segunda semana, com 42,4 milhões de dólares, acumulando 148,5 milhões de dólares em 10 dias. "Friday After Next" ficou em terceiro lugar, com 13,1 milhões de dólares, enquanto "The Emperor's Club", de Kevin Kline, estreava em sétimo, com 4,1 milhões de dólares. O quarto filme de Pierce Brosnan como o agente 007 teve uma boa recepção da crítica. A inclusão de Halle Berry no papel da aliada norte-americana de Bond e um tema musical de Madonna contribuíram para fortalecer o personagem, criado há 40 anos. Em um lançamento limitado, "Fale Com Ela", do diretor espanhol Pedro Almodóvar, obteve um excelente resultado, ao arrecadar 105 mil dólares em apenas dois cinemas.
Clique aqui para ver as maiores bilheterias dos EUA.

 
   
 

Topo

Nicolas Cage termina casamento de 3 meses com Lisa Marie

26/11/02 - 16:58 - Foto: FRED PROUSER/Reuters

LOS ANGELES (Reuters) - O ator Nicolas Cage entrou com um pedido de divórcio de Lisa Marie Presley depois de três meses de casamento, alegando diferenças irreconciliáveis, informou na terça-feira o programa de TV "Entertainment Tonight". De acordo com o programa, Cage deu entrada com os papéis na Corte Superior de Los Angeles para terminar seu breve casamento com a única filha do roqueiro Elvis Presley. O casal tinha unido os laços em agosto no Havaí depois de um namoro de aproximadamente um ano. Esse era o terceiro casamento de Presley e o segundo de Cage.

 
   
 

Topo 

Novo filme de Harry Potter tem a terceira maior bilheteria de estréia nos EUA

Warner Bros. já prepara a seqüência de "Harry Potter e a Câmara Secreta" - 18 de novembro, 2002 - Às 8:12 AM hora de Brasília (1012 GMT) - LOS ANGELES -- "O Homem-Aranha" resistiu à esperteza do bruxinho mais adorado do mundo e conseguiu manter-se como a maior bilheteria da história em termos de fim de semana de estréia. "Harry Potter e a Câmara Secreta" encerrou seus três primeiros dias de exibição nos cinemas norte-americanos em terceiro lugar neste ranking de arrecadação. A seqüência de Harry Potter amealhou 87,7 milhões de dólares de sexta-feira a domingo, segundo números divulgados pelos estúdios Warner Bros. Pictures. Foi um pouco menos do que seu antecessor, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", lançado no ano passado e que arrecadou 90,3 milhões em seu fim de semana de estréia nos Estados Unidos. Com base nesses números, é provável que o primeiro filme inspirado no livro da escocesa J.K. Rowling permaneça em segundo lugar na lista de maior arrecadação da história fora dos Estados Unidos: mais de 900 milhões de dólares, perdendo apenas para "Titanic". "O Homem-Aranha", entretanto, continua com a melhor bilheteria em estréias, tendo alcançado 114,8 milhões em maio deste ano. A Warner Bros. já está trabalhando na produção de um terceiro filme do bruxinho, "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", que deverá ser lançado em 2004, com direção do mexicano Alfonso Cuaron. Chris Columbus, que dirigiu os dois primeiros filmes, assumirá um papel de produtor na segunda seqüência de Harry Potter.

 
   
 

Topo

"Crime do Padre Amaro" estréia em Los Angeles sob protestos

Gabriel García Bernal, como padre Amaro, e Ana Talarcón, no papel de Amélia  - 18 de novembro, 2002 - Às 5:16 PM hora de Brasília (1916 GMT) - O filme mexicano "O Crime do Padre Amaro" estreou em Los Angeles em meio a protestos promovidos por manifestantes que consideram o filme uma blasfêmia contra a Igreja Católica. "Eles fizeram um julgamento da Virgem, disseram que não deve ser respeitada e venerada, julgaram Deus", explicou à CNN o porta-voz da Sociedade norte-americana de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, Robert Ritchie. Estrelado por Gael García Bernal, o filme trata de um jovem sacerdote que se rende a seus desejos sexuais. Nem García Bernal nem Carlos Carrera, diretor do filme, estiveram presentes ao lançamento. Mas compareceram ao Galaxy, de Hollywood, onde o filme estreou, as atrizes mexicanas Ana Claudia Talacón e Luisa Huertas. "O que gostaria de dizer a todas essas pessoas é que gosto que estejam se expressando, porque, assim como se expressam, deixaram que fizéssemos esse filme e está em cada um ir vê-lo ou não", afirmou Talancón. "Felizmente, as pessoas ligadas ao cinema olham a qualidade da película e não esses escândalos sem sentido", disse por sua vez Huertas. "Estão se comportando como meu personagem no filme, com o mesmo fanatismo e a mesma ignorância". "O Crime do Padre Amaro" representa o México na pré-seleção dos filmes estrangeiros para o prêmio Oscar de 2003.

 
   
 

Topo

Palmas para o filme "Cidade de Deus" indicado para prêmio no festival europeu
"Cidade de Deus": mais de 2 milhões de espectadores no Brasil  - 8 de novembro, 2002 - Às 8:42 AM hora de Brasília (1042 GMT) - PARIS -- O filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles e Kátia Lund, foi indicado para a categoria de melhor filme não-europeu da 15a. edição do festival da Academia do Cinema Europeu, que será realizado no próximo 7 de dezembro em Roma, anunciaram nesta quinta-feira em Paris os organizadores do evento.
Ao lado da produção brasileira, recentemente escolhida pelo governo federal para concorrer à indicação do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, foi apontado "Intervenção Divina" (Yadon Ilaheyya, Palestina, 2002), de Elia Suleimán, vencedor dos prêmios da Crítica Internacional e do Júri no festival de Cannes deste ano. Também concorrem nesta categoria "Minority Report - A nova lei" (Minority Report, EUA, 2002) de Steven Spielberg, "Spirited Away - A Viagem de Chihiro" (Spirited Away, Japão, 2001), e "Spider" (Spider, Canadá, 2002), de David Cronenberg. O cineasta espanhol Pedro Almodóvar está entre os favoritos para o prêmio de melhor filme europeu por "Fale com ela" (Hable com ella, Espanha, 2002). Entre as produções que concorrem nesta premiação estão "Oito Mulheres" (8 Femmes, França, 2002), de François Ozon, "O Homem sem Passado" (Mies vailla menneisyyttä, Finlândia, 2002), de Aki Kaurismaki, "O Pianista" (The Pianist, França/Alemanha/Polônia/Inglaterra, 2002), de Roman Polanski, Palma de Ouro no festival de Cannes, "Domingo Sangrento" (Bloody Sunday, Irlanda/Inglaterra, 2002), de Paul Greengrass, Urso de Ouro em Berlim, e "The Magdalene Sisters" (Inglaterra/Irlanda, 2002), de Peter Mullan, Leão de Ouro em Veneza. A edição deste ano da cerimônia da Academia do Cinema Europeu (European Film Academy) será presidida pelo diretor alemão Wim Wenders. Já visto no Brasil por mais de dois milhões de pessoas, "Cidade de Deus" está fazendo sucesso, esta semana, no Festival de Cinema de Londres, o maior evento do tipo na Grã-Bretanha, com a exibição de 200 filmes de 48 países. Ao lado de "O Pianista", foi apontado pelos críticos como uma das melhores produções do festival.

 
   
 

Topo

 

Vaias para Winona Ryder declarada culpada de vandalismo e furto em Beverly Hills.
Winona ouve o veredicto - 7 de novembro, 2002 - Às10:42 AM hora de Brasília (1242 GMT) - LOS ANGELES, Califórnia (CNN) -- A atriz Winona Ryder, de 30 anos, estrela de filmes como "Garota, Interrompida", "Edward Mãos de Tesoura", "As Bruxas de Salém" e "Outono em Nova York", foi declarada culpada de vandalismo e furto qualificado de artigos de luxo em uma loja de Beverly Hills. A sentença será ditada no dia 6 de dezembro e poderá ser de até três anos de prisão. A promotoria, contudo, em entrevista à imprensa após o veredito, disse não ter pedido pena de cadeia para Winona, embora o juiz possa decretar a prisão, se jugar que se aplica ao caso. Winona foi declarada culpada por um júri integrado por seis homens e seis mulheres, após quase seis horas de deliberações. Ela foi considerada culpada de furto e vandalismo por ter cortado as etiquetas de roupas e saído da loja Saks Fifth Avenue com artigos no valor de mais de US$ 5.500, sem pagar, em 12 de dezembro de 2001. O caso motivou ao longo do ano extensa cobertura da mídia nos Estados Unidos, não apenas em função da notoriedade de Winona Ryder, mas também por ser raro uma situação semelhante ir a tribunal. A defesa, inclusive alegou, sem êxito, que os promotores fizeram carga contra Winona apenas pelo fato de ela ser atriz famosa. Winona não depôs, porém uma testemunha falou que ela alegara ter retirado os artigos da loja para experimentar a sensação de um furto, em preparação para um filme, alegação que, evidentemente, não serviu de atenuante para a atriz.

 
   
 

Topo

Palmas para as CARLOS DRUMOND DE ANDRADE. O poeta mineiro, morto em 1987, será homenageado pelo centenário de seu nascimento a partir de segunda-feira, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, com a realização de palestras, exposição e leitura de poemas que fazem parte da programação do projeto ''Drumond, Cem Anos: Um Poeta e Muitas Vozes''. Na abertura, serão exibidos painéis com poemas de Drumond e haverá palestras e depoimentos da escritora Lygia Fagundes Telles e do crítico Fábio Lucas. Os atores José Rubens Chacha e Maria Alice Vergueiro fizeram a leitura de poemas.

 
   
 

Topo

Vaias, para o DESTINO que levou neste domingo (3/11/2002) nosso querido Dr. Zachary Smith de Perdidos no Espaço, o ator  Jonathan Harris, que estava com 87 anos. Nos EUA, a série foi ao ar de 1965 a 1968, e teve 83 episódios. Conta-se que Jornada nas Estrelas, lançada em 1966, chegou a ser recusada pela CBS, que já tinha sua série de ficção científica. Grande parte do sucesso do Dr. Smith no Brasil foi atribuído à dublagem de Borges de Barros (que fez também o mendigo milionário, da Praça da Alegria). Harris chegou a dizer que Barros era melhor que o original. "Se outros filmes meus forem exibidos aqui, quero que ele faça minha voz", disse quando esteve no Brasil. Ultimamente, o próprio Harris virou dublador em desenhos como Vida de Inseto, Toy Story 2 e Freakazoid. O último trabalho foi como a voz de um professor, na animação Hubert's Brain.