VOLTAR BLOCO 41

 
   

O CARA
SAMUEL L. JACKSON & EUGENE LEVY

Após um agente federal ser encontrado morto nas ruas de Detroit, se descobre que ele estava recebendo suborno devido a um crime envolvendo milhões.

Após esta descoberta as atenções se voltam para Derrick Vann (Samuel L. Jackson), seu parceiro, que trabalha sob disfarce e tem a fama de não ser muito confiável.

Vann recebe um ultimato para recuperar as armas roubadas e encontrar o assassino do policial em 24 horas. É quando entra em sua vida Andy Fidler (Eugene Levy), um vendedor de material odontológico que chegou há pouco tempo na cidade para participar de uma convenção.

Confundido com um comprador de armas pelos bandidos, Vann é obrigado a usar Fidler como testa de ferro para que seu plano dê certo.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Les Mayfield
Escritor: Jim Piddock, Margaret Oberman & Stephen Carpenter

Baseado na história de Jim Piddock & Margaret Oberman

Gênero: Comédia / Policial

Site Oficial: www.themanmovie.com

PlayArte

Título Original: The Man
Tempo: 84 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2005 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Samuel L. Jackson .... Agente Derrick Vann
Eugene Levy .... Andy Fidler
Luke Goss .... Joey
Susie Essman .... Tenente Carbone
Gigi Rice .... Susan
Kevin Tushton .... Thug
Horatio Sanz .... Diaz
Beatriz Yuste .... Freira
Lindsay Ames .... Garçonete
Miguel Ferrer .... Agente Peters

FICHA TÉCNICA

Produção .... Robert N. Fried
Música .... John Murphy
Fotografia .... Adam Kane
Desenho de Produção .... Carol Spier
Figurino .... Delphine White
Edição .... Jeffrey Wolf
Efeitos Especiais .... Intelligent Creatures Inc.
Efeitos Especiais .... Makeup Effect Laboratories Inc.
Efeitos Especiais .... The Effects Group Inc.

PRODUTORAS

New Line Cinema
Fried Films

DISTRIBUIDORAS

New Line Cinema
PlayArte

ERROS

1. No começo do filme quando Andy está ensaiando o seu discurso no banheiro, a posição da sua mão segurando o aparelho dentário muda entre as tomadas.

2. Observe que a esposa de Andy entra no banheiro por uma porta que está atrás de Andy, e depois sai por esta mesma porta, mas quando volta, ela aparece do lado do marido, e não atrás como deveria. Muito estranha esta cena.

3. Na cidade, aparece o parceiro de Vann morto no chão, mas quando a imagem mostrada é dos flashs da máquina fotográfica, a posição do sujeito deitado no chão muda a cada nova foto.

4. Depois de descer do táxi na frente do hotel, nitidamente vemos refletido na pintura do carro, o rebatedor de luz usado na cena, bem no pára-lamas traseiro do lado direito.

5. Vann pede para Santos 20 mil dólares, mas o único problema é que para se retirar qualquer coisa do depósito da polícia, é necessária a assinatura do chefe da delegacia, no caso a mulher, e isto não aconteceu.

6. Quando o bandido pergunta para Andy se ele quer sentir o sabor, se referindo ao pacote, podemos notar que o pacote ao lado da xícara muda de posição, além de ficar mais amassado do que nas outras tomadas.

ABSURDO: 7. 0:10:50h - Quando o bandido se levanta para ir embora do bar onde deu o pacote para Andy, podemos ver que o pacote está com a dobra para o lado de Andy, mas tanto antes como depois, a dobra do pacote aparece para o lado do bandido, e não de Andy.

ABSURDO: 8. Ainda nesta cena o bandido se levanta com o celular na mão direita, depois do corte o celular está na mão esquerda.

9. Vann rouba o jornal de um homem que está na rua, e esse grita (hey), mas não vemos sua boca se mexendo.

10. Ainda na lanchonete, Andy tira o celular de dentro do saco de papel e o segura numa posição, depois do corte ele está segurando noutra posição. Primeiro de cabeça para baixo, depois de cabeça para cima.

11. Quando Vann prende Andy, este está com o braço esquerdo para baixo do balcão, mas quando acontece o corte, ele está com o braço em cima do balcão.

ABSURDO: 12. Depois de Vann dizer que é da ETF, ele puxa Andy pela gravata, mas depois do corte ele está puxando pelo paletó.

13. O bandido envia a foto do seu celular diretamente para o banco de dados do FBI. Isto está errado. Ele deveria enviar por e-mail para algum lugar e depois tentar fazer a comparação.

ABSURDO: 14. Observe ainda que quando aparece a foto de Andy, ela não tem nada escrita na parte de baixo, mas depois que o rapaz do computador começa a falar os dados de Andy, uma tarja aparece em baixo da foto com informações.

15. Quando o bandido liga para Andy e diz para ele colocar o pacote na lixeira, do outro lado da rua no reflexo de um vidro de um prédio, é possível perceber o rebatedor de luz usado pela equipe de filmagem que está bem na frente do carro deles.

16. O filme se passa em Detroit, mas podemos ver postos de gasolina e caixas do correio do Canadá onde o filme foi feito.

17. Vann faz uma curva para ir até a lixeira e Andy fica com seu nariz encostado no nariz de Vann, mas depois do corte eles estão afastados, e no novo close eles ainda estão perto, e só então se afastam.

18. Quando o mendigo está junto da lata de lixo, não existe mais ninguém além de Andy, mas quando o mendigo pega o pacote, existem quatro pessoas.

ABSURDO: 19. 0:16:22h - Vann vem socorrer Andy caído junto com o mendigo. Neste momento podemos ver a marca de giz feita no chão, que indica a posição que os atores devem ficar na cena.

20. O bandido liga a segunda vez para Andy, e quando Vann pára o carro no sinaleiro, Andy aproveita para fugir. Nós ouvimos Vann gritar dizendo pra ele voltar, mas sua boca não se move dentro do carro.

21. A posição de Andy quando é atingido no beco, muda entre a tomada de costas e a de frente.

22. A quantidade de Sol no beco muda desde que Andy leva o tiro, até o momento em que Vann o coloca de volta no carro.

23. Andy está parado, de frente para a rua esperando para entregar o pacote, mas já após o corte quando o carro se aproxima, Andy está de lado para a rua, de costas para o carro.

24. Logo depois do corte quando ele é puxado para dentro do carro preto, ele está no meio da rua, quase no meio do cruzamento.

25. Andy é jogado para fora do carro e cai quase entre dois veículos estacionados, em seguida ao corte quando o carro de Vann chega, ele está no meio da rua.

26. Quando Andy está na fila de reconhecimento, e fala , é possível ver no reflexo dos seus óculos o boom usado na cena.

27. Andy é preso, mas ninguém lê os direitos dele e nem lhe dão uma ligação telefônica, onde ele poderia chamar o advogado.

28. Depois de sair da delegacia, Andy está no carro de Vann. É possível observar durante o trajeto, que entre os cortes as ruas por onde eles andam, mudam ao lado do carro. Isto se repete em várias cenas onde o carro aparece andando na cidade.

29. Na casa da ex-esposa de Vann, no pára-lama do carro estacionado, é possível ver o reflexo do câmera.

30. Quando termina de conversar com sua ex-esposa, Vann se afasta, e ela que estava na frente da porta, está agora ao lado da porta na varanda.

ABSURDO: 31. 0:31:13h - Observe ainda que ela estava com os braços cruzados na primeira tomada, mas depois do corte ela está com os braços na cintura.

32. Quando Vann promete para a filha que vai na próxima vez, ele coloca sua mão direita na frente do peito da menina, depois do corte suas mãos estão abaixadas.

33. Vann atende ao telefone quando sai da casa da filha, ao fundo vemos sua esposa colocando as mãos na cintura e indo chamar a criança, mas depois do corte ela ainda está com os braços cruzados. Inclusive sua posição também muda.

34. Novo corte para Vann e ela ao fundo está com os braços em outra posição novamente.

35. No carro, quando Andy mostra os retratos da sua família, o cinto de segurança que ele estava usando um segundo antes, não aparece mais no peito dele.

36. Logo depois quando ele fala da esposa Susan, o cinto está de volta transpassado. Isto se repete durante várias cenas.

37. O cd player do carro de Vann é vermelho quando Andy olha a primeira vez, mas quando abaixa o volume, ele é verde.

38. Andy sai com o carro de Vann, mas não vemos ele ligando o carro.

39. Durante o passeio de carro sem motorista, é possível perceber que quem está no lugar de Andy é um dublê.

40. Andy olha pelo retrovisor e vê um carro atrás dele. No lugar onde Andy está sentado ele jamais conseguiria ver o carro atrás dele pelo retrovisor.

41. Quando Vann no carro bege faz a curva derrapando, podemos ver um dublê no seu lugar, inclusive não é negro.

42. Quando os dois carros estão parando um ao lado do outro, o de Vann e o de Andy, os vidros dos dois carros estão fechados, mas quando param, os vidros estão abertos.

43. Andy vai comer um hambúrguer, Vann pega o copo e bebe na tomada de costas, existe um corte para tomada de frente e o copo está longe da sua boca.

44. Outro corte e o mesmo tipo de erro se repete.

45. Logo depois ele coloca o copo à sua esquerda na tomada de frente, depois do corte para a tomada lateral o copo está na sua frente, ao lado da mostarda.

46. Outro corte e o copo aparece ao lado esquerdo de Andy.

47. Andy fala e Vann toma da bebida pelos canudinhos colocando o copo na mesa numa tomada de frente, existe um corte apara uma tomada de costas e ele ainda está bebendo.

ABSURDO: 48. 0:48:27h - Andy começa a soltar puns dentro do carro até que Vann pára, desce e fecha aporta, mas quando vai entrar no carro de volta, a porta está aberta.

49. Observe ainda que quando Vann sai do carro, ouvimos a porta se fechar, mas ela ainda está aberta. Provavelmente usaram o som da cena de quando ele fechou a porta, e usaram nesta cena.

50. No final da apresentação de balé da filha de Vann, ela rodopia sozinha e pára com a mão no vestido, depois do corte para o close, ela levanta as mãos. Observe que existem várias crianças ao seu lado, quando antes elas estavam longe.

51. Observe a menina negra ao lado da filha de Vann. Ela olha para algum lugar e faz sinal com as duas mãos para baixo como que perguntando para alguém se aquele é o momento de abaixar?

52. Dentro da Van da corregedoria, é possível ver no reflexo dos óculos de Andy, a iluminação do cenário. Observe que o lado para onde Andy está olhando não tem iluminação.

53. A coisa mais ridícula em todos os filmes de policiais é o chefe pedindo o distintivo e a arma. Parece que virou rotina em todo filme o delegado pedir isto dos seus policiais.

54. Vann recebe a ligação e chama Andy para ir no carro, Andy repete isto na escuta, depois do corte ele está virado de lado para onde Vann saiu, quando antes estava de frente.

55. Quando Vann puxa a camisa de Andy e mostra a escuta, ela está para fora, mas deveria estar presa só na camiseta.

56. Vann joga a sacola de dinheiro para o agente da Assuntos Internos. Isto seria improvável, pois os bandidos não levariam o dinheiro com eles para fazer a venda das armas. O dinheiro já deveria estar muito bem guardado em outro lugar.

57. No final quando os dois guardas de inspeção anal do aeroporto levam Andy, ele diz que não fez nada de errado, mas sua boca não se mexe enquanto ele fala isto.

58. Quando Andy fala com sua mulher no banheiro, ele diz que Detroit é a cidade dos automóveis, e que vai trazer um pistão de lá, mas na legenda, aparece que Detroit é a cidade dos esportes e que ele vai trazer um jogador de lá. Afinal, Detroit é a cidade dos esportes ou dos carros? (Contribuição de Vanessa Barreto Nascimento - Cruz das Almas / BA - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

O filme apesar de se passar em Detroit, Estados Unidos, foi totalmente filmado nas cidades de Hamilton, Oakville e Toronto em Ontário no Canadá.