VOLTAR BLOCO 38

 
   

O CASTELO ANIMADO
CHIEKO BAIKO & TAKUYA KIMURA

Sofia é uma jovem de 18 anos que trabalha sem descanso na chapelaria que era de seu falecido pai. Numa de suas raras idas à cidade, ela conhece Hauru, o Mágico. Hauru é extremamente sedutor, mas de caráter duvidoso. Confundindo a relação entre eles, uma feiticeira lança um terrível encanto sobre Sofia, transformando-a numa velha de 90 anos.

Aflita com sua situação, Sofia foge e se torna errante em terras desertas. Acaba por se deparar com o Castelo Animado de Hauru e, escondendo sua verdadeira identidade, consegue ser contratada para fazer serviços domésticos. A “velha senhora”, misteriosa e dinâmica, logo dará nova vida à antiga habitação, na qual vivem apenas um jovem aprendiz, Marko, e a pessoa responsável pelo Castelo, Calcifer, o demônio do fogo. Cheia de energia, Sofia faz milagres. Qua fabuloso destino a espera? E se sua história com Hauru estiver apenas começando?

O diretor Hayao Miyazaki é considerado o maior cineasta japonês de animação. Miyazaki nasceu em Tóquio em 1941, sua juventude foi marcada pela guerra e pela imagem de uma mãe tuberculosa, presa à cama por nove anos. O pai e o tio dirigiam uma empresa que fabricava lemes de direção de aviões de caça. Em 1963, embora com um diploma de economista, conseguiu emprego na Toei Animation, o maior estúdio do país. Seguiram-se 20 anos de trabalho duro, nos quais transitou em todos os escalões da profissão (animador, cenarista, diretor, produtor), até se tornar totalmente independente em 1985, criando o estúdio Ghibli.

Miyazaki assinou seis longas seguidos, dos quais quatro foram grandes sucessos: “Meu Amigo Totoro” (1988), com dois milhões de ingressos vendidos: “Porco Rosso – O Último Herói Romântico” (1992), com três milhões; “Princesa Mononoke” (1997), 17 milhões; e “A Viagem de Chihiro” (2001) com nada menos que 23 milhões de ingressos vendidos e o Oscar de Melhor Animação de 2003. Agora, com “O Castelo Animado”, adaptou um clássico inglês da literatura infantil da escritora Diana Wynne Jones.

A autora do livro ‘Howl´s Moving Castle’ (de 1986) Diana W. Jones, começou a escrever aos 40 anos, a fim de distrair os próprios filhos, oferecendo a eles livros que gostaria deter lido quando tinha a idade deles. Desde 1973, escreveu cerca de 30 livros, nos quais inventou um mundo de fadas e universos paralelos, fora do tempo, onde a magia é tão comum quanto a matemática. Foi aluna de C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien e a leitura de ‘O Senhor dos Anéis’ foi para ela uma revelação.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Hayao Miyazaki
Escritor: Hayao Miyazaki

Baseado na obra literária de Diana Wynne Jones

Gênero: Aventura / Animação

Site Oficial: http://www.playarte.com.br/destaques.php?t=2&id=1
Site Oficial: http://disney.go.com/disneypictures/castle

PlayArte

Título Original: Hauru No Ugoku Shiro
Tempo: 119 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2004 - Jpaão / USA - Estréia dia 5 de agosto de 2005
Recomendação: Livre

ELENCO

Chieko Baiko .... Zofi
Takuya Kimura .... Hauru
Akihiro Miwa .... Achi no majo
Tatsuya Gashuin .... Karushifâ
Ryunosuke Kamiki .... Marukuru
Mitsunori Isaki .... Koshô
Yo Oizumi .... Kakashi no Kabu
Akio Ôtsuka .... Kokuô
Daijiro Harada .... Hin
Haruko Kato .... Sariman
Lauren Bacall .... Bruxa - versão americana
Christian Bale .... Howl - versão americana
Billy Crystal .... Calcifer - versão americana
Emily Mortimer .... Sofia - versão americana
Jean Simmons .... Sofia - velha - versão americana

FICHA TÉCNICA

Produção .... Rick Dempsey
Produção .... Ned Lott
Produção .... Toshio Suzuki
Música .... Joe Hisaishi
Edição .... Takeshi Seyama

PRODUTORAS

Dentsu Inc.
NTV
Studio Ghibli
Tohokushinsha Film Corp.
Tokuma Shoten
Walt Disney Pictures

DISTRIBUIDORAS

Buena Vista International
PlayArte

ERROS

1. Quando Sophie é transformada em velha, seu cabelo fica bem menor, apenas dois nós na trança e o laço, mas depois ele está com a trança enorme. Quando o castelo se transforma por exemplo em uma casa nova e Sophie corre até a janela, ela já tem mais de duas traças no cabelo. Depois volta a ter duas. Toda vez que Sophie fica mais nova, seu cabelo aumenta, mas nesta cena seu cabelo muda sem ela ter mudado aparentemente de idade.

2. Quando Sophie está na loja bordando o chapéu, aparece uma cena do trem cruzando a cidade e passando por baixo da ponte, esta cena é repetida depois quando Hauru transforma o Castelo em um nova casa, e Sophie olha pela janela.

3. Ainda na loja, quando Sophie é mostrada de lado, vemos o chapéu Pink na frente de outros dois amarelos, mas na tomada da porta, estes dois chapéus não aparecem, é como se o pink estivesse sozinho.

4. O suporte para o chapéu que Sophie faz, é bem mais alto do que o que está o chapéu rosa com fita branca, mas quando ela termina o bordado e o coloca no suporte, ele está bem mais baixo que o outro.

5. A bruxa Arechi não pode usar seus poderes para ir no Palácio e ela estranha isto, mas já deveria saber que é proibido usar magia lá, pois ela já foi outras vezes la.

6. Quando Hauru sai voando do Palácio de Saliman ele quebra o teto de vidro, depois que o palácio aparece novamente e o teto de vidro está inteiro.

7. Hauru faz o desenho a giz no assoalho do castelo, depois que ele se levanta e o desenho é visto novamente já está diferente, os riscos e a posição em relação ás tábuas do assoalho.

8. Sophie tem dois laços no cabelo, um em cima e outro na ponta da trança, mas depois ela aparece apenas com um laço na ponta da trança.

9. Quando a velha fuma o charuto, a trança de Sophie muda de tamanho, dentro da casa com dois nós e fora da casa com três nós. Este tipo de erros e repete em algumas cenas do desenho.

10. Sophie fica jovem de vez em quando no filme, mas seus cabelos nunca mudam de cor, sempre ficam grisalhos.

11. O castelo se desmonta todo e cai num precipício e Sophie não sofre nada.

12. Mesmo Sophie ficando jovem de rosto sua voz continua de velha.

13. Quando Sophie entra na porta escura e chega perto da mesa, os objetos em cima dela mudam de lugar, observe o livro que fica bem mais próximo das páginas de papel por exemplo.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A PlayArte e o Falha Nossa convidaram você para conhecer este Castelo Animado.
Eles mandaram um e-mail respondendo. Qual o feitiço que Sofia sofre?
E concorreram a prêmios inéditos do filme. Confira os prêmios e o resultado.

1º ao 20º lugar
1 par de ingressos para ver o filme.

Alexandre Edgard Trinhain - São Paulo / SP
Ana Claudia Gabardo - Osasco / SP
Antonio Fernando Andrade - Salvador / BA
Carolina Méier Silva - Franca / SP
Cesar Feitosa Neto - Curitiba / PR
Cesar Roberto Tavares - São Paulo / SP
Dayane Carvalho Ramos Salles de Oliveira - Rio de Janeiro / RJ
Eduardo Luiz Franco - São José / SC
Érica Salles de Almeida - São José dos Campos / SP
Flávio Barbosa - Rio de Janeiro / RJ
Florence Menezes Brandão dos Santos - Rio de Janeiro / RJ
Francisco Hermes da Silva - Teresina / PI
Gabriela Gehlen Leite - Olinda / PE
Luiz Roberto de Moraes - Mogi das Cruzes / SP
Marcelo Gomes de Souza - Brasília / DF
Marcia Aguiar Nóbrega - São Bernardo do Campo / SP
Nilton Dirceu C. Bleichvel - Balneário Camboriú / SC
Paulo Santos Filho - Curitiba / PR
Tadeu Borinhos da Silva - Porto Alegre / RS
Vanessa Nogueira - Guarujá / SP

A PlayArte e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

::.. PLAYARTE ..::

IMAGENS E CURIOSIDADES

Prêmio Osella do Festival de Cinema de Veneza / 2004. Do mesmo diretor e roteirista de A Viagem de Chihiro, vencedor do Oscar de Melhor Animação.