VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO 4

 

 
 

O CÓDIGO DA VINCI
TOM HANKS &
AUDREY TAUTOU

O famoso simbologista e professor Robert Langdon (Tom Hanks) é convocado a comparecer ao Museu do Louvre uma certa noite, onde o curador foi assassinado, deixando para trás um rastro de pistas e símbolos misteriosos.

Com a própria vida em jogo e a ajuda da agente Sophie Neveu (Audrey Tautou), criptóloga da polícia, Langdon descobre uma série de mensagens atordoantes ocultas nas obras de Leonardo da Vinci, que levam a uma sociedade secreta, cuja missão é proteger um segredo secular que permanece guardado há 2.000 anos.

O casal se lança numa emocionante gincana pelas ruas de Paris, Londres e pela Escócia, coletando pistas, ao mesmo tempo em que tenta, desesperadamente, decifrar o código que revelará segredos que podem abalar os alicerces da civilização.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Ron Howard
Escritor: Akiva Goldsman

Baseado no livro de Dan Brown

Gênero: Mistério / Drama / Thriller

Site Oficial: http://www.ocodigodavinci.com.br/

Teaser Trailer: O Código da Vinci
Trailer: O Código da Vinci - Legendado

Columbia TriStar Films

Título Original: The Da Vinci Code
Tempo: 149 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2006 - USA - Estréia mundial dia 19 de maio de 2006.
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Tom Hanks .... Robert Langdon
Audrey Tautou .... Sophie Neveu
Ian McKellen .... Sir Leigh Teabing
Alfred Molina .... Bispo Aringarosa
Jürgen Prochnow .... André Vernet
Paul Bettany .... Silas
Jean Reno .... Bezu Fache
Etienne Chicot .... Tenente Collet
Jean-Pierre Marielle .... Jacques Sauniere
Clive Carter .... Detetive Chefe Inspetor
Seth Gabel .... Michael O Clérico
Marie-Françoise Audollent .... Irmã Sandrine
David Bark-Jones .... Richard
Jean-Yves Berteloot .... Remy
Daisy Doidge-Hill .... Sophie com 8 anos
Christopher Fosh .... PC Edwards
Paul Herbert .... Pai de Sophie (Jovem)
Arnaud Klein .... Oficial de Polícia Francês
Dhaffer L'Abidine .... Agente PTS
Michael Norton .... Detetive Francês
Peter Pedrero .... Pai do Jovem Silas
Harry Taylor .... Detetive Chefe Inspetor

FICHA TÉCNICA

Produção .... John Calley
Produção .... Brian Grazer
Produção executiva .... Todd Hallowell
Produção executiva .... Dan Brown
Produção associada .... Kathleen McGill
Produção associada .... Louisa Velis
Música .... Hans Zimmer
Fotografia .... Salvatore Totino
Desenho de Produção .... Allan Cameron
Direção de Arte .... Giles Masters
Figurino .... Daniel Orlandi
Montador .... Dan Hanley, A.C.E.
Montador .... Mike Hill, A.C.E.

PRODUTORAS

Columbia Pictures Corporation
Imagine Entertainment

DISTRIBUIDORAS

Columbia Pictures
Columbia TriStar Films
Falcon
Sony Pictures Releasing

ERROS

O Falha Nossa é o único site do mundo a divulgar todos os erros deste filme.

Informamos mais uma vez que todos os erros serão verificados posteriormente para corrigir eventuais erros e repetições.

1. No começo do filme quando o curador retira o quadro da parede para disparar o alarme e fechar a porta de ferro, ele retira o quadro, e na tomada de cima a pintura já aparece retirada e virada paralelamente em relação ao solo, mas depois do corte para a tomada da grade, o quadro ainda está sendo abaixado.

2. Quando o curador retira o quadro e o derruba no chão, o quadro cai com a parte da pintura que fica para baixo, perto da parede onde o quadro estava, mas depois que a tomada mostra a cena do alto, o quadro está ao contrário.

3. Quando Robert Langdon está fazendo sua apresentação, vemos no projetor o quadro de um padre, em ladrilhos. Quando ele diz: como se define a si mesmo, existe um corte de uma tomada aberta para um close, e a posição dele muda, principalmente suas mãos, antes abertas, e agora fechadas.

4. Quando ele fala de compreender anos e séculos de distorção histórica, a imagem é um close com um fundo preto atrás dele, mas depois do corte para a tomada aberta, o fundo preto está repleto de sinais. (Este erro pode ter sido ocasionado pela imagem do cinema e será conferido posteriormente)

5. Robert autografa um livro para a mãe de Michael Culp. No close sua mão direita segura o livro, mas na tomada afastada de cima, sua mão não está tocando no livro, só depois ele faz isto.

6. No livro Robert Langdon está no Hotel no momento do assassinato, mas no filme ele está numa palestra com mais de 200 pessoas. Se ele tem 200 testemunhas de onde estava no momento do assassinato, porque ele foge? E porque desconfiam que ele matou o procurador do museu? (Contribuição de Anderson Pedron Moreira - Fã de Carteirinha)

7. Quando o tenente Collet encontra Robert na noite de autógrafos ele diz "Bonjour", mesmo sendo noite. (Contribuição de Luciana Cabral - Fã de Carteirinha)

8. Quando Silas troca o objeto da perna esquerda para a direita, não vemos ele movimentando as pernas como deveria para fazer a troca, simplesmente quando a imagem corta, sua perna direita já está na posição, sem que ele tenha mexido a esquerda. Não daria para fazer a troca da posição das pernas como mostrado no filme.

9. Após colocar a corrente, Silas dá um primeiro apertão na corrente. Sua cabeça que estava ereta e olhando para a frente, aparece na próxima tomada ao lado com corpo e abaixada.

10. Novo corte para o rosto dele, e a cabeça está levantada com o tronco reto.

11. Outro corte, e agora sua cabeça esta abaixada junto da virilha.

12. ABSURDO: Quando Silas está se martirizando no seu quarto, ele tira a corrente da sua perna esquerda e coloca na direita. Logo depois ele aperta com força, mas nesta tomada a perna martirizada ainda é a esquerda, e não a direita. Observe que sua perna direita está para trás do corpo, e a cabeça no meio das pernas.

13. Existe um corte para o seu rosto, e a cabeça que deveria estar no meio das pernas está agora levantada acima da cintura.

14. Quando o tenente Collet deixa Robert no museu, não existe nenhum carro na frente do museu, apenas ao lado. Mas quando o Capitão Fache olha e vê Robert, esse está parado na frente de um carro que desaparece na tomada seguinte. Inclusive a posição de Robert muda entre as tomadas.

15. O avião do Bispo Aringarosa está voando acima das nuvens como mostra a tomada em que a Lua aparece, mas nas tomadas anteriores, enquanto Michael estava conversando com ele, era possível ver nuvens passando ao lado do avião do lado de fora, o que seria improvável.

16. No museu quando Robert diz que vai olhar o papel assim que voltar do banheiro, existe um corte para o Capitão Fache que pede desculpas, e neste momento a posição da sua cabeça está diferente da tomada anterior, agora olhando para a sua esquerda, quando um segundo antes estava olhando para a sua direita.

17. Quando Fache fala (I'm sorry, of course) a sua boca não se move. (Este erro pode ter ocorrido devido a um corte errado na sala de projeção do cinema, e será verificado posteriormente).

18. Observe ainda que depois do corte Robert já saiu dali e se dirige para o banheiro.

19. Logo no começo do filme, no Louvre, após Robert Langdon ter pego todas as pistas deixadas pelo cadáver, ele pergunta para o agente Bezu Fache se no local havia banheiro. O agente apenas responde que sim e, sozinho, sem ajuda, Langdon vai para o banheiro. Ora, se ele sabia o caminho para o banheiro, porque perguntou se existia banheiro? (Contribuição de Rodrigo Otavio da Silva Leite Cardoso - Tomás Coelho / RJ - Fã de Carteirinha)

20. Quando Robert encontra o GPS no seu bolso no banheiro, Sophie está encostada na pia com os braços para trás, mas depois do corte ela já está andando e com os braços cruzados.

21. Quando Robet diz que não fez nada, ele fala olhando para Sophie que está de frente para ele e encostada na parede, mas quando ela começa a falar, Sophie já está de costas para ele e no lavatório. Não daria tempo dela ir até ali, e Robert não mudou o seu olhar como se estivesse acompanhando o movimento dela.

22. Sophie pega um papel na sua bolsa deixando as duas alças juntas, mas depois do corte para a tomada lateral do banheiro, as alças da bolsa estão afastadas.

23. Depois que Sophie fala que terão que encontrar outra maneira de sair dali, sua bolsa aparece na pia, e as duas alças estão juntas novamente.

24. Observe a janela do banheiro do museu. Enormes e fáceis de arrombar. Elas não existem realmente daquela forma.

25. No Louvre, Sophie põe coloca GPS em um sabão e o joga pela janela, mas nos banheiros do Louvre não existem janelas.

26. O rapaz que está observando o computador chama Fache para olhar o monitor antes mesmo de acontecer alguma coisa. Só depois é que o ponto luminoso muda de posição.

27. O ponto brilhante não poderia aumentar de tamanho como mostrado no filme. O GPS apenas indica a localização, normalmente só com números. A parte luminosa piscando foi apenas para deixar a cena mais interessante, mas mesmo assim ela nunca poderia aumentar de tamanho, indicando que ele pulou da janela. O GPS não indica altura.

28. Quando Sophie vai até a janela do banheiro, percebemos que a rua que ela está vendo é grande e passa por baixo do museu, pois os carros estão em velocidade alta, mas no computador vemos que aquela rua é apenas uma ponte, a ponte do Carrossel, e não passa por baixo do museu, então os carros não poderiam estar com a velocidade tão alta, e nem passarem por baixo do museu.

29. Sophie se ajoelha perto do avô e coloca sua mão na cabeça dele, quando ela faz isto percebemos que a cabeça do curador do museu mudou de posição.

30. Como que Fache e seus policiais saem do museu sem deixar nenhum policial guardando a cena do crime? O único guarda que ficou foi o do próprio museu. E as obras de arte? Deixaram também todo o sistema de alarme desligado? Não se justificaria deixar aquela ala do museu abandonada. --> Será que policiais e detetives tão experientes não iriam suspeitar que o localizador jogado seria um truque e não iriam revistar o banheiro e suas adjacências? Pelo menos eles poderiam ter colocado alguns policiais para revistar o museu, mas eles simplesmente saem correndo do banheiro depois que olham pela janela. Muito estranho isso. (Contribuição de Lamara Andrade - Natal / RN - Fã de Carteirinha)

31. Quando encontram a Flor-de-Lis, Robert está olhando para a frente e para o artefato que encontrou, mas depois do corte ele está olhando para Sophie, então vira o rosto para a frente.

32. Na cena em que Sophie encontra a chave de cruz na pintura, sua mão está segurando a pintura quando a chave cai, a cena muda e ela não aparece mais segurando a pintura. (Contribuição de Marcel Gerbi Longo - SP - Fã de Carteirinha)

33. Fache manda chamar o guarda que ficou no museu. De repente ele aparece correndo e entra exatamente na sala onde Sophie e Robert haviam encontrado a Flor-de-Lis. Como este guarda sabia que eles estavam ali, ou poderiam estar ali? O museu é gigantesco, e o guarda deveria ter procurado no banheiro, onde seria o primeiro ponto provável de encontrar Robert.

34. Quando chegam na embaixada, um policial se aproxima e Sophie pede por favor para Robert. Quando ela fala por favor, a cabeça de Robert está virada para a frente na tomada que o focaliza do seu lado direito, mas na tomada seguinte, a do seu lado esquerdo, sua cabeça está virada para ela.

35. A irmã telefona para a polícia e Silas aparece na porta do quarto, depois do corte para o close, a posição dele mudou, principalmente sua cabeça.

NOVO ERRO 36. Quando Silas cai morto no chão na primeira tomada, percebemos que sua meia branca está bem baixa, quase encoberta por sua sandália, mas depois do corte quando ele aparece visto de cima, a sua meia já está mais levantada, cobrindo parte da sua perna. (Contribuição de Lisete Cotta de Mello - Fã de Carteirinha)

37. Quando eles acertam o número da conta, e o robô pega o cofre, a esteira começa a rolar e a caixa aparece. Nesta tomada da esteira vemos Robert com seu braço direito esticado para a frente e sua mão apoiada em cima da bancada, mas na tomada de cima logo em seguida, sua mão está ao lado do corpo.

38. Quando o carro forte sai do banco, o motorista abre a porta tranquilamente. Ele nunca deveria fazer isto já que está com um caminhão forte. Poderiam ser assaltantes roubando o caminhão forte.

39. Quando o carro forte pára e o motorista abre a porta de trás, ele aponta a arma apenas com a mão esquerda e com seu corpo virado para um lado, depois do corte ele já está segurando a arma com as duas mãos e o corpo virado diferente.

40. Dentro do carro forte o cabelo de Robert, a franja, muda entre as tomadas mesmo sem ele tocar no seu cabelo.

41. O motorista tenta fechar a porta sem conseguir porque o cartucho está impedindo. Ele bate com força amassando o cartucho, mas quando é mostrado no chão em close, o cartucho está novinho.

42. Quando eles descobrem que o homem do banco que dirigiu o carro forte queria matá-los, e eles dão um jeito de escapar, e as portas do carro estavam abertas quando eles foram entrar na parte da frente do carro, logo depois as portas estavam fechadas. Quem fechou? Será que o homem do banco ainda teve essa consideração?

43. Quando Langdon e Sophie estão fugindo da polícia dentro do carro-forte, Langdon começa a suar de forma anormal por ter trauma de lugares fechados. Quando Sophie o toca, dizendo que conhece um modo de tranqüilizá-lo, ele está seco. Quando o gerente noturno do banco abre a porta do carro-forte ameaçando matá-los com uma arma, ele está suando de novo. (Contribuição de Rodrigo Otavio da Silva Leite Cardoso - Tomás Coelho / RJ - Fã de Carteirinha)

44. Quando Robert e Sophie estão dirigindo o caixa forte, Robert está todo machucado, mas logo que entram no casarão do amigo dele, ele não está mais machucado. (Contribuição de João Pedro Durigan Alves - Fã de Carterinha)

45. Na casa de Sir Leigh Teabing, esse pergunta sobre o chá e Robert responde limão. Quando Sir Leigh Teabing diz que está certo, Robert é visto na tomada aberta se movimentando para acompanhar o anfitrião, mas depois do corte para o close, ele ainda está parado, para se movimentar só alguns segundos depois.

46. Quando Robert e Sophie chegam em Leigh Teabing e se sentam na cozinha, não há nenhuma tigela de fruta, mas depois do corte aparece uma. (Contribuição de Samantha Robes - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

47. Depois de pedir ajuda ao seu amigo, Robert diz que não poderia decifrar o enigma sem a ajuda do amigo. Nesta tomada os dois estão frente a frente e olhando diretamente um para o outro, mas após o corte para a tomada que também pega Sophie, Sir Leigh Teabing já aparece olhando para a garota, e não mais para Robert.

48. Em certo momento do filme, Teabing faz um comentário de que a Bíblia se refere à taça usada na última ceia, como sendo o Santo Graal. Isto não acontece realmente, pois este fato só foi mencionado muito tempo depois quando foi escrito que o Santo Graal tinha poderes milagrosos. (Contribuição de Samantha Robes - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

49. Observe que a posição da cabeça de Sir Leigh Teabing muda de posição no close quando ele fala que são sempre quatro.

50. Durante a conversa, Sir Leigh Teabing diz que podem concordar que a guerra quase dividiu Roma ao meio. Robert concorda balançando a cabeça na tomada de frente, mas na tomada de lado ele aparece mastigando alguma comida, coisa que não acontecia na tomada anterior.

51. É possível observar que alguns objetos em cima da mesa mudam de lugar entre as tomadas.

52. Depois de contar que Sophie é neta do grão mestre, Sir Leigh Teabing diz que a teoria dele é patética, Robert responde que não, e levanta o criptex com a mão direita, depois do corte ele ainda não levantou, então faz isto novamente.

53. Quando Sir Leigh Teabing diz que não é possível Robert estar com o criptex, a posição do objeto na mão de Robert muda após o corte.

NOVO ERRO 54.  ANTIGO ERRO 113. Durante o filme é possível perceber que as igrejas que deveriam sempre estar abertas para o público, aprecem fechadas como se fosse proibido a entrada do público.

55. Os carros de polícia chegam até a casa de Sir Leigh Teabing e os dois primeiros apagam as luzes. Depois do corte para a tomada que focaliza o segundo carro, é possível perceber que as luzes ainda estão acesas. Observe a luz da placa do carro que só acende quando os faróis estão acesos, e que permanece acesa na segunda tomada, apagando só depois.

56. No livro, Fache está convencido da culpa de Langdon no assassinato por causa da inscrição que Sauniére deixou no chão antes de morrer. No filme, a certa altura, ele diz que sabe que Langdon é culpado, pois um sacerdote do Opus dei (Aringarosa), lhe disse que o professor se confessou com ele. Isso não seria possível, pois supostamente, não haveria tempo hábil entre a morte de Sauniére e o recado do sacerdote a Fache. Sem falar que o sacerdote nem tinha ciência ainda da existência e da relação de Langdon com o caso. (Contribuição de Emerson Lopes - São Gonçalo / RJ - Fã de Carteirinha)

57. No filme vemos que o telhado da Abadia de Westminster é com tijolos grandes e lisos, quando sabemos que ele é feito de telhas vermelhas, pintadas à mão, pequenas e octogonais.

58. Quando Sophie pergunta o que aconteceu com Maria Madalena, Sir Leigh Teabing responde que ninguém sabe na realidade, nisto vemos a cena do caixão sendo fechado. Maria Madalena deveria ter no máximo uns 40 anos no caixão. Sendo assim, morreu por volta do ano 40 depois de Cristo, então seria impossível estarem colocando-a naquele tipo de caixão naquela época, pois não era usado ainda. Ela deveria estar velha também.

59. Quando o tenente Collet encontra Fache desmontando o carro, na tomada de cima Fache joga uma parte do carro para o lado mas ainda continua de frente para Collet, após o corte para uma tomada de baixo, Fache já está de lado para o tenente.

60. Quando Sophie pergunta se Silas matou seu avô, a fita na boca dele é retirada, mas depois em outra tomada é possível ver que Silas ainda está com a fita na boca.

61. No avião, quando a Sophie tira a fita da boca do Silas, pode-se ver nitidamente a boca e o nariz dele limpos, então a câmera corta para Sophie e quando volta para Silas ele está com o nariz e a boca sangrando. Se fosse depois de levar uns tapas da Sophie até seria aceitável, mas foi antes! (Contribuição de Roberta Oliveira e Rodolfo - Fãs de Carteirinha)

62. Quando chegam em Londres, Sophie olha pela janela e vê os carros de polícia, só que os carros não são BMW. Nitidamente uma cena filmada na França. Depois, já perto da pista, vemos que os carros de polícia são outros, agora BMW.
63. Quando o avião de Teabing pousa, o céu muda a cada mudança de cena, uma hora está nublado, depois meio cinza e depois brilhante e ensolarado, tudo isso em questão de segundos. (Contribuição de Marcel Gerbi Longo - SP - Fã de Carteirinha)

64. Depois de fugirem da polícia de Londres, Sir Leigh Teabing diz que a polícia não enxerga o que está na frente dos seus olhos, e vemos uma reconstituição deles fugindo. Na primeira tomada eles descem pelo lado esquerdo do avião, mas na tomada do reflexo do carro, eles estão correndo pelo outro lado do avião.

65. Observe que a porta do avião que estava aberta na primeira tomada já aparece fechada na segunda.

66. Quando Robert, Sophie e Teabing saem do aeroporto e vão para a cidade, há uma cena em que o carro começa a andar, nesse momento é possível ver o reflexo do cameramen no pára-brisas do carro. (Contribuição de Marcel Gerbi Longo - SP - Fã de Carteirinha)

67. Quando o carro do Sir Leigh Teabing estaciona, a câmera começa a subir e podemos ver no reflexo do pára-brisas a grua que sustenta a câmera.

68. Depois de contar a história do poço para Sophie, ela bate com a mão no ombro de Robert e os dois continuam o caminho juntos, lado a lado, mas depois do corte para uma tomada de cima que focaliza a estátua, Robert está muito na frente de Sophie.

69. Quando Langdon e Sophie estão fugindo da igreja depois que o motorista liberta Silas, ele esconde a arma no paletó. A cena muda para as irmãs vindo, e quando volta para o motorista ele está com a arma para cima, na próxima cena ele está com a arma no paletó outra vez. (Contribuição de José Tadeu Nunes - Ferraz de Vasconcelos / SP - Fã de Carteirinha)

70. Quando entram na capela, Sir Leigh Teabing diz olá ainda na porta, mas depois do corte, Robert já entrou também e passou pela porta, coisa que não acontecia na tomada anterior.

71. Na igreja Silas prende Sophie e podemos ver que o machucado do seu queixo desapareceu completamente.

72. Remy bate em Sir Leigh Teabing que cai abaixando seus dois braços, mas depois do corte para a tomada frontal, seu braço direito está levantado.

73. Quando chegam na tumba de Issac Newton, Sophie encontra os rastros de Sir Leigh Teabing na poeira do chão, o que seria improvável numa igreja tão movimentada. O chão deveria estar limpo.

74. Antes do policial atirar em Silas, ele coloca a cruz de Aringarosa na posição de 9 horas num relógio, depois que ele leva o tiro e a cena filma na lateral, a cruz volta a posição inicial. (Contribuição de Marcel Gerbi Longo - SP - Fã de Carteirinha)

75. Quando Silas atira em Aringarosa, ele cai no chão, mas a posição da sua cruz no seu peito muda mais uma vez entre as tomadas laterais e a de perto. (Contribuição de Marcel Gerbi Longo - SP - Fã de Carteirinha)

76. Porque tem sangue no rosto do bispo se ele foi atingido no ombro?

77. Porque o Bispo aparece morto na cena em que Silas morre? Ele deveria estar se mexendo, pois não morreu, e está apenas ferido.

78. Quando o Silas (Paul Bettany ) atira no bispo Aringarosa, enquanto ele chora achando que ele está morto, numa tomada sua pistola está na posição de recarregar, na outra está normal, na outra ela volta para a posição de recarregar. (Contribuição do visitante do Fórumweb.com.br)

79. Depois que Silas aparece no chão morto, a cruz no peito do Bispo mudou de posição novamente.

80. Observe que quando Silas cai ferido no chão, sua túnica cobre completamente seu pé direito, mas na tomada de cima do bispo e de Silas, sua perna está exposta.

81. O sangue em volta do corpo do Bispo é muito exagerado para um ferimento no ombro.

82. A arma de Silas desaparece depois que ele morre.

83. Quando o bispo está sendo levado para a ambulância, um pano cobre seu ferimento com uma mancha vermelha, mas porque o pano está no peito se o ferimento foi no ombro?

84. Como Fache chegou a igreja logo depois da cena de Silas e o Bispo? Como eles sabiam onde eles estavam? (Contribuição de Helton Morais - Microlins Três Pontas / MG - Fã de Carteirinha)

85. Na cena em que Sophie e Langdon estão indo para o túmulo de Isaac Newtonw são retratadas pessoas antigas como "fantasmas", só que passam um carro e um ônibus e eles ficam com o mesmo aspecto. (Contribuição de Daniela Ribeiro Monteiro - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

86. No templo podemos ver que a cortina na janela muda de posição entre as tomadas, quando Robert, Leigh e Sophie entram lá a primeira vez. (Contribuição de Samantha Robes - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

87. Sir Leigh Teabing joga o criptex para Sophie abrir, e ele para bem perto de Robert, mas quando a tomada é de cima, o criptex está longe do professor. (Contribuição de A. Assaf - Fã de Carteirinha)

88. Quando Sir Leigh Teabing dá a volta por trás de Robert ameaçando matá-lo a posição do criptex no chão muda novamente, agora bem junto ao professor. (Contribuição de A. Assaf - Fã de Carteirinha)

89. Na cena que se passa na Temple Church, quando Teabing está forçando Sophie a abrir o cryptex, Langon se prontifica a ajudar e diz algo como "Mas deixe-me pensar um pouco". Nessa cena, a sua mão esquerda está levantada e próxima ao seu rosto. Porém, quando ângulo muda e ele aparece de frente, sua mão está abaixada, próxima ao seu corpo. (Contribuição de Marcel Gerbi Longo - SP - Fã de Carteirinha)

89. A franja no cabelo de Robert do lado direito da sua cabeça muda de posição quando ele pega o criptex do chão.

90. No segundo trailer do filme, vemos o ator Tom Hanks que interpreta o papel de Robert jogando o criptex para cima. Teabing que sai correndo para pegar o objeto, está ao lado direito da garota na tomada de cima, mas depois do corte para a tomada de baixo, ele já aparece correndo do outro lado. Observe que Sophie olha para o seu lado esquerdo, indicando que ele estava ali. Esta cena em alguns trailers aparece correta, como também foi mostrada no filme.

91. Na primeira tomada, em que Robert Langdon (Tom hanks) arremessa o criptex para o alto, o Sir Leigh Teabing (Ian McKellen) arremessa suas muletas com a mão direita para um lado, e um objeto para o outro lado com a mão esquerda, já na segunda tomada, mostra apenas o Sir Leigh Teabing (Ian McKellen) jogando duas muletas para um lado oposto e indo agarrar o criptex. (Contribuição de Marcelo Bianna - Fã de Carteirinha) - Na mesma cena do erro acima, quando Leigh tenta pegar o criptex jogado por Robert, vemos as duas bengalas que ele usa sendo jogadas para que ele possa correr. Mas ele não está usando as DUAS bengalas: está usando uma só, pois a outra mão está segurando a arma que ameaça Sophie. (Contribuição de Mauro Monte Nascimento - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 92. ANTIGO ERRO 112. Aproximadamente um minuto antes do término do filme, vemos Langdon ficar em pé no chão de vidro (que é filmada da parte de baixo do museu). É possível ver no vidro da pirâmide o reflexo do cameramen filmando, indo da esquerda para a direita. (Contribuição de Marcel Gerbi Longo - SP - Fã de Carteirinha)

93. Na cena em que Sophie abaixa a arma, o machucado do joelho dela desaparece.

NOVO ERRO 94. ANTIGO ERRO 111. No final do filme, quando Langdon retorna para Paris, ele se corta fazendo a barba, tendo logo depois a pista para o paradeiro da sepultura de Maria Madalena. Mas nas cenas seguintes o corte desaparece. (Contribuição de Rodrigo Otavio da Silva Leite Cardoso - Tomás Coelho / RJ - Fã de Carteirinha)

95. No final, Leigh havia puxado o gatilho uma vez para chantagear Langdon e Sophie, mas depois ele puxa de novo antes de apontar a arma na cabeça de Sophie, para Langdon decifrar a senha do críptex. (Contribuição de Vinny - Fã de Carteirinha)

96. Quando Teabing é preso pelos policiais britânicos, podemos perceber que os vidros dos carros mudam entre as tomadas, ora sem nada neles, ora com pontos amarelos. (Contribuição de Samantha Robes - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

97. Robert diz para Sophie que a palavra usada por Isac Newton era maçã porque na época a lei da gravidade havia irritado bastante a igreja católica, quando sabemos que isto não é verdade. (Contribuição de Samantha Robes - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

98. Depois que Robert entrega o mapa para Sophie, ele coloca as duas mãos nos bolsos da calça, mas em seguida Sophie devolve o papel para Robert que agora já aparece com as duas mãos para fora dos bolsos pegando o papel.

99. Quase no final do filme, Langdon entrega o manuscrito a Sophie, neste momento o manuscrito é passado às mãos de Sophie, e Langdon "estica o pescoço" para ler o que está escrito. Quando a câmera muda, olhando de baixo para cima, o manuscrito está nas mão de Langdon. (Contribuição de Luciano Calenzani Simões - Vitória / ES - Fã de Carteirinha)

100. A forma como Robert segura o papel muda entre as tomadas. No close ele segura apenas pelas pontas, mas na tomada de frente ele segura com todos os dedos.

101. Um erro da tradução brasileira. Quando Langdale conta para Sophie o enigma do cryptex, a tradução brasileira colocou "fruit" (fruto) ao invés de maçã (apple) que foi claramente dito por Langdale. (Contribuição de Rodrigo Otavio da Silva Leite Cardoso - Tomás Coelho / RJ - Fã de Carteirinha) --> Em relação ao erro, não foi bem um erro, e sim um problema de adaptação. O criptex usa uma seqüência de cinco letras, sendo possível o uso do código APPLE, mas não poderia ser usado o código MAÇÃ (que tem quatro letras). Por isso, tiveram que adaptar para uma palavra de cinco letras na língua portuguesa que pudesse ser usada naquele contexto (no caso, FRUTO). (Contribuição de Mauro Monte Nascimento - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

102. Na cena em que encontram a passagem para o quarto subterrâneo sob o tapete, o símbolo da flor-de-lis no chão está limpo e sem poeira. Quando é exibido o close, ele está cheio de poeira, tendo Robert que limpá-lo para ver com clareza. (Contribuição de Mauro Monte Nascimento - Santos / SP - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Marcel Gerbi Longo - SP - Fã de Carteirinha)

103. Quando Sophie e Langdon entram na Igreja e puxam a flor de lis para entrar no porão, percebe-se que o puxador está cheio de pó, mesmo estando de baixo de um tapete. E quando entram no porão da Igreja há uma rosa no lugar do sarcófago, só que esta rosa está nova, parecendo que alguém a colocou ali a pouco tempo, então como poderia haver tanta sujeira no puxador? (Contribuição de Daniela Ribeiro Monteiro - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

104. Como a flor perto do caixão de Maria Madalena está inteira ainda? (Contribuição de Daniela Ribeiro Monteiro - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

105. O cobertor colorido no ombro de Sophie muda de posição quando ela vem falar com Robert e eles começam a andar. Observe em cima do ombro direito.

106. Quando Robert está sentado falando sobre a ocasião que caiu no poço, o cabelo de Sophie muda várias vezes entre as tomadas.

107. Quando Sophie fala que Robert poderia ser um cavaleiro em busca do Graal, ele está olhando para ela, mas após o corte ele está olhando para baixo.

108. Quase no fim do filme, a câmera dá um close no rosto de Sophie, e aparece uma mancha no pescoço dela. A câmera muda, e depois quando volta a focar seu rosto, não há mais a mancha. Ocorre mais uma mudança de câmera, e quando retorna ao rosto dela, a mancha apareceu novamente. (Contribuição de Rodrigo Rosa - Fã de Carteirinha)

109. Em certo momento do filme Sophie aparece com um machucado acima do seu joelho direito, mas depois não vemos mais o ferimento, mas na cena em que ela brinca de tentar andar sobre as águas, o machucado reaparece. (Contribuição de Mauro Monte Nascimento - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

110. Quando Robert Langdon está fazendo a barba, a quantidade de creme de barbear no seu rosto muda entre as tomadas.

111. No começo do filme, o curador do museu leva um tiro de Silas. Como Silas conseguiu entrar armado no museu? Nenhum guarda ouviu o tiro e o prendeu? Como o curador teve tempo de pensar em todo o plano, andar pelo museu escondendo pistas, se despir e ainda escrever no chão as instruções finais? Qualquer pessoa no lugar dele já teria morrido a muito tempo. (Contribuição de Ana Brígida Pereira Duarte - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

112. No começo do filme, quando o curador está correndo, o barulho causado pelos seus sapatos mudam de freqüência. Na tomada de longe os passos são mais rápidos, e na tomada em close são mais lentos. (Contribuição de Paulo Furlan - Fã de Carteirinha)

113. Assisti no Discovery Channel a uma experiência feita com papiros antigos. (por causa da polêmica do filme) eles foram colocados em várias substâncias diferentes e deixados durante "um mês", o vinagre (caso do filme) não causou absolutamente nenhum dano ao papiro. Álcool também não, gasolina (embora se pensasse) também não, água não etc. Um tipo de ácido também foi usado (se não me falha a memória o sulfúrico), esse causou algum dano mas mesmo assim foi possível ler todo o conteúdo escrito (e também ficou um mês). Ou seja; o vinagre não causaria mal ao segredo, que nesse caso, estaria muito mal guardado no criptex. (Contribuição de Iron A. P. Santos - Fã de Carteirinha)

114. Robert Langdon foge da França para a Inglaterra. Mas ele tinha dinheiro no bolso? Sophie Neveu também tinha? Como conseguiram pagar o táxi para ir ao banco, ou a casa de Sir Leigh Teabing? Estranho não? (Contribuição de Léovis Elvi - Fã de Carteirinha)

115. No livro o rapaz que recebe Sophie e Robert na antiga Igreja é o irmão de Sophie, mas no filme Robert dá a entender que ela é a única herdeira de Cristo, deixando o final do filme completamente diferente do final do livro. (Contribuição de Frank Ragetti - Fã de Carteirinha)

116. Por volta de 2:03:04h, literalmente surge uma luz no fim do túnel. Quando Robert Langdon e Sophie abrem o alçapão na Igreja, pode-se ver que o túnel está escuro, sem qualquer luminosidade, e logo depois quando os dois mudam de posição para descerem a escada, o túnel já aparece iluminado, em menos de 3 segundos. (Contribuição de Irb)

ERROS REMOVIDOS

ANTIGO ERRO 36. No banco Sophie e Roberet descobrem que o número da conta é a seqüência de Fibonacci que o avô de Sophie deixou escrito no chão: 1332211185. Robert pergunta se é em ordem ou fora de ordem que eles devem digitar. Sophie responde que em ordem, mas a ordem que ela digita é outra daquela encontrada no chão. Ela digita 1123581321. --> No chão do museu, Saunière deixa a seqüência embaralhada - Tanto que mandam o pessoal da Criptografia investigar do que se trata aquela seqüência, e quando Sophie chega ao Louvre é para explicar que se trata de Fibonacci. Quando a pergunta "em ordem ou fora de ordem?" é feita, ele se refere a "embaralhado ou não embaralhado?". Logo, "em ordem" seria a seqüência de Fibonacci como ela é. Até porque colocando a seqüência em ordem seria fácil de Saunière lembrar a senha. (no livro essa parte fica explícita). A seqüência é: O próximo termo corresponde a soma dos dois anteriores, no caso: 1, 1, 2 (1+1), 3 (2+1), 5 (3+2), 8 (5+3), 13 (8+5), 21 (13+8). 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, ou 1123581321. (Contribuição de Paty, Lia Figita, Armaquis, Gislaine Ceregatti)

ANTIGO ERRO 54. Quando Robert Langdon e Sophie Neveu estavam fugindo do chateau do Sir Leigh Teabing numa Land Rover, eles seguem um caminho no meio de uma floresta quase fechada e no meio da noite, sem nenhuma iluminação. O carro estava inexplicavelmente com os faróis apagados, o que tornaria a trilha impossível. Quando eles pegam a estrada, o mordomo liga os faróis. Justamente na única parte do percurso que é iluminada. (Contribuição de Rodrigo Otavio da Silva Leite Cardoso - Tomás Coelho / RJ - Fã de Carteirinha) --> No livro, aconteceu exatamente como mostrado no filme. Remy, que estava digirindo o carro, conhecia muito bem o percurso pela mata fechada. Não era necessária a utilização dos faróis e até porque a intenção era mesmo despistar os policiais que os seguiam. (Contribuição de Robson Feyh - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 92. O criptex é pego por Sir Leigh Teabing que depois deixa cair no chão e ele se quebra. Leonardo da Vinci não inventaria algo que quebrasse tão facilmente. O lacre só quebraria se aberto erradamente ou forçado demais. O impacto não seria suficiente para quebrar a ampola dentro dele. --> A idéia do criptex é inutilizar as informações caso alguém tente quebrá-lo para acessar as informações. A idéia é ser frágil, mesmo. (Contribuição de Paty)

ANTIGO ERRO 94. O interior da Igreja geralmente é bem claro, iluminado e arejado, principalmente num dia bonito e ensolarado que estava quando a filmagem foi feita, mas no filme as cenas são todas escuras e sombrias. (Contribuição de Marcel Gerbi Longo - SP - Fã de Carteirinha) --> Sobre este comentário, acredito que a direção do filme procurou reproduzir o cenário descrito no livro, onde ocasionalmente encontramos comentários de descrição do local com os termos "penumbra" e "poucos raios de sol entrando pela janela". (Contribuição de Robson Feyh - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

A) E depois de tudo o que se passa, quando Lord Teabing está entrando na viatura e fala com Sophie, o fato dela permanecer bem penteada com os cabelos intactos é no mínimo estranho, vocês não acham? (Contribuição de Lisete Cotta de Mello - Fã de Carteirinha)

B) O fim do livro e o fim do filme são completamente diferentes. Sophie encontra a avó e o irmão. Cadê o irmão no filme? No livro, a avó conta-lhe que ela é uma descendente, eles nunca acham os documentos do Graal, isso foi ridículo ter acontecido no filme! (Contribuição de João Augusto de Campos Michels - Fã de Carteirinha)

Todos os erros serão verificados posteriormente para corrigir eventuais erros e repetições.
Os erros do Falha Nossa estão sendo copiados por um brasileiro e enviados para sites estrangeiros. Constatamos os mesmos erros publicados no Falha Nossa e enviados por nossos Fãs de Carteirinha, copiados posteriormente em sites estrangeiros sem o nosso consentimento. O Falha Nossa foi o único site do mundo a publicar em primeira mão os erros deste filme, que agora já estão aparecendo em outros sites, copiados daqui.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

CLIQUE AQUI PARA VER IMAGENS DO FILME, DIFERENÇAS ENTRE O FILME E O LIVRO, E O RESULTADO DA PROMOÇÃO.