VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO 4

VOLTAR PARA O FILME

 
   

O CÓDIGO DA VINCI
TOM HANKS

O famoso simbologista e professor Robert Langdon (Tom Hanks) é convocado a comparecer ao Museu do Louvre uma certa noite, onde o curador foi assassinado, deixando para trás um rastro de pistas e símbolos misteriosos.

Com a própria vida em jogo e a ajuda da agente Sophie Neveu (Audrey Tautou), criptóloga da polícia, Langdon descobre uma série de mensagens atordoantes ocultas nas obras de Leonardo da Vinci, que levam a uma sociedade secreta, cuja missão é proteger um segredo secular que permanece guardado há 2.000 anos.

O casal se lança numa emocionante gincana pelas ruas de Paris, Londres e pela Escócia, coletando pistas, ao mesmo tempo em que tenta, desesperadamente, decifrar o código que revelará segredos que podem abalar os alicerces da civilização.

Mas não deixe de ver os erros também.

DIFERENÇAS ENTRE O LIVRO E O FILME

A) No livro, Silas dirige sempre um Audi Preto (sempre fala: Silas estacionou seu Audi Preto...) e no filme ele usa um Renault! (Contribuição de Miriam Gabriela Rodrigues - Fã de Carteirinha)

B) No livro, Teabing se sente mal em matar Rémy por ele ter mostrado o rosto. Utiliza do amendoim que Remy é alérgico. No filme, ele não aparenta se sentir nenhum pouco mal em matar seu companheiro. (Contribuição de Miriam Gabriela Rodrigues - Fã de Carteirinha)

C) No livro, dentro do banco, eles digitam uma vez a senha para a conta que lhes trará a caixa com o criptex. Mas antes de confirmar, eles apagam a senha e digitam de outra forma (seqüência de Fibonacci - da primeira vez digitam como Sauniere havia escrito, e depois, na ordem correta da seqüência de Fibonacci). No filme, eles digitam a senha apenas uma vez sem nenhuma dúvida. (Contribuição de Robson Feyh - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

D) No livro, dentro do Chateau Villete, Langdon e Teabing contam calmamente toda a história do Priorado de Sião, Opus Dei e Jesus Cristo com Madalena. No Filme, eles trocam farpas o tempo todo e por duas ou três vezes são interrompidos por Sophie. (Contribuição de Robson Feyh - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

E) No livro, Langdon esconde a caixa onde está o criptex embaixo de um banco ou sofá na sala do Chateaus Villete, para, só depois, mostrar a Teabing. No filme, a caixa com o criptex está no bolso do paletó de Langdon. (Contribuição de Robson Feyh - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

F) No livro, o mordomo de Teabing tem, sob a garagem, grande quantidade de aparelhagem de investigação, com monitores de vídeo e escutas telefônicas. Inclusive, uma conexão (micro câmera com áudio) com um pequeno enfeite na mesa de Sauniere, dentro da sala da curadoria do Louvre. No filme, nada disto é citado. (Contribuição de Robson Feyh - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

G) No livro, Langdon vai a uma famosa biblioteca e faz uma minuciosa pesquisa sobre A. Pope, com o auxílio de uma mulher que lá trabalha. No filme, ele faz a pesquisa através de um celular. (Contribuição de Robson Feyh - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

H) No livro, existem dois criptex. Um dentro do outro. No filme, apenas um é aberto por Landgon em uma cena, que na verdade, seria a forma como foi aberto o segundo criptex. (Contribuição de Robson Feyh - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

I) No final do livro, Sophie Neveau reconhece a sua avó que mora em uma casa atrás da Capela Rosslin. No filme, nada é citado sobre a suposta "avó". Ela apenas vê a senhora, que se emociona ao ver Neveu. (Contribuição de Robson Feyh - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

J) Se considerarmos as diferenças entre o livro e o filme como erros, teremos vários, um deles é que no fim do livro, Robert Langdon fica com Sophie Neveu enquanto que no filme, os dois seguem caminhos diferentes. (Contribuição de Amanda Gomes - Fã de Carteirinha)

K) Outro fato é o de no filme Jacques Sauniere não ser o verdadeiro avô de Sophie, enquanto que no livro ele realmente é avô dela. (Contribuição de Amanda Gomes - Fã de Carteirinha)

L) Outra diferença do filme e o livro é que no livro Sophie conhece seu irmão que mora com a avó, enquanto no filme ele não é mencionado. (Contribuição de Vilson Mendes - Fã de Carteirinha)

M) Uma coisa óbvia, que ninguém viu até agora, é que no livro Sophie Neveau é ruiva! Isso mesmo, RUIVA! Acho que o filme esqueceu de avisar se ela usou algum tipo de química! (Contribuição de Lígia C. Ziauberis dos Passos - Fã de Carteirinha)

N) Na cena do carro forte, no livro diz que o Langdon teve dificuldade de dirigir (Pois o carro era diferente de carros americanos) por isso trocou de lugar com Sophie! Só que no filme, o carro forte é um carro americano, o volante é do lado esquerdo. (Contribuição de Thayana Triacca - Foz do Iguaçu / PR - Fã de Carteirinha)

Todos os erros serão verificados posteriormente para corrigir eventuais erros e repetições.
Os erros do Falha Nossa estão sendo copiados por um brasileiro e enviados para sites estrangeiros. Constatamos os mesmos erros publicados no Falha Nossa e enviados por nossos Fãs de Carteirinha, copiados posteriormente em sites estrangeiros sem o nosso consentimento. O Falha Nossa foi o único site do mundo a publicar em primeira mão os erros deste filme, que agora já estão aparecendo em outros sites, copiados daqui.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar apenas diferenças do filme x livro.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A Columbia Tristar Pictures e o Falha Nossa convidaram você para encontrar o código.
Eles encontraram a palavra secreta, enviaram a frase corretamente,
e concorreram a prêmios inéditos do filme. Confira os prêmios e o resultado.

Clique AQUI e descubra se você acertou a PALAVRA SECRETA.

1º colocado
1 Kit contendo: 1 bolsa masculina para laptop, 1 camiseta masculina, 1 camiseta baby-look e 1 par de ingressos.

Samuel Rosa Carlos - Curitiba / PR
Frase: O Santo Graal não precisa ser humano ou divino, o Código Da Vinci pode não ser a resposta final,
mas o certo, e o que realmente importa, é que a verdade está dentro de nós, naquilo que somos, e naquilo que acreditamos.

4º ao 5º colocado
1 Kit contendo: 1 bolsa masculina para laptop, 1 camiseta masculina, 1 camiseta baby-look e 1 par de ingressos.

Anderson Tadeu Washington - Recife / PE
Fabiano Marcondes de Souza - Vitória / ES
Marcos Mendes Sobrinho - Porto Alegre / RS
Mauricio Costa de Carvalho - Salvador / BA

5º ao 10º colocado
1 kit contendo: 1 bolsa feminina, 1 camiseta masculina, 1 camiseta baby-look e 1 par de ingressos.

Alícia Cardozo de Mello - Rio de Janeiro / RJ
Felícia G. Lima - Goiânia / GO
Marinalva Dimas Otto - Florianópolis / SC
Regina de Oliveira Castro - Brasília / DF
Sabrina a. C. Cruz - Manaus / AM

11º ao 20º colocado
1 kit contendo: 1 camiseta masculina e 1 par de ingressos.

Alexandre Cruz Nicolas - Bauru / SP
Álvaro da Silva Borgetelli - São Paulo / SP
Douglas Gomes - Cascavel / PR
Éderson Mantoan Zoratto - Brasília / DF
Leandro Moraes Lopes - Ourinhos / SP
Luiz Fernando Meirelles de Aro - Bauru / SP
Paulo Pinheiro - São Paulo / SP
Renato C. Dantas - Olinda / PE
Tadeu Mendonça - Rio de Janeiro / RJ
Wendel Andrade Moraes - Cuiabá / MT

21º ao 30º colocado
1 kit contendo: 1 camiseta baby-look e 1 par de ingressos.

Bárbara Claudia da Silva - Santos / SP
Bianca Cristina Galiazzi - Suzano / SP
Delma Regiane Furman - Curitiba / PR
Flávia Juliana Corrêa - São Luis / MA
Kátia Alves - Aparecida / SP
Larissa Maria Porto - Aracaju / SE
Maria Claudia Ramos carmona - São Mateus / SP
Priscila Pereira de Moraes - Rio de Janeiro / RJ
Priscilla Alves de Barros - Vitória / ES
Tatiane Barbosa Tomas - São Paulo / SP

A Columbia Tristar Pictures e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

::.. COLUMBIA TRISTAR ..::

IMAGENS E CURIOSIDADES

Russell Crowe foi cogitado para interpretar o papel de Robert Langdon.

OBS: Trailer 1 - Sabemos que isto é apenas o trailer, que deve ser atrativo e criar curiosidade em quem o vê, mas o trailer também deve retratar o que se passa no filme, ou pelo menos parte dele. Pensando assim, a cena mostrada no trailer conflita diretamente com a história, apesar de ser muito bem montada, com um efeito de computação perfeito, onde a câmera literalmente voa por dentro das rachaduras do quadro.  Informamos também que não estamos analisando o livro, e sim o filme, ou neste caso, o trailer do filme. Na locução é dito basicamente: (É tão poderoso, homens morreram para protegê-lo, alguns matarão, uma mensagem está escondida por séculos bem de frente aos seus olhos, um dos maiores trabalhos da humanidade guarda um segredo que pode mudar o curso da humanidade para sempre). Esta locução se passa enquanto a imagem percorre o interior do quadro, dando a entender para quem não conhece o fato, não conhece a história, não conhece o livro, que o segredo está guardado ali dentro. No começo do trailer vemos a imagem da câmera entrando nos vãos das rachaduras do quadro da Mona Lisa. O trailer passa a imagem de que os enigmas estariam escondidos ali. O problema é que estes códigos não poderiam estar escritos ali dentro, pois estas rachaduras só apareceram muito tempo depois do quadro ter sido pintado. As rachaduras surgiram depois que a tinta ressecou e foi se quebrando. Na data da pintura, a tinta à base de óleo estava úmida, diluída e cobriu perfeitamente a tela, não deixando estas rachaduras, não havendo como colocar as inscrições ali dentro como demonstra claramente o trailer do filme, já que estas rachaduras não existiam na época da pintura. Sendo assim, o erro se concentra única e exclusivamente na mensagem passada pelo trailer, e não na curiosidade e expectativa que o trailer possa criar na pessoa que o está assistindo. É claro que vamos aguardar até a estréia do filme para analisar se este fato, e ver se a imagem do trailer, representa o que o filme vai mostrar, e se ele tem a ver com a história ou não. Lembre-se também que nem todos que vão ver o filme leram o livro, ou ao menos conhecem este tipo de história. Lembre-se que o filme por si só deve contar do começo ao fim sua história, que não pode em nenhum momento ser complementada por livros ou matérias adicionais, pois nem todos que vão ver um filme, vão ler algo a respeito dele.