VOLTAR BLOCO 45

 
   

O HOMEM ELEFANTE
ANTHONY HOPKINS

A história de John Merrick (John Hurt), um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação tendia fazer com que ele passasse toda a sua existência se exibindo em circos de variedades como um monstro.

Inicialmente era considerado um débil mental pela sua dificuldade de falar, até que um médico, Frederick Treves (Anthony Hopkins), o descobriu e o levou para um hospital. Lá Merrick se liberou emocionalmente e intelectualmente, além de se mostrar uma pessoa sensível ao extremo, que conseguiu recuperar sua dignidade.

Neste momento da sua vida Sra. Kendal (Anne Bancroft), uma grande atriz, foi bem importante para Merrick, que por motivos óbvios tinha um grande problema em ver seu rosto, tanto que no hospital era terminantemente proibido que houvesse qualquer espelho próximo a John. Sra. Kendal soube como poucos fazer Merrick recuperar sua auto-estima, pois ela era realmente uma amiga dele, enquanto alguns membros da sociedade londrina iam visitá-lo só por "estar na moda".

Mas por ter dois "anjos da guarda", Treves e Kendal, o drama de Merrick sensibilizou até a coroa britânica, que pediu que Merrick fosse amparado para sempre, pois haviam pessoas que eram contra a sua permanência no hospital, pois ele era um caso incurável.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: David Lynch
Escritores: Christopher De Vore, Eric Bergren & David Lynch

Baseado no livro de Sir Frederick Treves & Ashley Montagu

Gênero: Drama

Paramount Pictures

Título Original: The Elephant Man
Tempo: 118 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1980 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Anthony Hopkins .... Dr. Frederick "Freddie" Treves
John Hurt .... John Merrick
Anne Bancroft .... Sra. Kendal
John Gielgud .... Carr Gomm
Freddie Jones .... Bytes
Hannah Gordon .... Anne Treves
Helen Ryan .... Princesa Alex
John Standing .... Dr. Fox
Lesley Dunlop .... Nora
Phoebe Nicholls .... Mãe de John Merrick

FICHA TÉCNICA

Produção .... Jonathan Sanger
Música .... John Morris
Fotografia .... Freddie Frances
Desenho de Produção .... Stuart Craig
Direção de Arte .... Robert Cartwright
Figurino .... Patricia Norris
Edição .... Anne V. Coates
Efeitos Especiais .... Effects Associates Ltd.

PRODUTORA

Brooksfilms Inc.

DISTRIBUIDORA

Paramount Pictures

ERROS

1. No início do filme, o doutor Treves e sua equipe estão fazendo uma cirurgia num homem. Um de seus ajudantes põe uma espécie de máscara sobre o rosto deste homem. Depois ele a retira duas vezes, entre os cortes da cena. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

2. Na mesma cena, o doutor Treves pede a um de seus ajudantes que aperte a corda. O modo como ele segura a corda muda no próximo corte. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

3. Quando o doutor Carr pede para a enfermeira levar um prato de mingau para o paciente do isolamento, vemos, ao fundo, outra enfermeira, que desaparece no próximo corte. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

4. O braço direito de John muda de posição no corte que há na cena onde os "freaks" estão ajudando-o a sair da jaula. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

5. Na mesma cena, o "freak" gigante o tira da jaula e o ajuda a se manter de pé, No corte que há, a posição do "freak" muda. Preste atenção. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

6. No final do filme, quando John se deita, sua gola está abotoada. Logo depois, desabotoada. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 8 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (John Hurt), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição. Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (John Hurt) e Melhor Roteiro. Ganhou 3 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (John Hurt) e Melhor Direção de Arte. Foi ainda indicado em outras 4 categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Ganhou o Cesar de Melhor Filme Estrangeiro.