VOLTAR FILMES INTERNAUTAS 11

 

 
 

O ILUMINADO
JACK NICHOLSON

Um homem é contratado como zelador de um hotel desativado durante a baixa temporada.

Isolado com a mulher e o filho, um garoto com poderes premonitórios, ele vai gradualmente enlouquecendo quando forças sobrenaturais começam a persegui-lo.

Foto: Gerson Luiz Siemann

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Stanley Kubrick
Escritores: Stanley Kubrick & Diane Johnson

Baseado no best-seller de Stephen King.

Gênero: Terror / Thriller

Warner Home Video

Título Original: The Shining
Tempo: 119 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1980 - Inglaterra
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Jack Nicholson .... Jack Torrance
Shelley Duvall .... Wendy Torrance
Danny Lloyd .... Danny Torrance
Scatman Crothers .... Dick Hallorann
Barry Nelson .... Stuart Ullman
Philip Stone .... Delbert Grady
Joe Turkel .... Lloyd
Anne Jackson .... Doutor
Tony Burton .... Larry Durkin
Lia Beldam .... Mulher jovem
Billie Gibson .... Velho
Barry Dennen .... Bill Watson
Robin Pappas .... Enfermeira
Alison Coleridge .... Suzie
Burnell Tucker .... Policial
Kate Phelps .... Recepcionista

FICHA TÉCNICA

Produção .... Robert Fryer
Produção .... Mary Lea Johnson
Produção .... Stanley Kubrick
Produção .... Martin Richards
Música .... Wendy Carlos
Música .... Rachel Elkind
Fotografia .... John Alcott
Edição .... Ray Lovejoy
Elenco .... James Liggat
Desenho de Produção .... Roy Walker
Direção de Arte .... Leslie Tomkins
Figurino .... Milena Canonero

PRODUTORAS

Hawk Films Ltd.
Peregrine
Producers Circle
Warner Bros.

DISTRIBUIDORAS

Argentina Video Home
Most Video
RCA/Columbia Pictures Home Video
Warner Bros.
Warner Home Video
Warner-Columbia Film
Warner-Columbia Filmverleih GmbH

ERROS

1. Bem no começo, quando a ida de Jack para o Hotel está sendo filmada de cima, certa hora dá para ver a sombra do helicóptero que esta filmando a cena! (Contribuição de Paula Ferraz - Fã de Carteirinha)

2. Existe outra falha ainda maior. No meio do filme, uma hora que o garota está brincando perto do quarto proibido, uma bolinha vem rolando pelo tapete de encontro ao garoto, o tapete é todo quadriculado e fica claro quando a câmera muda de posição e depois volta, o garoto está sentado de outro jeito, e a posição do tapete muda. (Contribuição de Paula Ferraz - Fã de Carteirinha)

3. Na cena em que Jack arromba com um machado a porta do banheiro, onde a esposa se trancou, ele claramente destrói somente o lado direito da porta (a porta possui dois baixos-relevos retangulares na madeira). Imediatamente em seguida, porém, aparece Jack com essa mesma porta ao fundo, agora com o lado esquerdo também destruído. Uma curiosidade: a famosa foto da capa do vídeo (Jack rindo, olhando para a direita) mostra exatamente esse momento do filme, em que Jack tenta olhar através da porta destruída. (Contribuição de Marco Ruviaro - Fã de Carteirinha)

4. Numa cena em que Jack está no bar do hotel, ele conversa com um balconista imaginário e toma uma dose de uma bebida. Primeiramente aparece com gelo, depois mostra o garçom, e quando volta a mostrar Jack, a bebida está sem gelo. Depois mostra novamente o garçom falando, e quando volta a Jack, a bebida está com gelo novamente. (Contribuição de Thiago Santos de Souza - Fã de Carteirinha) --> Nesse "erro" fica clara uma das características das obras de Kubrick,. Ele na maioria do seus filmes faz mudanças nos níveis de bebidas, mudança nas posições de objetos e coisas do tipo. Foi proposital. Kubrick faz isso pra causar desorientação no espectador. Coisa como essas acontecem também em Laranja Mecânica (com maior freqüência). (Contribuição de Gustavo V. Boas)

5. Na seqüência em que o personagem de Jack Nicholson está conversando sentado numa cama com o seu filho, o braço paterno aparece abraçando o menino em diferentes regiões de seu corpo. As mudanças da posição do braço ocorrem ao sabor do ângulo em que a câmera registradora da cena se localiza. (Contribuição de Robeldo Fonseca Rocha - Fã de Carteirinha)

6. Quando Dick, o cozinheiro, está mostrando a cozinha para Sra. Torrance, ele vai mostrar o "armazém refrigerado" (estoque de alimentos congelados). Aparece ele abrindo a porta para um lado, mas quando vemos a cena por dentro, ele abriu a porta para o outro lado. Quando ele sai percebemos que na verdade ele mostrou outro lugar para a Sra. Torrance, e não o lugar que ele ia abrindo no começo. (Contribuição de Pedro - Spectrum - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

7. A música que passa quando Jack Torrance entra na festa, e quando termina o filme mostrando a sua foto datada de 1921 chama-se "Midnight With Stars And You" de Al Bowlly & Ray Noble Orchestra, porém o ano desta gravação é de 1932. Como esta música podia estar sendo executada em uma festa no início dos anos 20? (Contribuição de Calos Coca - Fã de Carteirinha)

8. Quando o menino está conversando enquanto toma sorvete, a posição da mão dele muda entre os cortes. Primeiro uma ao lado da outra e depois entrelaçadas.

9. Na próxima tomada as mãos que estavam entrelaçadas antes da taça de sorvete, aparecem agora entrelaçadas na frente  da taça de sorvete.

10. Quando o velho comenta de como se queima uma torrada, as mãos do menino que estavam na frente da taça, voltam a ficar antes dela, agora junto ao corpo.

11. Quando Dick diz que nem todas as coisas que aconteceram foram boas, as mãos do menino estão novamente na frente da taça, quando é falado do quarto 237.

12. O menino pergunta o que tem no quarto 237, e as mãos aparecem entrelaçadas atrás da taça mais uma vez.

13. O velho diz para o menino não entrar no quarto, e as mão voltam a mudar de posição.

14. Quando a esposa vem falar com Jack dizendo que vai nevar à noite, ele arranca o papel e rasga dizendo que ela tira a concentração dele, mas quando ela vai embora, o papel está de volta na máquina.

15. Wendy vai ajudar o marido que está caído no chão e abraça o filho, vemos uma tomada da mesa, e alguns objetos mudam de lugar, inclusive a carteira de cigarro. -->  --> Nesse "erro" fica clara uma das características das obras de Kubrick,. Ele na maioria do seus filmes faz mudanças nos níveis de bebidas, mudança nas posições de objetos e coisas do tipo. Foi proposital. Kubrick faz isso pra causar desorientação no espectador. Coisa como essas acontecem também em Laranja Mecânica (com maior freqüência). (Contribuição de Gustavo V. Boas)

16. Quando Jack ouve a música no corredor, ele está cheio de bexigas e enfeites, mas quando ele aparece andando no corredor, não existe nenhuma bexiga ou enfeites mais.

17. O senhor derruba bebida em Jack e eles vão até o banheiro se limpar, quando estão indo, Jack coloca a mão nas costas do velho manchando a roupa do senhor, mas no banheiro a mancha sumiu.

18. Não fica explicado em nenhum momento do filme como Jack conseguiu escapar de onde sua mulher o prendeu. Os fantasmas é que não foram. --> Foi um fantasma, na verdade um espírito, acho que desde o início fica claro que o filme trata do sobrenatural, já no título temos "O Iluminado". (Contribuição de Gustavo V. Boas) --> Em nenhum momento do filme vemos, ou é demonstrado a presença de um espírito. Só o que vemos é a loucura de Jack que pode ter sido causada por um espírito, o que não justifica o erro. Na realidade o iluminado é o menino. (Falhinha)

19. Se Dick sabia que existia algo de estranho no hotel, porque quando ele chegou à cidade não pediu ajuda da polícia? Porque foi sozinho até lá?

20. Porque depois de quebrar a porta do banheiro Jack aparece mancando se antes ele não mancava?

21. A porta da frente estava aberta só um pouco, que Wendy abriu e depois Dick empurrou mais um pouco, mas quando Jack vai atrás do menino, as duas portas estão escancaradas, o que seria impossível para o menino fazer.

22. O menino volta apenas alguns passos para se esconder, mas quando Jack vai atrás dele no labirinto, vemos muito mais passos.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES