VOLTAR BLOCO 46

 

 
 

O ILUSIONISTA
EDWARD NORTON

O famoso ilusionista Eisenheim (Edward Norton) assombra as platéias de Viena com seu impressionante espetáculo de mágica.

Suas apresentações despertam a curiosidade de um dos mais poderosos e céticos homens da Europa, o Príncipe Leopold (Rufus Sewell).

Certo de que as mágicas não passam de fraudes, Leopold vai ao show de Eisenheim disposto a desmascará-lo.

Quando Sophie (Jessica Biel), noiva de Leopold, é chamada ao palco para participar de um número, ela reconhece em Eisenheim uma paixão juvenil.

Eles iniciam um romance clandestino e o príncipe delega a um inspetor de polícia (Paul Giamatti) a missão de expor a verdade por trás do trabalho do mágico.

Este, no entanto, prepara-se para executar a maior de suas ilusões.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Neil Burger
Escritor: Neil Burger

Baseado na história de Steven Millhauser

Gênero: Drama

Site Oficial: http://www.oilusionista.com.br/
Site Oficial: www.theillusionist.com

Focus Filmes

Título Original: The Illusionist
Tempo: 110 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2006 - USA / República Tcheca - Estréia dia 8 de dezembro de 2006.
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Edward Norton .... Eisenheim
Paul Giamatti .... Inspetor-chefe Uhl
Jessica Biel .... Sophie
Rufus Sewell .... Príncipe Leopold
Eddie Marsan .... Josef Fischer
Jake Wood .... Jurka
Tom Fisher .... Willigut
Vincent Franklin .... Loschek
Philip McGough .... Dr. Hofzinser
Michael Carter .... Von Thurnburg
Aaron Johnson .... Eisenheim - jovem
Eleanor Tomlinson .... Sophie - jovem
Andreas Grothusen .... Pai de Eisenheim
Brian Caspe .... Assistente de Eisenheim

FICHA TÉCNICA

Produção .... Brian Koppelman
Produção .... David Levien
Produção .... Michael London
Produção .... Cathy Schulman
Produção .... Bob Yari
Música .... Philip Glass
Fotografia .... Dick Pope
Desenho de Produção .... Ondrej Nekvasil
Figurino .... Ngila Dickson
Edição .... Naomi Geraghty
Efeitos Especiais .... Universal Production Partners

PRODUTORAS

Bull's Eye Entertainment
Stillking Films
Michael London Productions
Contagious Entertainment
Bob Yari Productions

DISTRIBUIDORAS

Yari Film Group Releasing
Focus Filmes

ERROS

1. Estou inconformada com o esquecimento da produção nos créditos, deixaram de citar como ator ilustre convidado: o "MICROFONE". A quantidade de vezes e o tempo de permanência do boom (microfone) em cena é inacreditável! Como a produção e diretoria não reparou nisso durante as filmagens? Assistam o filme e reparem em várias cenas, um microfone preto com um anel dourado que aparece no alto! (Contribuição de Chris Bastos - Fã de Carteirinha) --> Gostaríamos de lembrar que muitas vez o microfone aparece no cinema por erro do projecionista, que abre demais a imagem revelando o nosso amigo intruso. É claro que a culpa também é dos editores do filme que poderiam cortá-lo na edição final. (Falhinha)

2. Quando Eisenheim ainda jovem mostra como abrir o pingente que ele dá para Sophie, podemos ver que existe um corte na madeira, mas depois da troca de cena, quando o pingente já é um coração, não existe mais nenhuma marca de corte na madeira.

3. Depois da primeira apresentação de Eisenheim, ouvimos a platéia aplaudindo e o Inspetor gritando "bravo", porém após o corte para a tomada que o focaliza, sua boca se move, mas não ouvimos sua voz.

4. Eisenheim encontra os meninos na rua que lhe pedem dinheiro. Ele começa a fazer a mágica das moedas. Observe que atrás deles só passa uma pessoa, no começo da mágica, mas no final quando a câmera abre a imagem e eles são focalizados de longe, existem duas pessoas que estão do lado esquerdo das crianças e atrás, e que deveriam ter passado por trás deles na tomada anterior, mas que não aconteceu.

5. Eisenheim senta-se à mesa com o seu assistente e empresário que está lendo o jornal. O jornal está na altura do seu peito, mas quando acontece o corte para a tomada em close, o jornal aparece na altura do rosto dele.

6. O assistente do mágico diz para Eisenheim que o teatro estava 3/4 cheio, mas na verdade estava lotado.

7. Quando o inspetor vai verificar o teatro por causa do príncipe, o assistente de Eisenheim aparece de braços cruzados, depois do corte para a tomada aberta, ele está com os braços abaixados ao lado do corpo.

8. Em seguida Eisenheim se dirige até a outra mesa onde o inspetor está. Eles conversam numa tomada que focaliza os dois. Podemos perceber que Eisenheim está com braços para trás das costas, mas após o corte, depois do inspetor falar das borboletas, Eisenheim é mostrado com os braços cruzados.

9. Depois do truque da bolinha vermelha, percebemos mesmo sem ver, que as mãos de Eisenheim estão abaixadas, inclusive o inspetor bate nelas, mas após o corte para a tomada frontal do mágico, ele aparece com a mão direita levantada perto do rosto.

10. No truque do espelho, Eisenheim passa a mão sobre os olhos de Sophie e ela aparentemente fica hipnotizada, mas quando a tomada muda e ele vai cobrí-la com o capuz, os olhos da garota estão abertos.

11. Eisenheim cobre a cabeça de Sophie com o capuz deixando apenas uma pequena parte exposta, perto da boca, mas quando ele a manda acenar para si mesma, vemos no espelho que o rosto dela não está coberto como antes.

12. O capuz de Sophie no espelho muda quando ela se abaixa e o reflexo não.

13. Sophie se encontra na carruagem com Eisenheim, mas nas tomadas do rosto dela, a carruagem não balança como deveria andando em cima de uma rua tão desnivelada.

14. Na mágica da espada, quando o segundo homem tenta tirá-la do chão, a sua boca muda entre a primeira e segunda tomada, agora em close, e com os lábios cerrados.

15. Depois do truque da espada, a duquesa vai falar com o mágico. Entre a cena de longe e a de perto, a posição da cabeça dele muda.

16. Depois da cena da mágica com a espada, vemos Sophie indo até a casa de Eisenheim, porém ela aparece montada em seu cavalo como se monta hoje. O problema é que as mulheres sempre montavam lateralmente seus cavalos.

17. Na casa de Eisenheim os dois se beijam e ele a encosta na parede abrindo sua blusa. Nesse momento existe um close o pingente que ele deu para ela. Observe que as duas mãos dele estão segurando a blusa dela no close, mas na próxima tomada não estão mais.

18. Depois de fazerem amor, Eisenheim segura o pingente em sua mão com a corrente passando por cima do seu dedo, depois do corte ele segura diferente, na palma da mão e a corrente não passa mais por cima do seu dedo.

19. Quando Sophie fala que em seus sonhos eles estavam sempre juntos, a posição da mão dela no rosto de Eisenheim muda entre os cortes.

20. Em seguida ela coloca a mão de outra forma no rosto dele, mas após o corte ela já está deitando no colo dele.

21. Eisenheim fala que um dia a encontraria. Nessa cena de longe o cabelo de Sophie tem uma mecha no pescoço, mas na tomada seguinte em close, não mais.

22. Ainda nessa tomada percebemos que ela está de olhos abertos na primeira cena, e de olhos fechados na segunda.

23. Eisenheim fala que o coração dele não podia se soltar do dela e a toca no queixo com a ponta dos seus dedos, após o corte ele já segura a mão dela beijando-a.

24. Quando Sophie diz que se o Príncipe os encontrar vai matá-los, existe um corte para Eisenheim, e a cena volta para ela, nesse momento a posição do braço esquerdo da garota mudou completamente. Observe que ela não se movimentou entre os cortes.

25. Depois de encontrar Sophia na carruagem e se beijarem, vemos uma cena da estação de trem onde o policial fala para o inspetor que o mágico está no primeiro carro. No alto da estação é possível ver fios elétricos que na realidade são de um sistema de energia usado por locomotivas elétricas, ou até por bondes elétricos, o que não existia na época do filme em 1912.

26. O inspetor se encontra com o Príncipe Leopold enquanto ele caça, depois de ir embora vemos Sophie chegando em casa, montada em seu cavalo novamente de forma errada para a época, de frente, e não de lado como era o tradicional.

27. Na sala, Sophie espera pelo príncipe. Ele entra, senta-se, e puxa a toalha com a bandeja e a bebida, após o corte nós ouvimos o barulho de vidro, mas não daria tempo do príncipe ter pego a garrafa e retirado a tampa que também é de vidro, para fazer esse barulho.

ABSURDO: 0:54:00h - 28. Depois de sair da sala atrás de Sophie, o Príncipe deixa a porta escancarada, mas após o corte quando ele começa a descer os degraus da escada, a porta é vista ao fundo e fechada. [CONFERIR O ERRO]

29. Novamente na estação do trem no final do filme quando o inspetor persegue Eisenheim, podemos ver os fios elétricos no alto da estação. Esse tipo de fio elétrico não existiram na Áustria até 1912.

30. O nome de Marleen Pennison foi creditado erroneamente no final do filme como Maureen Pennison.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A Focus Filmes e o Falha Nossa convidaram você para ver essa ilusão.
Eles mandaram um e-mail respondendo: Qual a melhor ilusão na sua opinião?
E concorreram a prêmios inéditos do filme. Confira os prêmios e o resultado.

1º ao 10º lugar
1 par de ingressos e 1 camiseta do filme.

Andréia Denise Rebelas - Vitória / ES
César Augusto Trajano - Recife / PE
Indiana Maria Rosa - São Paulo / SP
Kleverson Sobrinho - Jundiaí / SP
Maria Cardoso - Rio de Janeiro / RJ
Melissa Maria Claves - Brasília / DF
Oliveira Marcos - Curitiba / PR
Pedro Mendes Sobrinho - Porto Alegre / RS
Tadeu Mendes Costa - Porto Alegre / RS
Valentina Marista - Ponta Grossa / PR

A Focus Filmes e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

::.. FOCUS FILMES ..::

IMAGENS E CURIOSIDADES

Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2006.
O orçamento de O Ilusionista foi de US$ 16,5 milhões.