VOLTAR BLOCO 43

 
   

OLIVER TWIST
BARNEY CLARK & BEN KINGSLEY

Oliver Twist (Barney Clark) é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana.

Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres.

Lá ele é recolhido das ruas por Artful Dodger (Harry Eden), um ladrão que o leva até Fagin (Ben Kingsley), um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais.

Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema.

Para evitar isso Fagin planeja um assalto à casa do rico Sr. Brownlow (Edward Hardwicke), o pai desejado por Oliver.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Roman Polanski
Escritor: Ronald Harwood

Baseado no livro de Charles Dickens

Gênero: Drama

Site Oficial: www.sonypictures.com/movies/olivertwist

Tristar Pictures

Título Original: Oliver Twist
Tempo: 130 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2005 - Inglaterra / República Tcheca / França / Itália
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Ben Kingsley .... Fagin
Barney Clark .... Oliver Twist
Jamie Foreman .... Bill Sykes
Harry Eden .... Artful Dodger
Leanne Rowe .... Nancy
Lewis Chase .... Charley Bates
Edward Hardwicke .... Sr. Brownlow
Jeremy Swift .... Sr. Bumble
Mark Strong .... Toby Crackit
Frances Cuka .... Sra. Bedwin
Chris Overton .... Noah Claypoole
Michael Heath .... Sr. Sowerberry
Gillian Hanna .... Sra. Sowerberry
Alun Armstrong .... Sr. Fang
Paul Brooke .... Sr. Grimwig
Jake Curran .... Barney

FICHA TÉCNICA

Produção .... Robert Benmussa
Produção .... Roman Polanski
Produção .... Alain Sarde
Música .... Rachel Portman
Fotografia .... Pawel Edelman
Desenho de Produção .... Allan Starski
Direção de Arte .... Jindrich Kocí
Figurino .... Anna B. Sheppard
Edição .... Hervé de Luze
Efeitos Especiais .... Motion FX Ltd.

PRODUTORAS

Runteam Ltd.
ETIC Limited
Medusa Produzione
R.P. Productions

DISTRIBUIDORAS

Sony Pictures Entertainment
TriStar Pictures

ERROS

1. Ainda no abrigo dos meninos, um deles mostra os barbantes para que eles descubram quem vai pedir mais comida. Observe que entre os cortes a posição dos barbantes muda.

2. Quando o limpador de chaminés vê a placa de venda do menino, o burro dele foge. Ele corre pra segurar e na tomada de longe seu braço aparece esticado segurando o animal, mas depois do corte na tomada em close, o braço está dobrado.

3. Ainda nesta cena, é possível notar entre os cortes que as pessoas no meio da rua atrás dele mudam. Observe a mulher na primeira tomada que desaparece na segunda.

4. Quando Oliver vai virar aprendiz do coveiro, ele não passa pelo juíz para ser adotado, ou vendido, como aconteceu com o limpador de chaminés.

5. Depois de Oliver conhecer Ardiloso, existe uma tomada da cidade, e uma carruagem passa na frente da tela. É possível ver a sombra do boom nela.

6. Ardiloso abre a porta para Oliver entrar, empurrando-o com a mão direita esticando-a, mas na tomada de dentro, Ardiloso não está mais com a mão e o braço esticados, e sim abaixados, e então fecha a porta.

7. Fagin dá a bebida de genebra para Oliver beber, e entre os cortes a posição de suas mãos mudam.

8. Oliver aparece retirando as iniciais que estão costuradas no lenço com uma agulha. Fagin chama os meninos para a brincadeira, e quando Oliver aparece novamente, a vela que está ao seu lado, aparece bem menor na segunda vez.

9. Depois de receber as botas Oliver está andando na cidade com Ardiloso e o outro menino. Este menino pega um pacote de compras que a mulher ia colocar na cesta e sai andando. Nitidamente a menina que está com a senhora vê tudo, mas não diz nada.

10. Ardiloso e o garoto atravessam a rua para roubar o senhor que está na frente da loja de livros, neste momento Oliver tira suas mãos do bolso e começa a atravessar a rua numa tomada de frente, mas na tomada de costas ele ainda está com as mãos no bolso.

11. Na tomada de longe que focaliza a loja de livros e a rua, vemos que ao lado do senhor de calça bege, existe uma bancada que cobre a entrada que existe ao lado da loja de livros, mas na tomada em close só da loja, percebemos que no lugar desta bancada existe um homem.

12. Depois do roubo Oliver sai correndo e um senhor o derruba com um soco. Quando ele cai seu boné ainda está na cabeça, mas depois do corte seu boné não está mais na sua cabeça.

13. Depois de ser preso e levado para Pentoville, Ardiloso aparece brigando com Bill e pegando um espeto que estava na lareira, mas depois que Bill senta-se, Ardiloso segura o espeto pela ponta, justamente onde deveria estar muito quente, mas mesmo fazendo isto ele não se queima, nem sente dor.

14. Na versão dublada quando o senhor Brownlow está conversando com Oliver na cama, e fala o nome e sobrenome do menino, os nomes mencionados são completamente diferentes daqueles mencionados no tribunal e da versão original.

15. Na versão dublada, o amigo do senhor Brownlow, que socorreu Oliver, diz à mesa que se o menino voltar ele comeria o chapéu, quando na versão original ele diz que comeria a própria cabeça.

16. Durante o roubo na casa do senhor Brownlow, mesmo com uma chuva intensa e as ruas não serem todas calçadas, e sim cheias de barro, nem os pés de Oliver ou dos bandidos, deixam qualquer sujeira no chão do lado de dentro da casa.

17. Na casa do senhor Brownlow, vemos que Bill aparentemente leva um tiro, mas depois não o vemos mais demonstrando ter levado nenhum tiro.

18. Oliver chega com o braço machucado na casa de Fagin, e Nancy vai até ele e diz Billy na versão dublada, quando na versão original ela diz Oliver.

ABSURDO: 19. 1:26:10h - Depois de tentar roubar a casa do velho, Bill está na casa dele, deitado e ferido conversando com Fagin. Ele segura a caneca com uma das mãos nas tomadas de frente, mas nas outras tomadas a caneca está na outra mão. Este erro se repete umas três vezes.

20. Quando Nancy vai até a casa do senhor Brownlow para contar que o menino é inocente, podemos perceber que o guarda-chuva dela é dos dias atuais e não da época retratada no filme.

21. Quando Ardiloso está contando para Bill que Nancy se encontrou com o velho na ponte, o menino está de frente para Fagin apenas olhando para Bill, mas depois do corte o garoto está totalmente de frente para Bill.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES