VOLTAR FILMES 32

 
   

O PIANO
HOLLY HUNTER & ANNA PAQUIN

Na época vitoriana, quando a Nova Zelândia estava há pouco tempo sendo colonizada, para lá se muda Ada McGrath (Holly Hunter), um mulher que quando tinha seis anos de idade resolveu parar de falar. Ela vai na companhia de sua filha, Flora (Anna Paquin).

O motivo de ter ido para lá é que Ada se casou com Stewart (Sam Neill) em um casamento arranjado, já que ela nem conhecia seu noivo. Ada imediatamente antipatiza com Stewart quando ele se recusa a transportar seu amado piano. Stewart negocia o instrumento e o passa para George Baines (Harvey Keitel), um administrador da região. Atraído por Ada, Baines concorda em devolver o piano em troca de algumas lições no instrumento, que Ada daria para ele.

Mas estas "aulas" se tornam encontros sexuais cada vez mais intensos, onde Baines pagava Ada com uma ou mais teclas do piano, sendo que o pagamento estava relacionado à intensidade de intimidade proporcionada. Porém, logo esta situação sai do controle, gerando trágicas conseqüências.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Jane Campion
Escritor: Jane Campion

Gênero: Drama

Miramax Films

Título Original: The Piano
Tempo: 121 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1993 - Nova Zelândia
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Holly Hunter .... Ada McGrath
Harvey Keitel .... George Baines
Sam Neill .... Stewart
Anna Paquin .... Flora
Kerry Walker .... Tia Morag
Geneviève Lemon .... Nessie
Tungia Baker .... Hira
Ian Mune .... Reverendo
Te Whatanui Skipwith .... Chefe Nihe

FICHA TÉCNICA

Produção .... Jan Chapman
Música .... Michael Nyman
Fotografia .... Stuart Dryburgh
Desenho de Produção .... Andrew McAlpine
Figurino .... Janet Patterson
Edição .... Veronika Jenet

PRODUTORAS

Australian Film Commission
CiBy 2000
New South Wales Film
Television Office

DISTRIBUIDORA

Miramax Films

ERROS

1. No início do filme, Alisdair Stewart pára de caminhar e começa e pentear o cabelo. Quando ele diz que precisam seguir adiante, vemos, ao fundo, um homem tomando água num cantil. Depois do corte, este homem não está mais bebendo. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

2. Alisdair chega à praia para buscar Ada e suas coisas. Quando ele lhe pergunta o que há em uma das caixas, Ada se aproxima, e há um corte. Depois deste corte, Ada aparece com a mão no chão, o que não ocorria antes. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

3. Quando o grupo pára para discutir o preço, repare na cena em que uma mulher pega um pano de Ada e passa-o em volta do corpo. No corte que há nesta cena, a posição de Flora muda: ela estava olhando para a esquerda, e aparece olhando para a direita. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

4. Na mesma cena, no mesmo corte, se você assistir em câmera lenta, verá que a posição da mão esquerda da mulher que pegou o pano também muda. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

5. Depois de tirar a fotografia, Ada entra em casa, arranca o vestido e vai até à janela, observar a chuva. Sua mão direita, na janela, muda de posição entre os cortes da cena. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

6. Flora está enxotando o cachorro, para que ele vá na chuva se molhar. A seguir, vemos Baines propondo um negócio à Ada, e podemos perceber o sol entrando pela janela. O filme corta novamente para Flora, que aparece acariciando o cachorro, e está chovendo novamente. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

7. Baines devolve o piano a Ada. Quando Stewart entra em casa, Ada está tocando, e Flora está do lado do piano. Quando Stewart pede para Flora tocar algo, esta aparece na frente do piano. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

8. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que, antes do corte, Ada estava tocando o piano. Depois, não mais. (Contribuição de Heverton dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

9. Quando o barco deixa a ilha, Ada passa sua mão na água que ainda está bem calma, mas logo depois do corte podemos perceber que a água está cheia de espuma por causa dos remos.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou 3 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Holly Hunter), Melhor Atriz Coadjuvante (Anna Paquin) e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Edição. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama (Holly Hunter), além de ser indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Holly Hunter), Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora. Ganhou 3 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Holly Hunter), Melhor Figurino e Melhor Desenho de Produção. Recebeu ainda outras 7 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. Ganhou o Cesar de Melhor Filme Estrangeiro. Ganhou a Palma de Ouro e o prêmio de Melhor Atriz (Holly Hunter), no Festival de Cannes. Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro. Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Não-Americano.