VOLTAR BLOCO 43

 

 
 

O ÚLTIMO PORTAL
JOHNNY DEEP

Dean Corso é um perito em livros antigos, contratado por Balkan, colecionador de obras demoníacas, para comprovar a autenticidade de seu livro, escrito pelo próprio Lucifer.

Corso aceita o desafio e parte para uma volta ao mundo em busca das outras duas cópias.

Uma está em poder de uma fanática, que afirma ter visto a figura do demônio (em pessoa!) e a outra, com um colecionador que não venderia a obra por preço algum.

Encontra também uma jovem misteriosa, que estranhamente age como seu anjo da guarda, protegendo-o dos perigos (principalmente de um homem negro que o persegue dia e noite).

Corso encontra, nos livros, estranhas figuras, que diferem de uma para outra cópia e parecem ser assinadas pelo próprio Lúcifer.

Em vários momentos, tenta desistir, mas acaba obcecado e decide descobrir o verdadeiro segredo que se esconde por trás do nono portal.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Roman Polanski
Escritores: John Brownjohn, Enrique Urbizu & Roman Polanski

Baseado no livro de Arturo Pérez-Reverte

Gênero: Terror / Thriller / Mistério

Warner Bros.

Título Original: The Ninth Gate
Tempo: 133 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1999 - USA - Espanha - França
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Johnny Depp .... Dean Corso
Frank Langella .... Boris Balkan
Lena Olin .... Liana Telfer
Emmanuelle Seigner .... A Garota Loira
Barbara Jefford .... Baronesa Kessler
Jack Taylor .... Victor Fargas
José López Rodero .... Pablo & Pedro Ceniza
Tony Amoni .... Liana's Bodyguard
James Russo .... Bernie
Willy Holt .... Andrew Telfer
Allen Garfield .... Witkin
Jacques Dacqmine .... Velho
Joe Sheridan .... Irmão do Velho
Rebecca Pauly .... Nora
Catherine Benguigui .... Concierge
Maria Ducceschi .... Secretária
Jacques Collard .... Gruber
Emanuel Booz .... Baker
Asil Raïs .... Cabby
Bernard Richier .... Dono do Café
Marinette Richier .... Dona do Cafá

FICHA TÉCNICA

Produção .... Roman Polanski
Música .... Wojciech Kilar
Fotografia .... Darius Khondji
Edição .... Hervé de Luze
Elenco .... Howard Feuer
Desenho de Produção .... Dean Tavoularis
Direção de Arte .... Gérard Viard
Cenário .... Philippe Turlure
Figurino .... Anthony Powell
Efeitos Especiais .... Duboi
Efeitos Especiais .... Effets Films
Efeitos Especiais .... Mikros Image
Efeitos Especiais .... Sony Pictures Imageworks
Efeitos Especiais .... Éclair Numérique

PRODUTORAS

Araba Films
Bac Films
Canal+
Kino Vision
Live Entertainment
Origen Producciones Cinematograficas S.A.
Orly Films
R.P. Productions
TF1 Films Productions
Vía Digital

DISTRIBUIDORAS

20th Century Fox of Germany
Alliance Atlantis Communications
Araba Films
Argentina Video Home
Artisan Entertainment
Ascot Elite Entertainment Group
Bac Films
Budapest Film
Divisa Home Video
Filmes Lusomundo
GAGA Humax Inc.
Odeon
Scanbox Finland
United International Pictures (UIP)
Warner Bros.

ERROS

1. Quando Corso vai até o escritório de Balkan. Quando eles vão descer do elevador e a porta se abre, podemos ver no seu reflexo a sombra do equipamento de filmagem.

2. Quando Corso se encontra com Boris Balkin a primeira vez, um membro da equipe pode ser visto refletido no vidro atrás de Balkan na biblioteca.

3. Nenhum colecionador de livros permitiria que se fumasse com um exemplar de livros caros como mostrados no filme. Eles não ficariam em tão bom estado como mostrados. Exceto é claro a Baronesa que toma todos os cuidados necessários.

4. Outro erro é ninguém usar luvas para manusear os livros raros, o que não acontece realmente.

5. No filme, o livro “O Nono Portal” tem um pentagrama invertido em sua capa para representar o Diabo. Entretanto, o pentagrama invertido tornou-se só se tornou associado com o Satanismo perto do século 19 devido a um trabalho feito por Eliphas Levi. Neste caso o símbolo é impróprio para a época usada no filme.

6. Corso adquire uma suposta edição espanhola de “Don Quixote” datado de 1780. “Don Quixote” tem reivindicações a ser a primeira novela moderna e foi publicado primeiramente em 1605-1615, assim a data 1780 está mal colocada no filme. Além disso, a edição mostrada caracteriza mais como feita pelo famoso ilustrador francês Gustave Doré, cuja publicação é de 1863.

7. Quando Liana Telfer quebra a garrafa de bebida na cabeça de Corso, o som do vidro quebrando vem antes que o frasco realmente encoste na cabeça de Corso.

8. Quando Corso está na biblioteca, e vira-se para sua esquerda, podemos ver o cabo microfone embaixo de sua camisa.

9. Quando Corso vai à biblioteca de Neva York para pesquisar, ele puxa um dos livros na prateleira. Todas estas bibliotecas usam CD há muitos anos para evitar estragos e rasuras nos originais.

10. Quando Corso está no táxi pede que o homem pare no telefone público. O homem diz "nenhum problema, senhor", mas sua boca vista no espelho não se move.

11. Quando Corso está na Europa e leva o livro para os dois irmãos, os antigos proprietários da cópia de Balkan, o primeiro homem pega o livro e derruba cinza de cigarro limpando-o, mas ainda deixando sujeira nele. Na segunda vez que o livro é visto, sua capa está completamente limpa.

12. Ao sair de lá, os canos do andaime caem e fazem Corso correr. Quando ele pára e olha para trás, vemos a poeira passando por ele, Observe que a poeira vem como se fosse jogada em partes, e não de uma vez só como deveria acontecer. Nitidamente alguém da equipe de filmagem está empurrando aquela poeira sobre ele.

13. Quando Fargas está comparando ambos os livros para Corso, ele os abre supostamente na mesma página para indicar um erro de impressão. Entretanto, na tomada aberta, podemos ver que as páginas abertas não são as mesmas. O livro da direita tem um espaço maior entre as linhas que o outro não tem.

14. Depois de sair da casa de Fragas, um carro vai em cima de Corso que se esconde atrás de uma árvore. Na primeira tomada ele apenas se esconde ali, mas na segunda em close, além dele estar abaixado no chão, coisa que não aconteceu, sua sacola está jogada longe dele, coisa que também não ocorreu antes.

15. Porque Dean Corso não fez novos desenhos daqueles que encontrou de diferente nos livros de Fargas e da Condessa? Seria muito fácil fazê-los usando papel manteiga. Isto seria o mínimo que se esperaria de alguém que pesquisa livros.

16. Corso é um mercenário de livros. Ele usa de artifícios não apropriados para se apoderar de edições caras. Então é muito estranho ele não ter pego nem na livraria do amigo, nem na casa de Fargas e nem na biblioteca da Condessa, edições muito valiosas de livros que estavam ali, já que todos estavam mortos. Em duas ou três coleções apenas ele teria uma fortuna de mais de 10 milhões de dólares. Será que isto não era importante para ele?

17. Quando volta à casa de Fargas, Corso percebe que as gravuras foram arrancadas. Mas se ele só comentou o fato de haverem divergências com Balkan, porque ele não suspeitou imediatamente do seu novo patrão?

18. Balkan arranca apenas as ilustrações dos livros. Mas isto seria inapropriado, pois poderiam haver divergências também nos textos. Ele não sabia disto e nem Corso, pois nenhum dos dois havia examinado este fato. Então foi muita burrice de Balkan tirar apenas as folhas, quando poderia ter levado o exemplar inteiro. E não deixaria pistas também.

19. Se a ordem da Serpente foi criada para preservar a memória do autor do livro, Torchia, porque esta ordem não tinha nenhum exemplar do mesmo? Porque usavam a cópia da Baronesa e depois a cópia roubada de Balkan? Muito estranho durante anos e anos não terem feito nada para adquirir um exemplar, e nem mesmo tentar fazer as comparações que Balkan depois mandou fazer.

ABSURDO: 20. No hotel, depois de fugir do negro de cabelo loiro, a Garota Loira aparece com sangue no nariz. Ela passa o dedo e esfrega na testa de Corso, mas a quantidade de sangue na testa de Corso é exagerada dada a quantidade de sangue que havia no nariz dela.

21. Observe que a marca de sangue no nariz da Garota muda depois entre as tomadas.

22. Quando Corso está andando nas escadas para se encontrar com a Baronesa, não coincidem com os seus pés tocando no assoalho.

23. Corso vai visitar a Baronesa a segunda vez, e ao entrar ele deixa a porta aberta. Seria prudente tê-la fechado principalmente porque ele não gostava da secretária.

24. Corso teve seu óculos quebrado quando lutou com o negro, mas no outro dia ele já tem um óculos novinho.

25. Corso vai até a recepção reclamar que lhe roubaram algo. O atendente diz que a esposa dele esteve lá. Este atendente é o mesmo que estava de madrugada e permitiu que Corso usasse a copiadora. Se ele estava de madrugada, seu turno deveria terminar de manhã, e não ficar até depois do almoço. As pessoas dos turnos da noite saem pela manhã para serem substituídos.

26. Corso comenta com Balkan no telefone, que as páginas das gravuras do livro da Condessa foram arrancadas. Isto seria impossível, pois quando ele tentou pegar o livro que estava queimando em cima da mesa, o livro estava fechado e ele não poderia saber disto.

27. Quando Corso e a garota loira entram no elevador no hotel de Liana Telfer, o cabelo da garota muda entre as tomadas.

28. Depois de sair do hotel e tentar pegar um táxi, vemos que Corso e a garota loira estão junto ao meio-fio. Mas quando a garota para o carro vermelho e Corso é filmado de frente, podemos perceber que ele está em outra posição bem diferente, agora bem longe do meio-fio. Existe um corte e o carro sai, neste momento a posição volta a ser a anterior.

29. Na saída do hotel percebemos que os pneus do carro esporte estão limpos e brilhantes, mas quando eles ultrapassam o carro de Liana Telfer na estrada, os pneus estão sujos como se ele estivesse passado por estradas de terra. Logo depois vemos os pneus limpos novamente.

30. A garota loira coloca um turbante e um óculos escuro para ultrapassar o carro de Liana Telfer, mas um segundo depois ela já aparece sem o turbante e os óculos.

31. O sinal que o motorista de caminhão faz para Corso e a garota no carro vermelho, nitidamente é um sinal de dedo muito usado pelos americanos, e não pelos europeus que mostram o braço inteiro dobrado. Presumivelmente esta cena foi gravada nos Estados Unidos.

32. Observe também a placa de "STOP" na estrada. Nitidamente americana, demonstrando mais uma vez que esta cena deve ter sido gravada nos Estados Unidos, e não na França.

33. As placas dianteiras dos carros na Suíça não tem bandeirinhas como mostradas no filme. Estas cenas nitidamente foram filmadas em outra cidade.

34. Quando Corso e a garota loira estão dirigindo, e o sinal que diz St. Martin é refletido no pára-brisa, nitidamente percebemos que ele não é o sinal original, e sim gerado por computação, já que seu movimento é muito diferente do normal, além de não poder ficar refletido no pára-brisas devido ao ângulo do vidro.

35. NO Castelo de St. Martin, Corso sobe em cima de um poste de luz e a garota pergunta se ele está vendo alguém, e ele responde que não mesmo tendo visto várias pessoas.

36. Quando Corso chega no castelo, a porta do castelo está fechada. Momentos mais tarde, onde Corso está ainda na frente do castelo e o examina, a porta está aberta.

37. Liana veste o manto preto, vai até o espelho levanta o capuz e coloca a corrente, quando Corso arrebenta o vidro e ela é filmada novamente, o capuz está abaixado atrás das costas.

38. Quando Balkan luta com Liana Telfer no altar, é possível ver um fio que puxa o caldeirão para baixo.

39. Quando Balkan bate em Corso no castelo, nitidamente vemos o uso de um dublê.

40. Quando Corso e a garota loira chegam no castelo onde acontece a convenção, a noite está caindo. Mas quando Corso vai atrás de Balkan, o Sol está brilhando. Não passou a noite toda para já estar amanhecendo.

41. Quando Corso e Balkan conversam no castelo, as páginas de papel mudam de posição entre as tomadas.

42. Quando Balkin está derramando o líquido de seu corpo, podemos perceber que mesmo depois dele levantar o pote com o combustível, o líquido continua caindo.

43. Corso volta até  aloja dos dois irmãos e uma folha de papel cai de cima do armário. Observe que o armário e a folha estão cheios de poeira, mas quando Corso pega a folha do chão, ela está limpinha, sem nenhuma poeira.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES