CINEMAS 2008

(18/12/08) - Neste fim de semana, a principal estréia nos cinemas brasileiros é Crepúsculo. Baseado no best seller homônimo de Stephenie Meyer, chega em mais de 350 salas no Brasil todo. Em circuito mais restrito, também estréia o polêmico e violento Gomorra, representante italiano a uma possível indicação ao Oscar 2009.

(12/12/08) - Neste fim de semana, Madagascar 2. Os fãs de cinema de ação podem conferir a Carga Explosiva 3; os que preferem um drama, têm uma opção em O Menino do Pijama Listrado, baseado no best seller homônimo. Em circuito mais restrito, também estréiam Rebobine, Por Favor - comédia dirigida por Michel Gondry e protagonizada por Jack Black e Mos Def -, o espanhol Eu Sou Juani e o brasileiro O Demoninho dos Olhos Pretos, baseado em contos de Machado de Assis. No Rio de Janeiro, também estréiam dois documentários musicais: L.A.P.A. e Cantoras do Rádio.

(13/11/08) - Neste fim de semana, uma das novidades nos cinemas é Vicky Cristina Barcelona, novo filme dirigido por Woody Allen que traz no elenco Scarlett Johansson, Javier Bardem e Penélope Cruz. Wagner Moura e Letícia Sabatella protagonizam Romance, mais recente trabalho de Guel Arraes. Os fãs de terror tem a partir desta sexta-feira (14/11) a chance de assistir ao espanhol [REC], que estréia nas salas brasileiras após sucesso em festivais internacionais. Guy Pearce e Don Cheadle estão no thriller O Traidor, enquanto que a produção entre EUA e México Sob a Mesma Lua é a pedida aos que apreciam um drama; para os mais novos, a animação Hugo - O Tesouro da Amazônia também chega às salas brasileiras. O documentário Pan-Cinema Permanente completa a lista das estréias desta semana.

(06/11/08) - Neste fim de semana, a principal estréia nos cinemas brasileiros é 007 Quantum of Solace, a mais nova aventura protagonizada pelo agente britânico James Bond. Outra novidade é o drama Leonera, dirigido pelo argentino Pablo Trapero e que conta com Rodrigo Santoro no elenco. Por falar em brasileiros, são quatro as produções nacionais que entram em circuito neste fim de semana: os documentários A Margem da Linha e Panair Brasil e os dramas Meu Nome é Dindi e Orquestra de Meninos. Em circuito restrito, também estréiam CashBack, Climas e O Silêncio de Lorna.

(30/10/08) - Neste fim de semana, uma das novidades nos cinemas brasileiros é Jogos Mortais V, quinto episódio da bem-sucedida série de terror. A comédia Eu, Meu irmão e a Nossa Namorada é protagonizada por Steve Carell e deve atrair os fãs do gênero. Entre os dramas, temos Um Segredo entre Nós e o brasileiro Dias e Noites. Rocknrolla - A Grande Roubada mostra Guy Ricthie de volta ao cinema de ação que o consagrou com Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998). O documentário Procedimento Operacional Padrão, dirigido por Errol Morris, foi premiado no Festival de Berlim. A produção luso-brasileira A Outra Margem também estréia nesta sexta-feira (31/10), mas somente em São Paulo.

(16/10/08) - As estréias deste fim de semana têm tudo para agradar aos mais diversos gostos cinematográficos. Uma das novidades nos cinemas brasileiros é o filme de ação Corrida Mortal, protagonizado por Jason Statham (Carga Explosiva). Para os fãs de terror, a novidade é Espelhos do Medo, protagonizado por Kiefer Sutherland. Amigos, Amigos, Mulheres à Parte chega para os espectadores que procuram comédias enquanto que Na Mira do Chefe também estréia, mas em circuito mais restrito.

(25/09/08) - Neste fim de semana, chega aos cinemas brasileiros o thriller de ação Controle Absoluto, estrelado por Shia LaBeouf e Michelle Monaghan. Mulheres – O Sexo Forte traz forte elenco feminino – encabeçado por Meg Ryan e Annette Bening – para atrair as espectadoras às salas de cinema a partir de sexta-feira (26/9). A comédia Promessas de um Cara de Pau é outra novidade nos cinemas brasileiros, assim como o drama francês Baby Love. Fay Grim estréia somente em São Paulo e Brasília.

(18/09/08) - Neste fim de semana, o cinema nacional está representado entre as estréias desta sexta-feira (19/9) pela comédia Casa da Mãe Joana. Os fãs de filmes de ação devem se sentir atraídos por Missão Babilônia, protagonizado por Vin Diesel. A comédia Nem Por Cima Do Meu Cadáver é protagonizada por Eva Longoria, da série Desperate Housewives. Outra estréia do gênero (somente em São Paulo) é a animação Branca de Neve - Depois do Casamento, que brinca com o conto de fadas de Branca de Neve e os Sete Anões. Violência Gratuita é refilmagem do filme homônimo dirigido há dez anos por Michael Haneke e também entra em cartaz neste fim de semana. Somente em São Paulo, também estréia o brasileiro Cana Quente, primeiro filme dirigido por Luiz Alberto Zakir.

(11/09/08) - Nesta sexta-feira (12/9), estréia o aguardado Ensaio Sobre a Cegueira, adaptação do best seller do escritor português José Saramago dirigida por Fernando Meirelles. Outra novidade é o musical Mamma Mia!, versão cinematográfica da peça homônima, que, por sua vez, é inspirada em canções do grupo sueco Abba. Nicolas Cage protagoniza o filme de ação Perigo em Bangkok, refilmagem de longa tailandês. O documentário Iluminados também chega em circuito mais restrito neste filme de semana, assim como Quatro Minutos (somente em São Paulo e Brasília) e Paranóia Americana, que estréia primeiro no Rio de Janeiro.

(28/08/08) - Num circuito no qual filmes independentes disputam cada vez um espaço numa temporada de blockbusters que chega ao fim, temos nada menos do que 11 estréias nesta sexta-feira (29/8) nas salas das principais capitais. A superprodução Trovão Tropical é uma sátira infame aos filmes de guerra, dirigida e protagonizada por Ben Stiller. O Reino Proibido é estrelado por Jackie Chan e Jet Li, dois dos maiores astros dos filmes de artes marciais da atualidade. Os fãs da banda de rock-and-roll irlandesa U2 devem se deliciar com U2 3D, que insere o espectador, por meio da tecnologia 3D, numa apresentação da banda durante a turnê Vertigo, que chegou a passar pelo Brasil. O terror O Nevoeiro, baseado em romance do mestre Stephen King, chega para agradar aos apreciadores do gênero. A música brasileira está presente em duas novidades desta semana: no documentário O Mistério do Samba, que foca a Velha Guarda da Portela, e no drama Os Desafinados, trama cheia de Bossa Nova, com Rodrigo Santoro e Selton Mello no elenco. Em circuito mais restrito, também estréiam o brasileiro O Retorno, a co-produção entre Argentina e França La Leon, Ainda Orangotangos - nesta primeira semana, somente em Porto Alegre -, a cinebiografia Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito, o drama erótico Shortbus e o espanhol Pelos Meus Olhos (os dois últimos, somente em São Paulo).

(15/08/08) -  Neste fim de semana, a animação Star Wars - The Clone Wars promete levar os fiéis fãs da saga cinematográfica criada por George Lucas aos cinemas. Os que apreciam comédias podem ser atraídos pelo novo filme de Adam Sandler, Zohan - O Agente Bom de Corte, que também chega aos cinemas nesta sexta-feira (15/8), assim como o filme de ação adolescente Quebrando Regras. O Rio de Janeiro é cenário do drama Show de Bola, estréia na direção de um longa-metragem do alemão Alexander Pickl, que filmou com Thiago Martins (Era Uma Vez) interpretando um jovem que quer ser jogador de futebol, mas tem de lidar com as adversidades da realidade violenta na comunidade onde mora. As produções Olho de Boi e Nossa Vida Não Cabe Num Opala completam a lista de estréias deste fim de semana.

(07/08/08) -  Neste fim de semana, uma das grandes estréias nos cinemas brasileiros é Encarnação do Demônio, que marca a volta de José Mojica Marins na direção de um longa-metragem após um hiato de 21 anos. O longa também marca a conclusão da trilogia protagonizada por seu personagem mais famoso, Zé do Caixão. Para os que não são ligados no gênero de horror, as dicas são as comédias O Grande Dave, com Eddie Murphy, Asterix nos Jogos Olímpicos e Mais do que Você Imagina, com Meg Ryan e Antonio Banderas no elenco. No filme de ação A Caçada, Richard Gere é um jornalista perseguido por criminosos de guerra na Bósnia. Lemon Tree também estréia, mas em circuito mais restrito, assim como Violência em Família, que chega às salas paulistanas nesta sexta-feira (8/8); somente no Rio, outra novidade é a comédia Quem Disse que é Fácil?.

(31/07/08) - A superprodução A Múmia: Tumba do Imperador Dragão é a principal estréia nos cinemas brasileiros esta semana, disponível em cópias dubladas e legendadas. O drama italiano Meu Irmão é Filho Único é outra novidade esta semana, mas em circuito mais restrito, assim como O Verdadeiro Amor, que chega somente nas salas paulistanas, assim como Quando Estou Amando. Somente no Rio de Janeiro, a outra estréia é Como Festejei o Fim do Mundo.

(03/07/08) - A estréia mais aguardada nos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (4/7) é a animação Kung Fu Panda, que leva o universo do kung fu às telonas numa ambientação bastante colorida. Outra novidade que promete arrastar multidões às salas é Hancock, superprodução que mistura comédia, fantasia, drama e até romance, protagonizada por Will Smith. Aos que pretendem ficar somente no circuito alternativo, a dica é a premiada produção franco-americana O Escafandro e a Borboleta, baseada em romance homônimo e dirigida por Julian Schnabel. Também estréia esta semana o drama Do Outro Lado, do diretor alemão Fatih Akin. Somente em São Paulo, entram em cartaz dois clássicos do cinema francês, O Balão Vermelho (1956) e O Cavalo Branco (1953).

(19/06/08) - Neste fim de semana, chega aos cinemas brasileiros a nova animação da Pixar, Wall-E. Outra novidade é a comédia Jogos de Amor em Las Vegas, que está em pré-estréia nos cinemas desde junho. A Força da Amizade traz um forte trio de protagonistas, interpretadas pelas veteranas Jessica Lange, Kathy Bates e Joan Allen. A cinematografia francesa é representada nas salas nacionais pela comédia Amar... Não tem Preço - protagonizado por Audrey Tautou, a eterna Amélie Poulain – e os dramas A Última Amante e Lady Jane (este último, somente em São Paulo). A produção brasileira Onde Andará Dulce Veiga? tem Maitê Proença e Carolina Dieckman no elenco e a produção portuguesa Dot.Com – O Filme encerra a lista de estréias nos cinemas nacionais esta semana.

(19/06/08) - Neste fim de semana, chega aos cinemas brasileiros a comédia Agente 86, versão da cultuada série homônima produzida nos anos 60. Os brasileiros Rodrigo Santoro e Alice Braga estão no elenco do drama norte-americano Cinturão Vermelho, que se passa no universo do jiu-jitsu. Guerreiro Didi e a Princesa Lili é o novo filme do comediante Renato Aragão, acompanhado pela segunda vez de sua filha Lívia Aragão. Outra novidade esta semana é a comédia dramática Casamento em Dose Dupla, com Diane Keaton e Liv Tyler. O drama australiano Romulus, Meu Pai, com Eric Bana, é outra estréia desta sexta-feira (20/6), assim como a premiada produção franco-israelense A Banda.

(12/06/08) - Neste fim de semana, estréia mais um filme baseado num personagem notório nas histórias em quadrinhos: O Incrível Hulk, protagonizado por Edward Norton. Outra novidade nos cinemas é Fim dos Tempos, novo suspense de M. Night Shyamalan. O drama de época A Outra é baseado numa história real ocorrida na corte inglesa no século 16. O drama brasileiro Valsa para Bruno Stein também chega aos cinemas nesta sexta-feira (13/6), assim como o documentário 1958 – O Ano em que O Mundo Descobriu o Brasil. Somente em São Paulo, também estréia Um Homem Perdido e, no Rio de Janeiro, Personal Che.

(05/06/08) - Neste fim de semana, a grande estréia nos cinemas brasileiros é Sex and the City – O Filme, comédia romântica baseada no seriado homônimo, produzido até 2004. Além disso, também encontram espaço no circuito brasileiro (já saturado de blockbusters) Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto, de Sidney Lumet, e o documentário Joy Division.

(29/05/08) - Este período é o mais promissor para os amantes do cinema que não dispensam um blockbuster. Continuando a estréia de superproduções nos cinemas, a desta semana é As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian, continuação de As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, de 2005. Outra novidade é o drama romântico Um Amor Para Toda Vida. O nacional Corpo também estréia, mas somente em São Paulo, enquanto que os cinemas cariocas também recebem outras novidades nesta sexta-feira (30/5): A Quase Verdade e Quando Estou Amando.

(22/05/08) - Nesta semana, as estréias chegam às salas brasileiras excepcionalmente na quinta-feira (22/5), também para que os espectadores possam aproveitar o feriado no escurinho do cinema. A grande novidade para este fim de semana é Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, que marca a volta triunfal do personagem vivido por Harrison Ford às telonas depois de quase 20 anos. Sobra pouco espaço para as outras estréias, mas ainda há esperanças para quem quer fugir dos blockbusters. O drama Bella é uma delas, assim como a badalada cinebiografia de Ian Curtis (vocalista da banda inglesa Joy Division) Control e o polêmico Cleópatra, novo longa-metragem dirigido por Julio Bressane. Depois de estrear no Distrito Federal e Porto Alegre a algumas semanas, Ensinando a Viver chega a São Paulo; Luz Silenciosa, premiado em Cannes, também estréia na cidade.

(15/05/08) - Ainda ocupados por blockbusters que estrearam nos finais de semana passados, os cinemas brasileiros recebem poucas estréias nesta sexta-feira. Entre elas, está a comédia romântica O Melhor Amigo da Noiva, com Patrick Dempsey (Encantada). Outra novidade é Efeito Dominó, longa de ação baseado em história real. O drama Longe Dela finalmente chega ao circuito comercial brasileiro depois de ter dado a Julie Christie a indicação ao Oscar de Melhor Atriz. O documentário O Tempo e o Lugar e o romance Bodas de Papel são os representantes nacionais entre as novidades desta semana.

(08/05/08) - Neste fim de semana, só vai dar Speed Racer nos cinemas. Esta estréia competirá a atenção do público com Homem de Ferro, que estreou semana passada. Para quem quer fugir dos blockbusters esta semana, a dica é a comédia romântica Banquete do Amor, que estréia em circuito restrito, além do brasileiro 5 Frações de uma Quase História. Somente em São Paulo, outra novidade é o documentário argentino O Último Bandonéon.

(24/04/08) - Neste fim de semana, os fãs da cantora e atriz juvenil Miley Cyrus correrão aos cinemas para a estréia do show Hannah Montana & Miley Cyrus - Show: O Melhor dos Dois Mundos, exibido no Brasil em 3D. Outra novidade é Três Vezes Amor, comédia romântica que conta com Ryan Reynolds, Rachel Weisz e Abigail Breslin no elenco, além do suspense Encurralados. Os nacionais O Romance do Vaqueiro Voador e Otávio e as Letras estréiam em circuito mais restrito nesta sexta-feira (25/4); Fôlego e Como Eu Festejei o Fim do Mundo também, mas somente nos cinemas paulistanos.

(10/04/08) - Nesta semana temos a tão aguardada estréia de Um Beijo Roubado, de Wong Kar-wai (2046). É a estréia da cantora Norah Jones na tela grande e conta com um elenco de primeira: Jude Law, Natalie Portman, Rachel Weisz e David Strathairn entre outros. O filme, sobre uma mulher que viaja pela América para resolver sua vida amorosa, fez muito sucesso no Festival de Cannes de 2007. Outra estréia interessante é Um Plano Brilhante, com Demi Moore, Michael Caine e Joss Ackland, que narra uma tentativa de roubo a um diamante. Serão, os ladrões, bem-sucedidos? Outra opção é Um Sonho Dentro de um Sonho, que conta a história de um roteirista de cinema que vive em dois mundos paralelos, o real e o imaginário. Na direção, o consagrado ator Anthony Hopkins, que também faz o papel principal. Quem prefere uma diversão mais, digamos, familiar, pode arriscar o trabalho de Dwayne Johnson (ex- The Rock) em Treinando o Papai, sobre o jogador de futebol americano que descobre ter uma filha de sete anos e tem sua vida virada de ponta cabeça. A comédia é dirigida por Andy Fickman, de Ela é o Cara. Já os que não perdem nenhum filme brasileiro podem escolher Estômago, novo trabalho de João Miguel (O Céu de Suely) que vem fazendo sucesso nos festivais de cinema. Outra comédia que promete tirar o fôlego é Meu Nome é Taylor, Drillbit Taylor, com Owen Wilson (Penetras Bons de Bico) e produzida por Judd Apatow (Ligeiramente Grávidos). Para dar risadas você também pode escolher A Vida Começa aos 40, e se o negócio for pegar um terror, daqueles de fazer você dormir de luz acesa, a opção é Imagens do Além.

(03/04/08) - Hayden Christensen é novamente atração entre as estréias do dia 4 de abril. Quem gostou dele em Jumper, aventura fantástica que fez sucesso no primeiro fim de semana em cartaz, pode conferir Awake – A Vida Por um Fio, suspense eletrizante sobre um homem que desperta durante uma cirurgia do coração e descobre que coisas misteriosas estão acontecendo. E finalmente estréia Rolling Stones – Shine a Light, o esperado documentário que capta dois shows da banda em Nova York. Quem prefere uma comédia pode ficar com Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro, que tem em seu elenco Diane Keaton, Queen Latifah e Katie Holmes. Voltando ao documentário, O Longo Amanhecer é a cinebiografia do economista Celso Furtado, e também é uma das opções entre as estréias do final de semana. Também do Brasil temos Maré, Nossa História de Amor, de Lúcia Murat, uma versão de Romeu e Julieta em uma favela carioca. E para encerrar um filme que só havia estreado no Rio de Janeiro e finalmente chegam a São Paulo. Trata-se de Irina Palm, de Sam Garbarski, que conta com Marianne Faithfull no elenco.

(28/03/08) - A novidade nos cinemas brasileiros desta sexta-feira (28/3) que deve atrair a garotada é Jumper. O filme de ação repleto de efeitos especiais é a principal estréia deste fim de semana. Catherine Zeta-Jones e Guy Pearce protagonizam Atos que Desafiam a Morte, outra novidade nas salas. À Procura da Vingança é um drama com Pierce Brosnan e Liam Neeson que se passa no fim da Guerra Civil norte-americana. Outra estréia com elenco forte é Traídos Pelo Destino, com Joaquin Phoenix, Mark Ruffalo e Jennifer Connelly. Em circuito mais restrito, também temos o alemão Partículas Elementares; em São Paulo, chegam A Família Savage e o brasileiro Serras da Desordem. Somente nas salas cariocas, estréiam Irina Palm e Paixão Proibida.

(06/03/08) - Neste fim de semana, nada menos do que nove filmes chegam às salas brasileiras. O épico 10.000 A.C., do mesmo diretor de O Dia Depois de Amanhã, é uma delas. A comédia Em Pé de Guerra também estréia nesta sexta-feira (7/3), assim como o terror espanhol O Orfanato, o drama Desaparecidos, o brasileiro Fim da Linha e o francês Angel. Sicko - $O$ Saúde - novo documentário dirigido por Michael Moore indicado ao último Oscar – é outra novidade neste fim de semana, assim como o documentário falso A Morte De George W. Bush e, somente no Rio de Janeiro, Cada Um Com Seu Cinema.

(21/02/08) - No fim de semana que antecede o Oscar, alguns concorrentes chegam aos cinemas brasileiros a partir desta sexta-feira (22/2). Juno - que bateu recordes de bilheteria nos EUA e concorre a Melhor Filme, entre outras categorias – finalmente estréia no Brasil, depois de algumas semanas em pré-estréia. Senhores do Crime, de David Cronemberg, traz a atuação de Viggo Mortensen que pode dar a primeira estatueta ao ator. A animação francesa Persepolis e Na Natureza Selvagem completam a lista de novidades oscarizáveis. Além destes longas, também entram em circuito Antes de Partir, com os excelentes Jack Nicholson e Morgan Freeman, e a comédia romântica Maldita Sorte.

(31/01/08) - Nos últimos dias de férias escolares, a dica para o público infantil entre as novidades nos cinemas a partir desta sexta-feira (1º/2) é a fantasia Meu Monstro de Estimação. Outra estréia é a comédia brasileira Sexo com Amor?, que traz Reynaldo Gianecchini, Carolina Dieckmann e Malu Mader, entre outros, no elenco. Onde os Fracos Não Têm Vez, premiadíssimo novo longa dirigido pelos irmãos Coen, também chega às salas brasileiras neste fim de semana, assim como Ao Lado da Pianista (este último, somente em São Paulo).

(27/12/07) - No fim de semana que divide os anos de 2007 e 2008, os cinemas não recebem estréias. No entanto, se você já viu todos os filmes em cartaz de seu interesse, a dica fica nas pré-estréias que as salas do Brasil inteiro recebem a partir de sexta-feira (28). Entre os filmes disponíveis, estão o terror P2 - Sem Saída, a comédia romântica P. S. Eu Te Amo e a cinebiografia nacional Meu Nome Não é Johnny. Além disso, somente em São Paulo, estréiam em circuito restrito As Mãos e Em Paris.

(20/12/07) - No fim de semana que antecede o Natal, as principais estréias não estão concentradas na sexta-feira (21), mas sim na terça-feira (25). Santos e Demônios, Sombras de Goya - o novo longa dirigido por Milos Forman, com Javier Bardem e Natalie Portman no elenco – e Xuxa em Sonho de Menina já podem ser vistos nos cinemas a partir de sexta-feira (21). Mas, quem quer assistir à superprodução A Bússola de Ouro e O Amor nos Tempos do Cólera (baseado em clássico homônimo da Literatura, escrito por Gabriel Garcia Márquez), deve esperar até o dia de Natal, quando estas produções chegam às salas brasileiras.

(13/12/07) - Após dois fins de semana em pré-estréia, o conto de fadas da Disney Encantada entra em cartaz nos cinemas do Brasil todo a partir desta sexta-feira (14). O filme de ação Hitman - Assassino 47 é outra novidade desta semana. Em circuito mais restrito também estréia Império dos Sonhos, nova produção dirigida por David Lynch, e o documentário brasileiro O Engenho de Zé Lins, sobre o escritor paraibano José Lins do Rego. Somente no Rio de Janeiro, chegam Santos e Demônios e Um Amor Jovem; também em São Paulo, o documentário Gigante - Como o Inter Conquistou o Mundo e A Maldição da Flor Dourada, em cartaz na capital paulistana e Salvador.

CINEMAS 2007

(06/12/07) - A animação Bee Movie - A História de uma Abelha é a principal estréia nos cinemas brasileiros a partir desta sexta-feira (7/12). Dublado na versão original pelo comediante Jerry Seinfeld, trata-se da nova produção da DreamWorks, estúdio criador de Shrek, entre outros. George Clooney protagoniza o drama inspirado em acontecimentos reais Conduta de Risco, outra novidade nos cinemas, assim como O Sobrevivente; dirigido por Werner Herzog (baseado em seu próprio documentário) e protagonizado por Christian Bale. 30 Dias de Noite é outra estréia deste fim de semana e mostra o terror pelo qual passam os moradores de uma pequena cidade no Alasca quando criaturas sedentas por sangue passam a invadi-la. O drama italiano Novo Mundo recebeu seis prêmios no Festival de Veneza, em 2006, e o musical Across The Universe é inspirado em passagens e canções da banda de rock-and-roll inglesa The Beatles. O documentário PQD, 3 Efes - estreando simultaneamente em cinema e TV – e Remissão são os representantes brasileiros na lista de estréias. Garçonete e A Noiva Perfeita são algumas das novidades locais, estreando em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.

(29/11/07) - Neste fim de semana, estréia o épico em 3D A Lenda de Beowulf, baseado no poema mais antigo da língua inglesa. O drama No Vale das Sombras é do mesmo diretor de Crash – No Limite, enquanto que a produção alemã A Vida dos Outros foi ganhadora do último Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A comédia dramática Eu e as Mulheres traz Meg Ryan e Adam Brody – do seriado The O.C. – Em Estranho no Paraíso - no elenco. O documentário A Última Hora, outra novidade nas salas brasileiras, é produzido e apresentado pelo ator Leonardo DiCaprio. O francês A Coragem de Amar também estréia, em circuito mais restrito, assim como Lady Chatterley (somente no Rio de Janeiro) e o brasileiro Serras da Desordem, nas salas mineiras.

(22/11/07) - O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford é uma das estréias nos cinemas brasileiros a partir de sexta-feira (23); pela atuação no filme, Brad Pitt foi premiado como Melhor Ator no último Festival de Veneza. Outra novidade é O Reino, ação protagonizada por Jamie Foxx, além da comédia dramática Viagem a Darjeeling, dirigido por Wes Anderson e protagonizado por Owen Wilson, Adrien Brody e Jason Schwartzman. Gol 2 - Vivendo o Sonho é continuação do longa de 2004 e Angel-A é dirigido e roteirizado por Luc Besson. Em circuito mais restrito, também estréia o drama Lady Chatterley, baseado em romance de D.H. Lawrence.

(15/11/07) - Neste fim de semana, uma das estréias nos cinemas é a fábula A Loja Mágica de Brinquedos, protagonizada por Dustin Hoffman e Natalie Portman, além da animação Deu a Louca na Cinderela. Mark Wahlberg e Joaquin Phoenix interpretam irmãos no drama Os Donos da Noite, outra novidade do fim de semana, além do suspense Crimes de Autor e a comédia A Noiva Perfeita - ambas as produções francesas -, que chegam em circuito mais restrito. A partir desta quinta-feira (15), nada menos do que quatro longas-metragens brasileiros entram no circuito: O Magnata, A Casa de Alice, Mutum e o documentário Grupo Corpo 30 Anos - Uma Família Brasileira.

(08/11/07) - Uma das estréias desta sexta-feira (9) é a comédia Antes Só do que Mal Casado, protagonizada por Ben Stiller. Robert Redford dirige e protagoniza o drama Leões e Cordeiros, que também tem Meryl Streep e Tom Cruise no elenco. Para os fãs do cinema trash, a pedida a partir deste fim de semana é Planeta Terror, dirigido por Robert Rodriguez e produzido por Quentin Tarantino. A ação Mandando Bala é outra novidade nos cinemas brasileiros, assim como a produção mexicana O Búfalo da Noite - roteirizada por Guillermo Arriaga, o mesmo de Babel - e o documentário brasileiro Jogo de Cena, dirigido por Eduardo Coutinho.

(01/11/07) - Depois de algumas semanas sem muitas estréias nos cinemas brasileiros, nesta sexta-feira (2) os espectadores poderão encontrar um grande volume de novidades nas salas. O drama O Preço da Coragem é uma delas: baseado em história real, traz Angelina Jolie no papel de uma esposa que busca o marido, jornalista desaparecido no Paquistão. O suspense 1408 é protagonizado por John Cusack, baseado em conto de Stephen King. Um dos destaques do drama Um Verão Para Toda Vida é a presença de Daniel Radcliffe – mais conhecido por interpretar Harry Potter nos filmes da série do bruxinho - como protagonista. Outra novidade neste fim de semana é a comédia francesa Meu Melhor Amigo. Mas a lista de estréias não termina por aqui. Também chegam quatro produções nacionais neste feriado: o suspense Sem Controle, a comédia juvenil Podecrer!, a cinebiografia Noel - Poeta da Vila e o drama A Via Láctea.

(25/10/07) - Neste fim de semana, finalmente chega aos cinemas o aguardado terror Jogos Mortais IV. Para os espectadores mirins, a dica é a animação Tá Dando Onda. Outra novidade nas salas brasileiras é O Passado, novo filme dirigido por Hector Babenco e protagonizado por Gael García Bernal. O desenho animado Renaissance, voltado ao público adulto, também chega aos cinemas nesta sexta-feira (26), além do drama People - Histórias de Nova York, este último com estréia restrita ao Rio de Janeiro.

(18/10/07) - As novidades nos cinemas brasileiros a partir desta sexta (19) devem agradar aos gostos mais variados. Uma delas é o suspense Invasores; protagonizado por Nicole Kidman e Daniel Craig, trata-se de uma refilmagem de Vampiros de Almas (1956). A comédia Superbad – É Hoje é produzido pelo diretor de Ligeiramente Grávidos e mostra as aventuras de três estudantes em busca de diversão. Somente em São Paulo, também estréia Inimigos do Império; no Rio de Janeiro, o drama Exuberante Deserto.

(11/10/07) - O épico juvenil Stardust - O Mistério da Estrela é uma das principais estréias desta semana. Outro longa-metragem do gênero que chega nos cinemas a partir desta sexta (12) é Desbravadores. Bratz – O Filme é baseado na popular linha de bonecas e deve atrair às espectadoras mais jovens. Aos adultos, a dica é o drama Piaf - Um Hino ao Amor, cinebiografia da cantora francesa Edith Piaf. O filme de ação Justiça a Qualquer Preço é a primeira produção norte-americana dirigida por Andrew Lau, diretor cultuado por seus longas anteriores, filmados em Hong Kong. Somente no Rio de Janeiro, estréia a comédia romântica Garçonete. Exceto neste Estado e em São Paulo (onde já estreou semana passada), chega Tropa de Elite, o filme nacional mais polêmico dos últimos tempos.

(04/10/07) - Depois de causar polêmica no Brasil inteiro, Tropa de Elite teve sua estréia antecipada nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro, entrando em cartaz nessas cidades a partir de sexta-feira (5). Nas salas do país todo, uma das novidades é Resident Evil 3: A Extinção, da série de filmes baseada no videogame homônimo. Para os pequenos, a dica é a animação Putz, A Coisa Tá Feia!. Em circuito restrito, também chegam a comédia Morte no Funeral, o drama premiado no Festival de Veneza Propriedade Privada e o documentário Metal – Uma Jornada Pelo Mundo do Heavy Metal. Somente no Rio de Janeiro, outra estréia neste fim de semana é o épico chinês A Maldição da Flor Dourada.

(27/09/07) - Protagonizada por Marcos Palmeira, a comédia brasileira O Homem Que Desafiou o Diabo é uma das estréias nos cinemas a partir desta sexta-feira (24). Nicolas Cage é o ator principal do suspense O Vidente, outra novidade do fim de semana, assim como a ação A Última Legião, com Colin Firth e Ben Kingsley. Nação Fast Food – Uma Rede de Corrupção, de Richard Linklater, critica a indústria de lanchonetes norte-americanas especializadas em servir refeições rápidas. Em circuito mais restrito, estréia Exuberante Deserto, premiado como Melhor Filme no último Festival de Sundance.

(20/09/07) - Entre as estréias deste fim de semana está a comédia Hairspray - Em Busca da Fama, refilmagem do cult dos anos 80 Hairspray – Éramos Todos Jovens. No elenco, John Travolta interpreta uma mulher obesa e Zac Efron, astro do filme High School Musical. Outra novidade do mesmo gênero é Ligeiramente Grávidos. Para os que apreciam um romance cinematográfico, a dica é Nunca É Tarde Para Amar, protagonizado por Michelle Pfeiffer. Rogue – O Assassino traz um embate cheio de ação entre Jet Li e Jason Statham. Em circuito restrito, também estréiam o alemão A Massai Branca e Bem-Vindo a São Paulo, que reúne uma série de curtas-metragens sobre a cidade, assinados por diretores como Wolfgang Becker, Maria de Medeiros, Amos Gitai e Tsai Ming-Liang.

(13/09/07) - Este fim de semana está repleto de pequenas estréias que devem agradar aos mais variados gostos cinematográficos. O suspense Instinto Secreto traz bela atuação de Kevin Costner como um homem de família que vive uma vida dupla. O terror Os Mensageiros é a primeira produção dos irmãos cultuados cineastas chineses Pang, de The Eye – A Herança. O Vigarista do Ano conta a história real do escritor (interpretado por Richard Gere) que criou uma grande farsa em torno de biografia supostamente autorizada pelo milionário Howard Hughes. O drama brasileiro Querô finalmente chega às telas, após acumular prêmios em importantes festivais brasileiros onde foi exibido, como de Brasília e CineCeará. Para o público infantil (e seus acompanhantes adultos), a dica é a animação francesa Kirikou - Os Animais Selvagens, do mesmo diretor de Kiriku e a Feiticeira. Os dramas Deite Comigo e Anjos Exterminadores trazem alta carga de sensualidade e exploram relacionamentos em diferentes níveis. Já Fido – O Mascote é uma comédia que satiriza filmes de zumbis numa tentativa de criticar as relações sociais. Os documentários brasileiros Aboio e Pedrinha de Aruanda - Maria Bethânia, além da reestréia em cópia restaurada do clássico do cinema nacional O Homem que Virou Suco (1981), completam a lista de novidades nos cinemas a partir desta sexta-feira (14).

(06/09/07) - Neste feriado, os cinemas brasileiros serão inundados de estréias, que tendem a agradar principalmente aos que gostam de comédias. Eu os Declaro Marido e... Larry traz Adam Sandler fingindo ser gay para ajudar seu melhor amigo. A Hora do Rush 3 traz a dupla Jackie Chan e Chris Tucker numa história que mistura ação e comédia. Vira-Lata é mais destinado ao público infantil e é baseado no clássico desenho animado homônimo. Em circuito restrito, cinematografias das mais variadas nações tomam conta da lista de novidades, como o drama francês No Calor do Verão, o italiano Ângela, o russo O Pequeno Italiano e a produção franco-marroquina Marock. Somente no Rio de Janeiro, chegam A Morte do Bookmaker Chinês, O Grande Chefe e Algo Como a Felicidade, que já haviam entrado em cartaz em São Paulo.

(19/07/07) - Neste fim de semana, Transformers invade os cinemas brasileiros trazendo os cultuados robôs que povoaram a infância dos que viveram nos anos 80. Outra estréia é a comédia Saneamento Básico, o Filme, quarto longa-metragem dirigido pelo cineasta gaúcho Jorge Furtado (Meu Tio Matou Um Cara). O drama Ela é Poderosa, com Jane Fonda, Lindsay Lohan e Felicity Huffman, é outra novidade desta sexta-feira (20), além do chinês Em Busca da Vida, premiado no Festival de Veneza, a comédia romântica Baila Comigo e a produção alemã Algo Como a Felicidade.

(12/07/07) - Na última quarta-feira (11), os cinemas mundiais foram invadidos por Harry Potter e a Ordem da Fênix, que estreou no Brasil em mais de 700 cópias. Por isso, não há muito espaço para grandes estréias nesta sexta-feira (13), somente as que chegam em circuitos mais alternativos. O documentário brasileiro Fabricando Tom Zé é uma delas e foca o cantor que dá nome à produção. O drama nacional As Tentações do Irmão Sebastião também estréia nesta sexta, assim como o drama francês Medos Privados em Lugares Públicos, que chega somente em São Paulo depois de passar pelos cinemas cariocas. Para os ansiosos, no sábado (14), quarta (18) e quinta-feira (19), alguns cinemas terão pré-estréia de Transformers.

(05/07/07) - A França invade os cinemas brasileiros. Além de sua capital ser locação de duas das principais estréias, é desse país que vêm outras novidades no circuito cinematográfico a partir desta sexta-feira (6). Ratatouille, nova animação da Pixar, mostra as aventuras de um ratinho que sonha se tornar um chef em Paris, capital da alta gastronomia. Paris, Te Amo une 18 curtas-metragens dirigidos por cineastas de diversas nacionalidades – entre eles, os brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas. Todos desenvolvem histórias, de diversos gêneros cinematográficos, que se passam na capital da França. As produções francesas Quatro Estrelas e o drama Medos Privados em Lugares Públicos também estréiam neste fim de semana, mas em circuito restrito, além de Meu Irmão Quer se Matar, que estréia somente no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (11), as salas serão invadidas por Harry Potter e a Ordem da Fênix em sua estréia mundial.

(29/06/07) - A superprodução Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado chega nas salas brasileiras nesta sexta-feira prometendo agitar as férias escolares. Outra novidade neste fim de semana é O Balconista 2, continuação do cultuado filme dirigido por Kevin Smith em 1994. A comédia dramática O Tango de Rashevski e o documentário brasileiro 500 Almas completam a lista de estréias.

(14/06/07) - A grande novidade nos cinemas brasileiros é a animação Shrek Terceiro, que estréia nesta sexta-feira (15) com mais de 500 cópias. Outra novidade é o drama A Vida Secreta das Palavras, com Sarah Polley e Tim Robbins, além do brasileiro Cão Sem Dono. Dirigido por Beto Brant, o longa já havia entrado em circuito somente no Rio Grande do Sul. Em São Paulo, também estréia Depois do Casamento, indicado ao último Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

(07/06/07) - Chegando nos cinemas dia 7. A comédia romântica Totalmente Apaixonados estréia no embalo do Dia dos Namorados. O romance também permeia o brasileiro Não Por Acaso, mas a trama tem caminhos mais dramáticos. O drama também está presente em Infância Roubada, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2006. O documentário brasileiro Caparaó também estréia em circuito restrito, assim como Um Lugar na Platéia, que chega somente nos cinemas paulistanos, e Atravessando a Ponte: O Som de Istambul, dirigido por Fatih Akin. A produção francesa A Comédia do Poder é novidade nos cinemas do Rio de Janeiro.

(01/06/07) - Neste fim de semana, a principal estréia nos cinemas brasileiros é Zodíaco. O suspense dirigido por David Fincher (Clube da Luta) tem Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo no elenco e conta a história real das investigações sobre uma série de assassinatos cometidos em São Francisco, entre os anos 60 e 70. Outro destaque na lista de novidades é Extermínio 2, continuação do filme de 2002. O filme mostra uma Londres apocalíptica, devastada por um vírus que transforma humanos em zumbis. O suspense Premonições é protagonizado por Sandra Bullock, que também está em Confidencial. Assim como Capote, este drama mostra o trabalho de reportagem feito pelo escritor Truman Capote (aqui vivido por Toby Jones) para o livro A Sangue Frio. Daniel Craig, Jeff Daniels, Hope Davis, Gwyneth Paltrow, Isabella Rossellini e Sigourney Weaver são alguns dos atores que estão na produção. Transylvania foca a jornada de uma mulher na Romênia. São duas as produções brasileiras que entram em cartaz esta semana: o drama Inesquecível, uma história de amor permeada por desconfianças, e o documentário Histórias do Rio Negro, com entrevistas conduzidas pelo médico Drauzio Varella. Depois do Casamento, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, chega somente nos cinemas do Rio de Janeiro.

(24/05/07) - Neste fim de semana, Piratas do Caribe – No Fim do Mundo invade os cinemas brasileiros, ocupando nada menos do que 769 salas em todo o Brasil. Mesmo assim, algumas outras novidades ainda estão disponíveis aos cinéfilos que pretendem escapar da terceira aventura protagonizada pelo pirata Jack Sparrow (Johnny Depp) e sua turma. Uma delas é Nome de Família, belíssimo drama que conta a saga de uma família de imigrantes indianos nos EUA. O Tigre e a Neve é a nova comédia dramática dirigida pelo italiano Roberto Benigni, enquanto Princesas mostra o complicado dia-a-dia de duas prostitutas nas ruas da Espanha. Em São Paulo, outra novidade é Escola do Riso, comédia japonesa que já havia entrado em cartaz anteriormente no Rio de Janeiro, além do brasileiro Esses Moços e o documentário Yipee – Alegria de Viver. Nas telonas cariocas, Noite de Estréia - dirigido por John Cassavetes em 1977 – e A Leste de Bucares te (que já passou pelo circuito paulistano) são as novidades. Somente em Porto Alegre também estréia o documentário argentino O Último Bandoneon sobre um dos maiores “produtos de exportação” da cultura local, o tango.

(17/05/07) - Neste fim de semana, uma das novidades nos cinemas brasileiros é Alpha Dog, que conta a história real do mais jovem integrante da lista dos mais procurados pela FBI. No elenco, veteranos como Bruce Willis e Sharon Stone, além do cantor Justin Timberlake e Emile Hirsch. O Hospedeiro mistura drama, humor, ação, ficção e terror. A superprodução coreana vendeu mais de 13 milhões de ingressos no país, um recorde nos cinemas locais. Escola de Idiotas, com Billy Bob Thornton e Ben Stiller, é refilmagem norte-americana de uma produção britânica de 1960. Em circuito mais restrito, estréia a comédia dramática australiana Olhe Para os Dois Lados, o drama chinês Vício e Beleza e Uma Jornada de Esperança. Somente no Rio de Janeiro, Marcas da Vida e Além do Desejo também estréiam.

(10/05/07) - As novidades cinematográficas desta sexta-feira (11) são mais modestas e chegam em circuito restrito. Uma delas é o suspense Um Crime de Mestre, protagonizado por Anthony Hopkins e Ryan Gosling. O Amor Pode Dar Certo é o tipo de filme que deve atrair os fãs de romances com toques dramáticos. Lady Vingança é o último filme da “Trilogia da Vingança” idealizada pelo cineasta Chan-Wook Park e precedida por OldBoy (2003). Esta produção sul-coreana deve atrair os espectadores que não se abalam por cenas mais fortes, assim como o brasileiro Baixio das Bestas, premiado no último Festival de Roterdã (Holanda). Em Invasão de Domicílio, Jude Law e Juliette Binoche são dirigidos por Anthony Minghella. Outra novidade é Hércules 56, documentário que foca um episódio da ditadura militar brasileira. Somente no Rio de Janeiro também estréiam a comédia francesa Um Lugar na Platéia e A Última Cartada.

(03/05/07) - A estréia mais aguardada deste fim de semana é Homem-Aranha 3, que invade as salas brasileiras em pelo menos 650 cópias. Os mais ansiosos podem conferir o filme em pré-estréias programadas para a madrugada de quinta (3) para sexta-feira (4), à 0h01. Já os cinéfilos que pretendem assistir a alguma novidade nos cinemas, mas desejam ficar longe da “febre” do herói aracnídeo, também encontram opções em circuito mais restrito, como o drama inglês Marcas da Vida e o francês Eu Me Chamo Elisabeth. Lost Zweig e Ódiquê? são os representantes da safra brasileira em cartaz a partir de sexta-feira (4). O Guardião, premiado no Cine Ceará de 2005, estréia no Rio de Janeiro.

(26/04/07) - Uma das estréias desta sexta-feira é Miss Potter. Protagonizado por Renée Zellweger, o filme mostra a vida da escritora inglesa Beatrix Potter, famosa por ter escrito a série de livros infantis protagonizada por Peter Rabbit (inédita em versão brasileira). Os fãs de suspenses podem ser atraídos por outra produção, Primitivo, sobre um lendário crocodilo gigante que vive na África do Sul. Outra novidade é a comédia romântica Minha Mãe Quer Que Eu Case, protagonizada por Diane Keaton e Mandy Moore. Na lista das estréias desta semana, os representantes brasileiros são o documentário O Mundo em Duas Voltas e o drama Proibido Proibir. 100 Escovadas Antes de Dormir chega somente agora nos cinemas paulistanos – depois de ter passado pelas salas cariocas e já estar disponível em DVD -, enquanto que, no Rio de Janeiro, reestréia Faces, dirigido por John Cassavetes em 1968.

(19/04/07) - Neste fim de semana, chega aos cinemas brasileiros a comédia Motoqueiros Selvagens, que traz um forte elenco de atores veteranos, incluindo John Travolta e Tim Allen. O suspense Hannibal - A Origem do Mal traz de volta às telas o personagem Hannibal Lecter, eternizado em O Silêncio dos Inocentes (1991). Outra produção do gênero que estréia nesta sexta-feira (20) é A Colheita do Mal, protagonizada por Hillary Swank. O drama brasileiro Batismo de Sangue é baseado em livro homônimo de Frei Betto e traz uma história que se passa na ditadura militar. Para os que gostam de filmes de ação, a dica é A Última Cartada, que estréia somente em São Paulo, assim como o drama italiano Vermelho como o Céu, Melhor Filme de acordo com o Júri Popular na última Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Também em circuito restrito, estréia a ficção brasileira Sambando nas Brasas, Morô?, o drama grego Noivas, o suspense francês Inferno e a comédia japonesa Escola do Riso.

(12/04/07) - Neste fim de semana, chega aos cinemas brasileiros As Tartarugas Ninja – O Retorno, que traz em animação digital as aventuras dos personagens do desenho animado popular nos anos 90. O ator irlandês Cilian Murphy protagoniza duas estréias da semana: a ficção científica Sunshine – Alerta Solar, de Danny Boyle (Trainspotting – Sem Limites), e o drama Ventos da Liberdade, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2006. Duas produções de suspense chegam aos cinemas nesta sexta-feira 13: A Estranha Perfeita, com Halle Berry e Bruce Willis, e Caçados. O vencedor do último Oscar de Melhor Ator Forest Whitaker protagoniza o drama Maria, cujo elenco também conta com Juliette Binoche, Heather Graham e Matthew Modine. Em circuito mais restrito, outra novidade é a comédia portuguesa Viúva Rica Solteira Não Fica, estrelada pela brasileira Bianca Byington.

(05/04/07) - A Família do Futuro, a nova animação da Disney, chega esta sexta nos cinemas brasileiros e em 3-D em duas salas equipadas com esse tipo de tecnologia. Outra novidade deste fim de semana é a comédia nacional Caixa 2, adaptação de peça teatral homônima. As Férias de Mr. Bean traz trapalhadas do famoso personagem inglês, enquanto passa férias na França. Em circuito mais restrito, também estréiam a comédia dramática Um Beijo a Mais, refilmagem americana do italiano O Último Beijo, o drama israelense Uma Juventude como Nenhuma Outra e Na Cama. O documentário Cartola conta um pouco da vida do compositor que dá nome ao longa.

(30/03/07) - Neste fim de semana, a estréia que domina os cinemas é a superprodução 300. Baseado em graphic novel de Frank Miller, o longa-metragem conta com o brasileiro Rodrigo Santoro no elenco, mais um elemento que deve garantir seu sucesso nas salas do País. Não sobrou muito espaço para outras novidades nesta sexta-feira, que chegam em circuito restrito. São elas o documentário O Segredo, a comédia musical brasileira Ó Paí, Ó e, somente no Rio de Janeiro, o drama Uma Mulher Sob Influência, dirigido em 1974 por John Cassavetes.

(22/03/07) - Neste fim de semana, chega aos cinemas brasileiros a comédia Deu a Louca em Hollywood, que satiriza superproduções norte-americanas. Para o público mirim, a novidade é a aventura Arthur e os Minimoys, do cineasta francês Luc Besson. Jim Carrey interpreta um homem perturbado em Número 23 e Mark Wahberg, indicado ao último Oscar, protagoniza Atirador. Somente em algumas cidades, outra novidade é o brasileiro O Cheiro do Ralo. Protagonizado por Selton Mello, o filme foi exibido no Festival de Sundance, nos EUA, e foi premiado na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Festival do Rio. Somente em São Paulo, também estréiam as comédias dramáticas A Leste de Bucareste e Os Gigolôs.

(15/03/07) - Neste fim de semana, a novidade nos cinemas brasileiros que deve levar os mais jovens aos cinemas é a aventura infanto-juvenil Ponte para Terabítia, baseado em best seller homônimo. O drama O Bom Pastor traz Matt Damon e Angelina Jolie sob a direção de Robert De Niro. Scoop - O Grande Furo é o novo filme de Woody Allen, protagonizado por Scarlett Johansson e Hugh Jackman. Já a superprodução Maria Antonieta é o polêmico novo filme dirigido por Sofia Coppola.

(08/03/07) - Neste fim de semana, os cinemas brasileiros recebem novidades que devem agradar a todos os gostos. Norbit é uma comédia que traz Eddie Murphy em papel duplo. Já o drama A Pele tem Nicole Kidman no papel da lendária fotógrafa Diane Arbus. Outro filme baseado numa história real é Hollywoodland - Bastidores da Fama, sobre a busca de um detetive (Adrien Brody) pela verdade em relação à morte do ator George Reeves (Ben Affleck em interpretação que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza). O brasileiro Os 12 Trabalhos estréia depois de ter sido exibido em diversos festivais, nacionais e internacionais. A comédia dramática Lições de Vida traz Laura Linney e Rupert Grint (o Ron de Harry Potter) no elenco. Já o drama chinês Sonhos com Xangai ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2005. Dentre as estréias regionais, temos Um Amor Além do Muro e o documentário brasileiro Inacre ditável - A Batalha dos Aflitos, somente em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre; na capital paulista, chegam a comédia A Grande Final e a reestréia de Sombras, primeiro filme dirigido por John Cassavetes em 1959.

(01/03/07) - Neste fim de semana, uma das novidades nos cinemas brasileiros é Motoqueiro Fantasma. Protagonizado por Nicolas Cage, é a adaptação da história em quadrinhos homônima. Para os que gostam de uma comédia romântica, a dica é Letra e Música, estrelada por Drew Barrymore e Hugh Grant. O drama Notas Sobre um Escândalo traz a dupla indicada ao Oscar Cate Blanchett e Judi Dench, enquanto que a produção australiana Candy é estrelada por Heath Ledger no papel de um jovem viciado em drogas. Em circuito mais restrito, também chega À Margem do Concreto, documentário dirigido por Evaldo Mocarzel, premiado no Festival de Brasília em 2005.

(22/02/07) - Poucas estréias antecedem o Oscar, que será realizado no próximo domingo (25/2). Uma delas é a comédia Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América, protagonizado por Sacha Baron Cohen, vencedor do Globo de Ouro 2007 de Melhor Ator (Comédia ou Musical). Outra comédia que também chega às telas é Operação Limpeza, com Lucy Liu, Cedric the Entertainer e Mark Dacascos. O thriller de ação Sangue e Chocolate retoma o tema lobisomem, inserindo-o no amor impossível entre duas pessoas de mundos opostos.

(15/02/07) - Chega aos cinemas brasileiros o último concorrente à categoria Melhor Filme que ainda não havia estreado por aqui: Cartas de Iwo Jima, do premiado diretor e ator Clint Eastwood que ousou nesta versão da batalha de Iwo Jima, mostrando o lado japonês do conflito. Outra estréia que também pode amealhar algumas estatuetas é Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho, com Eddie Murphy e Jennifer Hudson, ambos candidatos ao Oscar de Ator e Atriz Coadjuvante. O polêmico Turistas também chega por aqui, depois de causar discussões acaloradas por retratar um Brasil violento. Outro filme que é ambientado em parte no Brasil é Perigosa Obsessão, do argentino Raul Rodriguez Peila, que estréia somente em São Paulo. Para quem gosta de artes marciais, Jet Li está de volta como o lendário mestre de kung fu Huo Yuanja em O Mestre das Armas. Para a criançada, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali aprontam mais uma das suas em seu novo longa A Turma da Mônica - Uma Aventura no Tempo.

(08/02/07) - Mais um concorrente ao Oscar de Melhor Filme estréia no País. Nesta sexta-feira (9/2), chega aos cinemas A Rainha, protagonizado por Helen Mirren que também está indicada a Melhor Atriz, depois de ter ganhado o Globo de Ouro da categoria. A performance de Kate Winslet, também indicada à estatueta, pode ser conferida no drama Pecados Íntimos, filme de Todd Field que concorre ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Depois de estrear em apenas alguns cinemas do Nordeste brasileiro, Rocky Balboa, sexto filme da série com Sylvester Stallone, chega na maioria dos Estados. O novo longa de Tata Amaral, Antonia, traz o talento de Negra Li, Leila Moreno, Quelynah e Cindy às telas, depois do sucesso no seriado de televisão.

(01/02/07) - As estréias nos cinemas brasileiros deste fim de semana têm tudo para deixar qualquer amante de cinema atordoado. Isso porque são muitas as opções de bom entretenimento disponíveis ao espectador a partir desta sexta-feira. Muitos indicados ao Oscar entram em cartaz, como é o caso de A Conquista da Honra, drama dirigido por Clint Eastwood que se passa na Segunda Guerra Mundial. Outra produção bélica é o argelino Dias de Glória, que concorre à estatueta de Melhor Filme Estrangeiro. Os protagonistas de À Procura da Felicidade e O Último Rei da Escócia - Will Smith e Forest Whitaker, respectivamente – disputam na categoria Melhor Ator. Os fãs de animações também vão se divertir com as novidades: O Homem Duplo é somente aos espectadores adultos, dos que gostam de filmes “cabeça”; Dogão - Amigo Pra Cachorro e o nacional Os Brichos são destinados ao público infantil. O documentário brasileiro Pro Dia Nascer Feliz, premiado no Festival de Gramado de 2006, também chega neste fim de semana, assim como Rocky Balboa: a sexta aventura do boxeador interpretado por Sylvester Stallone estréia somente em algumas capitais nordestinas.

No fim de semana passada, após o anúncio dos indicados ao Oscar, a única estréia que concorre ao principal prêmio de Hollywood é o épico Apocalypto. Dirigido por Mel Gibson, o filme disputa a estatueta em três categorias: Melhor Maquiagem, Som e Efeitos Sonoros. Outra superprodução que chega às salas brasileiras nesta sexta-feira é Perfume - A História de um Assassino. Baseado em clássico da literatura homônimo, é o filme mais caro já feito na Alemanha. A Grande Família – O Filme é a novidade nos cinemas que agradará aos fãs do programa televisivo que deu origem à comédia. Para os admiradores de dramas, a dica é Poder Além da Vida, outra estréia baseada num best seller. Em circuito restrito também chega O Violino, premiado pelo júri da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

CINEMAS 2006

DEZEMBRO / 2006

Eragon
Em Direção ao Sul
A Conquista da Honra (Flags Of Our Fathers)
Hello Kitty – Cuidar e Compartilhar
Os Squishees
João Paulo II
Madre Teresa
Tubarões Assassinos
Abominável
A Tumba Secreta

NOVEMBRO / 2006

O Céu de Suely
Canta Maria
Vestido de Noiva
Anjos da Vida - Mais Bravos que o Mar
Santo Antonio Guerreiro de Deus
Os Infiltrados
Volver
Amigas com Dinheiro
Sonhos e Desejos
Incuráveis
Tow in Surfing
Jogos Mortais 3
O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias
A Última Noite
O Grande Truque
Uma Verdade Inconveniente
Paixão Sem Limites
Macunaíma
Cavaleiros do Zodíaco: Prólogo do Céu
Happy Feet: O Pingüim (Happy Feet)

OUTUBRO / 2006

Fica Comigo Esta Noite
O Segredo dos Animais
O Sacrifício
Flyboys
Caminho Para Guantánamo
Pintar ou Fazer Amor
100 Escovadas Antes de Dormir
Amigas com Dinheiro
A Ilha do Terrível Rapaterra
A Oitava Cor do Arco-Íris
C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor
Cinema, Aspirina e Urubus
Crônica de Uma Fuga
Dália Negra
Deu a Louca na Chapeuzinho
Dia de Festa
Do Luto à Luta
Eu me Lembro
Marcello - Uma Vida Doce
Medo e Obsessão
Muito Gelo e Dois Dedos D'Água
O Bicho Vai Pegar
O Grito 2
Pequena Miss Sunshine
Sonhadora
Um Cara Quase Perfeito
Wood & Stock - Sexo, Orégano e Rock'n'Rol

SETEMBRO / 2006

A Casa Monstro
A Dama na Água
Abismo do Medo
Amantes Constantes
As Torres Gêmeas
Asterix e os Vikings
Cafundó
Casseta e Planeta 2
Cavaleiros do Ar
Diabo Veste Prada
Dias de Abandono
Dois é Bom, Três é DemaiS
Efeito Borboleta 2
Ela é O Cara
Eleição - O Submundo do Poder
Lucas - Um Intruso no Formigueiro
Maldição
Menina Má.Com
Minha Super Ex-Namorada
Morro da Conceição
O Maior Amor do Mundo
O Pequenino
Os Esquenta-Banco
Serpentes a Bordo
Tapas
Vôo United 93
Xeque-Mate

AGOSTO / 2006

Trair e Coçar é Só Começar
Miami Vice
A Casa do Lago
Terror em Silent Hill
Obrigado por Fumar
Quase Virgem
Anjos do Sol
Jogo Mortal
Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio
Click
Café da Manhã em Plutão
O Arco
Bolívia - História de uma Crise
Fave la Rising
Um Craque Chamado Divino
O Sol - Caminhando Contra o Vento
Intervalo Clandestino
Grupo Galpão
Zuzu Angel
A Prova
Sentinela
Protegida por um Anjo
Assombração
Pai e Filho

JULHO / 2006

Estamira
Sob o Efeito da Água
A Cidade Perdida
A Hora do Rango
Verdade Nua
Viagem Maldita
Superman - O Retorno
Transamérica
100 Escovadas Antes de Dormir
Piratas do Caribe 2
George - O Curioso
Bandidas
Premonição 3
Os Sem Floresta

JUNHO / 2006

A Profecia 666
Sorte no Amor
Apenas Amigos
A Prova
Uma Nova Vida
Pergunte ao Pó
Fica Comigo Esta Noite
Seres Rastejantes
Vem Dançar
Garfield 2
Poseidon
Café da Manhã em Plutão
A Casa do Lago
Até que o Casamento nos Separe
Viagem Maldita
Carros

FEVEREIRO / 2006

Wolf Creek
A Caverna
Syriana - A Indústria do Petróleo
Memórias de Uma Gueixa
O Segredo de Brokeback Mountain
Ponto Final

Orgulho e Preconceito
Boa Noite e Boa Sorte
Dizem Por Aí...
Munique
Tudo em Família
O Jardineiro Fiel
O Lixo e a Fúria
Orgulho e Preconceito

JANEIRO / 2006

A Casa Vazia
A Passagem
As Crônicas de Nárnia
As Loucuras de Dick & Jane
Cinema, Aspirina e Urubus
Didi, Caçador de Tesouros
Doze é Demais 2
E Se Fosse Verdade
Em Seu Lugar
Eros
Escuridão
Heróis Imaginários
Nanny McPhee - A Babá Encantada
Os Produtores
Querida Wendy
Se Eu Fosse Você
Soldado Anônimo
Tudo em Família
Valiant - Um Herói que Vale a Pena
Vida de Menina
Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço
Zathura - Uma Aventura Espacial
O Senhor dos Ladrões

Clique aqui para ver os filmes que estrearam nos meses passados.

Topo