VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO 4

 
   

O VÔO DA FÊNIX
DENNIS QUAID, GIOVANNI RIBSI & MIRANDA OTTO

Frank Towns (Dennis Quaid) é um piloto de aviões de carga que, juntamente com seu co-piloto A.J. (Tyrese), é enviado para a Mongólia.

A dupla tem a missão de retirar do local uma equipe de exploração petrolífera, já que o projeto fora interrompido.

Pouco após a decolagem do vôo de volta, quando sobrevoam o deserto de Góbi, o avião enfrenta uma forte tempestade de areia, que arranca suas antenas e destrói o motor esquerdo.

O avião sofre uma pane geral e Frank é obrigado a realizar uma aterrissagem forçada em pleno deserto.

Com o avião avariado e sem chances de conserto, os 11 tripulantes se vêem presos no deserto e, para piorar, com pouca água e comida.

Até que um dos sobreviventes, Elliott (Giovanni Ribisi), propõe uma idéia louca: construir um novo avião com os destroços do primeiro.

A proposta é rechaçada por todos de imediato mas, com a situação se tornando cada vez mais crítica, eles decidem arriscar e levar o plano adiante.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: John Moore
Escritores: Scott Frank & Edward Burns

Baseado no roteiro de Lukas Heller

Gênero: Ação

Site Oficial: www.flightofthephoenix.com

Fox Filmes

Título Original: Flight of the Phoenix
Tempo: 113 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2004 - EUA - Lançamento nacional dia 4 de março de 2005
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Dennis Quaid .... Frank Towns
Giovanni Ribisi .... Elliott
Tyrese .... A.J.
Miranda Otto .... Kelly
Tony Curran .... Rodney
Sticky Fingaz .... Jeremy
Jacob Vargas .... Sammi
Hugh Lauren .... Ian
Scott Michael Campbell .... Liddle
Kevork Malikyan .... Rady
Jared Padalecki .... Davis
Paul Ditchfield .... Dr. Gerber
Martin Hindy .... Newman
Bob Brown .... Kyle

FICHA TÉCNICA

Produção .... William Aldrich
Produção .... Alex Blum
Produção .... John Davis
Produção .... Wyck Godfrey
Música .... Marco Beltrami
Fotografia .... Donal Caufield
Fotografia .... Brendan Galvin
Desenho de Produção .... Patrick Lumb
Direção de Arte .... Jennifer Blatt
Direção de Arte .... Timothy M. Earls
Direção de Arte .... Alan Hook
Direção de Arte .... Andrew Menzies
Figurino .... George L. Little
Edição .... Don Zimmerman
Efeitos Especiais .... The Farm West

COMPANHIAS PRODUTORAS

20th Century Fox
Optional Pictures
David Entertainment

DISTRIBUIDORA
20th Century Fox Film Corp.

ERROS

1. No começo do filme o avião pousa e se preparar para carregar e decolar, mas porque ele pára em duas posições diferentes? Primeiro ele está junto da casa, depois afastado. Será que manobraram o avião depois só para carregar? Então porque já não pararam na posição correta?

2. Quando Rodney fala com o negro A.J. no avião, assim que sobe, a cabeça de A.J. está reta, mas na tomada de frente sua cabeça está inclinada.

3. Frank joga o cilindro de cartuchos da ignição para A.J. carregar, mas a posição da mão dele segurando o cilindro muda da primeira para a segunda tomada.

4. 0:08:51h Quando Frank e seu co-piloto estão finalizando a lista de checagem para voarem, eles vão para as janelas do cockpit e dizem que as janelas estão "fechadas e travadas". Alguns segundos mais tarde, numa tomada externa, a janela do piloto está largamente aberta. Depois em 0:08:58 a do co-piloto também. E durante todo o trajeto no solo as janelas permanecem abertas. (Contribuição de Mário Netto - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

5. Perto de decolar Frank diz que está livre do seu lado. Neste momento vemos objetos ao lado da pista, mas na tomada aberta do avião na pista, não existe nada ao lado direito do avião.

ABSURDO: 6. 0:12:38h Quando o avião começa a sobrevoar a tempestade, podemos ver que o avião mostrado de cima agora é outro diferente, provavelmente feito por CG. Olhe os desenhos nas asas. O pior ainda é que o número na asa é outro diferente. [CONFERIR O ERRO]

7. 0:15:47h 2. Durante a batida, o co-piloto leva a pancada e fica inconsciente enquanto breca, então o avião rodopia em volta de si mesmo virando de cabeça para baixo em um momento, mas o corpo do homem não se move, mesmo sem estar de cinto. (Contribuição de Mário Netto - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

8. Mesmo parecendo inconsciente, durante a pirueta, o co-piloto move seu braço provavelmente para se segurar em algo.

9. Durante a pirueta o loiro encosta sua cabeça no rapaz de boné vermelho, depois do corte ele está bem afastado.

10. Depois de bater a traseira do avião, um homem cai, só que ele cai na vertical, o que seria impossível. Ele está na mesma velocidade do avião, portanto deveria cair fazendo um arco, ou seja: cair inclinado, e não de cima para baixo reto.

ABSURDO: 11. 0:17:02h O avião perde o trem de pouso do seu lado esquerdo, mas em uma das cenas anteriores, ele aparece sem os dois trens de pouso antes mesmo da roda se soltar, que acontece só em 0:17:17h.

12. Frank sai da cabine e pergunta se todos estão bem passando por um homem com ferimentos e sangrando, mas ele não liga e vai direto falar com a garota que não tem nenhum aranhão. Estranho não?

13. O rapaz se levanta e diz que vai sair, mas porque ele não faz isto pela parte de trás do avião que foi arrancada, em vez de querer sair pela porta?

14. Numa das cena o avião aparece totalmente coberto de areia, tanto que eles tem que fazer um furo com um cano para entrar ar, só aparece a ponta da hélice para fora. Depois o avião aparece quase todo fora da areia. Como ele saiu de debaixo da areia?

15. Depois do enterro do médico e do outro passageiro, o loiro Elliott aparece sozinho e parado, observe que nas duas tomadas seguidas dele, a sua sombra muda de posição e tamanho.

16. Quando Elliott sobe na cauda do avião e olha, é possível ver no reflexo dos seus óculos a iluminação da equipe de filmagem.

17. Quando eles montam a tenda, é possível perceber que o avião já está mais para fora da areia do que antes.

18. Davis morre logo depois de ir fazer xixi. Seu corpo aparece enterrado até a metade. Como ninguém o viu? Será que ele andou quilômetros para fazer um xixizinho?

19. Porque eles deixam a água do lado de fora do avião para esquentar? Deveriam deixá-la do lado de dentro para ficar numa temperatura melhor.

20. 0:51:35h Quando eles separam a asa, Frank fala algo, mas sua boca não se mexe. Se fosse apenas um pensamento, porque A.J. responde?

21. Depois da explosão Frank corre e pergunta se estão todos bem. Do lado direito da tela você pode ver a sombra da equipe de filmagem se aproximando com a câmera.

22. Na cena em que o tanque de óleo explode, quando a câmera dá um close-up na explosão, depois da tomada de longe, você pode ver um homem andando do lado direito da tela, dando uma olhada na câmera, então ele se abaixa rapidamente. (Contribuição de Mário Netto - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

23. Ainda nesta mesma tomada é possível ver outro homem correndo por trás do avião que está do lado direito da tela. Se são dois dos tripulantes, porque eles estão ali ainda, se antes já haviam se afastado do avião e se reunido? Ou será que os dois são da equipe de filmagem?

24. Quando o negro desliga o rádio e muda a música, ele se afasta com as mãos abaixadas, depois do corte ele está se afastando novamente e com um prato na mão.

25. Depois de Alex ser atingido pelo tiro e ser levado para o acampamento, Frank está escutando algo que ele fala. Numa das tomadas vemos Kelly tirar sua mão esquerda do peito dele suja de sangue, na próxima tomada sua mão está em cima da outra e ainda no peito do rapaz.

26. ABSURDO: Logo depois desta cena, sua mão direita aparece na tomada lateral segurando a mão ensangüentada do rapaz, quando Frank se levanta.

27. Quando Elliott atira na cabeça do nômade, você percebe que a fumaça que sai, vem de detrás da cabeça dele, na caixa.

28. Depois da discussão, Elliott é jogado no chão numa posição, mas quando se levanta está em outra diferente.

29. Apesar de fazer um vento forte capaz de levantar o avião do chão, o cabelo de Kelly não se mexe um centímetro em uma das cenas.

30. Quando eles estão discutido enquanto constroem um lugar novo, Frank Towns observa que o motor põe para fora 2000 libras de pressão. O poder de um motor de um avião de pistão é medido por força-de-cavalo. Libras de pressão se mede um motor de jato.  (Contribuição de Mário Netto - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

31. Em uma das cenas uma chave de fenda some do lado do ator Dennis Quaid, quando eles estão montando o avião para escapar do deserto.  (Contribuição de Mário Netto - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

32. Quando a Fênix começa a voar no final do filme, uma das tomadas mostra a terra coberta de largas rochas. Mas na próxima tomada a terra está lisa.  (Contribuição de Mário Netto - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

33. Quando Frank recebe a correntinha, ele vai em direção ao avião passando pela hélice. Observe que a posição das cordas mudam entre as tomadas, e a corda pendurada numa das pás não está mais lá na segunda tomada.

34. Quando os nômades vão atrás do avião, nitidamente a distância entre eles e a aeronave muda entre os cortes. Primeiro perto, depois longe, e depois perto novamente.

35. Ninguém tira a escada lateral do avião quando sobem a bordo, mas logo depois que o avião decola, ele está sem a escada.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A Fox Film e o Falha Nossa convidaram você para um vôo inesquecível.
Eles mandaram um e-mail respondendo: O que os sobreviventes vão construir para fugir do deserto?
E concorreram a prêmios exclusivos e inéditos do filme. Confira os prêmios e o resultado.

ao 15º  lugar
1 par de ingressos

Adriana Soares Santos do Rio - São Paulo / SP
André Cardoso Netto - Curitiba / PR
Andréa Gonçalves Carneiro - Belo Horizonte / MG
Andrea Ribeiro dos Santos - São Paulo / SP
Cezar Maria Bollis - Porto Alegre / RS
Cleto Soares de Paula - Recife / PE
Cristiano da Silva Goncalves - Hortolândia / SP
Elisângela Bolanho - Mogi das Cruzes / SP
Gabriel Augusto de Azevedo Bueno - Curitiba / PR
Hellymackson Ariévilo Moura de Oliveira - Natal / RN
Maxwell Perona Ribeiro - Belo Horizonte / MG
Patricia Almeida West - Rio de Janeiro / RJ
Sérgio Alves Pereira - São Paulo / SP
Tiago Cortez - Natal / RN
Wendell Paiva Vita - Rio de Janeiro / RJ

A Fox Films e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

::.. FOX ..::

IMAGENS E CURIOSIDADES

Refilmagem de O Vôo da Fênix de 1965.