VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO 2

 

 
 

A PAIXÃO DE CRISTO
JAMES CAVIEZEL

Um filme que detalha as horas finais e a crucificação de Jesus Cristo.

Este é um filme inovador, brilhante, violento, perturbador sobre as últimas 12 horas da vida de Jesus desde o momento em que o prendem no Jardim das Oliveiras, até à crucificação, terminando com a ressurreição.

Católico praticante, Mel Gibson quis fazer um filme, o mais realista possível que transmitisse às pessoas o que Cristo sofreu nas 12 últimas horas da sua vida.

"A Paixão de Cristo", segundo Mel Gibson foi recriada com base nos 4 evangelhos que constituem o novo testamento.

No filme as personagens exprimem-se cada uma na língua que falava na altura: Os judeus, entre os quais Jesus e os seus discípulos, falam aramaico e os romanos falam latim coloquial.

Mel Gibson quis que a fotografia lembrasse os contrastes reais de luz e sombra dos quadros do pintor barroco italiano Caravaggio. O filme foi rodado na Itália, quase todo à noite ou com cortinas fechadas para que fosse conseguido o efeito de uma luz que luta para vencer a escuridão.

Para o elenco, Mel Gibson escolheu atores quase todos italianos, cuja fisionomia se assemelhasse à dos povos daquela região. Para o personagem de Jesus, Gibson não quis um ator "bonitinho de olhos azuis". Jim Cazaviel, é um Jesus moreno, de olhos castanhos. Monica Bellucci foi a atriz escolhida para o papel de Maria Madalena.

A ação de "A Paixão de Cristo" começa no Jardim das Oliveiras, pouco depois da última ceia. Traído por Judas, Jesus é levado aos lideres religiosos judeus que o acusam de blasfêmia. Como não têm poder para o condenar, entregam-no a Pilatos – o governador romano da Palestina que o envia a Herodes mas este devolve Jesus a Pilatos. Não encontrando justificativas para mandar matar Jesus, Pilatos dá a escolher ao povo entre Jesus e o criminoso Barrabás. O povo pede-lhe que condene Jesus e liberte Barrabás.

Entregue aos soldados romanos, Jesus é flagelado barbaramente e levado, já irreconhecível, novamente a Pilatos que o tenta libertar mas que acaba por ceder à vontade da multidão que exige a crucificação de Jesus.

Coroado de espinhos e novamente açoitado pelos soldados romanos, Jesus vai ter de carregar a cruz pelas ruas de Jerusalém até ao monte onde será crucificado. 3 horas depois de ser crucificado, Jesus morre, o céu escurece e a terra treme.

"A Paixão de Cristo" é um filme impressionante com cenas de grande violência, classificado para maiores de 16 anos. São particularmente perturbantes as cenas em que Jesus é flagelado pelos soldados romanos e a crucificação.

Este é um filme a que não se fica indiferente. Um filme inovador que muitos críticos já disseram que vai mudar a história do cinema. "A Paixão de Cristo" número 1 de bilheteira nos Estados Unidos, que estreou dia 25 de Fevereiro é também o número 1 em debates e polêmicas pelo mundo inteiro, e com certeza o será também no Brasil.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Mel Gibson
Escritores: Benedict Fitzgerald & Mel Gibson

Gênero: Drama

Site Oficial: http://foxfilm.terra.com.br/filme.php?id_filme=478

20th Century Fox

Título Original: The Passion of the Christ
Tempo: 127 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2004 - EUA - Estréia Nacional dia 11 de março de 2004.
Recomendação: 16 anos.

ELENCO

James Caviezel (Jim) .... Jesus
Monica Bellucci .... Magdalene
Claudia Gerini .... Claudia Procles
Maia Morgenstern .... Mary
Sergio Rubini .... Dismas
Toni Bertorelli .... Annas
Roberto Bestazzoni .... Malchus
Francesco Cabras .... Gesmas
Rosalinda Celentano .... Satan
Emilio De Marchi .... Romano
Francesco De Vito .... Peter
Lello Giulivo .... Romano
Abel Jefry .... Segundo Oficial do Templo
Hristo Jivkov .... John
Luca Lionello .... Judas

PRODUTORAS

Icon Productions
Marquis Films Ltd.

DISTRIBUIDORAS

Newmarket Film Group USA
20th Century Fox de Argentina
A-Film Distribution 2004 Netherlands
Aurum Producciones S.A. Espanha
Constantin Film Alemanha
Eagle Pictures S.p.a. 2004 Itália
Equinox Films 2004 Canadá
Icon Entertainment International

ERROS

1. Quando a Maria vai limpar o sangue de Jesus, podemos ver o reflexo do microfone na poça grande de sangue.Erros do FalhaNossa.com

2. No filme podemos ver um camelo, aquele que possui duas corcovas, que é originário do deserto de Gobi e das estepes da Ásia Central. O mamífero do filme deveria ter apenas uma corcova, ou seja; deveria ser um dromedário. (Contribuição também de Ricardo - Ribeirão Preto / SP - Fã de Carteirinha)

3. Jesus tropeça e cai no chão enquanto leva a cruz, vemos seu olho esquerdo machucado, mas na outra tomada é o seu olho direito que está machucado.Erros do FalhaNossa.com

4. Quando Jesus leva a cruz ele cai freqüentemente. A posição da sua mão muda várias vezes entre os cortes.Erros do FalhaNossa.com

5. Existem várias discrepâncias entre todo o material existente e o que é contado no filme. Mas isto vamos deixar para vocês analisarem.Erros do FalhaNossa.com

6. Quando Jesus é chicoteado, antes do Centurião dizer algo, o olho inchado de Jesus muda do direito para o esquerdo voltando depois para o direito.Erros do FalhaNossa.com

7. O sangue na cruz de Jesus desaparece e aparece várias vezes entre os cortes quando ele a está carregando.Erros do FalhaNossa.com

8. O pano de Jesus está todo sujo de sangue antes dele levar a cruz, mas depois ele aparece limpo assim que começa sua jornada.Erros do FalhaNossa.com

9. Quando Maria está segurando Jesus depois de morrer, você pode vê-lo piscando algumas vezes.Erros do FalhaNossa.com

10. Conforme a real crucificação romana, os pés de Jesus não seriam pregados à cruz até que ele estivesse elevado.Erros do FalhaNossa.com

11. Durante a cena onde eles levantam a cruz de Jesus, podemos ver que eles utilizam duas cordas para fazer isto, mas a corda da esquerda está frouxa, indicando que o que levantou a cruz na realidade foi outra coisa, e não as cordas efetivamente.Erros do FalhaNossa.com

12. Quando estão chicoteando Jesus, os chicotes usados são diferentes dos reais usados na época. Os usados na época eram feitos de tiras de couro com pontas de metal quadradas, ou ganchos de ferro.Erros do FalhaNossa.com

13. Quando Maria vê Satanás na multidão, um guarda também o vê seguindo-o com os olhos. Porém é declarado que só Maria poderia ver o Satanás.Erros do FalhaNossa.com

14. Na cena onde estão machucando a mão esquerda de Jesus, podemos ver atrás dela a mão real do ator.Erros do FalhaNossa.com

15. Na cena onde Pedro está assistindo Jesus ser interrogado pelos anciões, existem muitas pessoas ao redor dele, mas depois aparecem apenas três, então depois existem novamente várias pessoas ao seu redor. Isto se repete em algumas cenas.Erros do FalhaNossa.com

16. Na cena em que a mulher tenta servir um pouco de água para Jesus, enquanto ele carrega a cruz, podemos perceber que do ponto em que ela se aproxima existe um soldado na frente dela, mas termina disfarçando deixando a mulher passar. Ela continua andando até que em outra tomada aparecem dois soldados na sua frente novamente sem fazer também nada com a mulher. A cena muda e os dois desaparecem deixando o caminho livre para que ela chegue até Jesus. (Contribuição de Rodrigo Spurio - Fã de Carteirinha)

17. Quando Jesus começa a sua caminhada com a cruz, ele é acompanhado por dois bandidos com suas respectivas madeiras. Após algumas tomadas, os dois bandidos não aparecem mais até o final quando vai ser crucificado. Onde eles foram? Tomar um cafezinho? (Contribuição de Brasilino T. Kayano - Fã de Carteirinha)

18. Na cena em que Maria beija os pés sangrentos do seu Filho crucificado, logo que ela se afasta não há o menor sinal de sangue em sua face. Na cena seguinte ela aparece com o rosto coberto por manchas de sangue. (Contribuição de Waldeban - Fã de Carteirinha)

19. Bom bem no começo do filme Jesus aparece com o rosto todo sujo e meio machucado. Isso no Jardim das Oliveiras. Porém na hora que os soldados chegam para prendê-lo, ele está com o rosto perfeito, limpinho. (Contribuição de Mariana Buglia - Fã de Carteirinha)

20. Na cena em que Cláudia oferece à Maria um certo pano para ela secar o sangue de Jesus, repare que o tal pano parece uma toalha novinha e, ou, recém lavada com amaciante de roupas. Chama a atenção logo na primeira cena. Depois, quando Maria e Madalena secam o chão onde Jesus fora chicoteado, o mesmo pano (toalha) parece ainda mais “fofo”, uma vez que não absorve totalmente o sangue do chão. (Contribuição de Rodrigo dos Santos - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)

21. CORRIGIDO: Logo no começo do filme quando Judas recebe o pagamento, um dos líderes judeus joga o saco de de dinheiro e ele o segura com a mão direita derrubando as moedas no chão. Quando ele se abaixa para juntá-las o saco ainda está na sua mão direita, mas quando a cena é cortada vemos o saco do seu lado esquerdo como ele o tivesse colocado ali com a mão esquerda. (Contribuição de Vinicius Baccan - Americana / SP - Fã de Carteirinha)

22. Quando Jesus está sendo interrogado pela primeira vez pelo Governador (Pilatos) num local reservado, aparece abaixo do olho esquerdo de Jesus um grande hematoma, mas logo em seguida quando eles voltam até a multidão, o hematoma parece que sumiu. (Contribuição de Vinicius Baccan - Americana / SP - Fã de Carteirinha)

23. Pouco antes de Jesus ser "trocado" por Barrabás, um tumulto começa logo a frente da multidão, entre soldados e as pessoas que estão no meio da multidão, mas em seguida quando aparece uma tomada atrás de Pilatos, parece que está tudo normal, mas no corte seguinte a confusão continua. (Contribuição de Vinicius Baccan - Americana / SP - Fã de Carteirinha)

24. Durante a crucificação, os soldados dão marretadas nos joelhos dos outros dois crucificados, deixando-os bastante machucados, mas numa tomada aérea, o joelho do que está à esquerda de Jesus, está sem marca alguma. (Contribuição de Vinicius Baccan - Americana / SP - Fã de Carteirinha)

25. Quando aparece a coroa de espinhos e os pregos numa cena isolada logo após Jesus ser retirado da cruz, não há nenhum sinal de que os pregos foram entortados. Isso é mostrado claramente quando os soldados viram a cruz com Jesus para baixo e entortam os pregos até grudarem na madeira. (Contribuição de Vinicius Baccan - Americana / SP - Fã de Carteirinha)

26. O galo não cantou quando Pedro negou conhecer Jesus por três vezes. Isto fica claro no filme. (Contribuição de Carlos Cunha - Fã de Carteirinha)

27. Quando Jesus leva a cruz com o auxilio de um homem, ele bate no rosto deste homem várias vezes com a coroa de espinhos e não acontece nada. (Contribuição de Eduardo Menga - Fã de Carteirinha)

28. Na época em que Jesus foi crucificado, o prego era transpassado no punho, e não nas mãos como comumente vemos em pinturas, crucifixos e no filme. O prego nas mãos feririam duas coisas: a passagem de Isaias em que pregava que nenhum osso lhe seriam quebrado (na mão quebraria) e o prego nas mãos não suportariam o peso do corpo, apesar de no filme ele estar amarrado também. (Contribuição de Sérgio Carvalho - Fã de Carteirinha)

29. Jesus pede que Deus o afaste do cálice. Neste momento a lua é encoberta pelas nuvens deixando o ambiente onde Jesus está todo escuro, porém atrás e em volta dele fica claro como se a Lua ainda estivesse clareando.

30. Um dos soldados é atingindo na orelha perdendo-a quando eles vão prender Jesus. Vemos que na primeira cena ele é atingindo na cabeça e seu capacete voa. Logo depois a cena é repetida.

31. Este soldado vira sua cabeça para a sua esquerda para que Jesus possa ver seu ferimento na tomada que o mostra de frente, depois do corte ele está com a cabeça para a frente.

32. Quando Jesus é levado até o pátio para ser julgado na frente de Pilatos, ele está cercado de soldados, dois do seu lado esquerdo, um do seu lado direito e quatro ou cinco atrás dele. Depois que Pilatos pergunta qual a acusação, depois do corte já na tomada geral do pátio, ele está sozinho com todos os guardas bem mais para trás.

33. Depois desta tomada existe outra que mostra Jesus mais em close e os guardas agora já podem ser visto bem mais próximos dele o que não acontecia na tomada anterior.

34. Qunado Pilatos oferece água para Jesus, ele o faz esticando o braço esquerdo, depois do corte seu braço não está mais esticado, está agora perto do peito.

35. ABSURDO: Aos 41 minutos do filme, na sala reservada de de Pilatos, ele oferece água para Jesus, e este não diz nada. Pilatos começa a andar para o lado direito de Jesus na sua tomada de frente, porém depois do corte para sua tomada de trás, ele está exatamente do lado esquerdo de Jesus. Observe que este erro se repete novamente depois.[CONFERIR O ERRO]

36. Depois desta cena existe outro corte para o rosto de Pilatos falando, porém nesta tomada percebemos que ele já está do lado direito de Jesus, outro corte, agora para Jesus que direciona seu olhar para o seu lado esquerdo, exatamente o lado oposto onde estava Pilatos na tomada anterior. Outro corte e agora Pilatos está do lado esquerdo de Jesus.

37. ABSURDO:  Depois que eles conversam um pouco, Pilatos se dirige para o lado direito de Jesus, mas depois do corte para a tomada das costas de Jesus, onde Pilatos pergunta se ele é um Judeu, vemos que agora Pilatos anda para o outro lado.

38. Ainda nesta tomada Pilatos está do lado esquerdo de Jesus quando um segundo antes se dirigia para o lado contrário, porém depois que Pilatos pergunta se Jesus é um rei, Jesus vira a cabeça para o seu lado direito, indicando que Pilatos está novamente agora do outro lado.

39. Ainda nesta cena percebemos que Jesus olha para um lado quando na realidade Pilatos está do outro.

40. No final da conversa Pilatos chega bem próximo do rosto de Jesus pelo lado esquerdo na tomada feita das costas do prisioneiro, porém depois do corte para a tomada do rosto de Jesus, Pilatos está do lado direito.

41. na frente do povo, Pilatos diz que o prisioneiro deve ser levado para Herodes, neste momento ele está com a cabeça reta, existe um corte para os religiosos e quando a tomada volta para Pilatos ele está com a cabeça inclinada.

42. Quando Claudia chega para falar com Pilatos que está sentado, ela aparece sozinha na tomada e seu vestido abaixado revela seu ombro direito, um segundo depois quando ela está perto do marido seu vestido está cobrindo seu ombro.

43. Ainda no quarto, Claudia entra e Pilatos a olha levantando a cabeça, depois do corte ele está com a cabeça abaixada.

44. Ainda na conversa Claudia lhe faz uma pergunta e ele levemente vira a cabeça para a esquerda como que olhando para o lado, porém depois do corte ele está olhando praticamente para trás, então ela se abaixa um pouco e coloca sua mão no rosto dele.

45. Nesta cena ainda percebemos que ela está atrás dele, porém depois do corte rápido ela já está do lado dele.

46. Quando eles estão falando de "verdade" a mão dela está no queixo dele e desce um pouco para baixo, porém depois do corte para a tomada de longe, a mão já aparece no peito do marido, enquanto que a outra mão está quase abraçando-o, o que não acontecia antes.

47. ABSURDO: Aos 46 minutos do filme, Cláudia segura as duas mãos do marido, porém depois do corte sua mão está no ombro dele, na cena em que o marido diz a frase: " Se eu o condená-lo seus seguidores poderão fazer...".

48. Um dos seus soldados aparece na entrada do quarto e fala que o prisioneiro está sendo trazido de volta porque Herodes não quer julgá-lo. Nesta cena ele fica parado ao lado esquerdo da parede segurando seu capacete, porém depois do corte para a tomada em close a parede desapareceu.

49. ABSURDO: Na frente do povo Pilatos se levanta e manda seu guarda cuidar do povo, existe um corte para o soldado e quando a tomada volta para Pilatos, o vemos com o braço direito no peito e o esquerdo abaixado. Depois de mais um corte vemos uma tomada geral e ao fundo vemos Pilatos com as duas mãos para frente uma por cima da outra.

50. Vemos em seguida outro corte, e Pilatos está novamente com a mão esquerda sobre o peito, só então é que sua mão direita que está abaixada levanta-se e vem e junta-se a outra mão. Existe mais um corte para o soldado e Pilatos agora é mostrado de baixo da escadaria e novamente só sua mão direita está no peito. Nitidamente as cenas foram filmadas em seqüência e inseridas na ordem errada.

51. Quando Barrabás é trazido novamente acontece o erro da mão, mas acontece ainda outro. Pilatos olha para Jesus na tomada de perto, porém depois do corte ele não o está mais olhando.

52. Antes do soldado mandar libertar Barrabás, vemos na tomada deste que ele segura a corrente junto ao pescoço e que ela está folgada. Depois que o soldado diz para libertá-lo, ela já aparece bem mais apertada.

53. ABSURDO: Barrabás é libertado, olha para Jesus e desce um degrau. Depois ele olha para o povo e desce outro degrau. Quando a tomada aberta é mostrada, vemos que Barrabás já desceu cinco ou seis degraus.

54. Jesus está com seu olho direito totalmente fechado por causa do hematoma quando está sendo julgado, porém quando ele vai ser chicoteado e diz que seu corpo já está pronto, podemos vê-lo por um segundo abrindo seu olho revelando a parte branca do mesmo.

55. Existem dois guardas, uma de cada lado de Jesus na hora da primeira chicotada, porém depois do corte quando o guarda desfere o primeiro golpe, o outro guarda desaparece da cena.

56. Quando Claudia entrega os panos para Maria, mãe de Jesus, sua cabeça fica se alternando ora abaixada, ora levantada entre os cortes.

57. Depois de colocarem a cora de espinhos na cabeça de Jesus, vemos a imagem de Madalena e volta para a cena de Jesus, onde um guarda atinge-o da esquerda para a direita, porém Jesus vira seu rosto para a esquerda quando o deveria fazer para a direita na tomada de perto, porém na tomada de longe sua cabeça está reta.

58. Quando Pilatos levanta seus braços para lavar as mãos na tigela, Jesus está com a cabeça abaixada, porém no corte para o rosto de Jesus ele já aparece com a cabeça virada para seu lado direito olhando a água.

59. Durante a caminhada com a cruz, Jesus cai e o homem que o está ajudando diz que eles estão quase chegando. Neste momento Jesus se levanta e coloca sua cabeça atrás da cruz, da parte horizontal, mas depois de corte sua cabeça está para a frente da cruz.

60. Jesus novamente cai no chão desta vez de rosto e o faz na frente do homem que o está ajudando. Este joga a cruz para o lado, e quando os dois aparecem juntos, suas posições estão invertidas.

61. A cruz de Jesus é virada de cabeça para baixo para que os pregos possam ser entortados. Na tomada de cima vemos que não existe nada no chão, então, Jesus deveria ter ficado com seu rosto esmagado contra o chão, pois nada segurava a cruz para fazê-la ficar elevada como mostrado no filme. (Contribuição também de Felipe Sessin - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)

62. Depois do corvo picar um dos bandidos crucificados, as nuvens são mostradas e Jesus bate com a cabeça na cruz. Podemos observar que a cabeça dele está bem mais baixa do que a parte horizontal da cruz, e depois do corte a cabeça já está bem mais alta.

63. Na cena da crucificação, Jesus pergunta porque o pai o abandonou. Neste momento seu rosto está todo sujo de sangue, mas depois do corte, quando ele diz que está consumado, algumas partes parecem estar limpas.

64. Um dos soldados enfia a lança em Jesus para se certificar da sua morte, porém percebemos uma certa falsidade na cena da perfuração, inclusive com o sangue que jorra, ou o líquido de dentro do seu corpo.

65. Na cena em que Jesus salva Maria Madalena do apedrejamento, ele se abaixa e faz um risco no chão da esquerda para a direita com a mão esquerda, um segundo depois quando muda o ângulo da câmera, ele está escrevendo com a mão direita. (Contribuição também de Cassiano Cordeiro - Brasília / DF - Fã de Carteirinha) --> Informação: A cena referida neste erro não está relacionada com a passagem da lapidação evitada por Jesus com a célebre frase "atirai a primeira pedra os isentos de pecados" se aplica à "mulher adúltera" (casada, portanto) e não a ex-prostituta, a convertida Maria, alcunhada como "de Magdala" por ser originária desta cidade (acima do Tiberíades) e também conhecida nos evangelhos como Maria Madalena. (Contribuição de Luiz carlos Lavachi - Fã de Carteirinha)

66. As duas crianças começam a incomodar Judas, ele sai correndo e cai no chão. Na primeira tomada vemos que o fogo está ao seu lado, mas deois do corte o fogo já está atrás dele.

67. Depois de Jesus ser castigado, os soldados o levam. Sua mãe vem até o local e começa a limpar o sangue do seu filho. Observe que existem dois rastros de sangue no chão, diferentes do que havia antes que era apenas uma mancha grande ao centro e um rastro feito quando os soldados o arrastaram.

68. Depois de colocarem uma pessoa para ajudar Jesus a carregar a cruz, ele cai novamente. Na primeira tomada ele está caindo com seu corpo de lado, mas depois do corte ele já aparece com os braços abertos. Um pouco para frente Jesus aparece virado para o outro lado.

OBSERVAÇÕES

A) Aquela fala de Maria, na cena em que ela comenta sobre a mesa alta que Jesus teria feito... "Isso não vai pegar nunca" não ficou legal essa tradução, as palavras ficaram estranhas para a época do filme. (Contribuição de Rodrigo Spurio - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES