VOLTAR BLOCO 36

 

 
 

PERFUME - A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO
BEN WHISHAW & DUSTIN HOFFMAN

Paris, 1738. Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora.

Ela o tinha abandonado, mas o choro de Jean-Baptiste faz com que seja descoberto pelos presentes na feira. Isto também faz com que sua mãe seja presa e condenada à morte.

Entregue aos cuidados da Madame Gaillard (Sian Thomas), que explora crianças órfãs, Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta.

Intrigado, Jean-Baptiste logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está.

Já adulto, ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), que passa por um período de pouca clientela.

Logo Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade.

Só que, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor dos próprios seres humanos.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Tom Tykwer
Escritores: Andrew Birkin, Tom Tykwer & Bernd Eichinger

Baseado no livro de Patrick Süskind

Gênero: Suspense

Site Oficial: http://www.perfumefilme.com.br

Paris Filmes

Título Original: Perfume: The Story of a Murderer
Tempo: 147 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2006 - Alemanha / Espanha / França
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Ben Whishaw .... Jean-Baptiste Grenouille
Alvaro Roque .... Jean-Baptiste Grenouille - 5 anos
Franck Lefeuvre .... Jean-Baptiste Grenouille - 12 anos
Birgit Minichmayr .... Mãe de Jean-Baptiste
Sian Thomas .... Madame Gaillard
Michael Smiley .... Porter
Perry Millward .... Marcel
Sam Douglas .... Grimal
Jaume Montané .... Pélissier
Timoth Davies .... Chenier
Dustin Hoffman .... Giuseppe Baldini
Rachel Hurd-Wood .... Laura Richis
Ramón Pujol .... Lucien
Alan Rickman .... Antoine Richis
Sara Forestier .... Jeanne
Corinna Harfouch .... Madame Arnulfi
Paul Berrondo .... Dominique Druot
Joanna Griffiths .... Marianne
Jessica Schwartz .... Natalie
Harris Gordon .... Marquês de Montesquieu
Anna Gelman .... Albine
Laura Gelman .... Françoise
Guillermo Ayesa .... Tallien
David Calder .... Bispo de Grasse
Simon Chandler .... Prefeito de Grasse
Francesc Albiol .... Oficial
John Hurt .... Narrador - voz

FICHA TÉCNICA

Produção .... Bernd Eichinger
Música .... Reinhold Heil
Música .... Johnny Klimek
Música .... Tom Tykwer
Fotografia .... Frank Griebe
Desenho de Produção .... Uli Hanisch
Figurino .... Pierre-Yves Gayraud
Edição .... Alexander Berner
Efeitos Especiais .... Universal Production Partners

PRODUTORAS

VIP 4 Medienfonds
Davis-Films
Ikirus Films S.L.
Constantin Film Produktion GmbH
Nouvelle Éditions de Films
Castelao Producciones S.A.

DISTRIBUIDORAS

DreamWorks SKG
Paramount Pictures
Paris Filmes

ERROS

1. O primeiro erro do DVD é que temos que assistir a todos os comerciais e trailers que estão no DVD. Não nos é permitido pular e ir direto ao filme. Se quisermos ver novamente ao filme outro dia, temos que ver os comerciais e trailers novamente. Realmente irritante.

2. No começo do filme quando um sujeito no mercado aparece carregando uma caixa de peixes, ele é filmado de costas onde um rapaz passa por trás dele da sua esquerda para a direita. Após o corte para a tomada de frente, o rapaz de trás sumiu e agora é uma mulher quem está ali.

3. A primeira vez que Jean-Baptiste vai até a cidade e está na frente da loja de perfumes, sua cicatriz em cima do olho muda de formato quando ele está sentindo o cheiro da garota.

4. Quando a garota finalmente percebe que existe alguém atrás dela, ela se vira e fica totalmente de frente para Jean-Baptiste, mas após o corte quando ela é filmada por trás, a garota aparece de lado e não de frente para o rapaz.

5. Novo corte e a garota está de frente novamente.

6. Quando Jean-Baptiste mata a garota sem querer, ele a coloca no chão numa posição na tomada de longe, mas quando a tomada é de cima, a garota está em outra posição, totalmente virada para cima, o que não acontecia antes.

7. Chenier entra na loja do Sr. Giuseppe Baldini, eles começam a conversar e Baldini diz que vai preparar um perfume para o conde, e menciona que o conde pediu algo do tipo... Nesse momento ele é visto pelo seu lado direito com sua cabeça voltada para frente, mas após o corte ele está com a cabeça virada olhando para Chenier.

8. Erro duvidoso: A primeira vez que Jean-Baptiste Grenouille leva as peles para Baldini, ele consegue encontrar todos os vidros de perfume que estão na loja sem nunca ter entrado lá antes. Ele até poderia ter identificado os vidros pelo cheiro deles, mas como ele conseguiria fazer isso se todos os frascos estão fechados?

9. Quando Jean-Baptiste Grenouille termina de fazer o perfume para Baldini, ele coloca o vidro em cima de uma mesa, mas quando Baldini o pega de lá, a mesa parece ser diferente e até a vasilha que estava em cima parece ter sumido.

10. Baldini diz a Jean-Baptiste Grenouille que ele não pode preservar o cheiro de um gato por exemplo, a cicatriz em cima do olho direito do rapaz praticamente desaparece.

11. No estábulo, a garota derruba o rapaz com a escada que cai reta, mas após o corte quando ela olha para baixo a escada está torta.

12. Jean-Baptiste Grenouille mata e corta o cabelo da prostituta, mas quando ela é retirada pela polícia na maca, o cabelo dela ainda aparece bem longo.

ABSURDO: 13. Depois da brincadeira do labirinto, Jean-Baptiste Grenouille aparece retirando o pano de cima do rosto de uma das gêmeas, e nesse instante podemos perceber que ela respira, enchendo seu peito de ar.

14. Jean-Baptiste Grenouille enche o primeiro frasco de perfume não deixando o vidro totalmente cheio, mas ao colocar na caixa, ele está cheio até a boca.

15. Uma das mulheres mortas aparece deitada num sofá, e outra na igreja. Isso seria improvável já que Jean-Baptiste Grenouille levava as mulheres para fazer seu trabalho e depois as deixava em qualquer lugar. Seria imprudente demais ele deixar a garota deitada no seu sofá e a outra dentro da igreja, seria um risco desnecessário.

16. 1:31:50h - Jean-Baptiste Grenouille aparece colocando um vidrinho de perfume na caixa. Na tomada em close ele coloca o quinto frasco, mas na tomada anterior, o espaço na caixa reservado para esse vidro de perfume era exatamente o nono, e não o quinto.

17. Como Jean-Baptiste Grenouille conseguiu esconder o vidro de perfume dentro da cadeia? Provavelmente ele foi totalmente revistado e o teriam encontrado. Alem disso ele havia colocado o vidro na sua blusa, que depois foi retirada dele, e com certeza o vidro também.

18. No final quando o executor se curva para Jean-Baptiste Grenouille, o movimento de sua boca não combina com o som da sua voz.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

O livro "Perfume - A História de um Assassino" vendeu mais de 15 milhões de cópias, sendo 4 milhões apenas na Alemanha. Foi ainda traduzido para 45 idiomas. As filmagens ocorreram entre 12 de julho e 16 de outubro de 2005. As cenas do mercado de peixe e da cidade de Grasse foram rodadas nas cidades espanholas de Barcelona, Girona e Figueras.