VOLTAR FILMES 13

 

 
 

O PODEROSO CHEFÃO
MARLON BRANDO, DIANE KEATON, ROBERT DUVALL, JAMES CAAN & AL PACINO

Em 1945, o patriarca Don Corleone ( Marlon Brando), chefe da máfia americana, comemora o casamento de sua filha recebendo amigos, líderes políticos e subordinados do crime organizado.

A família Corleone vive em constante confronto com outros grupos mafiosos pelo controle de vários negócios ilegais.

Assim começa a saga de uma família, que será contada pelo diretor Copolla em mais outros dois filmes.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Francis Ford Coppola
Escritor: Mario Puzo & Francis Ford Coppola

Baseado no livro de Mario Puzo

Gênero: Policial / Ação / Drama

Paramount & Imagem Filmes

Título Original: The Godfather
Tempo: 175 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1972 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Marlon Brando .... Don Vito Corleone
Al Pacino .... Michael Corleone
Diane Keaton .... Kay Adams
Richard S. Castellano .... Peter Clemenza
Robert Duvall .... Tom Hagen
James Caan .... Santino "Sonny" Corleone
Sterling Hayden .... Capitão McCluskey
Talia Shire .... Connie Corleone Rizzi
John Marley .... Jack Woltz
Richard Conte .... Emilio Barzini
Al Lettieri .... Sollozzo
Abe Vigoda .... Sal Tessio
Gianni Russo .... Carlo Rizzi
John Cazale .... Frederico "Fredo" Corleone
Morgana King .... Mama Corleone
Lenny Montana .... Luca Brasi
Alex Rocco .... Moe Greene
Tony Giorgio .... Bruno Tattaglia
Victor Rendina .... Phillip Tattaglia
Al Martino .... Johnny
Sofia Coppola .... Criança batizada

FICHA TÉCNICA

Produção .... Albert S. Ruddy
Música .... Nino Rota
Direção de Fotografia .... Gordon Willis
Desenho de Produção .... Dean Tavoularis
Direção de Arte .... Warren Clymer
Figurino .... Anna Hill Johnstone
Edição .... Marc Laub
Edição .... Barbara Marks
Edição .... William Reynolds
Edição .... Murray Solomon
Edição .... Peter Zinner

PRODUTORA

Paramount Pictures

DISTRIBUIDORA

Paramount Pictures

ERROS

1. A quantidade de vinho nas garrafas enquanto Michael e Kay estão jantando muda de repente.

2. Vito Corleone está supostamente inconsciente, porém move sua mão para que ela não bata na porta enquanto está sendo levado ao hospital.Erros do site www.falhanossa.com

3. Em várias cenas garrafas de vinho são mostradas com o selo de classificação para vinhos italianos (DOC). Estes selos só apareceram nas garrafas depois dos anos 60, além da época mostrada na história.

4. Durante o jantar de Woltz e Hagen, o garçom enche o copo de vinho de Hagen duas vezes sem ele ter bebido ainda.

5. O buraco de bala na testa do Capitão McCluskey aparece antes que Michael atire.

6. Na cena em que Michael e Kay lêem no jornal que Don Corleone foi baleado, há um Fusca estacionado. Essa cena se passava em 1945, e nesta época os carros tipo Fusquinha não existiam nos EUA.

7. Um dos socos que Sonny dá em Carlo não o acerta, mas Carlo reage como se tivesse sido atingido.

8. O pára-brisa do carro de Sonny é perfurado por diversas balas, mas está inteiro novamente quando os guarda-costas chegam.

9. Durante o encontro dos Dons, um deles se senta duas vezes em diferentes momentos.

10. Quando Sonny está armado na calçada, buracos de bala aparecem no teto do seu carro, depois somem, depois aparecem novamente.

11. No aeroporto à noite, a cauda de um Cessna 182 aparece. A produção desse avião só começou em meados dos anos 60, além da época em que a história se passa. Erros do site www.falhanossa.com

12. Quando Michael encontra Moe, o drink dele muda de lugar.

13. Durante o tiroteio no batismo, um sujeito é baleado pelas costas e cai da escada. Depois de rolar até o chão, sua camisa está limpa e sem furos de balas nas costas.

14. Quando Michael Corleone liga para casa após seu pai ser baleado, no visor do telefone público está escrito "Fora de Serviço".

15. Quando Carlo é morto, ouve-se o som de vidro quebrando antes de Carlo atingir a vidraça com os pés.

16. A cronologia do filme indica que Sonny foi morto no fim de 1948 ou começo de 1949. Porém, em uma cena ele ouve um jogo de beisebol no rádio. Você pode ouvir que este jogo é a final do campeonato, e os times são os Dodgers e os Giants. Estes times só fizeram a final do campeonato em 1951. Erros do site www.falhanossa.com

17. Quando Michael mata Sollozzo e McCluskey, o maitre é visto com um cachimbo na boca, e logo a seguir está sem o cachimbo.  --> Acho que não é um erro por uma pessoa deixar cair o cachimbo quando se ouvem tantos tiros. (Contribuição de Fernando Mendes Soares - Anápolis / GO - Fã de Carteirinha)

18. O sangue na cama durante a cena da "cabeça de cavalo" aparece, e depois desaparece.

19. Don Vito quando menino tinha uma pinta, quando jovem (Robert de Niro) também tem, mas quando velho (Marlon Brando) a pinta some! (Contribuição de Fernando Mendes Soares - Anápolis / GO - Fã de Carteirinha)

20. Quando Tom Hagen vai aos estúdios Woltz para pedir em nome do Don Corleone vaga no filme para o Johnny Fontaine, no caminho para o estúdio Tom Hagen está com uma mala mais grossa, de forma arredondada. Quando ele entra no set de gravações, nota-se que a sua pasta é de formato triangular, de aparência menor. (Contribuição de Marcus Vinicius Scalercio Teixeira - Fã de Carteirinha)

21. Na cena do enterro de Don Corleone, quando focalizam Michael em close, dá para notar um reflexo em cima da roupa Michael que parece ser da Mama Corleone, ficando mais claro na cena em que ele levanta e senta. (Contribuição de Marcelo Scarpelli - Fã de Carteirinha)

22. Aos 0:24minutos do filme  Marlon Brando está conversando com Robert Duvall bebendo um copo de vinho, nisso o copo está na mão esquerda logo em seguida está na mão direita. (Contribuição de Evandro de Lima Silva - São Bernardo do Campo / SP - Fã de Carteirinha)

23. Aos 0:29 minutos do filme no celeiro da casa do diretor de filmes, ele apresenta um cavalo para Robert Duvall chamado Cartoon, nisso ele está fazendo carinho no lado direito da cara do Cartoon quando vai agradecer ao Tony (um empregado) batendo no ombro. Mas no outro take já está pegando no 'braço' de Robert Duvall para ir embora. (Contribuição de Evandro de Lima Silva - São Bernardo do Campo / SP - Fã de Carteirinha)

24. Em 1:14h do filme numa mesa estão conversando, em pé, Robert Duvall, sentado, James Caan. Há uma caixa fechada em cima da mesa. Quando Robert Duvall senta na cadeira mostram James Caan fechando esta tal caixa. (Contribuição de Evandro de Lima Silva - São Bernardo do Campo / SP - Fã de Carteirinha)

25. 1:58:04h - Os carros já tinham saído logo após matarem Sonny, mas nesta cena aparece uma porta de carro a frente do carro de Sonny. (Contribuição de Genival Antonio de Melo Júnior - Fã de Carteirinha)

26. 1:28:52h - Antes de Michael Corleone atirar na testa do Capitão McCluskey, ele já está com a marca do tiro na testa. (Assim que ele mata o Sollozzo é focado o Capitão, e não tem marca alguma, então ele leva o tiro na garganta, e logo após aparece a marca na testa, mas ele não linha tomado o segundo tiro). (Contribuição de Genival Antonio de Melo Júnior - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

O Poderoso Chefão II - Com 200 minutos o segundo filme da trilogia sobre a saga da família Corleone. Aqui, o diretor optou por dois focos narrativos: a trajetória do novo chefe da família (Al Pacino) e um panorama das gerações que consolidaram o poder do clã na máfia.

O Poderoso Chefão III - Com 170 minutos o filme que encerra a saga dos Corleone. O chefe Michael (Al Pacino) decide limpar o nome da família e se afastar do crime organizado. Faz um acordo com banqueiros que cuidam de investimentos do Vaticano, dando início à uma crise e disputa entre as demais famílias da máfia.

Vencedor de 3 Oscars.