VOLTAR FILMES 13

 

 
 

O PODEROSO CHEFÃO 3
AL PACINO, DIANE KEATON, ANDY GARCIA, JOE MANTEGNA & TALIA SHIRE

Nova York, 1979. A Ordem de San Sebastian, um dos maiores títulos dados pela Igreja, é dada para Michael Corleone (Al Pacino), após fazer uma doação à Igreja de US$ 100 milhões, em nome da fundação Vito Corleone, da qual Mary (Sophia Coppola), sua filha, é presidenta honorária. Michael está velho, doente e divorciado, mas faz atos de redenção para tornar aceitável o nome da família Corleone.

Na comemoração pelo título recebido, após 8 anos de afastamento, Michael recebe "Vinnie" Mancini (Andy Garcia), seu sobrinho, que a pedido de Connie (Talia Shire) é apresentado a Michael manifestando vontade de trabalhar com o tio. Nesta tentativa de diálogo a conversa toma um rumo hostil, pois participava também da reunião Joey Zasa (Joe Mantegna), que agora mantém o domínio de uma área outrora mantida por Don Vito Corleone, o pai de Michael. Vinnie é chefiado por Zasa, mas fala que não quer continuar, principalmente pela traição de Zasa de não reconhecer o poder de Michael.

Vinnie é quase morto pelos capangas de Zasa e uma guerra pelo poder tem início. Um arcebispo da Igreja solicita a Michael US$ 600 milhões, pois resolveria o déficit da Igreja, oferecendo em troca que Michael ganhe o controle majoritário da Immobiliare, antiga e respeitável empresa européia de propriedade da Igreja. Michael concorda, mas isto deixa vários membros do clero contrariados, que não o aceitam por sua vida duvidosa.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Francis Ford Coppola
Escritores: Mario Puzo & Francis Ford Coppola

Baseado no livro de Mario Puzo

Gênero: Policial / Ação / Drama

Imagem Filmes

Título Original: The Godfather, Part III
Tempo: 170 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1990 -  USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Al Pacino .... Don Michael Corleone
Diane Keaton .... Kay Adams
Talia Shire .... Connie Corleone Rizzi
Andy Garcia .... Vincent "Vinnie" Mancini
Eli Wallach .... Don Altobello
Joe Mantegna .... Joey Zaza
George Hamilton .... B.J. Harrison
Sofia Coppola .... Mary Corleone
Bridget Fonda .... Grace Hamilton
Raf Vallone .... Cardeal Lamberto
Franc D'Ambrosio .... Anthony Corleone
Donal Donnelly .... Arcebispo Gilday
Richard Bright .... Al Neri
Helmut Berger .... Frederick Keinszig
Don Novello .... Dominic Abbandando
John Savage .... Andrew Hagan
Vittorio Duse .... Don Tomasino
Al Martino .... Johnny Fontane

FICHA TÉCNICA

Produção .... Francis Ford Coppola
Música .... Carmine Coppola
Direção de Fotografia .... Gordon Willis
Desenho de Produção .... Dean Tavoularis
Direção de Arte .... Alex Tavoularis
Figurino .... Milena Canonero
Edição .... Lisa Fruchtman
Edição .... Barry Malkin
Edição .... Walter Murch
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic

PRODUTORAS

Paramount Pictures
Zoetrope Studios

DISTRIBUIDORAS

Paramount Pictures
Imagem Filmes

ERROS

1. No close do jornal Wall Street podemos ver instruções operacionais para um programa do Windows debaixo da manchete. E o Bill Gates não viu isso ?

2. Vincent Corleone tem dois guardas costas loiros de cabelos compridos e se não me engano gêmeos. Na ópera ambos são mortos. Depois, quando a filha de Michael é atingida, um destes guarda-costas é visto novamente. Ressuscitou ?

3. Durante a cena de festa na casa de Michael Corleone, Michael traz para Kay um pedaço de bolo. Porém, esta cena está antes da cena onde nós vemos cortarem o bolo.

4. Na seqüência de ataque em todos os Dons em Atlantic City, podem ser vistos três Dons serem atingidos no princípio do tiroteio, alguns momentos depois, você pode ver os mesmos três serem atingidos de novo.

5. No jornal nós vemos a notícia do envolvimento da família de Corleone com Imóveis, mas o texto debaixo descreve eventos que acontecem entre 1988 e 1990. Erros do site www.falhanossa.com

6. Os comentários sobre o Papa Paulo VI e o Papa João Paulo I, estão muito estranhos no filme.

7. Na cena do tiroteio na reunião dos Dons quando Mancini vai proteger Michael, na primeira  cena, tem furos de bala na parede atrás dos dois e tem uma pessoa sendo baleada, na cena seguinte não tem os furos e não tem ninguém baleado. (Contribuição de Marcelo Scarpelli - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 7 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Andy Garcia), Melhor Canção ("Promise me you'll remember"), Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia. Recebeu 7 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator em Drama (Al Pacino), Melhor Ator Coadjuvante (Andy Garcia), Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção ("Promise me you'll remember") e Melhor Roteiro. Ganhou 2 Framboesa de Ouro: Pior Atriz Coadjuvante (Sofia Coppola) e Pior Revelação (Sofia Coppola).