VOLTAR BLOCO 12

 

 
 

STAR WARS: EPISÓDIO VI - O RETORNO DE JEDI
MARK HAMILL, HARRISON FORD & CARRIE FISHER

Darth Vader e o Império estão construindo uma nova Estrela da Morte, indestrutível.

Enquanto isso, Han Solo foi preso por Jabba, e Luke Skywalker enviou R2D2 e C3PO para tentar livrá-lo.

A Princesa Leia disfarçou-se como um caçador. A batalha final acontece na lua de Endor, com seus habitantes naturais, Ewoks dá uma mão aos rebeldes.

Darth Vader e o lado negro superarão os rebeldes e assumirão o universo?

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Richard Marquand
Escritores: George Lucas & Lawrence Kasdan

Baseado na história de George Lucas

Gênero: Fantasia / Sci-Fi / Ação / Aventura

Site Oficial: www.starwars.com/episode-vi

20th Century Fox

Título Original: Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi
Tempo: 134 minutos
Cor: Colorido

Ano de lançamento: 1983 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Mark Hamill .... Luke Skywalker
Harrison Ford .... Han Solo
Carrie Fisher .... Princesa Leia Organa
Billy Dee Williams .... Lando Calrissian
Alec Guinness .... Obi-Wan Kenobi
Anthony Daniels .... C3PO
Kenny Baker .... R2D2/Paploo
Peter Mayhew .... Chewbacca
Sebastian Shaw .... Anakin Skywalker
David Prowse .... Darth Vader
James Earl Jones .... Darth Vader - Voz
Ian McDiarmid .... Imperador Cos Palpatine
Frank Oz .... Yoda
Michael Pennington .... Moff Jerjerrod

FICHA TÉCNICA

Produção .... Howard G. Kazanjian
Música .... John Williams
Fotografia .... Alan Hume
Desenho de Produção .... Norman Reynolds
Direção de Arte .... Fred Hole
Direção de Arte .... James L. Schoppe
Figurino .... Aggie Guerard Rodgers
Figurino .... Nilo Rodis-Jamero
Edição .... Sean Barton
Edição .... Duwayne Dunham
Edição .... Marcia Lucas
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic

PRODUTORA

LucasFilm Ltda.

DISTRIBUIDORA

20th Century Fox Film Corporation

ERROS

1. Quando Oola a menina dançarina, aquela que tem duas coisas que crescem para fora da parte de trás da cabeça dela, está tentando ir para longe de Jabba, ela quase danifica a parte de cima de sua fantasia.

2. Na cena onde Han Solo está congelado, ele está de calças marrom, mas quando ele é salvo no palácio de Jabba, ele está usando calças compridas azuis com uma faixa amarela.

3. Em um das cenas onde temos Vader, o Imperador e Luke, em uma das cenas o Imperador deveria estar morto. Olhe cuidadosamente para a posição dos sabres: Vader (vermelho) está em cima de Luke (verde) - uma posição que deveria ter dirigido o sabre de Luke diretamente no corpo do Imperador.

4. Na cena em onde Lando diz " Vai, pirata " você vê que o equipamento dele está invertido, a correia do ombro dele está de outro jeito, e a insígnia dele muda também.  Erros do site www.falhanossa.com

5. Quando Leia oferecer a comida, ela oferece com a mão esquerda, mas depois aparece com a mão direita.

6. Em Endor quando Leia cai e Han se vira e agarra o peito esquerdo dela. Carrie sorri ligeiramente antes da mudança de câmera.

7. Quando os técnicos na Nova estrela de Morte estiverem se preparando para atirar, eles olham como que esperando o sinal para atirar.

8. Quando eles estiverem lutando nas pequenas naves sobre a cova grande, Luke acena para Leia e diz (Venha) mas a boca dele não se move.

9. Na cena onde Han Solo está correndo da explosão do gerador de proteção no planeta de Ewok, você pode ver a reflexão dele no plexiglass que é usado para o proteger da explosão.

10. Quando a Princesa Leia conhece Ewok pela primeira vez em Endor, ela está com o capacete dela na mão , depois ela aparece tirando o capacete novamente.

11. Na batalha de Sarlacc, quando Luke está balançando seu lightsaber parece que ele nunca atinge nenhum dos guardas, mas na batalha entre Luke e Darth Vader o lightsabers parecem cortar tudo.

12. Quando Lando estiver pendurado, ele está usando luvas, então ele aparece sem nenhuma luva, depois com luvas e assim por diante.

13. Note os olhos no capacete de Darth Vader ao longo do filme. As vezes eles parecem maiores do que em outras cenas.

14. Quando Rancor come o guarda ele come a própria mão dele.

15. Olhe para as tomadas das janelas na câmara do Imperador na Estrela de Morte. Quando eles são vistos de longe, as armações da janela estão fora de foco, mas as estrelas permanecem em foco.

16. A procissão grande de naves que acompanham a chegada do Imperador à Estrela de Morte tem um grupo de três, observe o canto esquerdo da tela que desaparece.

17. Nas cenas onde o Imperador está tentando converter Luke, observe as estrelas pela janela atrás dele. O mesmo grupo de estrelas vai flutuar passado várias vezes.

18. Na última cena do filme você vê Luke caminhando até Leia na Aldeia de Ewok, se você observar ele tem o lightsabre dele. Ele não jogou isto fora. Se você olhar, ele não estava com isto quando levou Vader ao transporte público, então como ele conseguiu  isto?

19. Quando Luke e Darth Vader estão duelando na ponte, que eles balançam o lightsabres deles e batem na grade, porque não cortam a grade ? O Sabres não cortam tudo?

20. Luke diz para Threepio que conte para o Ewoks que se nossos heróis não forem libertados, que ele usará a magia dele. Se você olhar à direita da tela, Artoo está desamarrado e de pé, embora naquele ponto do filme ele não tinha sido desamarrado ainda.

21. Vader lança o Imperador e então cai em alguns barris próximo à grade. Olhe para o braço de Vader, o que está com a mão cortada. O braço dele está de certo modo curvado ao antebraço. Isto é porque a mão de David Prowse estava dentro de um " braço comprido " para simular que estava sendo cortado fora. Ele não pôde manter reto o pulso dele, enquanto dando a impressão  de um antebraço curvado.

22. Quando os guardas levarem Chewie à cela dele, você pode ver claramente que quando o guarda fecha a porta, é que você ouve isto fechar. Mas a porta ainda está aberta.

23. Na festa, quando a primeira canção termina, Jabba diz algo e as mãos dele estão claramente vazias. Logo depois a correia está de volta nas mãos dele. Erros do site www.falhanossa.com

24. Na cena em Endor onde Luke e Stormtrooper estão duelando nas motos, a luva de Luke muda de lado.

25. Depois que Lando é atirado para fora do veículo de transporte, que Han está tentando salvá-lo, observe Lando no fundo da tela. Na próxima cena, ele está esperando a corda.

26. Um imperial em preto aparece na frente do lado direito da tela. Han lança o recipiente nas mãos dele. Se você observar, o imperial de fato começa a pular a grade até antes mesmo da caixa bater nele.

27. Luke corta fora a mão de Darth Vader na batalha do fim do filme, você pode ver que a linha de corte é visível.

28. Na cena onde Han e Chewie se movem furtivamente para cima dos 2 cavalarianos de Strorm na lua de Endor, Han pisa em um ramo, estala, e o cavalariano se vira e o esmurra. Olhe em câmera lenta que Han começa a ir para trás antes mesmo do soco atingi-lo.

29. Quando o pequeno Ewok acha Leia, e ela se levanta, ele aponta a lança dele para ela e você pode ver que a frente do capuz de couro dele está em cima do cabo da lança. A tomada muda para Leia, e agora a lança está em cima do capuz, as tomadas mudam novamente e agora está na frente do capuz.

30. Quando Luke e Han estão para ser executados em Tatooine, Han diz que os olhos dele estão melhorando, mas ainda estão ruins. Então ele olha diretamente para Luke, a cabeça de Han está virada um modo diferente.

31. Quando Boba Fett acerna com a cabeça para Boushh, a fantasia dele está invertida. Observe a antena que deveria estar do lado direito.

32. O imperador está caminhando além de uma série de oficiais vestidos de cinza. Mas quando nós cortamos imediatamente a um ângulo aberto, eles estão agora na frente das filas de stormtroopers.

33. R2-D2 e C3PO estão sendo conduzidos até Jabba e R2-D2 está fora do quadro. C3PO caminha por alguns degraus. Logo após, R2-D2 está de volta. Como ele desceu esses degraus?

34. Olhe para o corpo holográfico de Luke. Luke normalmente tem o lightsabre dele do lado esquerdo, mas agora está do lado direito. Olhe o cabelo dele também.

35. Quando Luke cambalhota em cima de uma plataforma quando luta com Vader, observe o cabelo dele, parece ser muito mais loiro que o de Mark Hamill. Sería um dublê?

36. Logo depois que C-3PO informa aos rebeldes que eles ainda podem implorar pelas vidas deles, uma nave voa mas não tem nenhuma sombra, contudo as outras naves têm.

37. Han diz: espere aqui, nós cuidaremos disto. Leia se vira e ela pode ser vista com um sorriso muito grande, até mesmo mostrando os dentes. Quando a câmera corta imediatamente a um ângulo diferente da cena, Leia não está mais com aquele sorriso e seu olhar é diferente.

38. Nas cena de briga com Jabba e os homens de Hutt, Han e Chewie são é atingidos com uma explosão de laser e Han cai na extremidade, contudo na cena seguinte ele está pendurado de cabeça para baixo com Chewie que segurando os pés dele.

39. Em uma cena que o holograma de Luke está falando com Jabba, o filme está invertido.

40. Durante a cena onde Luke levita Threepio tem uma tomada de um andróide que começa a descer. Se você olhar de perto, à esquerda, você pode ver a cabeça de Chewbacca emergir de uma cabana de Ewok por detrás. Isto só é percebido na versão widescreen.

41. Nos dois primeiros filmes, o capacete que Vader usa parece ser feito de algum tipo de plástico preto bem envernizado. Mas quando a mão dele é cortada por Luke, parece que muda. Erros do site www.falhanossa.com

42. Por que a Frota Imperial se rende assim que Death Star explode ? Eles ainda têm muito poder de fogo para expulsar os rebeldes. No início do combate o Império tem grande vantagem devido a Estrela da Morte e ao Super Star Destroyer (SSD), porém cometem um erro grave na estratégia quando ordenam que somente os caças imperiais ataquem deixando as grandes naves para a Estrela da Morte. Sendo assim, no meio do combate, a quantidade de caças rebeldes que são mais resistentes que os TIEs imperiais é superior e a estratégia de combate próximo as naves imperiais anula a vantagem da Estrela da Morte. Com mais caças, eles despejam um ataque maciço ao SSD invertendo o balanço das forças, e quando a reação da Estrela da Morte acontece, ambos os lados devem se afastar e esquecer a batalha. Os Imperiais sem o apoio dos caças TIE não tem como repelir um ataque de caças bombardeiros B-Wings e resolvem se retirar da batalha. (Contribuição de Ronaldo Marcio Morinaga - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

43. Na cena de Jabba, quando eles estiverem tirando Han, Lando baixa a máscara, revelando a face dele. Isto só deve ter sido feito para o público, porque ele não precisaria fazer isto. Parece meio sem propósito.

44. Quando Luke está enfrentando Rancor que ele apanha um fêmur enorme, aquilo não deveria pesar um pouco mais do que parece no filme?

45. Quando a Millenium Falcon bate em um dos lados no túnel da Estrela da Morte, não é Obi-Wan que fala que "foi por pouco" ou "it's too close" e sim o próprio Lando comentando a batida para o seu co-piloto. (Contribuição de Ronaldo Marcio Morinaga - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

46. Na luta final entre Luke e Vader, as lâminas dos sabres têm sombras no chão. Desde quando luz tem sombra? (Contribuição de Jose Carlos da Silva - Fã de Carteirinha)

47. Léia não se referia a esposa do Senador Organa porque, se eles a adotaram, possivelmente eles a criariam até quando fosse mais velha, para que aprendesse como ser uma princesa. Só se eles morreram quando ela era pequena. (Contribuição de Ronan Gamero - Fã de Carteirinha)

48. Na cena em que o imperador está sendo eletrificado, Luke, o ator Mark Hammil aparece coçando as pernas na cena. Que absurdo! (Contribuição de Artur Abreu - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

 

Ganhou o Oscar de Efeitos Especiais, além de ter sido indicado em outras 4 categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhores Efeitos Sonoros.