VOLTAR BLOCO 8

 
   

A ROCHA
NICOLAS CAGE, SEAN CONERY & ED HARRIS

Ele estava cansado de falar, de pedir e de ninguém lhe escutar.

Então ele resolveu agir da sua forma. Um grupo de especialistas das forças armadas se revoltam e tomam Alcatraz com mísseis carregados de um veneno perigosíssimo, e ameaçam lançar na baía de São Francisco, se seus pedidos não forem atendidos.

O que fazer para evitar uma catástrofe? Eles só poderiam contar com uma equipe especializada, um agente do FBI especialista em armas bioquímicas, e um ex-presidiário que conhecia Alcatraz como ninguém.

Mais um filme de prender a respiração, repleto de muita ação.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Michael Bay
Escritores: David Weisberg, Douglas Cook & Mark Rosner

Baseado na história de David Weisberg & Douglas Cook

Gênero: Policial / Ação

Buena Vista & Hollywood Pictures

Título Original: The Rock
Tempo: 127 minutos
Cor: Colorido
Ano de lançamento: 1996 - USA

Recomendação: 14 anos

ELENCO

Sean Connery .... Sean Patrick Mason
Nicolas Cage .... Dr. Stanley Goodspeed
Ed Harris .... General Francis X. Hummel
John Spencer .... Diretor do FBI Womack
David Morse .... Major Tom Baxter
William Forsythe .... Ernest Paxton
Michael Biehn .... Comandante Anderson
Vanessa Marcil .... Carla Pestalozzi
John C. McGinley .... Capitão da Marinha Hendrix
Gregory Sporleder .... Capitão Frye
Tony Todd .... Capitão Darrow
Bokeem Woodbine .... Sargento Crisp
Jim Maniaci .... Soldado Scarpetti
Danny Nucci .... Tenente Shepard
Claire Forlani .... Jade Angelou
James Caviezel .... Piloto
Philip Baker Hall .... Chefe
Stuart Wilson .... General Kramer

FICHA TÉCNICA

Produção .... Jerry Bruckheimer
Produção .... Don Simpson
Música .... Nick Glennie-Smith
Música .... Harry Gregson-Williams
Direção de Fotografia .... John Schwartzman
Desenho de Produção .... Michael White
Direção de Arte .... Edward T. McAvoy
Figurino .... Bobbie Read
Edição .... Richard Francis-Bruce
Efeitos Especiais .... Dream Quest Images
Efeitos Especiais .... Alterian Studios

PRODUTORAS

Hollywood Pictures
Don Simpson
Jerry Bruckheimer Films

DISTRIBUIDORAS

Buena Vista Pictures
Hollywood Pictures

ERROS

1. Nicolas Cage está perseguindo Mason na Ferrari amarela. O pára-brisa quebra pelo menos duas vezes, mas está perfeito nas próximas cenas. Erros do site www.falhanossa.com

2. Na hora que o bondinho bate na Ferrari, você pode ver que a Ferrari não é mais uma Ferrari.

3. Ainda na cena que o bondinho bate na Ferrari, se você observar com atenção vai ver que a disposição da Ferrari e do bondinho são mudados de uma cena para a outra.

4. No começo do filme quando Goodspeed e Marvin Isherwood estão no laboratório do FBI e tentam desarmar a bomba de gás, Goodspeed entra primeiro na câmara e fala o nome dele, etc., ele diz que é 9:00h. Porém no fundo você pode ver um relógio que marca o tempo que é em torno de 4:15.  

5. Quando o grupo entra em Alcatraz, Sean Connery diz que ele memorizou o padrão do fogo, e assim ele poderia rolar debaixo da caldeira, mas quando ele chega ao outro lado, ele abre a porta simplesmente com a mão e facilmente. Então porque quando ele escapou originalmente de Alcatraz ele não usou a porta em vez de tentar rolar debaixo da caldeira?

6. No fim aparecem os F-18s com o emblema da Força Aérea de Estados Unidos pintado no lado deles. Não há, nem nunca houve F-18s na Força Aérea.

7. Aqueles jatos nunca teriam autorização para sobrevoar a baía de São Francisco tão baixo, e nem precisava.

8. Na cena de perseguição de carro, Mason está dirigindo o Hummer roubado. Ele bate num caminhão de entregas que bate num poste e explode. Depois de várias tomadas, você percebe que a cena foi filmada várias vezes, e que o Hummer aparece em posição diferente do que a que ele bateu.

9. Ainda na cena da batida, um carro da polícia voa por cima de outro, se você olhar em câmera lenta vai perceber no carro que está rodando no chão, enquanto o outro vem voando por cima dele, as barras de proteção colocadas na parte de trás do carro preto do lado de dentro. Duas.Erros do site www.falhanossa.com

10. Você pode observar que o rapaz do carrinho azul que o Hummer bate, sai correndo bem antes do carro parecer que vai bater nele. E corre para o lado errado ainda. Observe o carro bege que já está preparado para a batida.

11. Quando Goodspeed está dirigindo pelo armazém na Ferrari, e passa pela janela de vidro grande, você notará que simplesmente não é possível. A janela está mais alta do que o chão do armazém uns 50 cm pelo menos, isto significa que deveria ter uma rampa ali. Observe com atenção que você vai vê-la.

12. Quando a Ferrari sai do armazém, ela faz isto no número 285. Ao lado direito está uma loja chamada 7th Street Garage, onde tem um sujeito de boné vermelho, uma moça de calça jeans e um velho de cabelo e barba branca na porta da loja, com mais dois sujeitos. Quando a cena muda de tomada eles estão do lado esquerdo da tela, em vez de estarem do lado direito. O ERRO GRAVÍSSIMO AQUI É O SEGUINTE: Depois de fazerem a primeira tomada, o carro provavelmente foi muito danificado, então eles mudaram para o lado direito da loja para fazer a segunda tomada. Observe na tomada dois desta cena, que a loja continua no mesmo lugar com o armazém por onde a Ferrari saiu logo ao seu lado esquerdo. Você vai ver que eles tiraram todas as janelas de vidro e colocaram mais duas mulheres tentando mostrar que eles estavam do outro lado do armazém. Filmaram a mesma cena em dois lugares diferentes. Se eles tivessem virado o filme ao contrário pareceria mais real.

13. Quando Sean Conery desvia da velhinha na rua e bate no bondinho, olhe em câmera lenta e você verá que a velhinha não é uma velhinha. É um homem. Um dublê é claro.

14. Na cena de perseguição, Cage está em uma Ferrari F-355 de verdade, mas em algumas cenas ela é trocada por uma réplica. Quando é esmagada, por exemplo, você pode ver quando sai a fibra de vidro que na realidade é um Pontiac fantasiado de Ferrari.

15. Quando Nicolas Cage rouba a motocicleta e está falando no celular, a câmera pode ser vista no fundo.

16. Ainda na moto existe uma cena que ele vira a roda da frente para fazer a curva, mas quando mostra a roda, ela está reta.

17. Quando ele dá o cavalo de pau com a Ferrari, você observa que o pára-brisa está inteiro, e tinha acabado de se destruir nos paquímetros de estacionamento. Você ainda observa várias marcas de pneus no chão quando a tomada é feita de cima, indicando que eles tiveram que dar o cavalinho de pau várias vezes.Erros do site www.falhanossa.com

18. Outro erro grave é quando o air-bag infla. Porque ele inflou depois do carro ter parado? Porque não foi ativado quando ele bateu nos paquímetros de estacionamento? Demora tanto assim? Já não vamos mais comprar uma Ferrari, nem eu nem o Falhinha.

19. Logo após a cena onde Ed Harris leva um tiro, há uma cena onde Sean Connery está disparando uma metralhadora. Se você olhar com atenção, vai ver um operador cinematográfico que corre no fundo.

20. Devem ter gastado uma grana preta no acidente da Ferrari. Observe quando o bondinho bate nela e a empurra, numa das tomadas a Ferrari está passando ao lado da camionete azul, do lado direito para ser mais exato. Depois na tomada lateral a Ferrari está indo bem na direção da camionete azul com a qual se choca. Duas cenas diferentes, duas Ferrari. Quanta grana.

21. Observe no chão ao lado direito da camionete azul um montinho de sujeira. Viu? Pois ali foi colocada uma das câmeras.

22. Ok, agora observe na roda direita da frente da camionete azul. Viu? Um pedacinho de madeira. Pois é para segurar a camionete, para a batida.

23. No fim do filme quando Ed Harris leva o tiro, observe a sua queda. Ele cai em cima de um tapete, mas depois quando é arrastado por Nicolas Cage, o tapete sumiu.

24. Na cena do apartamento do hotel, quando Mason lança Womack para fora, Goodspeed está apontando uma arma. No começo você pode ver que é uma Beretta 92, mas quando ele diz, por favor, não faça isso, e a tomada muda, a arma se tornou uma Colt 45. Então a tomada muda novamente e Goodspeed está agora com uma Beretta 92 novamente.

25. Depois da batida no caminhão de água, você pode ver em uma tomada de dentro do Hummer que o pára-brisa está rachado. Mas no resto da perseguição, não está.

26. Durante a cena de perseguição, quando o bonde está descontrolado e bate no último carro e sobe, você pode ver pneus de borracha nele. Erros do site www.falhanossa.com

27. Na cena do tiroteio do banheiro em Alcatraz, você pode ver um SEAL cair no chão com close-up da face dele. No chão próximo à ele há um cartucho 9mm. Se você der uma olhada melhor, vai ver claramente que há um espaço em branco para uso em filmes. A bala ainda está lá, mas em um tiro real a bala não estaria.

28. Durante o vôo dos F-18 o número deles muda continuamente de 6 a 7.

29. Quando a bomba de Thermite Protoplasma é jogada, e Nicolas Cage está voando pelo ar por causa da detonação, você pode ver que ele está preso por dois cabos de aço. Olhe quadro a quadro.

30. Ainda nesta cena existem dois erros. O primeiro é que o jato passa por cima da cabeça de Nicolas Cage, e na próxima ele está bem acima da cabeça dele quando acontece a explosão. A velocidade do jato não permitiria ele subir a 90 graus exatamente no ponto onde ele começou a subida, ele deveria estar mais longe de Alcatraz e não bem em cima. O segundo erro é que se o jato passasse naquela distância de Nicolas Cage ele voaria longe só com a pressão da turbina do jato.

31. Durante o filme quando Mason está falando com a filha dele no parque, sua gravata está com o nó diferente entre as cenas, observe as listras.

32. Quando Sean Connery está no quarto de interrogação, antes dele quebrar o vidro, que eu já acho meio impossível porque deve ser a prova de balas, você pode ver uma marca amarela onde ele risca e então quebra o vidro.

33. Quando Ed Harris decide lançar um dos foguetes, o radar do FBI localiza a trajetória e determina que está indo para Oakland. Mais especificamente, o foguete está indo para o Coliseu de Oakland onde há uma partida de futebol americano. Mas quando o filme mostra o foguete voando para seu objetivo, o foguete voa em cima de uma colina e nós vemos o estádio Candlestick/3Com Park de São Francisco.

34. Quando Cage entra na Ferrari, a câmera muda algumas vezes para a marcha do carro. Em câmara lenta é óbvio que Cage troca a 3ª marcha em vez da 1ª, porém o carro dá uma cantada de pneu muito forte. O F355 realmente é um carro muito poderoso, mas isto simplesmente seria impossível de fazer na 3ª marcha. Erros do site www.falhanossa.com

35. Depois da cena do banheiro onde todo mundo morreu, Hummle e os homens dele estão checando os corpos. Eles acham um soldado que ainda está vivo. Hummle fala então na câmera dele. O filme corta para o centro de comando em São Francisco. Um homem que olha para uma tela aponta e diz "Olhem isto". Na cena, você pode ver que isto é claramente uma tela de radar.

36. No quarto da caldeira aonde Mason vai por debaixo das chamas. Como é possível que estas chamas ainda estejam funcionando depois de todos esses anos que Alcatraz esteve fechada?

37. No fim, quando estão tentando falar com Goodspeed, Mason está de pé ao lado dele. Goodspeed diz que Mason foi vaporizado. Alguns minutos antes, alguém com um telescópio muito, muito grande viu Goodspeed que segurava as tochas verdes. Aquele sujeito ainda não estaria monitorando a ilha para procurar Goodspeed? E nesse caso, ele não teria visto Mason se levantando ao lado dele?

38. No começo, quando Ed Harris e a sua equipe está roubando os foguetes, um dos soldados derruba o guarda da torre. A altura que ele caiu só pode ter morrido, como mais uns dois pelo menos. Então não justifica dizer no filme que eles não queriam matar ninguém. Porque não usaram um remédio para dormir? E cá entre nós, para soldados tão qualificados, aquela invasão em alguns pontos foi um fracasso total. Vidro quebrando, gente morrendo e ninguém via isto?

39. Se eles falam para o guarda da entrada avisar o comandante que estão fazendo uma vistoria, onde está o comandante?  Não deveria estar junto de Ed Harris o tempo todo?

40. O soldado na base do FBI alerta sobre o lançamento do foguete e está olhando para uma tela de radar. Certo? Então porque aparece um monte de letras verdes refletidas no seu rosto em vez de uma tela de radar? Erros do site www.falhanossa.com

41. Na cena em que Ed Harris (Gen.Hummel) liga pela segunda vez para fazer as exigências, note que todos que estão sentados na mesa se viram para as telas de vídeo atrás deles. Como eles sabiam que o General Hummel iria aparecer na tv, se na primeira ligação ele não fez isso? (Contribuição de Flávio Siebert - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

42. ABSURDO: Mason foi preso em 1962 por roubar um micro filme contendo a identidade do assassino de John F. Kennedy, mas o mesmo foi assassinado só em 1963! (Contribuição de Jimmy Tulipa Tudesk - Fã de Carteirinha)

43. Na invasão dos SEALs à Alcatraz, eles usam um equipamentos que tem uma luz vermelha que indicando que as câmeras estão em funcionamento, que tornam os SEALs alvos fáceis. (Contribuição de Jimmy Tulipa Tudesk - Fã de Carteirinha)

44. Mason e Goodspeed estão presos nas celas de Alcatraz, Mason puxa a barra e abre a cela ao lado, depois ele tenta abrir a dele (segunda alavanca), na cena mostra a segunda alavanca abaixando, mas o erro é que a primeira alavanca não está abaixada. (Contribuição de Henrique de Andrade Messias - Fã de Carteirinha)

45. Na cena em que Ed Harris (Gen.Hummel) liga pela segunda vez para fazer as exigências, note que todos que estão sentados na mesa se viram para as telas de vídeo atrás deles, Como eles sabiam que o General Hummel iria aparecer na tv, se na primeira ligação ele não fez isso? (Contribuição de Flávio Siebert - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

46. Quando Hummel e seus homens tomam Alcatraz, um pouco depois se apresentam dois capitães para se integrar à equipe, os capitães Darrow e Frye. Eles estão usando boinas pretas. Os Fuzileiros Americanos (Marines) não usam qualquer tipo de boina em seus uniformes. Somente usam como cobertura boné, quepe ou capacetes. A equipe de figurino deveria pesquisar melhor. (Contribuição de André Luiz - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Som.