VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO

 

 
 

SINAIS
MEL GIBSON

O Primeiro sinal você não pode explicar. O Segundo sinal você não pode ignorar. O Terceiro sinal você não vai acreditar.

Sinais é sem dúvida um filme verdadeiramente assustador. M. Shyamalan faz um trabalho excelente com este filme. Duas coisas fazem este filme ser muito bom: a primeira coisa é que você não vê o que é assustador, você sente. Depois há um elemento internacional neste filme que definitivamente o assustará.

Mel Gibson faz o papel de um homem cuja a esposa morreu recentemente, ele era o pastor Graham Hess e isto o tinha incitado a deixar o sacerdócio. Havia circunstâncias estranhas que cercavam a morte dela e que o aborrecia até este dia. O filme é fixo em Bucks Country na parte rural da Pennsylvania, e coisas estranhas começam a acontecer, nada menos que círculos na plantação de milho da fazenda de Graham Hess.

O que resulta deste filme é um thriller que não o assusta por causa do que você vê, mas sim pelo que você não vê. Também há muito material bom das pessoas da cidade que fazem um trabalho excelente ao criar uma atmosfera verdadeiramente assustadora.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: M. Night Shyamalan
Escritor: M. Night Shyamalan

Gênero: Suspense

Site Oficial: http://bventertainment.go.com/movies/signs

Buena Vista International

Título Original: Signs
Tempo: 106 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2002 - USA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Mel Gibson .... Padre Graham Hess
Joaquin Phoenix .... Merrill Hess
Rory Culkin .... Morgan Hess
Abigail Breslin .... Bo Hess
Cherry Jones .... Oficial Caroline Paski
Patricia Kalember .... Colleen Hess
Jose L. Rodriguez .... Rádio
M. Night Shyamalan .... Ray Reddy
Ted Sutton ....SFC Cunningham
Merritt Wever .... Tracey Abernathy
Lanny Flaherty .... Sr. Nathan
Marion McCorry .... Sra. Nathan
Michael Showalter .... Lionel Prichard

FICHA TÉCNICA

Produção .... Frank Marshall
Produção .... M. Night Shyamalan
Produção .... Sam Mercer
Música .... James Newton Howard
Fotografia .... Tak Fujimoto
Desenho de Produção .... Larry Fulton
Direção de Arte .... Keith P. Cunningham
Figurino .... Ann Roth
Edição .... Barbara Tulliver
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic

PRODUTORAS

Touchstone Pictures
Blinding Edge Pictures

DISTRIBUIDORA

Buena Vista International

ERROS

1. Quando Graham Hess (Mel Gibson) vai comer pizza, ele se senta e todos estão com o olhar fixo para Ray Reddy (Shyamalan, no caminhão vermelho). Quando a câmera muda para a entrada, você pode ver que a fatia de pizza dele já está metade comida, embora ele não pudesse ter comido nada, pois estava encarando Reddy quando ele chegou. Erros do site www.falhanossa.com

2. Por que Morgan não leva o medicamento de asma do garoto?

3. Na cena onde Merrill, Graham e as crianças estão voltando para casa da cidade, e Morgan está segurando o monitor de bebê para escutar os aliens, as unhas dele são muito longas. Quando ele está em cima do carro para conseguir escutar melhor, as unhas são muito curtas.

4. Quando Mel Gibson está tentando ver a criatura, ele agarra uma faca que deveria estar suja por ter cortado comida, mas está bastante limpa.

5. No começo, nós descobrimos que a esposa do reverendo foi morta por um motorista que dormiu no volante. Mas o sujeito que a matou ainda aparece por perto ao longo do filme. Ele deveria ter a licença suspensa. Pelo menos nos Estados Unidos.

6. Os aliens são obviamente criaturas muito inteligentes, afinal de contas, eles dominaram a  viagem espacial, e presumivelmente viajam próximos da velocidade de luz para chegar na Terra. Considerando que a exposição com algo molhado é mortal, por que tais criaturas tão inteligentes escolheriam um planeta que é três quartos coberto por água?

7. O filme se passa em uma estação específica do tempo. Porém, o milho está sendo colhido no fim do verão. O milho nos campos de Mel Gibson já deveria ter sido colhido, e o terreno estar pronto ou sendo preparado durante o inverno.Erros do site www.falhanossa.com

8. Quando Mel entra na cozinha você vê os legumes espalhados e a faca mais adiante do outro lado dele. Depois, os legumes aparecem agrupados.

9. Os aliens se dissolvem em água, certo ? Mas eles vieram para a Terra para “colher" os seres humanos. Se eu me recordo bem, nosso corpo é composto de no máximo 71% de água, então porque eles querem algo que pode matá-los?

10. No fim você descobre que a água é tóxica para eles. Porém, mais cedo no filme, quando Mel Gibson vai investigar os campos de milho com a lanterna, os aliens estão correndo ao redor da névoa que cobre os campos. Aquilo não é vapor d’água? Então eles deveriam ter morrido!

11. No começo do filme, o Xerife Pasky (Cherry Jones) está na fazenda de Graham Hess (Mel Gibson) investigando os círculos na colheita. O xerife está a ponto de partir quando fala com Graham na frente de sua casa. Observe a ignição do carro que começa a funcionar antes mesmo do xerife se sentar.

12. Observe a caneta no bolso do xerife. Ela muda de posição e depois aparece dentro do bolso, onde não estava antes.

13. Quando Graham e o irmão estão pregando as portas, eles entram em um quarto começando a pregar as tábuas em cima da soleira da porta. Isto não vai impedir os aliens de abrí-la e empurrar as tábuas para longe da soleira. A proteção que eles fazem é completamente inadequada, e não vai ajudar em nada. Então porque fazem aquilo? (Contribuição também de Gabriel Quinteiro - Fã de Carteirinha)

14. No fim do filme quando o alien está segurando Morgan, a cabeça dele está mais para a esquerda. Então na próxima tomada da cabeça de Morgan, ela está para a direita.

15. No começo do filme depois que o menino foi atacado supostamente pelo cachorro, o cachorro está morto no chão, e existe uma hemorragia da ferida da faca. Mas o menino que nós somos levados a acreditar ter apunhalado o cachorro, está usando uma camisa branca sem nenhuma mancha de sangue ou sujeira.Erros do site www.falhanossa.com

16. Merrill está assistindo televisão. Na reportagem de Washington, DC, é noite. Porém na Filadélfia que está na mesma zona de horário de Washington, DC, é dia.

17. Os aliens deveriam ter problemas com o nosso ar também, já que ele tem partículas de água. Então eles poderiam morrer só de respirar. Ou pelo menos ficar doentes. (Contribuição de Alexandre Campos - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

18. Nas cenas em que o alienígena está atacando a casa de Graham Hess, e mesmo antes do ataque, não é estranho que em nenhum momento passe pela cabeça deles em chamar a polícia? (Contribuição de Ramon Barbosa Rosa - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

19. Não é estranho que para uma situação em que há um ataque maciço de forças extraterrestres não haja nenhuma movimentação de tropas do exército ou da força aérea para defender o país? Numa situação dessas seria natural ver o céu tomado por aviões de guerra, no mínimo.
(Contribuição de Ramon Barbosa Rosa - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

20. Se a Terra está sendo atacada por seres tão poderosos, que dominam uma tecnologia tão avançada que permitiu viajarem até nosso planeta, não é estranho que o alienígena que invadiu a casa de Graham Hess não portasse nenhuma arma? E mais: como um ser tão poderoso pode ser derrotado a golpes de uma arma tão primitiva quanto um taco de basebol ? (Contribuição de Ramon Barbosa Rosa - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

21. Quando o pastor e seu irmão estão trancados no escuro do porão, a câmera os focaliza de baixo para cima, iluminados pela lanterna que está no chão. Muito bem, no cinema pode-se acompanhar o movimento do microfone indo de cima de um para o outro durante as falas. A cena (e a participação do microfone) duraram mais de meio minuto! (Contribuição de Marcelo Barao - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

22. Se eles descobriram que os círculos no milharal servem como um mapa para os ET's se localizarem, então por que eles não acabam com os sinais, destruindo todo o milharal? (Contribuição de Anderson Fogaça - Curitiba/Pr - Fã de Carteirinha)

23. Quando Mel Gibson está explicando para sua filha o que aconteceu quando ela nasceu, sobre a cabeça da menina aparece um microfone. (Contribuição de Anderson Fogaça - Curitiba/Pr - Fã de Carteirinha)

24. Os Crop Circles (Sinais) costumam ocorrer em plantações de soja, trigo e outros cereais e nunca em plantações de milho. O erro pode ter ocorrido, pois a palavra CORN na Inglaterra é usada para cereais em geral, enquanto nos Estados Unidos esta palavra é usada para o milho. (Contribuição de Ronaldo Marcio Morinaga - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

25. O capacete de alumínio que o menino usa na cabeça tem uma ponta, mas quando o menino vai olhar pelo telescópio, o capacete não tem aquela ponta. (Contribuição de Leo GC - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 24. Na cena em que Mel Gibson esta falando com M. Night Shyamalan, este lhe diz para Mel não entrar na dispensa, quando ele está saindo de carro, se colocar em slow motion, pode se ver o reflexo da câmera, e de uma possível equipe por atrás da mesma. (Contribuição de Nailto Mendes - Pernambuco - Fã de Carteirinha)

27. Muito estranho que uma civilização vá a um planeta coberto de algo que lhes seja tóxico (neste caso água) e não use nenhum tipo de proteção corporal. Que belo avanço, heim? (Contribuição de Leonardo Ferreira - Fã de Carteirinha)

28. ABSURDO: Quando o pessoal todo está dentro da casa vendo TV, é dada a notícia de que em uma cidade do Brasil - Passo Fundo - durante uma festa de aniversário, algo fantástico ocorreu! Daí passa o tal vídeo amador, com algumas crianças, mostrando a visão de uma janela, captando a câmera a imagem de um ET passando rapidamente entre uma árvore e um muro. Como o vídeo é do Brasil, as crianças falam em português. Só que uma delas, ao dizer que o ser estava atrás da árvore ou arbusto, diz a palavra "behind". Isto é típico dos americanos que não sabem qual é a capital do Brasil nem que língua se fala aqui. Era tão difícil usar brasileiros na cena? (Contribuição de Marco Antonio A. Weber - Osasco / SP, Natan Ben Cohen, Moarli Junior, Marco Antonio da Cunha - São Paulo / SP, Ricardo Semedo Hildebrand - Rio Claro / SP, Caroline Trentini - Curitiba / PR e Rogério Saliba - São Paulo / SP - Fãs de Carteirinha)

29. É inconcebível que um povo que domine a tecnologia das viagens espaciais, não conheça um simples machado para quebrar portas.  (Contribuição de Marcus Flávio - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

30. No livro que o garoto compra, o autor expressa sua opinião porque os Alienígenas não usavam armas, por que eles temiam que "fossem retaliados por um ataque nuclear e, conseqüentemente, inviabilizasse o planeta". Então, por que aquele desfile sobre as cidades, com as naves com mais luzes que carro alegórico de carnaval? (Contribuição de Marcus Flávio - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

31. Se os sinais aparecem desde a década de 70, supõe-se que os extraterrestres visitam a terra há mais de 30 anos, se preparando para a invasão. Será que, desde essa época, não caiu sequer uma gota de chuva? (Contribuição de Marcus Flávio - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

32. Alienígenas desarmados e suscetíveis a ferimentos causados por impacto (Como o taco beisebol) jamais teriam invadido um morro do Rio de Janeiro, Já imaginou o estrago que um AR 15 , uma HK ou uma granada fariam neles? (Contribuição de Marcus Flávio - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

33. Supõe-se que os aliens possuam algum senso de percepção extra-sensorial, pois o alien da dispensa deixou de abandonar o planeta com os demais, fugiu do cárcere e ainda localizou a casa do Mel Gibson, que ele sequer havia visto! (Contribuição de Marcus Flávio - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

34. Quando a garotinha aumenta o volume da Tv, não aparece nada, nem na tela e nem painel, indicando isso. (Contribuição de Eder Lima Ferreira - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Cristiano Menusi - Chapecó / SC - Fã de Carteirinha)

35. Na cena em que o garoto vai gravar o jornal, os livros mudam de posição. (Contribuição de Eder Lima Ferreira - Fã de Carteirinha)

36. Na mesma cena quando os garotos dormem e Mel e seu irmão começam a falar, a cabeça da menina desaparece do ombro dele. (Contribuição de Eder Lima Ferreira - Fã de Carteirinha)

37. Na cena onde Joaquim Fenix sobe no carro, ele está entre os 2 ferros no teto, mas na outra cena ele está fora deles. (Contribuição de Eder Lima Ferreira - Fã de Carteirinha)

38. O garfo que o garoto usou para matar o cachorro aparece quase na horizontal, mas quando a policial vai tirá-lo ele já está na vertical. Será que a policial precisava erguê-la para tirá-la? (Contribuição de Eder Lima Ferreira - Fã de Carteirinha)

39. Quando Mel e seus filhos estão olhando o livro sobre ETs, eles se assustam com o chamado do telefone que soa bem alto (parecendo que o telefone está perto deles), o problema é que o telefone fica no andar de baixo e ele não tocaria tão alto à ponto de assustá-los. (Contribuição de Eder Lima Ferreira - Fã de Carteirinha)

40. O noticiário na TV afirma que um 747 da Aero México avistou as luzes, e que aquelas luzes não eram aeronaves do governo mexicano ou americano. O erro é que a Aero México nunca operou uma aeronave modelo 747. (Contribuição de Elói Marcelo - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

41. Podemos ver o microfone por duas vezes: 1- Quando Mel Gibson conversa na sala de estar, o microfone aparece na parte superior da tela. 2- Quando Mel Gibson está conversando e a câmera focaliza-o por trás de uma porta toda pregada por tábuas, o microfone aparece entre as tábuas. Erros vistos no cinema. (Contribuição de Wagner Rodrigues - Vitória / ES - Fã de Carteirinha)

42. Quando Graham e a família saem do porão, as portas e janelas estão cheias de buracos em formato de lua, estrela... Como eles tinham feito esses buracos se um ET tinha ficado preso numa dispensa? Se ele conseguia perfurar madeira, porque ele não saiu logo da dispensa? E mais, reparem que quando a família desce para o porão, a porta em frente a escada que eles desceram já está perfurada. (Contribuição de Bruno Sette Camara - Belo Horizonte / MG  e André Luiz Salvador - Toledo / Pr - Fã de Carteirinha)

43. No começo do filme, quando Graham está escovando os dentes e ouve sua filha gritar, ele sai correndo em direção ao milharal. Reparem que ele está descalço, mas quando chega lá e encontra a menina, ele já está calçado (com meia e tudo!). (Contribuição de Ana Brígida - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

44. No porão, Graham e Merril estão procurando a câmara onde entrava o carvão. Ambos estão com lanternas. Logo quando acham Morgan, somente Merril está com uma lanterna. Segundos antes Graham estava com ela! (Contribuição de Luiz Monk - Fã de Carteirinha)

45. No filme, Graham coloca uma faca debaixo d porta da dispensa de Ray. Ele consegue ver vários alimentos, inclusive três latas de molho de tomate. Então ele tira a faca. Ele coloca novamente e vê somente uma lata de molho. Será que o ET usou para alguma coisa? (Contribuição de Luiz Monk - Fã de Carteirinha)

46. Na parte em que o garoto com asma deita no sofá, a menininha chega falando que tem gente fazendo "shah, s-hahh" na tv, Mel Gibson pergunta para o menino se ele quer ver, ele arrasta a tv, quando ele termina de arrastar a tv, aparece o câmera na tv, e quando a câmera vira, aparece o ET, mas note bem a posição, o câmera estava na esquerda, e o bicho aparece na direita! (Contribuição de Itallo Oliveira - Fã de Carteirinha)

47. Quando o Padre, o ex - jogador de beisebol, e os dois filhos estão indo pra lanchonete, dá para ver o reflexo de dois homens no carro dele" (Contribuição de Gabriel Aragão de Oliveira - Brasília / DF - Fã de Carteirinha)

48. Quando Graham e o irmão estão pregando as portas no andar de cima, Graham pára para conversar com a menina sobre seu nascimento, seu irmão se aproxima com um pilha de tábuas nos braços, ajoelha no chão e começa a pregar, Graham carrega a menina e desce as escadas, ao chegar no andar de baixo seu irmão está ao seu lado. E a pilha de tábuas? Desistiu de pregá-las? (Contribuição de Ivana Eloísa Santos - Sorocaba / SP - Fã de Carteirinha)

49. O homem consegue capturar o alienígena vivo, e em vez de ligar para alguma autoridade ele liga para o pastor, e chegando lá ele não liga para mais ninguém. (Contribuição de Alex Ptc - Fã de Carteirinha)

50. Por que eles fazem questão de atacar uma casa afastada e sem valor estratégico, enquanto na tv aparece as naves em cima das cidades? (Contribuição de Alex Ptc - Fã de Carteirinha)

ERROS RETIRADOS

ANTIGO ERRO 26. A babá eletrônica só funciona bem na freqüência dos et´s se for colocada no alto, como na cena em que eles vão pra cima do carro. Porem quase no final quando eles estão no porão eles verificam se os et´s já foram ligando a babá eletrônica. Mas que eu saiba ela só capta a freqüência dos et's quando está no alto. (Contribuição de Victor Mattos R. Magalhães - Brasília / DF - Fã de Carteirinha) --> A babá eletrônica (receptor) não capta a freqüência dos et's, e sim a outra parte da babá eletrônica (transmissor) que está dentro de casa. Eles erguem a baba eletrônica no carro, pois estão fora da casa e portanto é necessário erguer o aparelho para obter um melhor sinal. Dentro da casa não é necessário erguer o receptor pois estão dentro do raio de ação do transmissor. (Contribuição de Ronaldo - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

OBSERVAÇÕES

A) Nos créditos finais de 'Sinais', existe um parágrafo dizendo: "nenhum alien foi machucado na produção deste filme." (Contribuição de Marcelo Araújo) e (Contribuição de Ricardo Dowsley Fernandes - Fãs de carteirinha)

B) Porque diabos os ets andam pelados pela Terra? Eles dominam a tecnologia espacial mas não usam roupas... muito estranho isso. A probabilidade da atmosfera terrestre ser igual a do planeta natal deles é ZERO, e eles não usam roupas ou aparelhos para compensar tal fato. (Contribuição de João Fernando - Fã de Carteirinha)

C) É muito estranho que um reverendo protestante tenha virado ateu porque perdeu a esposa em um acidente. Certamente uma virada tão significativa em suas crenças não seria resultado de um fato pontual, mas de outros fatos que já vinham acontecendo em sua vida. Porém, o filme não mostrou isto. (Contribuição de Ramon Barbosa Rosa - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

D) Coincidência ou não, as duas vezes em que conseguem captar o sinal dos alienígenas na baba eletrônica, os quatro personagens estão se tocando (no carro, um segurando o outro; e todos abraçados na mesa) (Contribuição de Marcela Louize de Oliveira Biehl - Fã de Carteirinha)

IMAGENS E CURIOSIDADES